Diálogo
Plano de Aula
Plano de aula: Fiando e tecendo História
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Impacto ambiental das formas de trabalho
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02HI11 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Para a condução deste plano de aula você poderá utilizar projetor, precisará imprimir o material complementar (consulte a etapa referente a atividade para saber a quantidade), e também precisará de lápis de cor, giz de cera, tinta, ou algo para que possam desenhar e colorir.
Material complementar:
HIS2_11UND01 - Diálogo -
HIS2_11UND01 - Completando o diálogo -
HIS2_11UND01 - Canto das fiandeiras - Casa da farinha -
HIS2_11UND01 - Fiandeiras - Ilumiara -
HIS2_11UND01 - Imagens dos slides para impressão -
Para você saber mais:
Fonte: Quem canta…, de Rosana Maria Pichuti Gandolphi, disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/5200/quem-canta. Acesso em: 09 de janeiro de 2019.
Fonte: Entenda a importância das cantigas para as crianças, de Laís Semis, disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/11870/entenda-a-importancia-das-cantigas-para-as-criancas. Acesso em: 09 de janeiro de 2019.
Fonte: Pedro Demo fala sobre educação pela pesquisa, de Nova Escola, disponível em:https://novaescola.org.br/conteudo/3881/pedro-demo-fala-sobre-educacao-pela-pesquisa. Acesso em: 24 de janeiro de 2019.
Fonte: Violeta Hemsy de Gainza fala sobre educação musical, de Paula Nadal, disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/857/violeta-hemsy-de-gainza-fala-sobre-educacao-musical. Acesso em: 24 de janeiro de 2019.
Fonte: Formas e sons a serviço do conteúdo na poesia, de Beatriz Santomauro, disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/1010/formas-e-sons-a-servico-do-conteudo-na-poesia. Acesso em: 24 de janeiro de 2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Apresente o objetivo da aula aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o. Caso possa fazer o uso de projetor, você pode apresentar esse slide a turma e fazer uma leitura coletiva. Ao final dessa aula espera-se que os alunos compreendam a importância e a contribuição das atividades econômicas da sua região no desenvolvimento e crescimento das cidades.
Para você saber mais: Para você enriquecer o conhecimento no assunto e acrescentar possíveis melhorias no plano de aula segundo a realidade das suas crianças e de sua escola, seguem os links:
Fonte: Quem canta…, de Rosana Maria Pichuti Gandolphi, disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/5200/quem-canta. Acesso em: 09 de janeiro de 2019.
Fonte: Entenda a importância das cantigas para as crianças, de Laís Semis, disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/11870/entenda-a-importancia-das-cantigas-para-as-criancas. Acesso em: 09 de janeiro de 2019.
Fonte: Pedro Demo fala sobre educação pela pesquisa, de Nova Escola, disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/3881/pedro-demo-fala-sobre-educacao-pela-pesquisa. Acesso em: 24 de janeiro de 2019.
Fonte: Violeta Hemsy de Gainza fala sobre educação musical, de Paula Nadal, disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/857/violeta-hemsy-de-gainza-fala-sobre-educacao-musical. Acesso em: 24 de janeiro de 2019.
Fonte: Formas e sons a serviço do conteúdo na poesia, de Beatriz Santomauro, disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/1010/formas-e-sons-a-servico-do-conteudo-na-poesia. Acesso em: 24 de janeiro de 2019.
Contexto
Tempo sugerido: 35 minutos.
Orientações: Reúna a turma em roda para apresentar a cantiga disponível no link: Canto das fiandeiras - Casa da farinha - https://www.youtube.com/watch?v=vbDjBTzcNtY (Acesso em 15 de março de 2019). Você pode apresentar o vídeo e/ou o áudio aos alunos, ou puxar a cantiga você mesmo. Deixe à mostra também a imagem do slide em folha impressa ou use o projetor se dispuser. A letra da música está aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tasP5q8dzvFDRfV8g3W8kW72BU5DcDfPC37jTVvANWNu2A2MkzZpD5NNGtxm/his2-11und01-canto-das-fiandeiras-casa-da-farinha.pdf
Em seguida, ainda em roda, converse com os alunos sobre a cantiga, o trabalho de fiar e a tradição das cantigas de trabalho.
Chame atenção para essa imagem que retrata a oficina de trabalho das fiandeiras. Use a imagem para mostrar os objetos utilizados para fiar o algodão. E assista você, professor, este vídeo para saber mais sobre os objetos e o processo de fiar: https://www.youtube.com/watch?v=Y7qZT0ju5WQ. (Acesso em 15 de março de 2019)
Se achar pertinente, exiba aos alunos ou imprima a pintura Las Hilandeiras de Diego Velázquez, produzida em 1657 e exposta no Museu do Prado em Madrid:
Disponível em: http://virusdaarte.net/velazquez-as-fiandeiras/. Acesso em: 09 de janeiro de 2019.
Caso se sinta mais confortável, você pode substituir a cantiga sugerida acima pela disponível no link: Fiandeiras - Ilumiara - https://www.youtube.com/watch?v=1hyHQuk8Br4. (Acesso em 15 de março de 2019)
Letra disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/aMVWKRtZnsaXamyQK7R8hs3AZ6NgCh7zgfnPrzPpfFrx4eSenZG9kdgR5Y6p/his2-11und01-fiandeiras-ilumiara.pdf
Espera-se que os alunos compreendam com o canto de trabalho, a diferença de como os trabalhadores encaravam as jornadas de trabalho, e que com a análise do trabalho das fiandeiras entendam a complexidade e de se produzir um fio, e mais ainda, as peças de roupa.
Como adequar à sua realidade: Se na sua região tiver algum canto de fiandeira que seja popular, utilize-o. Isso aproxima ainda mais o conteúdo da realidade do aluno.
Para você saber mais: Para o trabalho nesta etapa ler os conteúdos disponíveis a seguir:
Fonte: Os saberes das tecedeiras e fiandeiras: narrativas e experiências, de Valtuir Moreira da Silva e Abadia Maria de Oliveira, disponível em: https://docplayer.com.br/52246665-Os-saberes-das-tecedeiras-e-fiandeiras-narrativas-e-experiencias-em-itapuranga-go.html. Acesso em: 24 de janeiro de 2019.
Fonte: Cantos, cantigas e canções de trabalho, de Henrique Autran Dourado, disponível em: http://blogdohenriqueautran.blogspot.com/2013/02/cantos-cantigas-e-cancoes-de-trabalho.html. Acesso em: 09 de janeiro de 2019.
Fonte: Entenda a importância das cantigas para as crianças, de Laís Semis, disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/11870/entenda-a-importancia-das-cantigas-para-as-criancas. Acesso em: 09 de janeiro de 2019.
Fonte: Youtube. Canto das Fiandeiras, de Casa de Farinha, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=vbDjBTzcNtY. Acesso em: 09 de janeiro de 2019.
Fonte: Youtube. Fiandeiras, de Grupo Ilumiara, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=1hyHQuk8Br4. Acesso em: 09 de janeiro de 2019.
Fonte: Wikicommons. VIII Encontro e Feira dos Povos do Cerrado. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Fiandeiras_do_Projeto_Veredas_(16213838036).jpg. Acesso em: 06 de março de 2019
Você ainda pode ver mais e se inspirar aqui:
Fonte: Quem canta…, de Rosana Maria Pichuti Gandolphi, disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/5200/quem-canta. Acesso em: 09 de janeiro de 2019.
Fonte da imagem do slide: Wikicommons. Fiandeiras do Projeto Veredas. VIII Encontro e Feira dos Povos do Cerrado. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Fiandeiras_do_Projeto_Veredas_(16213838036).jpg. Acesso em: 06 de março de 2019
Problematização
Tempo sugerido: 30 minutos.
Orientações:
Professor, no primeiro momento, peça para que toda a turma participe respondendo as perguntas:
- Qual o trabalho dos membros da sua casa?
- Onde você mora existem mais construções ou árvores?
- Existem indústrias na sua cidade? Museus? Feiras Culturais? Centro Histórico? Monumentos? Pontos Turísticos? Centros comerciais?
Vá anotando as respostas no quadro até que você perceba ser o suficiente para concluírem a questão principal: a atividade econômica principal da cidade.
Então leia com eles o diálogo do material complementar disponível no link: HIS2_10UND04 - Diálogo - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/K2XaCRxDR34mkDNYbcFtGZsXF8B8wewj753XwjPd9RPZtYaupSMPCnDyzCRN/his2-11und01-dialogo.pdf
Depois questione: Qual a principal forma de trabalho de Monte Sião?
Assim que responderem, complemente retomando o contexto do início da aula, fale sobre como o trabalho de fiar foi passado por gerações e que cresceu com o passar do tempo, se tornando a marca da cidade, que hoje é a capital nacional da moda tricô.
Agora, vamos analisar a principal forma de trabalho da sua cidade! Entregue as atividades do material complementar disponível aqui: HIS2_11UND01 - Completando o diálogo - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Va5vXK7uFy4cbdUYZQ72XRPvKdWBMkvYzkaXb8Eh3xuDNYkp5J7N6v8nwV8M/his2-11und01-completando-o-dialogo.pdf
Peça que realizem a primeira atividade em grupos de 3 a 4 alunos, respondendo a questão ao final do diálogo: Onde você mora e qual a forma de trabalho principal da sua cidade?
Confira com todos se chegaram na mesma resposta e auxilie para centralizar nas atividades econômicas mais importantes para a sua cidade.
Espera-se que a turma perceba a evolução das formas de trabalho, percebendo, que os conhecimentos sobre os trabalhos, também passam de uma geração a outra e fazem parte do crescimento e da história das cidades.
Como adequar à sua realidade: Dependendo do nível de alfabetização da sua turma, você pode adaptar estas atividades, trabalhando com todos juntos em todos momentos, fazendo a leitura em conjunto e também pode alterar para que ao invés de escrever a frase, eles desenhem a conclusão. Se dispuser de mais tempo, pode pedir que procurem uma fotografia, ou tragam de casa, principalmente se algum familiar trabalhar na área, para complementar o desenho.
Para você saber mais:
Fonte, Monte Sião (MG), de Wikipédia, disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Monte_Si%C3%A3o_(Minas_Gerais). Acesso em: 09 de janeiro de 2019.
Fonte: Comércio Monte Sião, de Portal comercial, disponível em: https://montesiaocomercio.com.br/a-cidade/. Acesso em: 09 de janeiro de 2019.
Fonte: Lucas do Rio Verde - Economia, Prefeitura de Lucas do Rio Verde, disponível em: http://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/portal/economia/economia.php. Acesso em: 09 de janeiro de 2019.
Fonte: Pedro Demo fala sobre educação pela pesquisa, de Nova Escola, disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/3881/pedro-demo-fala-sobre-educacao-pela-pesquisa. Acesso em: 24 de janeiro de 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 30 minutos.
Orientações: A cantiga e o canto de trabalho remetem ao passado, e analisando as formas de trabalho que existem em nossas cidades hoje, percebemos que foi a partir dessas atividades que se deu o desenvolvimento de cada região e do estilo de vida das pessoas que ali moram. Contudo, existe muita diferença na realização desses trabalhos antes e hoje. A cantiga e o canto de trabalho são exemplos de como as pessoas encaravam o trabalho antigamente. Mas e hoje, como é? Quais diferenças você identifica quando anda nas ruas, nas lojas, mercados? E quando escuta seus familiares? Como seria se atualmente ainda tivessem cantos de trabalho?
Em grupos, peça que os alunos componham um canto de trabalho analisando a postura dos trabalhadores de hoje, lembrando dos adultos que conhecem na escola, no bairro, e também familiares. Alguns pontos que podem ser destacados: a pressa pelo fim do expediente ou pelo fim de semana, o desânimo com as atividades, a individualidade.
Ao final desta aula, espera-se que os alunos tenham aprendido a importância da especificidade de cada forma de trabalho para a evolução e desenvolvimento das cidades que são hoje. E, como o crescimento e o passar do tempo afetaram também as pessoas, mudando a forma de encarar seus trabalhos, entendendo por fim, o canto de trabalho como praticamente extinto e incomum aos trabalhadores de hoje.
A elaboração de um canto de trabalho pode se tornar pouco produtivo dependendo do grau de alfabetização da turma e também do quão habituados estão com atividades musicais. Portanto, se atente, caso a sua turma não tenha contato com canções e trabalhos musicais, é importante que você utilize outra canção popular mais conhecida para que utilizem a melodia e o ritmo, como por exemplo, “Atirei o pau no gato”, “Borboletinha”, “Dona Aranha”. E caso não tenham tanta autonomia para escrever a letra, faça com toda a turma uma só canção, onde todos contribuem e você participa como escriba, anotando tudo no quadro.
Para você saber mais:
Fonte: Violeta Hemsy de Gainza fala sobre educação musical, de Paula Nadal, disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/857/violeta-hemsy-de-gainza-fala-sobre-educacao-musical. Acesso em: 24 de janeiro de 2019.
Fonte: Formas e sons a serviço do conteúdo na poesia, de Beatriz Santomauro, disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/1010/formas-e-sons-a-servico-do-conteudo-na-poesia. Acesso em: 24 de janeiro de 2019.
Fonte: Entenda a importância das cantigas para as crianças, de Laís Semis, disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/11870/entenda-a-importancia-das-cantigas-para-as-criancas. Acesso em: 24 de janeiro de 2019.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Whatsapp e PDF.
- Optativas: Google Meet, Google Classroom e YouTube.
Contexto
Neste plano o objetivo é aprender sobre o crescimento das cidades a partir das formas de trabalho e atividades econômicas da região. Se dispuser de momento síncrono, organize uma sala no Google Classroom (veja aqui como utilizá-lo) ou no Google Meet (como criar uma reunião online).
Peça aos estudantes para pesquisarem a imagem de Las Hilandeiras de Diego Velázquez, produzida em 1657 e exposta no Museu do Prado em Madrid (disponível aqui). Lance as seguintes questões, via áudio ou vídeo:
- Vocês sabem o que as mulheres da imagem estão fazendo?
- O trabalho que elas estão executando parece com algum que vocês já viram?
Aguarde as respostas do grupo. Se a atividade for realizada em um momento síncrono, solicite que respondam e debatam no coletivo. Se for em momento assíncrono, peça para gravarem um vídeo com as respostas.
Problematização
Compartilhe com os estudantes o arquivo de problematização. Peça que respondam:
- Onde você mora e qual a forma de trabalho principal da sua cidade?
Peça para compartilharem, via áudio, as respostas a que chegaram. Faça a mediação necessária para que alinhem uma mesma resposta. Auxilie os alunos para centralizarem os debates nas atividades econômicas mais importantes para a sua cidade.
Sistematização
Peça aos estudantes que vejam o vídeo “Canto das fiandeiras - Casa da farinha”. Se não for possível visualizarem o vídeo, grave um áudio cantando a canção. Na sequência, peça que os alunos também construam uma estrofe de 4 versos de uma música para representar a atividade econômica da sua região. Eles devem enviar os versos para o grupo da turma e gravar um vídeo cantando. Se a atividade for realizada em um momento síncrono, o vídeo deve ser enviado a turma. Se for em momento assíncrono, peça que os estudantes compartilhem os versos oralmente e faça a mediação do debate on-line.
Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes acessando e assistindo juntos a alguns vídeos como, por exemplo: Diferentes atividades econômicas e “Mapa do Brasil completo e suas regiões - Para crianças - vídeo educativo”.
Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF02HI02, EF03HI11, EF03HI12, EF02HI02 e habilidades conexas entre outros componentes EF01CI08.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Letícia Oliveira
Mentor: Alessandra Bremm
Especialista: Danielle da Silva Ferreira
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 2º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: O trabalho e a sustentabilidade na comunidade
Objeto (s) de conhecimento: A sobrevivência e a relação com a natureza
Habilidade(s) da BNCC: (EF02HI11) Identificar impactos no ambiente causados pelas diferentes formas de trabalho existentes na comunidade em que vive.
Palavras-Chave: Trabalho; Atividades econômicas; Desenvolvimento