Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Multiplicação - Parte I
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Noção de multiplicação
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Rejane Bianchini
Mentora: Gilne Gardesani Fernandez
Revisora Pedagógica: Eliane Zanin
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF02MA07) Resolver e elaborar problemas de multiplicação (por 2, 3, 4 e 5) com a ideia de adição de parcelas iguais por meio de estratégias e formas de registro pessoais, utilizando ou não suporte de imagens e/ou material manipulável.
Objetivos específicos
Associar o conceito de multiplicação por 3 à ideia de adição de parcelas iguais por meio de material manipulável e de registros pessoais.
Conceito-chave
Multiplicação por 3 com ideia de adição de parcelas iguais.
Vocabulário
Adição: operação que junta (soma) quantidades ou que acrescenta quantidades a uma outra já existente.
Parcelas: nome de cada um dos números que serão somados numa adição.
Multiplicação: operação utilizada para representar de forma reduzida ou simplificada uma adição de parcelas iguais (consideramos aqui, apenas a ideia central deste plano).
Recursos necessários
- Lápis;
- Borracha;
- Caderno;
- Atividades fotocopiadas (se achar conveniente);
- Material para contagem (palitos de picolé,canudinhos, tampinhas, fio de contas...o material que seus alunos estiverem mais habituados).
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Associar o conceito de multiplicação por 3 à ideia de adição de parcelas iguais por meio de material manipulável e de registros pessoais.
Resumo da aula
Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma. Em seguida, faça breve explicação aos alunos sobre o que você espera que eles aprendam no decorrer desta aula.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo previsto: 10 minutos. (Slides 3 e 4)
Orientações: Depois de compartilhar o objetivo com seus alunos, inicie a atividade com a leitura do slide 3, que pode ser feita por você, por um aluno ou pela turma conjuntamente. Ou passe a proposta no quadro. Em seguida, peça para que os alunos pensem em possíveis soluções para este desafio de forma coletiva. Você pode fazer uma explosão de ideias no quadro, com as respostas dos alunos. Escreva a palavra multiplicar ou multiplicação no centro do quadro e ao seu redor, vá anotando as palavras-chaves das ideias apresentadas pelos alunos. Num segundo momento, passe para a leitura do slide 4, que pode ser feita por você, por um aluno ou pela turma conjuntamente, podendo também ser impressa e entregue à turma. Ou passe a proposta no quadro. Anote as sugestões no quadro e discuta brevemente com os alunos acerca delas. É importante neste momento da aula, que os alunos consigam interpretar o problema e apresentar a resolução: 7 x 3 = 21 ou ainda, 7 x 3 = 3 + 3 + 3 + 3 + 3 + 3 + 3 = 21. Sugere-se que você leve material concreto para a realização da atividade (material que sirva para manipulação e que os alunos estejam familiarizados, como canudinhos, palitos de picolé, fio de contas...).
Propósito: Retomar a multiplicação associada à adição de parcelas iguais.
Discuta com a turma:
- Me conte o que você entendeu desta atividade.
- Como você pensa iniciar a resolução dela? Por quê?
- Existem outras maneiras? Quais? Permita que os alunos deem exemplos.
Amplie a atividade com outros questionamentos:
- E se eu colocar mais um 3 nesta soma?
- E se eu apagar um 3 nesta soma?
Através da variação de quantidade de parcelas, vá questionando os alunos até compreenderem a atividade.
Material Complementar:
Retomada
Tempo previsto: 10 minutos. (Slides 3 e 4)
Orientações: Depois de compartilhar o objetivo com seus alunos, inicie a atividade com a leitura do slide 3, que pode ser feita por você, por um aluno ou pela turma conjuntamente. Ou passe a proposta no quadro. Em seguida, peça para que os alunos pensem em possíveis soluções para este desafio de forma coletiva. Você pode fazer uma explosão de ideias no quadro, com as respostas dos alunos. Escreva a palavra multiplicar ou multiplicação no centro do quadro e ao seu redor, vá anotando as palavras-chaves das ideias apresentadas pelos alunos. Num segundo momento, passe para a leitura do slide 4, que pode ser feita por você, por um aluno ou pela turma conjuntamente, podendo também ser impressa e entregue à turma. Ou passe a proposta no quadro. Anote as sugestões no quadro e discuta brevemente com os alunos acerca delas. É importante neste momento da aula, que os alunos consigam interpretar o problema e apresentar a resolução: 7 x 3 = 21 ou ainda, 7 x 3 = 3 + 3 + 3 + 3 + 3 + 3 + 3 = 21. Sugere-se que você leve material concreto para a realização da atividade (material que sirva para manipulação e que os alunos estejam familiarizados, como canudinhos, palitos de picolé, fio de contas...).
Propósito: Retomar a multiplicação associada à adição de parcelas iguais.
Discuta com a turma:
- Me conte o que você entendeu desta atividade.
- Como você pensa iniciar a resolução dela? Por quê?
- Existem outras maneiras? Quais? Permita que os alunos deem exemplos.
Amplie a atividade com outros questionamentos:
- E se eu colocar mais um 3 nesta soma?
- E se eu apagar um 3 nesta soma?
Através da variação de quantidade de parcelas, vá questionando os alunos até compreenderem a atividade.
Atividade principal
Tempo sugerido: 14 minutos.
Orientações: Apresente o problema aos alunos. Você poderá escrever o texto do problema no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia a cada um. Deixe que os alunos leiam e dê tempo para que tentem resolvê-lo individualmente; depois peça que discutam com um colega. Leve desenhos de saquinhos e maçãs para os alunos manipularem ou algum outro material, que estejam familiarizados, para realizarem contagens e operações. Neste primeiro momento, observe como os alunos analisam os dados do problema, interpretam e elaboram suas estratégias, para em seguida questioná-los a respeito disso. Deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Circule entre eles, e faça as intervenções necessárias. Sugere-se que o professor leve material concreto para a realização da atividade (pode ser algum material que os alunos estejam familiarizados, como palitos de picolé, fios de contas, canudinhos, tampinhas... ).
Propósito: Resolver problemas utilizando o conceito de multiplicação por 3 com ideia de adição de parcelas iguais.
Discuta com a turma:
- Me conte o que você pensou fazer para resolver o problema.
- Alguém pensou numa estratégia diferente? Qual? (Continue fazendo os registros no quadro).
- Das maneiras que a gente colocou aqui no quadro, qual a mais demorada? Por quê?
- Das estratégias aqui apresentadas, tem alguma que é mais prática? Qual? Por quê?
- De todos os jeitos que a gente resolveu aqui no quadro, qual você compreendeu melhor?
- Agora pense: E se Maria Helena tivesse comprado 5 pacotes, quantos maçãs teria comprado?
Varie a quantidade de pacotes até que todos os alunos compreendam a atividade. Você pode sugerir que os próprios alunos façam essas sugestões de variação e calculem.
Materiais Complementares:
Discussão da solução
Tempo sugerido: 12 minutos (Slides 6 a 13).
Orientações: Peça que algumas duplas compartilhem as suas resoluções. Escolha as que usaram estratégias diferentes. Peça que registrem no quadro enquanto explicam. Promova um debate, através das questões sugeridas no discuta com a turma. Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão outras possíveis formas de resolução da atividade. Faça uma simulação de novas situações, com outras quantidades de pacotes, garantindo a compreensão da atividade e a construção da adição por parcelas iguais. Faça desenhos no quadro para representar as novas situações. Você pode sugerir também outros materiais, como palitos de picolé, bolinhas de gude, tampinhas...ou seja, o tipo de material que seus alunos estiverem mais habituados para fazerem contagens e operações. Se tiver projetor à sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro. Os slides apresentam um exemplo, mas você pode utilizar outros, conforme as necessidades da sua turma, ampliando ou diminuindo os valores numéricos.
Propósito: Discutir e analisar as diferentes resoluções apresentadas para a atividade.
Discuta com a turma:
- Me conte o que vocês pensaram fazer para resolver o problema.
- Alguém pensou numa estratégia diferente? Qual?
- Das maneiras que foram colocadas aqui no quadro, qual a mais demorada? Por quê?
- Das estratégias aqui apresentadas, tem alguma que é mais prática? Qual? Por quê?
- De todos os jeitos que a gente resolveu aqui no quadro, qual você compreendeu melhor?
- Que outras estratégias vocês poderiam usar? Permita que os alunos as representem no quadro.
- Existe relação entre a multiplicação e a adição de parcelas iguais? Qual?
Material Complementar:
Resolução da Atividade Principal
Discussão da solução
Tempo sugerido: 12 minutos (Slides 6 a 13).
Orientações: Peça que algumas duplas compartilhem as suas resoluções. Escolha as que usaram estratégias diferentes. Peça que registrem no quadro enquanto explicam. Promova um debate, através das questões sugeridas no discuta com a turma. Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão outras possíveis formas de resolução da atividade. Faça uma simulação de novas situações, com outras quantidades de pacotes, garantindo a compreensão da atividade e a construção da adição por parcelas iguais. Faça desenhos no quadro para representar as novas situações. Você pode sugerir também outros materiais, como palitos de picolé, bolinhas de gude, tampinhas...ou seja, o tipo de material que seus alunos estiverem mais habituados para fazerem contagens e operações. Se tiver projetor à sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro. Os slides apresentam um exemplo, mas você pode utilizar outros, conforme as necessidades da sua turma, ampliando ou diminuindo os valores numéricos.
Propósito: Discutir e analisar as diferentes resoluções apresentadas para a atividade.
Discuta com a turma:
- Me conte o que vocês pensaram fazer para resolver o problema.
- Alguém pensou numa estratégia diferente? Qual?
- Das maneiras que foram colocadas aqui no quadro, qual a mais demorada? Por quê?
- Das estratégias aqui apresentadas, tem alguma que é mais prática? Qual? Por quê?
- De todos os jeitos que a gente resolveu aqui no quadro, qual você compreendeu melhor?
- Que outras estratégias vocês poderiam usar? Permita que os alunos as representem no quadro.
- Existe relação entre a multiplicação e a adição de parcelas iguais? Qual?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 12 minutos (Slides 6 a 13).
Orientações: Peça que algumas duplas compartilhem as suas resoluções. Escolha as que usaram estratégias diferentes. Peça que registrem no quadro enquanto explicam. Promova um debate, através das questões sugeridas no discuta com a turma. Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão outras possíveis formas de resolução da atividade. Faça uma simulação de novas situações, com outras quantidades de pacotes, garantindo a compreensão da atividade e a construção da adição por parcelas iguais. Faça desenhos no quadro para representar as novas situações. Você pode sugerir também outros materiais, como palitos de picolé, bolinhas de gude, tampinhas...ou seja, o tipo de material que seus alunos estiverem mais habituados para fazerem contagens e operações. Se tiver projetor à sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro. Os slides apresentam um exemplo, mas você pode utilizar outros, conforme as necessidades da sua turma, ampliando ou diminuindo os valores numéricos.
Propósito: Discutir e analisar as diferentes resoluções apresentadas para a atividade.
Discuta com a turma:
- Me conte o que vocês pensaram fazer para resolver o problema.
- Alguém pensou numa estratégia diferente? Qual?
- Das maneiras que foram colocadas aqui no quadro, qual a mais demorada? Por quê?
- Das estratégias aqui apresentadas, tem alguma que é mais prática? Qual? Por quê?
- De todos os jeitos que a gente resolveu aqui no quadro, qual você compreendeu melhor?
- Que outras estratégias vocês poderiam usar? Permita que os alunos as representem no quadro.
- Existe relação entre a multiplicação e a adição de parcelas iguais? Qual?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 12 minutos (Slides 6 a 13).
Orientações: Peça que algumas duplas compartilhem as suas resoluções. Escolha as que usaram estratégias diferentes. Peça que registrem no quadro enquanto explicam. Promova um debate, através das questões sugeridas no discuta com a turma. Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão outras possíveis formas de resolução da atividade. Faça uma simulação de novas situações, com outras quantidades de pacotes, garantindo a compreensão da atividade e a construção da adição por parcelas iguais. Faça desenhos no quadro para representar as novas situações. Você pode sugerir também outros materiais, como palitos de picolé, bolinhas de gude, tampinhas...ou seja, o tipo de material que seus alunos estiverem mais habituados para fazerem contagens e operações. Se tiver projetor à sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro. Os slides apresentam um exemplo, mas você pode utilizar outros, conforme as necessidades da sua turma, ampliando ou diminuindo os valores numéricos.
Propósito: Discutir e analisar as diferentes resoluções apresentadas para a atividade.
Discuta com a turma:
- Me conte o que vocês pensaram fazer para resolver o problema.
- Alguém pensou numa estratégia diferente? Qual?
- Das maneiras que foram colocadas aqui no quadro, qual a mais demorada? Por quê?
- Das estratégias aqui apresentadas, tem alguma que é mais prática? Qual? Por quê?
- De todos os jeitos que a gente resolveu aqui no quadro, qual você compreendeu melhor?
- Que outras estratégias vocês poderiam usar? Permita que os alunos as representem no quadro.
- Existe relação entre a multiplicação e a adição de parcelas iguais? Qual?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 12 minutos (Slides 6 a 13).
Orientações: Peça que algumas duplas compartilhem as suas resoluções. Escolha as que usaram estratégias diferentes. Peça que registrem no quadro enquanto explicam. Promova um debate, através das questões sugeridas no discuta com a turma. Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão outras possíveis formas de resolução da atividade. Faça uma simulação de novas situações, com outras quantidades de pacotes, garantindo a compreensão da atividade e a construção da adição por parcelas iguais. Faça desenhos no quadro para representar as novas situações. Você pode sugerir também outros materiais, como palitos de picolé, bolinhas de gude, tampinhas...ou seja, o tipo de material que seus alunos estiverem mais habituados para fazerem contagens e operações. Se tiver projetor à sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro. Os slides apresentam um exemplo, mas você pode utilizar outros, conforme as necessidades da sua turma, ampliando ou diminuindo os valores numéricos.
Propósito: Discutir e analisar as diferentes resoluções apresentadas para a atividade.
Discuta com a turma:
- Me conte o que vocês pensaram fazer para resolver o problema.
- Alguém pensou numa estratégia diferente? Qual?
- Das maneiras que foram colocadas aqui no quadro, qual a mais demorada? Por quê?
- Das estratégias aqui apresentadas, tem alguma que é mais prática? Qual? Por quê?
- De todos os jeitos que a gente resolveu aqui no quadro, qual você compreendeu melhor?
- Que outras estratégias vocês poderiam usar? Permita que os alunos as representem no quadro.
- Existe relação entre a multiplicação e a adição de parcelas iguais? Qual?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 12 minutos (Slides 6 a 13).
Orientações: Peça que algumas duplas compartilhem as suas resoluções. Escolha as que usaram estratégias diferentes. Peça que registrem no quadro enquanto explicam. Promova um debate, através das questões sugeridas no discuta com a turma. Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão outras possíveis formas de resolução da atividade. Faça uma simulação de novas situações, com outras quantidades de pacotes, garantindo a compreensão da atividade e a construção da adição por parcelas iguais. Faça desenhos no quadro para representar as novas situações. Você pode sugerir também outros materiais, como palitos de picolé, bolinhas de gude, tampinhas...ou seja, o tipo de material que seus alunos estiverem mais habituados para fazerem contagens e operações. Se tiver projetor à sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro. Os slides apresentam um exemplo, mas você pode utilizar outros, conforme as necessidades da sua turma, ampliando ou diminuindo os valores numéricos.
Propósito: Discutir e analisar as diferentes resoluções apresentadas para a atividade.
Discuta com a turma:
- Me conte o que vocês pensaram fazer para resolver o problema.
- Alguém pensou numa estratégia diferente? Qual?
- Das maneiras que foram colocadas aqui no quadro, qual a mais demorada? Por quê?
- Das estratégias aqui apresentadas, tem alguma que é mais prática? Qual? Por quê?
- De todos os jeitos que a gente resolveu aqui no quadro, qual você compreendeu melhor?
- Que outras estratégias vocês poderiam usar? Permita que os alunos as representem no quadro.
- Existe relação entre a multiplicação e a adição de parcelas iguais? Qual?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 12 minutos (Slides 6 a 13).
Orientações: Peça que algumas duplas compartilhem as suas resoluções. Escolha as que usaram estratégias diferentes. Peça que registrem no quadro enquanto explicam. Promova um debate, através das questões sugeridas no discuta com a turma. Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão outras possíveis formas de resolução da atividade. Faça uma simulação de novas situações, com outras quantidades de pacotes, garantindo a compreensão da atividade e a construção da adição por parcelas iguais. Faça desenhos no quadro para representar as novas situações. Você pode sugerir também outros materiais, como palitos de picolé, bolinhas de gude, tampinhas...ou seja, o tipo de material que seus alunos estiverem mais habituados para fazerem contagens e operações. Se tiver projetor à sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro. Os slides apresentam um exemplo, mas você pode utilizar outros, conforme as necessidades da sua turma, ampliando ou diminuindo os valores numéricos.
Propósito: Discutir e analisar as diferentes resoluções apresentadas para a atividade.
Discuta com a turma:
- Me conte o que vocês pensaram fazer para resolver o problema.
- Alguém pensou numa estratégia diferente? Qual?
- Das maneiras que foram colocadas aqui no quadro, qual a mais demorada? Por quê?
- Das estratégias aqui apresentadas, tem alguma que é mais prática? Qual? Por quê?
- De todos os jeitos que a gente resolveu aqui no quadro, qual você compreendeu melhor?
- Que outras estratégias vocês poderiam usar? Permita que os alunos as representem no quadro.
- Existe relação entre a multiplicação e a adição de parcelas iguais? Qual?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 12 minutos (Slides 6 a 13).
Orientações: Peça que algumas duplas compartilhem as suas resoluções. Escolha as que usaram estratégias diferentes. Peça que registrem no quadro enquanto explicam. Promova um debate, através das questões sugeridas no discuta com a turma. Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão outras possíveis formas de resolução da atividade. Faça uma simulação de novas situações, com outras quantidades de pacotes, garantindo a compreensão da atividade e a construção da adição por parcelas iguais. Faça desenhos no quadro para representar as novas situações. Você pode sugerir também outros materiais, como palitos de picolé, bolinhas de gude, tampinhas...ou seja, o tipo de material que seus alunos estiverem mais habituados para fazerem contagens e operações. Se tiver projetor à sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro. Os slides apresentam um exemplo, mas você pode utilizar outros, conforme as necessidades da sua turma, ampliando ou diminuindo os valores numéricos.
Propósito: Discutir e analisar as diferentes resoluções apresentadas para a atividade.
Discuta com a turma:
- Me conte o que vocês pensaram fazer para resolver o problema.
- Alguém pensou numa estratégia diferente? Qual?
- Das maneiras que foram colocadas aqui no quadro, qual a mais demorada? Por quê?
- Das estratégias aqui apresentadas, tem alguma que é mais prática? Qual? Por quê?
- De todos os jeitos que a gente resolveu aqui no quadro, qual você compreendeu melhor?
- Que outras estratégias vocês poderiam usar? Permita que os alunos as representem no quadro.
- Existe relação entre a multiplicação e a adição de parcelas iguais? Qual?
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Sistematiza o conceito retomando com os alunos a relação da multiplicação por 3 com a adição das parcelas iguais. Peça para que alguns alunos expliquem o que entenderam sobre multiplicação e organizem alguns esquemas ou mapas conceituais para fixar a relação da multiplicação por 3 associada a soma de parcelas iguais. Apresente o slide com o conceito trabalhado na aula ou passe este resumo no quadro para que registrem em seus cadernos.
Propósito: Retomar os conhecimentos trabalhados, sistematizando-os e apresentar o conceito central trabalhado na aula.
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Disponibilize lápis (ou palitos para substituir os lápis) e potes (ou copos plásticos para representarem as caixas) para os alunos usarem como material manipulativo. Circule para verificar como os alunos estão utilizando o conceito de multiplicação relacionado à soma de parcelas iguais para chegarem ao resultado. O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções no quadro.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito da multiplicação por 3 associada à soma de parcelas iguais.
Materiais Complementares:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano MAT2_09NUM03
Recursos
- Necessários: Um meio de comunicação com alunos: Zoom, Meet, WhatsApp, e-mail, ou envio dos problemas impressos.
Opcionais: material concreto de contagem (pode ser algum material que os alunos estejam familiarizados, como palitos de picolé, fios de contas, tampinhas, grãos, canudinhos, pedrinhas...).
Para este plano, foque nas etapas da Retomada e da Atividade principal
O desafio proposto para o Raio x podem ser usados em outra aula.
Retomada
Se você estiver em uma aula síncrona (Zoom, Meet…),compartilhe a tela do seu computador com seus alunos e inicie a atividade com a leitura do slide 3, que pode ser feita pela turma conjuntamente. A ideia é retomar a multiplicação associada à adição de parcelas iguais. Você pode aproveitar este momento e fazer outras propostas de adição de parcelas iguais para que eles descubram o resultado e digam qual é a multiplicação correspondente. Por exemplo: 3 + 3 + 3+ 3 = ; 3 + 3 + 3+ 3 + 3+ 3 + 3+ 3= … É importante que eles percebam que o número que será multiplicado por 3 é o tanto de vezes que ele se repete. Assim estarão sistematizando o conceito de multiplicação e facilitará a realização da atividade principal. Você pode enviar esta proposta no grupo da turma no WthasApp ou mesmo impresso junto com a atividade principal.
Atividade principal
Para resolver esta atividade é interessante que seus alunos tenham, além da cópia do problema, algum tipo de material concreto para contagem.
Se você tiver possibilidade de compartilhar sua tela com eles, apresente o slide 4. Faça a leitura do problema com a turma, e peça que façam os cálculos usando o material de contagem. Deixe o slide do problema visível, como um apoio para que eles leiam os dados toda a vez que precisarem. Se achar melhor, você pode enviar o documento da atividade principal para que os alunos façam a impressão do problema. Oriente que pensem primeiro na representação dos dados que o problema traz em cada uma das questões. Se preferir, peça que usem o material de contagem para simular as maçãs. Eles também podem encontrar as respostas fazendo desenhos, representando os pacotes com as maçãs. Depois disso, oriente que escrevam qual a sentença matemática que usaram para representar os cálculos.
Se não estiver com todos os alunos ao mesmo tempo, você pode tirar um print da tela do slide do problema e compartilhar com eles via WhatsApp. Você também pode gravar áudio com as orientações e com o texto do problema. Envie dois áudios, um com os dados da letra A, e outro com os da letra B. Explique que há diferentes formas de resolver o problema, e incentive-os a compartilhar suas ideias com um colega e depois usar a que acharem mais fácil. Peça que fotografem a estratégia usada e enviem para você por WhatsApp. Envie também as perguntas: "Que tipo de operação pode representar os cálculos para resolver a questão da letra A?" e "Que tipo de operação pode representar os cálculos para resolver a questão da letra B?"
Caso não tenha contato com seus alunos pelo celular e nem pela Internet, você pode imprimir o documento da atividade e combinar com os pais para buscar e devolver na escola. Neste caso, fica mais difícil a discussão das soluções, então encaminhe junto com o problema as questões abaixo:
- Como você pensou fazer para resolver o problema?
- Que tipo de operação pode representar os cálculos que você fez na letra A?
- Que tipo de operação pode representar os cálculos que você fez na letra A?
Discussão das soluções
Proporcione meios para que seus alunos possam compartilhar as respostas com a turma. Se puder fazer isto de forma síncrona, incentive a participação de todos, pedindo que expliquem as estratégias que usaram para descobrir as respostas e que apresentem os cálculos envolvidos. Faça os questionamentos sugeridos abaixo:
- Que estratégias vocês usaram para resolver?
- Que tipo de operação fizeram?
- Qual das estratégias apresentadas você acha mais prática? Por quê?
Estimule os alunos para que percebam a relação da multiplicação com a soma de parcelas iguais. Você encontra nos slides 5, 6 e 7 sugestões de possíveis formas de calcular as respostas do problema, usando a adição e a multiplicação. Se alguma delas não foi apresentada por seus alunos, compartilhe com eles mais essas formas.
Você também pode fazer os questionamentos sugeridos acima e a socialização das estratégias utilizadas pelos alunos usando o WhatsApp, por meio de bate-papo, gravação de áudio ou envio de mensagem de texto. Eles podem fotografar as representações matemáticas e enviar no grupo ou gravar áudio explicando como fizeram. É importante que eles percebam que existem jeitos diferentes de chegar ao resultado, e que pode ser usado tanto a adição quanto a multiplicação, por isso no caso de você não ter momento síncrono com sua turma, reúna as diferentes estratégias usadas pelos alunos e envie por WhatsApp.
Se você não tiver comunicação on-line com eles, analise as respostas das questões enviadas junto com o problema, reúna algumas e depois encaminhe aos seus alunos junto com a devolutiva impressa. O importante é dar espaço para que todos os alunos possam fazer suas reflexões sobre a relação entre as operações de adição e multiplicação, avaliar a que pode ser mais demorada e a mais prática e concluir qual eles consideram melhor usar neste caso.
Quando tiver discutido e analisado as diferentes resoluções apresentadas para o problema, valide todas as respostas dando devolutivas aos alunos.
Encerramento
Encerre a aula apresentando o conceito trabalhado e sistematize a aprendizagem, retomando com os alunos a relação da multiplicação com a adição das parcelas iguais. Diga que se eles preferirem podem usar a adição de parcelas iguais, mas reforce que a multiplicação torna mais rápido os cálculos, principalmente quando envolve várias parcelas. Você também pode encaminhar este encerramento no grupo do WhatsApp, ou enviar por escrito para cada aluno junto com a correção da resposta.
Raio X
O desafio proposto para o Raio X pode ser aplicado em uma outra aula. Disponibilize para os alunos da forma que for possível, enviando o documento por e-mail, imagem do slide 14 pelo celular, compartilhamento de tela, ou mesmo impresso. O desafio pode ser usado para reforçar o conceito de multiplicação associada à soma de parcelas iguais, ou para avaliar se os alunos são capazes de aplicar os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante a que fizeram. Se preferir trabalhar mais o conceito, faça questionamentos e depois a socialização das diferentes estratégias usadas, desenhos feitos por eles e as operações envolvidas. Caso prefira usar o desafio para avaliar a aprendizagem, peça que respondam individualmente e depois encaminhem a resposta para você.
Convite às famílias
Os pais podem ajudar seus filhos com a leitura do problema e do desafio e com a disponibilização de material de contagem. O apoio dos familiares é sempre muito importante para o sucesso da aprendizagem dos alunos, principalmente nas situações em que a discussão das soluções fica comprometida por falta de comunicação entre os alunos. Incentive a participação e o envolvimento dos familiares na discussão da escolha das operações envolvidas. Você pode escrever um pequeno texto e enviar junto com a tarefa, ou gravar e enviar um áudio fazendo o convite e dando sugestões de apoio aos filhos.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Rejane Bianchini
Mentora: Gilne Gardesani Fernandez
Revisora Pedagógica: Eliane Zanin
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF02MA07) Resolver e elaborar problemas de multiplicação (por 2, 3, 4 e 5) com a ideia de adição de parcelas iguais por meio de estratégias e formas de registro pessoais, utilizando ou não suporte de imagens e/ou material manipulável.
Objetivos específicos
Associar o conceito de multiplicação por 3 à ideia de adição de parcelas iguais por meio de material manipulável e de registros pessoais.
Conceito-chave
Multiplicação por 3 com ideia de adição de parcelas iguais.
Vocabulário
Adição: operação que junta (soma) quantidades ou que acrescenta quantidades a uma outra já existente.
Parcelas: nome de cada um dos números que serão somados numa adição.
Multiplicação: operação utilizada para representar de forma reduzida ou simplificada uma adição de parcelas iguais (consideramos aqui, apenas a ideia central deste plano).
Recursos necessários
- Lápis;
- Borracha;
- Caderno;
- Atividades fotocopiadas (se achar conveniente);
- Material para contagem (palitos de picolé,canudinhos, tampinhas, fio de contas...o material que seus alunos estiverem mais habituados).