Aquecimento
Plano de Aula
Plano de aula: Multiplicação? Que bicho é esse?
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Noção de multiplicação
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Rejane Bianchini
Mentora: Gilne Gardesani Fernandez
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF02MA07) Resolver e elaborar problemas de multiplicação (por 2, 3, 4 e 5) com a ideia de adição de parcelas iguais por meio de estratégias e formas de registro pessoais, utilizando ou não suporte de imagens e/ou material manipulável.
Objetivos específicos
Compreender o conceito de multiplicação através da resolução de problemas por meio de registros pessoais.
Conceito-chave
Multiplicação com ideia de adição de parcelas iguais.
Vocabulário trabalhado na aula:
Adição: operação que junta (soma) quantidades ou que acrescenta quantidades a uma outra já existente.
Parcelas: nome de cada um dos números que serão somados numa adição.
Multiplicação: operação utilizada para representar de forma reduzida ou simplificada uma adição de parcelas iguais (consideramos aqui, apenas a ideia central deste plano).
Recursos necessários
- Lápis;
- Borracha;
- Caderno;
- Atividades fotocopiadas (se achar conveniente);
- Caixas de ovos (se achar conveniente);
- Tampinhas de garrafa (se achar conveniente);
- Sacos para colocar as tampinhas (se achar conveniente).
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Compreender o conceito de multiplicação através da resolução de problemas por meio de registros pessoais.
Resumo da aula
Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma. Em seguida, faça breve explicação aos alunos sobre o que você espera que eles aprendam no decorrer desta aula.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo previsto: 10 minutos.
Orientações: Depois de compartilhar o objetivo com seus alunos, inicie a atividade com a leitura do slide, que pode ser feita por você, por um aluno ou pela turma conjuntamente. Ou passe a proposta no quadro. Se preferir imprima a atividade e entregue aos alunos. Em seguida, peça para que os alunos pensem em possíveis soluções para este desafio de forma coletiva. É importante neste momento da aula, que os alunos consigam interpretar o problema e apresentem resoluções. Sugere-se que o professor leve material concreto para a realização da atividade (sacos e as tampinhas, ou outro material que sirva para manipulação e que os alunos estejam familiarizados, como canudinhos, palitos de picolé, fio de contas...).
Propósito: Retomar a resolução do problema pela soma de parcelas iguais.
Discuta com a turma:
- Me conte o que você entendeu desta atividade.
- Como você pensa iniciar a resolução dela? Por quê?
- Existem outras maneiras? Quais? Permita que os alunos deem exemplos.
Amplie a atividade com outros questionamentos:
- E se eu colocar 6 tampinhas em cada saquinho?
- E se tiver somente 5 saquinhos com 10 tampinhas?
- Se forem 5 saquinhos com 7 tampinhas?
Através da variação de quantidade de saquinhos ou de tampinhas em cada saquinho, vá questionando os alunos até compreenderem a atividade.
Materiais Complementares:
Atividade principal
Tempo sugerido: 12 minutos.
Orientações: Apresente o problema aos alunos. Você poderá escrever o texto do problema no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia a cada um. Deixe que os alunos leiam e dê tempo para que tentem resolvê-lo individualmente; depois peça que discutam com um colega. Neste primeiro momento, observe como os alunos analisam os dados do problema, interpretam e elaboram suas estratégias, para em seguida questioná-los a respeito disso. Use o guia de intervenções, com sugestões de questionamentos que fazem os alunos avançarem nos seus pensamentos. Leve material concreto para a realização da atividade (tampinhas ou algum outro material que os alunos estejam familiarizados, como palitos de picolé, fios de contas, canudinhos... ).
Propósito: Resolver problemas utilizando o conceito de multiplicação com ideia de adição de parcelas iguais.
Discuta com a turma:
- Me conte o que você pensou fazer para resolver o problema. (Faça o registro no quadro).
- Alguém pensou numa estratégia diferente? Qual? (Continue fazendo os registros no quadro).
- Das maneiras que a gente colocou aqui no quadro, qual a mais demorada? Por quê?
- Das estratégias aqui apresentadas, tem alguma que é mais prática? Qual? Por quê?
- De todos os jeitos que a gente resolveu aqui no quadro, qual você compreendeu melhor?
- Agora pense: E se fossem 4 grupos de 4 alunos, quantas tampinhas cada grupo receberia?
- E se fossem 10 grupos de 2 alunos, quantas tampinhas cada grupo receberia? E quantas tampinhas a turma receberia?
Materiais Complementares:
Resolução da Atividade Principal
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 5 a 12).
Orientações: Promova um debate coletivo e deixe que os alunos compartilhem o que discutiram. Vá registrando no quadro as ideias deles. Sempre que eles apresentarem a sua estratégia e que não seja por meio da multiplicação, faça-os compreender que a operação está ali representada por meio de adição de parcelas iguais. Depois que os alunos compartilharem as estratégias, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão as outras possíveis formas de resolução da atividade, caso eles não as tenham apresentado. Faça uma simulação de novas situações, com outras quantidades de tampinhas e de grupos, garantindo a compreensão da atividade e a construção da relação da multiplicação com a adição das parcelas iguais. Use sempre a nomenclatura correta: adição, multiplicação e parcela. Faça desenhos no quadro para representar as novas situações. Você pode sugerir também outros materiais, como palitos de picolé, bolinhas de gude, fio e contas...ou seja, o tipo de material que seus alunos estiverem mais habituados para fazerem contagens e operações. Se tiver projetor à sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro. Os slides apresentam um exemplo, mas você pode utilizar outros, conforme as necessidades da sua turma, ampliando ou diminuindo os valores numéricos.
Propósito: Discutir e analisar as diferentes resoluções apresentadas para a atividade.
Discuta com a turma:
- Que outras estratégias vocês poderiam usar? Permita que os alunos as representem no quadro.
- Qual das estratégias apresentadas você acha mais prática? Por quê?
- Qual a relação da multiplicação com a adição?
- Qual das estratégias apresentadas você compreendeu melhor?
Material Complementar:
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 5 a 12).
Orientações: Promova um debate coletivo e deixe que os alunos compartilhem o que discutiram. Vá registrando no quadro as ideias deles. Sempre que eles apresentarem a sua estratégia e que não seja por meio da multiplicação, faça-os compreender que a operação está ali representada por meio de adição de parcelas iguais. Depois que os alunos compartilharem as estratégias, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão as outras possíveis formas de resolução da atividade, caso eles não as tenham apresentado. Faça uma simulação de novas situações, com outras quantidades de tampinhas e de grupos, garantindo a compreensão da atividade e a construção da relação da multiplicação com a adição das parcelas iguais. Use sempre a nomenclatura correta: adição, multiplicação e parcela. Faça desenhos no quadro para representar as novas situações. Você pode sugerir também outros materiais, como palitos de picolé, bolinhas de gude, fio e contas...ou seja, o tipo de material que seus alunos estiverem mais habituados para fazerem contagens e operações. Se tiver projetor à sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro. Os slides apresentam um exemplo, mas você pode utilizar outros, conforme as necessidades da sua turma, ampliando ou diminuindo os valores numéricos.
Propósito: Discutir e analisar as diferentes resoluções apresentadas para a atividade.
Discuta com a turma:
- Que outras estratégias vocês poderiam usar? Permita que os alunos as representem no quadro.
- Qual das estratégias apresentadas você acha mais prática? Por quê?
- Qual a relação da multiplicação com a adição?
- Qual das estratégias apresentadas você compreendeu melhor?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 5 a 12).
Orientações: Promova um debate coletivo e deixe que os alunos compartilhem o que discutiram. Vá registrando no quadro as ideias deles. Sempre que eles apresentarem a sua estratégia e que não seja por meio da multiplicação, faça-os compreender que a operação está ali representada por meio de adição de parcelas iguais. Depois que os alunos compartilharem as estratégias, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão as outras possíveis formas de resolução da atividade, caso eles não as tenham apresentado. Faça uma simulação de novas situações, com outras quantidades de tampinhas e de grupos, garantindo a compreensão da atividade e a construção da relação da multiplicação com a adição das parcelas iguais. Use sempre a nomenclatura correta: adição, multiplicação e parcela. Faça desenhos no quadro para representar as novas situações. Você pode sugerir também outros materiais, como palitos de picolé, bolinhas de gude, fio e contas...ou seja, o tipo de material que seus alunos estiverem mais habituados para fazerem contagens e operações. Se tiver projetor à sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro. Os slides apresentam um exemplo, mas você pode utilizar outros, conforme as necessidades da sua turma, ampliando ou diminuindo os valores numéricos.
Propósito: Discutir e analisar as diferentes resoluções apresentadas para a atividade.
Discuta com a turma:
- Que outras estratégias vocês poderiam usar? Permita que os alunos as representem no quadro.
- Qual das estratégias apresentadas você acha mais prática? Por quê?
- Qual a relação da multiplicação com a adição?
- Qual das estratégias apresentadas você compreendeu melhor?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 5 a 12).
Orientações: Promova um debate coletivo e deixe que os alunos compartilhem o que discutiram. Vá registrando no quadro as ideias deles. Sempre que eles apresentarem a sua estratégia e que não seja por meio da multiplicação, faça-os compreender que a operação está ali representada por meio de adição de parcelas iguais. Depois que os alunos compartilharem as estratégias, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão as outras possíveis formas de resolução da atividade, caso eles não as tenham apresentado. Faça uma simulação de novas situações, com outras quantidades de tampinhas e de grupos, garantindo a compreensão da atividade e a construção da relação da multiplicação com a adição das parcelas iguais. Use sempre a nomenclatura correta: adição, multiplicação e parcela. Faça desenhos no quadro para representar as novas situações. Você pode sugerir também outros materiais, como palitos de picolé, bolinhas de gude, fio e contas...ou seja, o tipo de material que seus alunos estiverem mais habituados para fazerem contagens e operações. Se tiver projetor à sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro. Os slides apresentam um exemplo, mas você pode utilizar outros, conforme as necessidades da sua turma, ampliando ou diminuindo os valores numéricos.
Propósito: Discutir e analisar as diferentes resoluções apresentadas para a atividade.
Discuta com a turma:
- Que outras estratégias vocês poderiam usar? Permita que os alunos as representem no quadro.
- Qual das estratégias apresentadas você acha mais prática? Por quê?
- Qual a relação da multiplicação com a adição?
- Qual das estratégias apresentadas você compreendeu melhor?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 5 a 12).
Orientações: Promova um debate coletivo e deixe que os alunos compartilhem o que discutiram. Vá registrando no quadro as ideias deles. Sempre que eles apresentarem a sua estratégia e que não seja por meio da multiplicação, faça-os compreender que a operação está ali representada por meio de adição de parcelas iguais. Depois que os alunos compartilharem as estratégias, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão as outras possíveis formas de resolução da atividade, caso eles não as tenham apresentado. Faça uma simulação de novas situações, com outras quantidades de tampinhas e de grupos, garantindo a compreensão da atividade e a construção da relação da multiplicação com a adição das parcelas iguais. Use sempre a nomenclatura correta: adição, multiplicação e parcela. Faça desenhos no quadro para representar as novas situações. Você pode sugerir também outros materiais, como palitos de picolé, bolinhas de gude, fio e contas...ou seja, o tipo de material que seus alunos estiverem mais habituados para fazerem contagens e operações. Se tiver projetor à sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro. Os slides apresentam um exemplo, mas você pode utilizar outros, conforme as necessidades da sua turma, ampliando ou diminuindo os valores numéricos.
Propósito: Discutir e analisar as diferentes resoluções apresentadas para a atividade.
Discuta com a turma:
- Que outras estratégias vocês poderiam usar? Permita que os alunos as representem no quadro.
- Qual das estratégias apresentadas você acha mais prática? Por quê?
- Qual a relação da multiplicação com a adição?
- Qual das estratégias apresentadas você compreendeu melhor?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 5 a 12).
Orientações: Promova um debate coletivo e deixe que os alunos compartilhem o que discutiram. Vá registrando no quadro as ideias deles. Sempre que eles apresentarem a sua estratégia e que não seja por meio da multiplicação, faça-os compreender que a operação está ali representada por meio de adição de parcelas iguais. Depois que os alunos compartilharem as estratégias, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão as outras possíveis formas de resolução da atividade, caso eles não as tenham apresentado. Faça uma simulação de novas situações, com outras quantidades de tampinhas e de grupos, garantindo a compreensão da atividade e a construção da relação da multiplicação com a adição das parcelas iguais. Use sempre a nomenclatura correta: adição, multiplicação e parcela. Faça desenhos no quadro para representar as novas situações. Você pode sugerir também outros materiais, como palitos de picolé, bolinhas de gude, fio e contas...ou seja, o tipo de material que seus alunos estiverem mais habituados para fazerem contagens e operações. Se tiver projetor à sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro. Os slides apresentam um exemplo, mas você pode utilizar outros, conforme as necessidades da sua turma, ampliando ou diminuindo os valores numéricos.
Propósito: Discutir e analisar as diferentes resoluções apresentadas para a atividade.
Discuta com a turma:
- Que outras estratégias vocês poderiam usar? Permita que os alunos as representem no quadro.
- Qual das estratégias apresentadas você acha mais prática? Por quê?
- Qual a relação da multiplicação com a adição?
- Qual das estratégias apresentadas você compreendeu melhor?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 5 a 12).
Orientações: Promova um debate coletivo e deixe que os alunos compartilhem o que discutiram. Vá registrando no quadro as ideias deles. Sempre que eles apresentarem a sua estratégia e que não seja por meio da multiplicação, faça-os compreender que a operação está ali representada por meio de adição de parcelas iguais. Depois que os alunos compartilharem as estratégias, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão as outras possíveis formas de resolução da atividade, caso eles não as tenham apresentado. Faça uma simulação de novas situações, com outras quantidades de tampinhas e de grupos, garantindo a compreensão da atividade e a construção da relação da multiplicação com a adição das parcelas iguais. Use sempre a nomenclatura correta: adição, multiplicação e parcela. Faça desenhos no quadro para representar as novas situações. Você pode sugerir também outros materiais, como palitos de picolé, bolinhas de gude, fio e contas...ou seja, o tipo de material que seus alunos estiverem mais habituados para fazerem contagens e operações. Se tiver projetor à sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro. Os slides apresentam um exemplo, mas você pode utilizar outros, conforme as necessidades da sua turma, ampliando ou diminuindo os valores numéricos.
Propósito: Discutir e analisar as diferentes resoluções apresentadas para a atividade.
Discuta com a turma:
- Que outras estratégias vocês poderiam usar? Permita que os alunos as representem no quadro.
- Qual das estratégias apresentadas você acha mais prática? Por quê?
- Qual a relação da multiplicação com a adição?
- Qual das estratégias apresentadas você compreendeu melhor?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 5 a 12).
Orientações: Promova um debate coletivo e deixe que os alunos compartilhem o que discutiram. Vá registrando no quadro as ideias deles. Sempre que eles apresentarem a sua estratégia e que não seja por meio da multiplicação, faça-os compreender que a operação está ali representada por meio de adição de parcelas iguais. Depois que os alunos compartilharem as estratégias, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão as outras possíveis formas de resolução da atividade, caso eles não as tenham apresentado. Faça uma simulação de novas situações, com outras quantidades de tampinhas e de grupos, garantindo a compreensão da atividade e a construção da relação da multiplicação com a adição das parcelas iguais. Use sempre a nomenclatura correta: adição, multiplicação e parcela. Faça desenhos no quadro para representar as novas situações. Você pode sugerir também outros materiais, como palitos de picolé, bolinhas de gude, fio e contas...ou seja, o tipo de material que seus alunos estiverem mais habituados para fazerem contagens e operações. Se tiver projetor à sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro. Os slides apresentam um exemplo, mas você pode utilizar outros, conforme as necessidades da sua turma, ampliando ou diminuindo os valores numéricos.
Propósito: Discutir e analisar as diferentes resoluções apresentadas para a atividade.
Discuta com a turma:
- Que outras estratégias vocês poderiam usar? Permita que os alunos as representem no quadro.
- Qual das estratégias apresentadas você acha mais prática? Por quê?
- Qual a relação da multiplicação com a adição?
- Qual das estratégias apresentadas você compreendeu melhor?
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 4 minutos.
Orientações: Sistematize o conceito retomando com os alunos a relação da multiplicação com a adição das parcelas iguais. Peça para que alguns alunos expliquem o que entenderam sobre multiplicação e faça alguns exercícios para fixar a relação da multiplicação associada a soma de parcelas iguais. Apresente o slide com o conceito trabalhado na aula ou passe este resumo no quadro para que registrem em seus cadernos.
Propósito: Retomar os conhecimentos trabalhados, sistematizando-os e apresentar o conceito central trabalhado na aula.
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Resuma o conceito retomando com os alunos a relação da multiplicação com a adição das parcelas iguais. Apresente o slide com o conceito trabalhado na aula e leia conjuntamente com a turma, ou escreva-o no quadro.
Propósito: Resumir o conceito central trabalhado na aula.
Raio x
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Circule para verificar como os alunos estão utilizando o conceito de multiplicação relacionado à soma de parcelas iguais para chegarem ao resultado. O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções no quadro.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito da multiplicação associada à soma de parcelas iguais.
Materiais Complementares:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano MAT2_09NUM01
Recursos
- Necessários: Um meio de comunicação com alunos: Zoom, Meet, WhatsApp, e-mail, ou envio de atividades impressas.
Opcionais: material de contagem: tampinhas, grãos, palitos de sorvete, pedrinhas…
Para este plano, foque nas etapas da Atividade principal e na do Raio X.
Os problemas podem ser usados em duas aulas.
Atividade principal
Para resolver esta atividade é interessante que seus alunos tenham além da cópia do problema, algum tipo de material para contagem.
Se você estiver em uma aula síncrona (Zoom, Meet…), pode compartilhar sua tela com seus alunos e apresentar o slide 3. Faça a leitura do problema com eles, e peça que façam os cálculos usando o material de contagem. Deixe o slide do problema visível, como um apoio para que eles leiam os dados toda a vez que precisarem. Se achar melhor, você pode enviar o documento da atividade principal para que os alunos façam a impressão do problema. Oriente que pensem primeiro na formação dos grupos. Peça que usem o material de contagem e descubram o total de tampinhas para cada grupo, e depois a quantidade de tampinhas que a turma toda recebeu. Eles também podem encontrar as respostas fazendo desenhos, representando os cinco grupos com três alunos cada, e depois distribuindo e desenhando as tampinhas para cada aluno. Depois disso, oriente que escrevam qual a sentença matemática que usaram para representar os cálculos.
Se não estiver com todos os alunos ao mesmo tempo, você pode tirar um print da tela do slide do problema e compartilhar com eles via WhatsApp. Você também pode gravar áudios com as orientações e com o texto do problema. Explique que há diferentes formas de resolver o problema, e incentive-os a usarem a que acharem mais fácil. Peça que fotografem a estratégia usada e enviem para você por WhatsApp. Envie também a pergunta: "Que tipo de operação pode representar os cálculos para resolver este problema?"
Caso não tenha internet, você pode imprimir o documento da atividade e combinar com os pais para buscar e devolver na escola. Neste caso, fica mais difícil a discussão das soluções, então encaminhe junto com o problema as questões abaixo:
- Que tipo de operação pode representar os cálculos para resolver a questão da letra A?
- Que tipo de operação pode representar os cálculos para resolver a questão da letra B?
- Que outra estratégia de cálculos você pode usar para resolver este problema?
Discussão das soluções
Proporcione meios para que seus alunos possam compartilhar as respostas com a turma. Se puder fazer isto de forma síncrona incentive a participação de todos, pedindo que expliquem as estratégias que usaram para descobrir as respostas e demonstrem os cálculos envolvidos. Faça os questionamentos sugeridos nas orientações que estão na parte da discussão das soluções. Você encontra nos slides 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11 e 12 sugestões de possíveis formas de calcular as respostas do problema, usando a adição e a multiplicação. Se alguma delas não foi apresentada por seus alunos, compartilhe com eles mais essas formas.
Você também pode fazer os questionamentos e a socialização das estratégias utilizadas pelos alunos usando o WhatsApp, por meio de bate-papo, gravação de áudios ou envio de mensagens de textos. Depois eles podem fotografar as suas representações e enviar no grupo e gravar áudio explicando como fizeram.
Quando tiver discutido e analisado as diferentes resoluções apresentadas para o problema, valide todas as respostas dando devolutivas aos alunos. É importante que eles percebam que existem jeitos diferentes de chegar ao resultado, e que pode ser usado tanto a adição quanto a multiplicação, por isso, no caso de você não ter momento síncrono com sua turma, reúna as diferentes estratégias usadas pelos alunos e envie por WhatsApp. Se você não tiver comunicação on-line com eles, analise as questões enviadas junto com o problema, reúna as diferentes respostas apresentadas e depois encaminhe aos seus alunos junto com a devolutiva impressa. O importante é dar espaço para que todos os alunos possam fazer suas reflexões e concluir qual operação consideram melhor usar neste caso.
Sistematização do conceito
Apresente o conceito trabalhado na aula e sistematize a aprendizagem, retomando com os alunos a relação da multiplicação com a adição das parcelas iguais. Você também pode encaminhar para cada aluno o conceito escrito junto com a correção da resposta; ou, se for o caso, escrever o texto no grupo de WhatsApp.
Raio X
O problema proposto para o Raio X pode ser aplicado em uma outra aula. Disponibilize para os alunos da forma que for possível, enviando o documento por e-mail, imagem do slide no celular, compartilhamento de tela, ou impresso. O problema pode ser usado para mais um momento de construção do conceito de multiplicação associada à soma de parcelas iguais, ou para avaliar se os alunos são capazes de aplicar os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante a que fizeram. Se preferir trabalhar mais o conceito, faça questionamentos e depois a socialização das diferentes estratégias usadas por eles. Caso prefira usar o problema para avaliar a aprendizagem, peça que respondam o problema individualmente e depois encaminhem a resposta para você.
Convite às famílias
Os pais podem ajudar seus filhos com a leitura do problema e com a disponibilização de material de contagem. O apoio dos familiares é sempre muito importante para o sucesso da aprendizagem dos alunos, por isso incentive a participação e o envolvimento deles. Você pode escrever um pequeno texto e enviar junto com a tarefa, ou gravar e enviar um áudio fazendo o convite e dando sugestões de apoio aos filhos.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Rejane Bianchini
Mentora: Gilne Gardesani Fernandez
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF02MA07) Resolver e elaborar problemas de multiplicação (por 2, 3, 4 e 5) com a ideia de adição de parcelas iguais por meio de estratégias e formas de registro pessoais, utilizando ou não suporte de imagens e/ou material manipulável.
Objetivos específicos
Compreender o conceito de multiplicação através da resolução de problemas por meio de registros pessoais.
Conceito-chave
Multiplicação com ideia de adição de parcelas iguais.
Vocabulário trabalhado na aula:
Adição: operação que junta (soma) quantidades ou que acrescenta quantidades a uma outra já existente.
Parcelas: nome de cada um dos números que serão somados numa adição.
Multiplicação: operação utilizada para representar de forma reduzida ou simplificada uma adição de parcelas iguais (consideramos aqui, apenas a ideia central deste plano).
Recursos necessários
- Lápis;
- Borracha;
- Caderno;
- Atividades fotocopiadas (se achar conveniente);
- Caixas de ovos (se achar conveniente);
- Tampinhas de garrafa (se achar conveniente);
- Sacos para colocar as tampinhas (se achar conveniente).