Quebra-cabeças
Plano de Aula
Plano de aula: Produção rural e seus impactos
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Impacto ambiental das formas de trabalho
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02HI11 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Para a condução deste plano de aula você poderá utilizar projetor. É preciso imprimir o material complementar (consulte a etapa referente à atividade para saber a quantidade). Você também precisará de uma câmera de vídeo ou foto, e de elementos para a contação de história. Escolha com antecedência o recurso que irá utilizar para providenciar os materiais (sugestão de recursos no link disponível no slide referente à atividade).
Material complementar:
HIS2_11UND02 - Quebra-cabeças
HIS2_11UND02 - Identificando os impactos - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UhQ2wjV3Aw9RmcTvuh26Qb4cGr7HEChdcjVTBGC8MtMpjs4vsxCYztetP5CP/his2-11und02-contacao-de-historia.pdf
Para você saber mais:
Fonte: Desmatamento no Brasil: o verde em perigo, de Débora de Menezes, disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/3145/desmatamento-no-brasil-o-verde-em-perigo. Acesso em: 06 de fevereiro de 2019.
Fonte: Gasto de água na indústria e na pecuária, de Luís Souza, disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/3057/gasto-de-agua-na-industria-e-na-agropecuaria. Acesso em: 06 de fevereiro de 2019.
Fonte: Impactos da agropecuária brasileira, de Eduardo de Freitas, disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/a-importancia-agropecuaria-brasileira.htm. Acesso em: 06 de fevereiro de 2019.
Fonte: Evolução da agricultura e suas tecnicas, de Rodolfo Alves Pena, disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/evolucao-agricultura-suas-tecnicas.htm. Acesso em: 06 de fevereiro de 2019.
Fonte: Pecuária, de equipe Toda Matéria, disponível em: https://www.todamateria.com.br/pecuaria/. Acesso em: 06 de fevereiro de 2019.
Fonte: Extrativismo no Brasil, de Juliana Bezerra, disponível em: https://www.todamateria.com.br/extrativismo-no-brasil/. Acesso em: 06 de fevereiro de 2019.
Fonte: Economia sustentável, de Marcus Eduardo de Oliveira, disponível em: https://www.ideiasustentavel.com.br/economia-sustentavel/. Acesso em: 06 de fevereiro de 2019.
Fonte: Orgânicos, de Ministério da Agricultura, Pecúaria e Abastecimento, disponível em: http://www.agricultura.gov.br/assuntos/sustentabilidade/organicos. Acesso em: 06 de fevereiro de 2019.
Fonte: Produtos orgânicos, de Aline da Silva Dias, disponível em: https://www.infoescola.com/meio-ambiente/produtos-organicos/. Acesso em: 06 de fevereiro de 2019.
Fonte: A arte da contação de história, de Jean Moreira, disponível em: https://educacao.estadao.com.br/blogs/blog-dos-colegios-poliedro/a-arte-da-contacao-de-historias/. Acesso em: 19 de dezembro de 2018.
Objetivo
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Apresente o objetivo da aula aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o. Caso possa fazer o uso de projetor, você pode apresentar esse slide a turma e fazer uma leitura coletiva. Nessa aula serão trabalhadas as atividades econômicas em ambientes rurais e degradação da natureza local. Espera-se que ao final dessa aula os alunos entendam o que é agricultura, pecuária e extrativismo, associando os impactos causados por eles no meio ambiente e também possam refletir sobre melhorias em seus hábitos.
Para você saber mais:
Fonte: Desmatamento no Brasil: o verde em perigo, de Débora de Menezes, disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/3145/desmatamento-no-brasil-o-verde-em-perigo. Acesso em: 06 de fevereiro de 2019.
Fonte: Gasto de água na indústria e na pecuária, de Luís Souza, disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/3057/gasto-de-agua-na-industria-e-na-agropecuaria. Acesso em: 06 de fevereiro de 2019.
Fonte: Impactos da agropecuária brasileira, de Eduardo de Freitas, disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/a-importancia-agropecuaria-brasileira.htm. Acesso em: 06 de fevereiro de 2019.
Fonte: Evolução da agricultura e suas tecnicas, de Rodolfo Alves Pena, disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/evolucao-agricultura-suas-tecnicas.htm. Acesso em: 06 de fevereiro de 2019.
Fonte: Pecuária, de equipe Toda Matéria, disponível em: https://www.todamateria.com.br/pecuaria/. Acesso em: 06 de fevereiro de 2019.
Fonte: Extrativismo no Brasil, de Juliana Bezerra, disponível em: https://www.todamateria.com.br/extrativismo-no-brasil/. Acesso em: 06 de fevereiro de 2019.
Fonte: A arte da contação de história, de Jean Moreira, disponível em: https://educacao.estadao.com.br/blogs/blog-dos-colegios-poliedro/a-arte-da-contacao-de-historias/. Acesso em: 19 de dezembro de 2018.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA