Sugestões de imagens
Plano de Aula
Plano de aula: Casa, escola e praça - Vários tamanhos, diferentes arquiteturas
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Hábitos e regras em casa, na escola e na comunidade
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02HI05 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Materiais riscantes, cartolinas ou folhas de sulfite A4.
Para você saber mais: Este plano usa bastante o desenho como forma de representação do conhecimento construído. Para saber um pouco mais sobre a importância dos desenhos, acesse aqui: https://novaescola.org.br/conteudo/121/o-desenho-e-o-desenvolvimento-das-criancas (Acesso em 26 de março de 2019)
Objetivo
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para os alunos.O objetivo desta aula é que os alunos possam identificar as diferenças entre os variados ambientes de vivência: doméstico, escolar e da comunidade.
Pergunte aos alunos se eles conhecem esses três ambientes. Peça que os alunos façam pequenas observações sobre os três. Ao longo da aula vamos esclarecer os termos utilizando os espaços: casa, escola e praça, comparando suas estruturas físicas, percebendo e explorando os diferentes tamanhos, arquiteturas e mobiliários.
Contexto
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações: Converse com as crianças sobre os espaços que convivemos em três momentos.
Momento 1- Doméstico
Questione os alunos sobre esse lugar. Apesar da palavra ser de uso frequente, é comum que as crianças associem o termo à animais, por exemplo. Porém logo vão descobrir que esse é um ambiente que conhecem muito bem.
Procure com o grupo o significado da palavra em um dicionário, assim o conceito ficará mais claro. Em seguida, solicite que os alunos façam um desenho representando uma casa ou apartamento:
- Quantas pessoas moram com você?
- Sua residência é casa ou apartamento?
- Tem algo que você só possa fazer na sua casa? Por quê?
- Qualquer pessoa frequenta a sua casa? Por quê?
- Para que serve um lar?
Espera-se que ao final dessa primeira conversa o grupo tenha a clareza sobre a privacidade doméstica, bem como a segurança e o conforto.
Momento 2 - Escola
A escola é um ambiente coletivo e com muitas histórias para contar. Faça questionamentos que estimulem uma pesquisa em torno da escola. Instigue os alunos a buscar informações sobre esse espaço, para isso sugira a biblioteca da escola ou um passeio dentro da escola, por exemplo.
- Qual o nome da sua escola?
- Ela já existe há muito tempo?
- Essa escola sempre foi no mesmo lugar?
- Quem frequenta esse espaço? Por quê?
- Para que serve uma escola?
Ao final desse momento, as crianças irão conhecer um pouco melhor desse ambiente que frequentam todos os dias, além de perceber sua função social.
Momento 3- Praça
O significado da palavra praça pode ser variado. Retome o dicionário com os alunos e procurem o termo. Após prévia explicação, converse com os alunos sobre esse espaço:
- Você já conhece uma praça? Já frequentou ou frequenta?
- O que podemos fazer em uma praça?
- O que não podemos fazer?
- Quem pode frequentar esse ambiente?
- Precisamos usar uniforme para frequentar uma praça? Por quê?
- Para que serve uma praça?
Ao final desse momento, as crianças irão apresentar suas conclusões e conhecimentos sobre esse ambiente, percebendo a diferença entre os ambientes que são reservados e privados de ambientes públicos.
Problematização
Tempo sugerido: 50 minutos
Orientações: Fotografe a fachada da sua escola, de uma praça perto e alguma residência. Apresente para os alunos as fotografias dos três ambientes . Questione aos alunos sobre o reconhecimento fotográfico dos espaços apresentados e discutidos. Caso julgar necessário, disponha de algumas imagens neste link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ustFZfWwwvjbCfZZNMuxBTmK7fRAquYQzEvHyhqkmTDbFpdc8Stz5NtFBQw6/his1-04und04-sugestoes-de-imagens.pdf
- O que caracteriza essas imagens para serem diferenciadas?
Agora converse com os alunos sobre as construções nesses lugares e sobre plantas.
- Vocês sabem o que é uma planta?
É comum que no primeiro momento os alunos respondam que plantas são elementos da natureza, por exemplo. Converse com o grupo sobre as plantas dentro da arquitetura. Apresente algumas imagens de plantas para ilustrar. Você pode utilizar plantas dos lugares da sala de aula, por exemplo, ou caso haja disponibilidade a planta da própria escola. Para acessar modelos de plantas clique aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/t3dkydzbUZ3Pt6uyesrpRHB5NUJeuuX6kgDryTDnshxF5Q8wnAYVkXYJpDHk/his1-04und04-sugestao-de-planta.pdf
Explique que todas as construções precisam ser previamente desenhadas. É importante lembrar, que a conversa sobre plantas serve apenas para ilustrar os momentos de construção desses ambientes.
Separe a turma em duplas e solicite que cada dupla faça uma representação gráfica de um desses espaços por meio de desenhos, ou seja, um aluno faz a representação de uma escola e outro de uma praça. Pergunte às crianças sobre suas percepções do espaço. Por exemplo:
- Qual espaço precisa ficar maior em seu desenho? Por quê?
- Algum espaço terá desenhos de escada?
Adeque às perguntas de acordo com as características das fotografias.
Converse com o grupo e explique neste momento não iremos representar as residências, uma vez que cada aluno tem sua própria casa com suas características particulares.
Sistematização
Tempo sugerido:20 minutos
Orientações: Distribua a cada criança uma foto da fachada da escola em preto e branco e sugira que cada um faça uma versão colorida. Os alunos podem utilizar lápis de cor, por exemplo. Coloque também a fotografia de uma praça para fazer o mesmo trabalho. Solicite que desta vez, as crianças acrescentem alguns brinquedos através de desenhos. Converse sobre como eles imaginariam essa praça. Por fim, faça uma pequena exposição na entrada na escola.
Como adequar a sua realidade: Se possível, use uma foto de praça da sua cidade.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
HIS1_04UND04
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Arquivos em PDF, print de tela, WhatsApp.
- Optativas: Google Meet. Hangout, Zoom, Padlet.
Contexto
Neste plano o objetivo é conhecer os ambientes que vivemos: doméstico, escolar e da comunidade. Considerando que as crianças estão em processo de alfabetização, você pode optar por compartilhar um arquivo de áudio ou, se elas já estiverem alfabetizadas, o texto com as perguntas a seguir escritas todas em maiúsculo. Envie preferencialmente via Whatsapp, pois é uma ferramenta mais funcional para que os estudantes manuseiem sozinhos. Para esta atividade você precisará separar a turma em 3 grupos de temáticas específicas: doméstico, escola e praça.
Para o grupo DOMÉSTICO, envie as seguintes questões:
- A maioria do grupo mora em casa ou apartamento?
- Tem algo que você só possa fazer na sua casa? Por quê?
- Qualquer pessoa frequenta a sua casa? Por quê?
- Para que serve um lar?
Para o grupo ESCOLA, envie as seguintes questões:
- Qual o nome da sua escola?
- Você acha que ela já existe há muito tempo?
- Essa escola sempre foi no mesmo lugar?
- Quem frequenta esse espaço? Por quê?
- Para que serve uma escola?
Para o grupo PRAÇA, envie as seguintes questões:
- O que podemos fazer em uma praça? Para que ela serve?
- O que não podemos fazer?
- Quem pode frequentar esse ambiente?
- Precisamos usar uniforme para frequentar uma praça? Por quê?
Dê um tempo para que eles possam conversar em chats privados. Escolha representantes dos grupos e peça que socializem no grupo da turma as impressões que elaboraram. Se dispuser de momento síncrono, você pode ainda organizar uma sala de aula no Google Classroom (aprenda a criar e postar atividades: https://youtu.be/UkAkcYOYmDU), ou fazer um momento síncrono no Google Meet (veja como criar uma reunião online https://youtu.be/UkAkcYOYmDU?t=7200) e pedir uma apresentação do grupo baseado nas questões propostas.
Problematização
Para essa etapa compartilhe o arquivo de problematização (acesse aqui). Solicite que todos os estudantes desenhem a escola que estudam, uma praça que conheçam e as suas casas. Caso você já tenha trabalhado representações geográficas, especialmente produção de plantas cartográficas, peça para que os estudantes façam uma planta da sua casa, seguindo este arquivo. Solicite que os estudantes compartilhem fotos das produções e escolha algumas para comentar via áudio ou vídeo.
Sistematização
Nesta etapa você precisará de uma foto da fachada da escola. Esta atividade é importante, inclusive para que os estudantes não percam o vínculo com o ambiente escolar. Compartilhe com os estudantes o arquivo com a fotografia em preto e branco. Por áudio, vídeo ou videochamada, sugira que cada um faça uma versão colorida. Os alunos podem utilizar lápis de cor, por exemplo. Coloque também a fotografia de uma praça para fazer o mesmo trabalho. Solicite que desta vez, as crianças acrescentem alguns brinquedos através de desenhos. Após isso, peça que os estudantes possam compartilhar no grupo da turma fotos das produções ou faça um mural no Padlet (veja como fazer um https://youtu.be/ahrXd0Kqwso).
Convite às famílias
As famílias podem ajudar as crianças escutando audiobooks com as crianças. Uma opção é o canal Bisnaga Kids e o vídeo “O bairro do Marcelo” (disponível em https://www.youtube.com/watch?v=KPhrkI008QA). Caso tenha acesso, sugerimos a leitura do livro de mesmo nome de autoria de Ruth Rocha.
Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF01HI03 e EF02HI02. Você também pode dialogar com as habilidades de outros componentes curriculares: EF01GE03, EF01CI08, EF15AR05, EF15AR03, EF69AR15, EF01ER01 e EF01ER02.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Mariane dos Santos
Mentor: Graciele Fabricio
Especialista: Danielle da Silva Ferreira
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 1º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: Mundo pessoal: meu lugar no mundo
Objeto(s) de conhecimento: A escola e a diversidade do grupo social envolvido
Habilidade(s) da BNCC: (EF01HI04) Identificar as diferenças entre os variados ambientes em que vive (doméstico, escolar e da comunidade), reconhecendo as especificidades dos hábitos e das regras que os regem.
Palavras Chave: Escola; Arquitetura; Ambientes; Moradia