Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02HI05 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Materias riscantes, cola e cartolina.
Material complementar: Confecção do meme https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CTbBPWjrtAraNz3tU6mG38dwf65pFcHHcJM9XpPBCwFCunC99TN9c38wdhU8/his1-03unid05-modelo-de-atividade.pdf
Para você saber mais: Aprender história deve ser estimulante e importante para os alunos. Logo é preciso compreender o que é História e como aplicá-la no nosso dia a dia. Para saber um pouco mais sobre o ensino de História nos anos iniciais do Ensino Fundamental leia o livro: “Ensino de história para o FUNDAMENTAL 1.” das autoras Maria Belintane e Adriane Santarosa
Objetivo
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para os alunos.
Nesta unidade busca-se desenvolver no aluno a identificação e a percepção de si e do outro, questionando a realidade, formulando problemas e traçando estratégias para resolvê-los. Como objeto de estudo, teremos nossa personalidade: quem sou eu? Do que eu gosto? Do que eu não gosto? Como são os meus amigos e professores? O que temos em comum?
Para você saber mais: Falar sobre inteligência emocional é fundamental para construção da identidade. A BNCC apresenta como competência para o Ensino Fundamental o autoconhecimento e o autocuidado. Para saber mais acesse: https://novaescola.org.br/bncc/conteudo/12/competencia-8-autoconhecimento-e-autocuidado (Acesso em 13 de março de 2014)
Leia também o livro “Tenho monstros na barriga” da autora Tânia Casarim.
Contexto
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Para iniciar a aula, organize a turma em roda e faça uma dinâmica, perguntando: quem é você? Cada criança irá ter uma resposta diferente, mas é provável que comecem com a mesma resposta: seu próprio nome. Faça outros questionamentos, como:
- Quantos anos você tem?
- O que gosta de fazer?
- O que não gosta de jeito nenhum ?
- O que você mais gosta em você?
- O que você sabe sobre sua história?
Essa dinâmica é legal para adaptação e integração do grupo, além de valorizar o universo do aluno, bem como sua história, seu modo de falar e seus hábitos. A partir daí perceberemos que todos nós temos uma história e sentimentos diferentes sobre ela, situando a criança em seu contexto e assim estimulando uma melhor convivência em sociedade.
Se houver condições, sugira que os alunos formem duplas. Assim, uma criança poderá entrevistar a outra, e depois apresentar a entrevista para o grupo.
Contexto
Tempo sugerido: 40 minutos
Orientações: Em seguida, apresente para os alunos a imagem acima. Leia as partes escritas para melhor compreensão das crianças. Converse sobre os memes e pergunte se elas já conhecem esse tipo de fonte e onde podemos encontrá-las.
Faça alguns questionamentos sobre a imagem:
- As imagens estão falando da mesma pessoa?
- Por que as ilustrações estão diferentes?
- Você se sente diferente quando troca de ambientes?
- Você age diferente em casa, na escola, em outros lugares? Ou você é igual?
Faça novamente as perguntas iniciais, mas insira as palavras acima.
- Quem é você em casa?
- Quem é você na escola?
- O que gosta de fazer com os seus amigos?
- O que gosta de fazer quando está sozinho?
Escute e acolha as respostas das crianças, valorizando suas interpretações. Espera-se que ao final da conversa, o aluno compreenda que agimos de formas variadas em ambientes diferentes, ou seja, em cada lugar que frequentamos precisamos ter um tipo de postura.
O meme foi adaptado da seguinte fonte, onde aparece usando linguagem imprópria para os alunos: http://blogdosmemes2.blogspot.com/2011/10/quem-sou-eu.html
Como adequar à sua realidade: Caso tenha uma turma agitada e com dificuldades em concentração, ou alunos com deficiência auditiva, por exemplo, proponha mímicas ou jogos teatrais como forma de resposta.
Para você saber mais: Algumas turmas apresentam um perfil muito agitado, com dificuldade em ouvir o próximo e respeitar sua vez de falar. Turmas como essas exigem uma postura mais flexível e dinâmica do educador, e constantes desafios. Para saber um pouco mais sobre turmas heterogênias acesse: https://novaescola.org.br/conteudo/7973/heterogeneidade-nas-turmas-e-o-desafio-constante-para-todos-os-alunos (Acesso em 13 de março de 2019)
Problematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Agora iremos fazer nosso próprio meme. Entregue para as crianças uma folha com repartições e indicações. Acesse o modelo aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CTbBPWjrtAraNz3tU6mG38dwf65pFcHHcJM9XpPBCwFCunC99TN9c38wdhU8/his1-03unid05-modelo-de-atividade.pdf
Solicite que o grupo faça um registro por meio de desenhos simbolizando como se sentem ou como agem nos ambientes indicados. Estimule-os a pensar nas ações que exercem sobre o ambiente, e sobre os sentimentos que essas ações nos causam. A intenção da atividade é que o aluno se sinta integrado a um contexto e com um papel necessário e útil a exercer. Além de perceber suas emoções ao refletir sobre os lugares que convive.
Enquanto professor, faça também a atividade, e convide outros funcionários da escola para participar. Assim, ao mostrar os resultados, as crianças terão outras perspectivas sobre o assunto.
Lembre-se de auxiliar os alunos na leitura dos ambientes. É possível dizer a eles: Faça uma ilustração que represente como você se percebe quando está sozinho, por exemplo.
Sistematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Agora, convide os alunos para mostrar suas produções para a turma. Essa é uma maneira de estimulá-los a refletir sobre as diferentes formas de pensar sobre o mesmo assunto. Aproveite para fazer uma análise dos resultados, comparando as ilustrações dos alunos e dos professores e/ou funcionários nos ambientes em comum, como a escola por exemplo.
Após as apresentações, converse com os alunos sobre os sentimentos representados, nomeando-os quando necessário. Construa com os alunos a tabela dos sentimentos. Divida uma cartolina, ao meio. De um lado ficam os sentimentos positivos, do outro os sentimentos negativos. As ilustrações podem ser feitos por meio de colagens, pinturas, desenhos ou até mesmo palavras, caso algum aluno sinta-se a vontade.
Incentive os alunos a conversar sobre esses sentimentos. Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, as crianças precisam de auxílio para conhecer, reconhecer e lidar com os próprios sentimentos, sejam eles positivos ou não. Com uma atividade como essa, contribuímos com a construção de identidade e pertencimento ao local que se vive, desenvolvendo maior empatia e solidariedade.
Como adequar à sua realidade: Caso a turma tenha situações inclusivas, aproveite para falar sobre o cuidado e a importância do respeito com pessoas que possuem algum tipo de limitação, conscientizando o grupo.