Contexto - Contação de história
Plano de Aula
Plano de aula: Por que as pessoas trabalham?
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Especificidade das formas de trabalho
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02HI10 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Identificar qual método de contação de história utilizará e partir das orientações descritas no documento disponibilizado (ex: avental, varal, ).
Material complementar:
HIS2_10UND01 Contexto - Contação de história - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WygMHHDSskBJCbnnJdxD7GvXh25qDWfJcSQZUvqwfwBJVTgzFQRh8bc7CrtX/his2-10und01-contexto-contacao-de-historia.pdf
HIS2_10UND01 - Lista de considerações -
Para você saber mais:
Contação de histórias - https://novaescola.org.br/conteudo/4022/contacao-de-historias. Acesso em 19 de dezembro 2018.
Vai começar o teatro de bonecos - https://novaescola.org.br/conteudo/1287/vai-comecar-o-teatro-de-bonecos . Acesso em 19 de dezembro de 2018.
Objetivo
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Apresente o objetivo da aula aos alunos escrevendo-o na lousa ou lendo-o. Caso possa fazer o uso de projetor, apresente esse slide para a turma e faça uma leitura coletiva. É importante que ao final dessa aula a turma possa relacionar a função do trabalho na vida humana ao longo do tempo.
Contexto
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientações: Para trabalhar com o tema desta aula - a história do trabalho - utilize a versão adaptada da obra Lolo Barnabé de Eva Furnari disponível no link: HIS02_10UND01 Contexto - Contação de história - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WygMHHDSskBJCbnnJdxD7GvXh25qDWfJcSQZUvqwfwBJVTgzFQRh8bc7CrtX/his2-10und01-contexto-contacao-de-historia.pdf
Essa etapa consiste na contação de história, que pode ser realizada com recurso oral ou, se preferir, com recursos visuais. É importante que a técnica e recurso utilizado seja escolhido de forma a garantir mais conforto e qualidade ao conduzir a atividade.
Atenção: Ao conduzir a contação da história, cuide para que esteja claro para as crianças o local onde o homem vivia, o trabalho realizado e o que o levou a fazê-lo em cada momento, e por fim, o distanciamento entre o lar e o trabalho.
Para você saber mais:
Fonte: A arte da contação de história, de Jean Moreira, disponível em: https://educacao.estadao.com.br/blogs/blog-dos-colegios-poliedro/a-arte-da-contacao-de-historias/. Acesso em: 19 de dezembro de 2018.
Fonte: Recursos para a contação de história, de Shana Conzatti, disponível em: https://educacrianca.com.br/como-contar-historias-recursos-de-contacao/ . Acesso em: 19 de dezembro de 2018.
Fonte: Youtube. Varal de histórias, disponível em: https://www.youtube.com/user/VaraldeHistorias . Acesso em: 19 de dezembro de 2018.
Problematização
Tempo sugerido: 35 minutos.
Orientações: Apresente as ilustrações de três momentos importantes para a compreensão das mudanças na necessidade e realização do trabalho ao longo do tempo.
- Primeiro momento: o homem e a mulher na caverna, onde seu trabalho era caçar animais e colher frutas.
- Segundo momento: eles já possuem uma casa e trabalhos mais elaborados, possuem instrumentos e máquinas manuais para auxiliar na realização dos trabalhos, que continuam sendo os da casa, plantio, e o da construção de instrumentos e objetos.
- Terceiro momento: eles saem de casa para trabalhar em fábricas, oficinas, fazendas, etc.
Comece pedindo para que, seguindo a história que ouviram, as crianças digam qual é ordem dos acontecimentos que aparecem nas imagens. É importante que tenham percebido que há uma sequência lógica no decorrer dos acontecimentos - a transformação da humanidade através do trabalho. E que no início, para os homens primitivos, o trabalho que tinham era essencialmente para sua sobrevivência, fato que com o tempo foi se alterando.
Em seguida, divida a turma em grupos de quatro a sete alunos e entregue a cada grupo o texto impresso para separarem as partes do texto que se referem às ilustrações.
Como adequar à sua realidade: Você também pode modificar a condução desta atividade, propondo para que cada grupo separe a partes do texto referente a uma ilustração, ou ainda, entregar as partes do texto já recortadas para os grupos e pedir para que eles identifiquem qual trecho se refere a cada ilustração.
Para você saber mais: O uso da ilustração como fonte histórica é importante e fundamental no exercício de observação, como atividade de análise e síntese e como signo de representação de uma dada cultura. Aqui a utilizaremos de forma comparativa ao texto (baseado na literatura de Eva Furnari) para combinar os elementos, sintetizando e sistematizando o conteúdo proposto.
Sistematização
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações:
Faça uma tabela na lousa dividindo os três momentos em colunas, ou se preferir, imprima e entregue aos alunos a tabela disponível no link: HIS2_10UND01 - Lista de considerações - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5aWJh3JzAatDCDUWB8wFw42d7Xj9ySE6bkhCkcWe84MC6UExWkW8huRnehqW/his2-10und01-lista-de-consideracoes.pdf
Realize uma análise coletiva com a turma sobre cada momento, considerando aspectos da ilustração e do texto. Faça uma lista e anote todos os comentários pertinentes que surgirem.
Conduza o questionamento da seguinte forma:
- Onde eles moram?
- Como são suas roupas?
- O que comem?
- Como preparam a comida?
- Como tomam banho e limpam a casa?
- Como dormem?
- Com o que se divertem?
- Estão seguros?
- Estão preparados se fizer muito frio/ calor/ chuva?
- O que aprenderam?
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Continuação.
Após preencherem as três colunas, volte para o primeiro momento e pergunte: Quantas formas de trabalho ou profissões vocês conseguem identificar? Oriente para que levantem a mão para falar e respeitem a vez do colega.
Importante fazer essa atividade respeitando a ordem cronológica da história, para que possam relacionar a forma de trabalho ao período histórico retratado.
Nessa atividade é essencial que eles entendam as entrelinhas da história. É a hora de compreender os três momentos que separamos como momentos históricos. Conduza e instigue os alunos a ver além das ilustrações e das palavras que aparecem no texto. Provoque-os, e use as informações recolhidas na primeira atividade com a lista para que pensem em formas de trabalho variadas e possíveis em cada momento.
Eles podem falar só a forma de trabalho/profissão ou quererem explicar o porquê pensaram nesta especificamente. Ambas participações são importantes e riquíssimas para ligarem os conhecimentos que possuem a essa nova informação.
Neste encerramento da aula, retome o objetivo através da atividade proposta e assim verifique se os alunos agora compreendem que o trabalho é realizado na medida de uma necessidade que se transforma ao longo do tempo.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Whatsapp e PDF.
- Optativas: Google Meet, Google Classroom. Google View e Youtube.
Contexto
Neste plano, o objetivo é compreender a função do trabalho ao longo do tempo. Se dispuser de momento síncrono, organize uma sala no Google Classroom (como criar e postar atividades - disponível aqui) ou no Google Meet (veja aqui como criar uma reunião online). Para esta aula, você precisará realizar a gravação de uma contação da história “O homem criativo”. Compartilhe com os estudantes o slide 4 do plano e peça para que relacionem as imagens à contação de história. Eleja 5 alunos para exporem a relação que conseguiram fazer através de áudio ou vídeo. Dê um tempo para que os estudantes possam pensar e responder.
Problematização
Peça para os estudantes refletirem sobre o contexto das imagens. Solicite que observem as pessoas das imagens e respondam às seguintes questões (mande via texto):
- Onde eles moram? Como são suas roupas?
- O que comem? Como preparam a comida?
- Como tomam banho e limpam a casa? Como dormem?
- Com o que se divertem? Estão seguros?
- Estão preparados se fizer muito frio/calor/chuva?
Se a atividade for realizada em momento assíncrono, as respostas devem ser escritas no caderno e compartilhadas através de fotografias. Caso não sejam alfabetizados, os estudantes podem compartilhar áudios com as respostas. Caso seja em momento síncrono, peça que compartilhem as respostas e faça a mediação do debate on-line.
Sistematização
Envie para os estudantes uma adaptação em relação ao plano original. Envie o arquivo de sistematização. Peça que, via áudio, vídeo ou texto, façam um desenho sobre as formas de trabalho identificadas em cada ilustração visualizada na etapa anterior. Dê retorno das atividades aos estudantes.
Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes acessando e assistindo juntos a alguns vídeos como, por exemplo “História do trabalho” e “Profissões - Serelepe”.
Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF02HI02, EF03HI11, EF03HI12, EF03HI06 e habilidades conexas entre outros componentes EF15AR06, EF15AR07 e EF15AR13.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Letícia Oliveira
Mentor: Priscilla Paixão
Especialista: Danielle da Silva Ferreira
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 2º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: O trabalho e a sustentabilidade na comunidade
Objeto (s) de conhecimento: A sobrevivência e a relação com a natureza
Habilidade(s) da BNCC: EF02HI10- Identificar diferentes formas de trabalho existentes na comunidade em que vive, seus significados, suas especificidades e importância.
Palavras Chave: Trabalho; Transformação; Natureza/sociedade.