Plano de Aula

Plano de aula: Multiplicação? Que bicho é esse?

Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Noção de multiplicação

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Rejane Bianchini

Mentora: Gilne Gardesani Fernandez

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF02MA07) Resolver e elaborar problemas de multiplicação (por 2, 3, 4 e 5) com a ideia de adição de parcelas iguais por meio de estratégias e formas de registro pessoais, utilizando ou não suporte de imagens e/ou material manipulável.

Objetivos específicos

Compreender o conceito de multiplicação através da resolução de  problemas por meio de registros pessoais.

Conceito-chave

Multiplicação com ideia de adição de parcelas iguais.

Vocabulário trabalhado na aula:

Adição:  operação que junta (soma) quantidades ou que acrescenta quantidades a uma outra já existente.

Parcelas: nome de cada um dos números que serão somados numa adição.

Multiplicação:  operação utilizada para representar de forma reduzida ou simplificada uma adição de parcelas iguais (consideramos aqui, apenas a ideia central deste plano).

Recursos necessários

  • Lápis;
  • Borracha;
  • Caderno;
  • Atividades fotocopiadas (se achar conveniente);
  • Caixas de ovos (se achar conveniente);
  • Tampinhas de garrafa (se achar conveniente);
  • Sacos para colocar as tampinhas (se achar conveniente).

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

  • Compreender o conceito de multiplicação através da resolução de  problemas por meio de registros pessoais.