Plano de Aula

Plano de aula: Trabalhar e consumir

Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Especificidade das formas de trabalho

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02HI10 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Para a condução deste plano de aula utilize projetor, imprima o material complementar (consulte a etapa referente a atividade para saber a quantidade), um saquinho para colocar as fichas, um aparelho para apresentar o vídeo, lápis de cor, canetinhas, tintas ou o que dispuser para que façam o desenho.

Material complementar:

HIS2_10UND05 - Fichas da contextualização-

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UfyvtVaUkFwTszRVWe4e2Sv4bRskdTYwGPUZeZpB4zBDEKaNvvXwXVuVhDyx/his2-10und05-fichas-da-contextualizacao.pdf

HIS2_10UND05 - Comparando fotografías -

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gvGPTmvsWj89FCCmX9WVK5sdMWFNGrwtvRCEvmMyP82Zt9bvqXmEzWZ3QVTk/his2-10und05-comparando-fotografias.pdf

HIS2_10UND05 - Tabela -

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kT97dcpqYDKAn4T7r3DFNqtMctqADdth4KkXsXSvFGZcKF23TJMmySRq4YNJ/his2-10und05-tabelas.pdf

HIS2_10UND05 - Imagens dos slides para impressão - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZfbVRjNtyetJ3nQ9HQGNwedxFX5mN2Y7kJxKmXC8XjGf7tEdDWquftbbrmJz/his2-10und05-imagens-dos-slides-para-impressao.pdf

Para você saber mais:

Fonte: 5 Perguntas sobre práticas sustentáveis, de Bruno Mazzoco, disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/2081/5-perguntas-sobre-praticas-sustentaveis. Acesso em: 19 de janeiro de 2019.

Fonte: Como mudar hábitos de consumo para produzir menos lixo, de André Albert e Rogério Fernandes, disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/1180/como-mudar-habitos-de-consumo-para-produzir-menos-lixo. Acesso em: 19 de janeiro de 2019.

Fonte: Consumismo: você sabe as consequências que geram na sua vida?, de Catarina Schmitz Feijó, disponível em: https://ecotelhado.com/consumismo-voce-sabe-as-consequencias-que-geram-na-sua-vida/. Acesso em: 19 de janeiro de 2019.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Apresente o objetivo da aula aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o. Caso possa fazer o uso de projetor, apresente esse slide a turma e fazer uma leitura coletiva. Nessa aula se trabalhará a relação do desenvolvimento das formas de trabalho com o consumo desenfreado, suas consequências para o ambiente e para a vida das pessoas, refletindo sobre soluções e compreendendo a sustentabilidade.

Para você saber mais:

Fonte: 5 Perguntas sobre práticas sustentáveis, de Bruno Mazzoco, disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/2081/5-perguntas-sobre-praticas-sustentaveis. Acesso em: 19 de janeiro de 2019.

Fonte: Como mudar hábitos de consumo para produzir menos lixo, de André Albert e Rogério Fernandes, disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/1180/como-mudar-habitos-de-consumo-para-produzir-menos-lixo. Acesso em: 19 de janeiro de 2019.

Fonte: Consumismo: você sabe as consequências que geram na sua vida?, de Catarina Schmitz Feijó, disponível em: https://ecotelhado.com/consumismo-voce-sabe-as-consequencias-que-geram-na-sua-vida/. Acesso em: 19 de janeiro de 2019.

Fonte: Consumo infantil, de Patrícia Lopes, disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/psicologia/consumo-infantil.htm. Acesso em: 19 de janeiro de 2019.

Fonte: Como fazer dos recursos audiovisuais aliados do ensino, de Débora Garofalo, disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/13474/como-fazer-dos-recursos-audiovisuais-aliados-do-ensino. Acesso em 19 de janeiro de 2019.

Fonte: O uso da fotografia em sala de aula, de Rogério Schnell, disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/5-4.pdf. Acesso em 19 de janeiro de 2019.

Fonte: Infância, consumo e ambiente escolar: reflexões sobre o desenvolvimento infantil na sociedade contemporânea, de Danielli Ribeiro da Silva e Priscila Soares Vidal Festa, disponível em: http://www.opet.com.br/faculdade/revista-pedagogia/pdf/n10/ARTIGO4.pdf. Acesso em: 19 de janeiro de 2019.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA