PDF para baixar: O que priorizar com as crianças bem pequenas no retorno à escola

Tabela elaborada por especialistas de NOVA ESCOLA traz atividades e objetivos prioritários para a volta, com destaque para aqueles que valorizam aspectos socioemocionais

POR:
Miguel Martins
A tabela traz 21 unidades temáticas para pensar no retorno. Ilustração: Nathalia Takeyama/NOVA ESCOLA

Apesar das incertezas que ainda rondam a volta à escola, é muito importante começar a traçar metas para replanejar o ano. Com o objetivo de apoiá-lo nessa missão, dividimos a Série Especial Replaneje com a BNCC em duas fases na Educação Infantil. 

Nas três primeiras caixas, trouxemos uma planilha com atividades facilmente adaptáveis ao contexto remoto para cada uma das faixas etárias da etapa. Desde a semana passada, passamos a disponibilizar uma tabela de prioridades para pensar no retorno das crianças ao cotidiano escolar, com atividades que dificilmente seriam replicáveis em casa. Nesta edição, NOVA ESCOLA convidou um time de especialistas para selecionarem propostas para crianças bem pequenas que podem ser adequadas e desenvolvidas para a volta dessa faixa etária à escola.

“Nosso foco é olhar para o desenvolvimento socioemocional das crianças, sem deixar de lado aspectos cognitivos e físicos”, explica Ana Teresa Gavião, uma das especialistas responsáveis pela seleção e consultora desta caixa. “Além disso, buscamos incorporar atividades que ajudem a relembrar os espaços da escola para potencializar sua importância no retorno, se sem esquecer de protocolos sanitários e pedagógicos a serem adotados.”

Inicialmente, o foco dos professores deve estar nas propostas de adaptação e acolhimento. Em vez de serem pensadas para o início do ano letivo, elas devem ser projetadas para um retorno pós-isolamento social. A tabela traz ainda propostas que poderiam ser adaptadas para o contexto remoto, mas que podem funcionar melhor presencialmente por conta da maior complexidade dos materiais e das dinâmicas. São unidades temáticas que valorizam a interação das turmas, como Álbum de expressões, Brincando com narrativas de personagens das histórias, Jogos com regras simples e Instrumentos Musicais e objetos sonoros, entre outros.

Clique no botão abaixo para conferir a tabela em PDF, salvá-la no seu computador e discuti-la com seus colegas.

BAIXE O ARQUIVO

PONTO DE ATENÇÃO: A seleção apresentada na tabela é apenas uma das muitas possibilidades de priorização. Para decidir o que trabalhar com a sua turma, é importante levar em conta quais habilidades já foram desenvolvidas este ano, o contexto em que a sua escola se insere e, no caso das redes públicas, as diretrizes determinadas pela secretaria de Educação. Se você quiser, é possível solicitar o envio do escopo-sequência de NOVA ESCOLA na íntegra e fazer a sua própria seleção. É só clicar aqui.