Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano MAT2_09NUM01
Recursos
- Necessários: Um meio de comunicação com alunos: Zoom, Meet, WhatsApp, e-mail, ou envio de atividades impressas.
Opcionais: material de contagem: tampinhas, grãos, palitos de sorvete, pedrinhas…
Para este plano, foque nas etapas da Atividade principal e na do Raio X.
Os problemas podem ser usados em duas aulas.
Atividade principal
Para resolver esta atividade é interessante que seus alunos tenham além da cópia do problema, algum tipo de material para contagem.
Se você estiver em uma aula síncrona (Zoom, Meet…), pode compartilhar sua tela com seus alunos e apresentar o slide 3. Faça a leitura do problema com eles, e peça que façam os cálculos usando o material de contagem. Deixe o slide do problema visível, como um apoio para que eles leiam os dados toda a vez que precisarem. Se achar melhor, você pode enviar o documento da atividade principal para que os alunos façam a impressão do problema. Oriente que pensem primeiro na formação dos grupos. Peça que usem o material de contagem e descubram o total de tampinhas para cada grupo, e depois a quantidade de tampinhas que a turma toda recebeu. Eles também podem encontrar as respostas fazendo desenhos, representando os cinco grupos com três alunos cada, e depois distribuindo e desenhando as tampinhas para cada aluno. Depois disso, oriente que escrevam qual a sentença matemática que usaram para representar os cálculos.
Se não estiver com todos os alunos ao mesmo tempo, você pode tirar um print da tela do slide do problema e compartilhar com eles via WhatsApp. Você também pode gravar áudios com as orientações e com o texto do problema. Explique que há diferentes formas de resolver o problema, e incentive-os a usarem a que acharem mais fácil. Peça que fotografem a estratégia usada e enviem para você por WhatsApp. Envie também a pergunta: "Que tipo de operação pode representar os cálculos para resolver este problema?"
Caso não tenha internet, você pode imprimir o documento da atividade e combinar com os pais para buscar e devolver na escola. Neste caso, fica mais difícil a discussão das soluções, então encaminhe junto com o problema as questões abaixo:
- Que tipo de operação pode representar os cálculos para resolver a questão da letra A?
- Que tipo de operação pode representar os cálculos para resolver a questão da letra B?
- Que outra estratégia de cálculos você pode usar para resolver este problema?
Discussão das soluções
Proporcione meios para que seus alunos possam compartilhar as respostas com a turma. Se puder fazer isto de forma síncrona incentive a participação de todos, pedindo que expliquem as estratégias que usaram para descobrir as respostas e demonstrem os cálculos envolvidos. Faça os questionamentos sugeridos nas orientações que estão na parte da discussão das soluções. Você encontra nos slides 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11 e 12 sugestões de possíveis formas de calcular as respostas do problema, usando a adição e a multiplicação. Se alguma delas não foi apresentada por seus alunos, compartilhe com eles mais essas formas.
Você também pode fazer os questionamentos e a socialização das estratégias utilizadas pelos alunos usando o WhatsApp, por meio de bate-papo, gravação de áudios ou envio de mensagens de textos. Depois eles podem fotografar as suas representações e enviar no grupo e gravar áudio explicando como fizeram.
Quando tiver discutido e analisado as diferentes resoluções apresentadas para o problema, valide todas as respostas dando devolutivas aos alunos. É importante que eles percebam que existem jeitos diferentes de chegar ao resultado, e que pode ser usado tanto a adição quanto a multiplicação, por isso, no caso de você não ter momento síncrono com sua turma, reúna as diferentes estratégias usadas pelos alunos e envie por WhatsApp. Se você não tiver comunicação on-line com eles, analise as questões enviadas junto com o problema, reúna as diferentes respostas apresentadas e depois encaminhe aos seus alunos junto com a devolutiva impressa. O importante é dar espaço para que todos os alunos possam fazer suas reflexões e concluir qual operação consideram melhor usar neste caso.
Sistematização do conceito
Apresente o conceito trabalhado na aula e sistematize a aprendizagem, retomando com os alunos a relação da multiplicação com a adição das parcelas iguais. Você também pode encaminhar para cada aluno o conceito escrito junto com a correção da resposta; ou, se for o caso, escrever o texto no grupo de WhatsApp.
Raio X
O problema proposto para o Raio X pode ser aplicado em uma outra aula. Disponibilize para os alunos da forma que for possível, enviando o documento por e-mail, imagem do slide no celular, compartilhamento de tela, ou impresso. O problema pode ser usado para mais um momento de construção do conceito de multiplicação associada à soma de parcelas iguais, ou para avaliar se os alunos são capazes de aplicar os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante a que fizeram. Se preferir trabalhar mais o conceito, faça questionamentos e depois a socialização das diferentes estratégias usadas por eles. Caso prefira usar o problema para avaliar a aprendizagem, peça que respondam o problema individualmente e depois encaminhem a resposta para você.
Convite às famílias
Os pais podem ajudar seus filhos com a leitura do problema e com a disponibilização de material de contagem. O apoio dos familiares é sempre muito importante para o sucesso da aprendizagem dos alunos, por isso incentive a participação e o envolvimento deles. Você pode escrever um pequeno texto e enviar junto com a tarefa, ou gravar e enviar um áudio fazendo o convite e dando sugestões de apoio aos filhos.