Modelo de atividade
Plano de Aula
Plano de aula: Quem sou eu?
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Responsabilidades na família, na escola e na comunidade
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02HI05 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Materias riscantes, cola e cartolina.
Material complementar: Confecção do meme https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CTbBPWjrtAraNz3tU6mG38dwf65pFcHHcJM9XpPBCwFCunC99TN9c38wdhU8/his1-03unid05-modelo-de-atividade.pdf
Para você saber mais: Aprender história deve ser estimulante e importante para os alunos. Logo é preciso compreender o que é História e como aplicá-la no nosso dia a dia. Para saber um pouco mais sobre o ensino de História nos anos iniciais do Ensino Fundamental leia o livro: “Ensino de história para o FUNDAMENTAL 1.” das autoras Maria Belintane e Adriane Santarosa
Objetivo
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para os alunos.
Nesta unidade busca-se desenvolver no aluno a identificação e a percepção de si e do outro, questionando a realidade, formulando problemas e traçando estratégias para resolvê-los. Como objeto de estudo, teremos nossa personalidade: quem sou eu? Do que eu gosto? Do que eu não gosto? Como são os meus amigos e professores? O que temos em comum?
Para você saber mais: Falar sobre inteligência emocional é fundamental para construção da identidade. A BNCC apresenta como competência para o Ensino Fundamental o autoconhecimento e o autocuidado. Para saber mais acesse: https://novaescola.org.br/bncc/conteudo/12/competencia-8-autoconhecimento-e-autocuidado (Acesso em 13 de março de 2014)
Leia também o livro “Tenho monstros na barriga” da autora Tânia Casarim.
Contexto
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Para iniciar a aula, organize a turma em roda e faça uma dinâmica, perguntando: quem é você? Cada criança irá ter uma resposta diferente, mas é provável que comecem com a mesma resposta: seu próprio nome. Faça outros questionamentos, como:
- Quantos anos você tem?
- O que gosta de fazer?
- O que não gosta de jeito nenhum ?
- O que você mais gosta em você?
- O que você sabe sobre sua história?
Essa dinâmica é legal para adaptação e integração do grupo, além de valorizar o universo do aluno, bem como sua história, seu modo de falar e seus hábitos. A partir daí perceberemos que todos nós temos uma história e sentimentos diferentes sobre ela, situando a criança em seu contexto e assim estimulando uma melhor convivência em sociedade.
Se houver condições, sugira que os alunos formem duplas. Assim, uma criança poderá entrevistar a outra, e depois apresentar a entrevista para o grupo.
Contexto
Tempo sugerido: 40 minutos
Orientações: Em seguida, apresente para os alunos a imagem acima. Leia as partes escritas para melhor compreensão das crianças. Converse sobre os memes e pergunte se elas já conhecem esse tipo de fonte e onde podemos encontrá-las.
Faça alguns questionamentos sobre a imagem:
- As imagens estão falando da mesma pessoa?
- Por que as ilustrações estão diferentes?
- Você se sente diferente quando troca de ambientes?
- Você age diferente em casa, na escola, em outros lugares? Ou você é igual?
Faça novamente as perguntas iniciais, mas insira as palavras acima.
- Quem é você em casa?
- Quem é você na escola?
- O que gosta de fazer com os seus amigos?
- O que gosta de fazer quando está sozinho?
Escute e acolha as respostas das crianças, valorizando suas interpretações. Espera-se que ao final da conversa, o aluno compreenda que agimos de formas variadas em ambientes diferentes, ou seja, em cada lugar que frequentamos precisamos ter um tipo de postura.
O meme foi adaptado da seguinte fonte, onde aparece usando linguagem imprópria para os alunos: http://blogdosmemes2.blogspot.com/2011/10/quem-sou-eu.html
Como adequar à sua realidade: Caso tenha uma turma agitada e com dificuldades em concentração, ou alunos com deficiência auditiva, por exemplo, proponha mímicas ou jogos teatrais como forma de resposta.
Para você saber mais: Algumas turmas apresentam um perfil muito agitado, com dificuldade em ouvir o próximo e respeitar sua vez de falar. Turmas como essas exigem uma postura mais flexível e dinâmica do educador, e constantes desafios. Para saber um pouco mais sobre turmas heterogênias acesse: https://novaescola.org.br/conteudo/7973/heterogeneidade-nas-turmas-e-o-desafio-constante-para-todos-os-alunos (Acesso em 13 de março de 2019)
Problematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Agora iremos fazer nosso próprio meme. Entregue para as crianças uma folha com repartições e indicações. Acesse o modelo aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CTbBPWjrtAraNz3tU6mG38dwf65pFcHHcJM9XpPBCwFCunC99TN9c38wdhU8/his1-03unid05-modelo-de-atividade.pdf
Solicite que o grupo faça um registro por meio de desenhos simbolizando como se sentem ou como agem nos ambientes indicados. Estimule-os a pensar nas ações que exercem sobre o ambiente, e sobre os sentimentos que essas ações nos causam. A intenção da atividade é que o aluno se sinta integrado a um contexto e com um papel necessário e útil a exercer. Além de perceber suas emoções ao refletir sobre os lugares que convive.
Enquanto professor, faça também a atividade, e convide outros funcionários da escola para participar. Assim, ao mostrar os resultados, as crianças terão outras perspectivas sobre o assunto.
Lembre-se de auxiliar os alunos na leitura dos ambientes. É possível dizer a eles: Faça uma ilustração que represente como você se percebe quando está sozinho, por exemplo.
Sistematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Agora, convide os alunos para mostrar suas produções para a turma. Essa é uma maneira de estimulá-los a refletir sobre as diferentes formas de pensar sobre o mesmo assunto. Aproveite para fazer uma análise dos resultados, comparando as ilustrações dos alunos e dos professores e/ou funcionários nos ambientes em comum, como a escola por exemplo.
Após as apresentações, converse com os alunos sobre os sentimentos representados, nomeando-os quando necessário. Construa com os alunos a tabela dos sentimentos. Divida uma cartolina, ao meio. De um lado ficam os sentimentos positivos, do outro os sentimentos negativos. As ilustrações podem ser feitos por meio de colagens, pinturas, desenhos ou até mesmo palavras, caso algum aluno sinta-se a vontade.
Incentive os alunos a conversar sobre esses sentimentos. Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, as crianças precisam de auxílio para conhecer, reconhecer e lidar com os próprios sentimentos, sejam eles positivos ou não. Com uma atividade como essa, contribuímos com a construção de identidade e pertencimento ao local que se vive, desenvolvendo maior empatia e solidariedade.
Como adequar à sua realidade: Caso a turma tenha situações inclusivas, aproveite para falar sobre o cuidado e a importância do respeito com pessoas que possuem algum tipo de limitação, conscientizando o grupo.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
HIS1_03UND05
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Arquivos em PDF, print de tela, WhatsApp.
- Optativas: Google Meet, Google Classroom, Zoom.
Contexto
O objetivo deste plano é perceber que temos sentimentos e histórias diferentes. Considerando que as crianças estão em processo de alfabetização, você pode optar por compartilhar um arquivo de áudio ou, se elas já estiverem alfabetizadas, um texto com as perguntas escritas todas em maiúsculo. Envie, preferencialmente, via Whatsapp, pois é uma ferramenta mais funcional para os estudantes manusearem sozinhos. Se for possível, realize a atividade de forma síncrona. Você pode organizar uma sala de aula no Google Classroom (veja aqui como criar e postar atividades: https://youtu.be/UkAkcYOYmDU) ou fazer um momento síncrono no Google Meet (aprenda a criar uma reunião online: https://youtu.be/UkAkcYOYmDU?t=7200). Escolha alguns estudantes para responderem as questões que serão postas. Dê os comandos no momento síncrono ou mande um áudio em momento assíncrono. Questione os estudantes selecionados:
- Quantos anos você tem?
- O que gosta de fazer?
- O que não gosta de jeito nenhum?
- O que você mais gosta em você?
- O que você sabe sobre sua história?
Peça que os estudantes que você escolheu enviem vídeos de, no máximo, 1min30s respondendo às questões, socializando com os colegas.
Problematização
Em seguida, compartilhe o arquivo de problematização (acesse aqui). Envie um áudio ou vídeo mostrando o arquivo de problematização e perguntando o que eles entendem sobre ele. O “meme” indica que temos um comportamento ou uma “identidade” diferente em cada espaço que ocupamos. Dê um tempo para que eles respondam e solicite que as respostas sejam enviadas via áudio com, no máximo, 40 segundos de duração para otimizar o acompanhamento.
Sistematização
Por fim, envie para os estudantes o arquivo de sistematização (disponível aqui). Peça a eles que façam seus próprios “memes”. Atente para que eles percebam os sentimentos diferentes em situações distintas. Solicite que gravem um vídeo de, no máximo, 01 minuto para socializarem as produções.
Convite às famílias
As famílias podem colaborar lendo para as crianças o livro “Tenho monstros na barriga”, da autora Tânia Casarim. O vídeo “Inteligência emocional e flexibilidade” (disponível em https://www.youtube.com/watch?v=Nktuy9p4hro) ajuda os estudantes a compreenderem o sentido da cooperação e a necessidade de colocar-se no lugar do outro.
Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades HIS104UND e HIS108UND. Você também pode dialogar com as habilidades de outros componentes curriculares: EF69AR15 e EF02ER02.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Mariane dos Santos
Mentor: Graciele Fabricio
Especialista: Danielle da Silva Ferreira
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 1º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: Mundo pessoal: Meu lugar no mundo
Objeto (s) de conhecimento: As diferentes formas de organização da família e da comunidade: os vínculos pessoais e as relações de amizade
Habilidade(s) da BNCC: (EF01HI03) Descrever e distinguir os seus papéis e responsabilidades relacionados à família, à escola e à comunidade.
Palavras Chave: Identidade; Respeito; Responsabilidade; Sentimento
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