Quebra-cabeças
Plano de Aula
Plano de aula: Produção rural e seus impactos
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Impacto ambiental das formas de trabalho
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02HI11 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Para a condução deste plano de aula você poderá utilizar projetor. É preciso imprimir o material complementar (consulte a etapa referente à atividade para saber a quantidade). Você também precisará de uma câmera de vídeo ou foto, e de elementos para a contação de história. Escolha com antecedência o recurso que irá utilizar para providenciar os materiais (sugestão de recursos no link disponível no slide referente à atividade).
Material complementar:
HIS2_11UND02 - Quebra-cabeças
HIS2_11UND02 - Identificando os impactos - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UhQ2wjV3Aw9RmcTvuh26Qb4cGr7HEChdcjVTBGC8MtMpjs4vsxCYztetP5CP/his2-11und02-contacao-de-historia.pdf
Para você saber mais:
Fonte: Desmatamento no Brasil: o verde em perigo, de Débora de Menezes, disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/3145/desmatamento-no-brasil-o-verde-em-perigo. Acesso em: 06 de fevereiro de 2019.
Fonte: Gasto de água na indústria e na pecuária, de Luís Souza, disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/3057/gasto-de-agua-na-industria-e-na-agropecuaria. Acesso em: 06 de fevereiro de 2019.
Fonte: Impactos da agropecuária brasileira, de Eduardo de Freitas, disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/a-importancia-agropecuaria-brasileira.htm. Acesso em: 06 de fevereiro de 2019.
Fonte: Evolução da agricultura e suas tecnicas, de Rodolfo Alves Pena, disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/evolucao-agricultura-suas-tecnicas.htm. Acesso em: 06 de fevereiro de 2019.
Fonte: Pecuária, de equipe Toda Matéria, disponível em: https://www.todamateria.com.br/pecuaria/. Acesso em: 06 de fevereiro de 2019.
Fonte: Extrativismo no Brasil, de Juliana Bezerra, disponível em: https://www.todamateria.com.br/extrativismo-no-brasil/. Acesso em: 06 de fevereiro de 2019.
Fonte: Economia sustentável, de Marcus Eduardo de Oliveira, disponível em: https://www.ideiasustentavel.com.br/economia-sustentavel/. Acesso em: 06 de fevereiro de 2019.
Fonte: Orgânicos, de Ministério da Agricultura, Pecúaria e Abastecimento, disponível em: http://www.agricultura.gov.br/assuntos/sustentabilidade/organicos. Acesso em: 06 de fevereiro de 2019.
Fonte: Produtos orgânicos, de Aline da Silva Dias, disponível em: https://www.infoescola.com/meio-ambiente/produtos-organicos/. Acesso em: 06 de fevereiro de 2019.
Fonte: A arte da contação de história, de Jean Moreira, disponível em: https://educacao.estadao.com.br/blogs/blog-dos-colegios-poliedro/a-arte-da-contacao-de-historias/. Acesso em: 19 de dezembro de 2018.
Objetivo
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Apresente o objetivo da aula aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o. Caso possa fazer o uso de projetor, você pode apresentar esse slide a turma e fazer uma leitura coletiva. Nessa aula serão trabalhadas as atividades econômicas em ambientes rurais e degradação da natureza local. Espera-se que ao final dessa aula os alunos entendam o que é agricultura, pecuária e extrativismo, associando os impactos causados por eles no meio ambiente e também possam refletir sobre melhorias em seus hábitos.
Para você saber mais:
Fonte: Desmatamento no Brasil: o verde em perigo, de Débora de Menezes, disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/3145/desmatamento-no-brasil-o-verde-em-perigo. Acesso em: 06 de fevereiro de 2019.
Fonte: Gasto de água na indústria e na pecuária, de Luís Souza, disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/3057/gasto-de-agua-na-industria-e-na-agropecuaria. Acesso em: 06 de fevereiro de 2019.
Fonte: Impactos da agropecuária brasileira, de Eduardo de Freitas, disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/a-importancia-agropecuaria-brasileira.htm. Acesso em: 06 de fevereiro de 2019.
Fonte: Evolução da agricultura e suas tecnicas, de Rodolfo Alves Pena, disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/evolucao-agricultura-suas-tecnicas.htm. Acesso em: 06 de fevereiro de 2019.
Fonte: Pecuária, de equipe Toda Matéria, disponível em: https://www.todamateria.com.br/pecuaria/. Acesso em: 06 de fevereiro de 2019.
Fonte: Extrativismo no Brasil, de Juliana Bezerra, disponível em: https://www.todamateria.com.br/extrativismo-no-brasil/. Acesso em: 06 de fevereiro de 2019.
Fonte: A arte da contação de história, de Jean Moreira, disponível em: https://educacao.estadao.com.br/blogs/blog-dos-colegios-poliedro/a-arte-da-contacao-de-historias/. Acesso em: 19 de dezembro de 2018.
Contexto
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações: Peça que realizem sozinhos a atividade do material complementar disponível no link: HIS2_11UND02 - Relacionando as imagens - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/KehrUx9YCKQHU2WvueQNJ49TrFqZCCxEWVASEEGE8sW69wS4rctxSPEA4ckC/his2-11und02-relacionando-as-imagens.pdf
Em seguida, em grupos de até cinco crianças, peça que eles eles montem quebra-cabeças que revelam atividade rurais e desembaralhem as sílabas escrevendo o nome de cada uma delas, disponíveis no link: HIS2_11UND02 - Quebra-cabeças - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/M5H2hXEdKUguJzxXnSCpGBDqfbSFuA5SZXHCEnFrscNHhat3fWvq5nF47887/his2-11und02-quebra-cabecas.pdf
Com tudo montado, eles devem relacionar os nomes com as atividades e por fim, todos juntos, apontar características delas que podem ser vistas na imagem. Fique atento, é preciso que você complemente caso eles não abordem informações importantes. Espera-se que compreendam: que agricultura é a produção de verduras, vegetais e frutas que consumimos; que pecuária é a criação de animais e derivados que consumimos (carne, leite, manteiga, etc.); que extrativismo é a coleta de recursos da natureza que não são repostos (como o ouro, que não é possível repor).
Como adequar à sua realidade: Você pode inserir na atividade de relacionar as imagens outras opções que se refiram a formas de trabalho e alimentos mais comuns na sua região, como o consumo de alguma fruta típica da região, ou a um tipo de castanha.
Para você saber mais:
Fonte: Evolução da agricultura e suas técnicas, de Rodolfo Alves Pena, disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/evolucao-agricultura-suas-tecnicas.htm. Acesso em: 06 de fevereiro de 2019.
Fonte: Pecuária, de equipe Toda Matéria, disponível em: https://www.todamateria.com.br/pecuaria/. Acesso em: 06 de fevereiro de 2019.
Fonte: Extrativismo no Brasil, de Juliana Bezerra, disponível em: https://www.todamateria.com.br/extrativismo-no-brasil/. Acesso em: 06 de fevereiro de 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações: Conte a história de Lupe e sua família, nossa fonte de análise disponível no material complementar: HIS2_11UND02 - Contação de história - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UhQ2wjV3Aw9RmcTvuh26Qb4cGr7HEChdcjVTBGC8MtMpjs4vsxCYztetP5CP/his2-11und02-contacao-de-historia.pdf
Questões para fazer depois da leitura:
- Qual era a atividade de trabalho da família Pêra?
- Como era o trabalho do Sr. Pêra? E do Lupe?
- O que aconteceu quando Lupe vendeu o terreno?
- O que aconteceu com a plantação? Com a mata? Com o rio? E os animais?
- Isso só acontece na agricultura ou na pecuária e extrativismo também?
- Quais tipos de produtos Lupe e os amigos preferem?
Então peça que em grupos de até 5 alunos, identifiquem e listem o máximo de impactos que puderem. Para que possam realizar a atividade, forneça uma cópia do material complementar com o texto da contação de história para que possam riscar/sublinhar/circular os momentos em que os impactos aparecem. Após finalizarem, todos dividem os impactos que identificaram e justificam lembrando da história do material e outras histórias e acontecimentos que conheçam.
Como adequar à sua realidade: Se o material fornecido não representar as atividades e os impactos que acontecem na sua região, é interessante você acrescentar, ou propor que eles façam uma pesquisa, se você dispuser de livros, internet e tempo para estender a atividade. No momento da identificação dos impactos avalie se sua turma consegue fazer sem dificuldades a leitura de todo o texto para que então possam realizar a atividade solicitada. Se for melhor, você pode ao invés de entregar o texto a eles relembrar juntos o que acontece em cada momento e você, como escriba, anotar os impactos no quadro.
Para você saber mais:
Fonte: Desmatamento no Brasil: o verde em perigo, de Débora de Menezes, disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/3145/desmatamento-no-brasil-o-verde-em-perigo. Acesso em: 06 de fevereiro de 2019.
Fonte: Gasto de água na indústria e na pecuária, de Luís Souza, disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/3057/gasto-de-agua-na-industria-e-na-agropecuaria. Acesso em: 06 de fevereiro de 2019.
Fonte: Impactos da agropecuária brasileira, de Eduardo de Freitas, disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/a-importancia-agropecuaria-brasileira.htm. Acesso em: 06 de fevereiro de 2019.
Fonte: A arte da contação de história, de Jean Moreira, disponível em: https://educacao.estadao.com.br/blogs/blog-dos-colegios-poliedro/a-arte-da-contacao-de-historias/. Acesso em: 19 de dezembro de 2018.
Fonte: Recursos para a contação de história, de Shana Conzatti, disponível em: https://educacrianca.com.br/como-contar-historias-recursos-de-contacao/ . Acesso em: 19 de dezembro de 2018.
Fonte: Youtube. Varal de histórias, disponível em: https://www.youtube.com/user/VaraldeHistorias . Acesso em: 19 de dezembro de 2018.
Sistematização
Tempo sugerido: 30 minutos.
Orientações: Apresente o slide aos alunos, ou escreva no quadro: Mudando hábitos.
Nesta atividade a turma deve repensar mudanças que possam ser feitas por eles e que fazem a diferença. Os alunos precisam ter a noção de que eles são sujeitos históricos e, por isso mesmo as suas atitudes no presente terão impactos no futuro, no cuidado com o meio ambiente. Assim, eles terão a noção, também, das atividades laborais que mais agridem a natureza e podem pensar maneiras de exploração dos recursos que não sejam agressivas ao meio ambiente. Isso estimula a consciência histórica (passado, presente e futuro).
Pergunte: E o que você pode fazer para ajudar perto da sua casa, ou na sua cidade?
Juntos, elaborem uma lista em que você auxilia como escriba e na sistematização das ideias. Em seguida, cada grupo escolhe uma mudança e fazem um vídeo.
Sugestões: pense em sua realidade e no que você dispõe. Se não tiver uma câmera muito boa para vídeo, faça uma foto. Já se puder fazer os vídeos, eles podem utilizar elementos da escola para criar um cenário e gravar o vídeo durante a aula. Se você tiver tempo para assistir os vídeos na próxima aula, então peça que eles façam isso em casa, de uma mudança real ou criada. Eles podem usar diferentes ambientes, roupas e até chamar familiares para enriquecer a atividade.
Como adequar à sua realidade: Se não for possível para toda a turma utilizar uma câmera, ou não puder usar outros espaços fora da sala e da escola, você pode pedir que façam um desenho. Melhor ainda seria, se eles tiverem a habilidade, pedir que elaborassem uma história em quadrinhos ou uma tirinha.
Para você saber mais:
Fonte: CERRI, Luis Fernando. Ensino de história e consciência histórica: implicações didáticas de uma discussão contemporânea. Rio de Janeiro: Editora FGV: 2011.
Fonte: Economia sustentável, de Marcus Eduardo de Oliveira, disponível em: https://www.ideiasustentavel.com.br/economia-sustentavel/. Acesso em: 06 de fevereiro de 2019.
Fonte: Orgânicos, de Ministério da Agricultura, Pecúaria e Abastecimento, disponível em: http://www.agricultura.gov.br/assuntos/sustentabilidade/organicos. Acesso em: 06 de fevereiro de 2019.
Fonte: Produtos orgânicos, de Aline da Silva Dias, disponível em: https://www.infoescola.com/meio-ambiente/produtos-organicos/. Acesso em: 06 de fevereiro de 2019.
Para saber um pouco mais: Uma empresa brasileira de produção sustentável, que traz a concepção desse novo mercado, dá uma olhada para entender a prática desse conceito e talvez se inspirar para realizar algum projeto com a sua turma - https://querodobra.com.br/wtf/.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Whatsapp.
- Optativas: Google Meet, Google Classroom e Youtube.
Contexto
Neste plano, o objetivo é aprender sobre o impacto das formas de trabalho urbano no meio ambiente. Se dispuser de momento síncrono, organize uma sala no Google Classroom (veja aqui como utilizá-lo) ou no Google Meet (como criar uma reunião online).
Peça aos estudantes que respondam o arquivo de contextualização. Em seguida, peça que, se possível, imprimam este quebra-cabeça e ordenem as palavras que o arquivo pede na sequência correta e na imagem correspondente. Aguarde as respostas do grupo. Se a atividade for realizada em um momento síncrono, solicite que respondam e debatam no coletivo. Se for em momento assíncrono, peça que gravem o vídeo com as respostas.
Problematização
Para esta etapa, você precisará gravar um vídeo para com uma contação de história, seguindo as orientações do o arquivo de problematização. Após assistirem ao vídeo, compartilhe, via texto:
- Qual era a atividade de trabalho da família Pêra?
- Como era o trabalho do Sr. Pêra? E do Lupe?
- O que aconteceu quando Lupe vendeu o terreno?
- O que aconteceu com a plantação? Com a mata? Com o rio? E os animais?
- Isso só acontece na agricultura ou na pecuária e extrativismo também?
- Quais tipos de produtos Lupe e os amigos preferem?
Peça que, no caderno, os estudantes respondam. Em seguida, solicite que compartilhem as respostas no grupo da escola. Faça a mediação necessária para que a aprendizagem aconteça.
Sistematização
Envie a seguinte questão para os estudantes:
- O que você pode fazer para ajudar perto da sua casa, ou na sua cidade, para diminuir os impactos na natureza?
Juntos, por texto coletivo, solicite que os alunos elaborem uma lista de possibilidades. Eles podem enviar as respostas por áudio ou construir um texto coletivo no Google Docs (veja aqui como fazer).
Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes acessando e assistindo juntos a alguns vídeos como, por exemplo, o vídeo “Impacto ambiental”.
Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF02HI02, EF03HI11, EF03HI12. EF02HI02 e habilidades conexas entre outros componentes EF01CI08.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Letícia Oliveira
Mentor: Alessandra Bremm
Especialista: Danielle da Silva Ferreira
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 2º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: O trabalho e a sustentabilidade na comunidade
Objeto (s) de conhecimento: A sobrevivência e a relação com a natureza
Habilidade(s) da BNCC: (EF02HI11) Identificar impactos no ambiente causados pelas diferentes formas de trabalho existentes na comunidade em que vive.
Palavras-Chave: Atividades econômicas; Meio ambiente; Sustentabilidade.
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