Plano de Aula

Plano de aula: O excedente e a troca

Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Especificidade das formas de trabalho

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02HI10, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Para a condução deste plano de aula você poderá utilizar projetor e precisará imprimir o Material complementar (consulte a etapa referente à atividade para saber a quantidade). Para confeccionar as fichas você precisará de papelão (ou outro papel mais grosso e resistente) e papel Contact, ou poderá mandar plastificá-las. Os alunos precisarão de lápis de cor ou giz de cera para colorir.

Material complementar:

HIS2_10UND02 - Fichas do Contexto

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FaCXwycGhwzzHZvJqm58T9yF5G6EtNzs3cdZuc8vJZykJXCeZhtZ3P6VjUHb/his2-10und02-fichas-do-contexto.pdf

HIS2_10UND02 - Imagens da Problematização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3MQB4S4EP9uggkGgWeGQExGeSzpEqkU7haAUaWeste8JTTMnRbd55nywKmyF/his2-10und02-imagens-da-problematizacao.pdf

HIS2_10UND02 - Fichas de dinheiro

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MtxuSdkgBmFntkDkezjhU6Fp92fTz87p6hpM4vc2XkA2CD8x2fdKTGBSZZWZ/his2-10und02-fichas-de-dinheiro.pdf

Para você saber mais:

Fonte: Analisando a importância do excedente social, de Raimunda Áurea Dias de Sousa e Alexandrina Luz Conceição, disponível em: http://revista.fct.unesp.br/index.php/pegada/article/viewFile/1705/1647 . Acesso em: 20 de dezembro de 2018.

Fonte: O excedente, de Falta História, disponível em: https://faltahistoria.com.br/2016/06/20/o-excedente/ . Acesso em: 20 de dezembro de 2018.

Fonte: Escambo, de Toda Matéria, disponível em: https://www.todamateria.com.br/escambo/. Acesso em: 20 de dezembro de 2018.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Apresente o objetivo da aula aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o. Caso possa fazer o uso de projetor, você pode apresentar este slide para a turma e fazer uma leitura coletiva. É importante que no fim desta aula os alunos possam entender,com base no excedente de mercadoria e serviço, que a forma de trabalho sofreu alteração ao longo dos tempos, de um trabalho voltado à subsistência para o acúmulo de bens.

Para você saber mais:

Professor, para você enriquecer o conhecimento no assunto e acrescentar possíveis melhorias no plano de aula segundo a realidade das suas crianças. de sua escola, seguem os links:

Fonte: Analisando a importância do excedente social, de Raimunda Áurea Dias de Sousa e Alexandrina Luz Conceição, disponível em: http://revista.fct.unesp.br/index.php/pegada/article/viewFile/1705/1647 . Acesso em: 20 de dezembro de 2018.

Fonte: Mais-valia, de Lucas de Oliveira Rodrigues, disponível em: ttps://mundoeducacao.bol.uol.com.br/sociologia/mais-valia.htm. Acesso em: 20 de dezembro de 2018.

Fonte: O excedente, de Falta História, disponível em: https://faltahistoria.com.br/2016/06/20/o-excedente/ . Acesso em: 20 de dezembro de 2018.

Fonte: Escambo, de Toda Matéria, disponível em: https://www.todamateria.com.br/escambo/. Acesso em: 20 de dezembro de 2018.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA