Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
HIS1_04UND02
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Arquivos em PDF, print de tela, WhatsApp, YouTube.
- Optativas: Google Meet. Hangout, Zoom.
Contexto
Neste plano o objetivo é construir e perceber regras que ajudam a conviver em comunidade. Considerando que as crianças estão em processo de alfabetização, você pode optar por compartilhar um arquivo de áudio ou, se elas já estiverem alfabetizadas, o texto com as perguntas escritas todas em maiúsculo. Envie preferencialmente via Whatsapp, pois é uma ferramenta mais funcional para os estudantes manusearem sozinhos. Compartilhe com os estudantes o vídeo “Nervosinho” (disponível em https://www.youtube.com/watch?v=MmIdhyncdT4&feature=youtu.be). Repasse via arquivo de áudio, vídeo ou em momento síncrono, as questões abaixo. Você pode organizar uma sala de aula no Google Classroom (veja aqui como criar e postar atividades: https://youtu.be/UkAkcYOYmDU) ou fazer um momento síncrono no Google Meet (aprenda a criar uma reunião online: https://youtu.be/UkAkcYOYmDU?t=7200). Questione:
- Por que você acha que o menino estava agitado?
- Você concorda com as posturas iniciais do menino? Por quê?
- Por que o pai de Fabinho disse que o peixe era parecido com ele?
- Quais eram os sentimentos que Fabinho demonstrava?
Solicite aos estudantes que produzam e depois compartilhem no grupo da turma um arquivo de áudio respondendo as seguintes questões:
- Você também já se sentiu nervosinho? Quando?
- Quais questões do desenho que representam sua família?
Peça que socializem no grupo da turma as impressões que elaboraram a partir dos questionamentos.
Problematização
Envie um arquivo de áudio aos estudantes perguntando aos mesmos sobre comportamentos inadequados em determinados ambientes, questione:
- Como devemos nos comportar em uma biblioteca? Podemos falar alto?
- Quais são as regras da sua sala de aula?
Outros exemplos podem ser usados, como hospitais, na prática de esportes, etc. Espere as respostas. Oriente para responderem em arquivo de áudio com duração máxima de 01 minuto.
Sistematização
Por áudio, vídeo ou videochamada, peça aos estudantes que respondam o arquivo de sistematização (disponível aqui) As crianças também poderão fazer ilustrações representando o comportamento nos referidos lugares, para melhor visualização e compreensão. Ao final, solicite que as crianças mandem fotos das produções para a socialização no grupo.
Convite às famílias
As famílias podem ajudar as crianças lendo alguns livros e vendo filmes com os estudantes. O vídeo “Cidadania para crianças” (disponível em https://www.youtube.com/watch?v=_59EhLcPppI) colabora para que as crianças observem a importância de alimentar bons comportamentos para uma convivência harmoniosa em sociedade.
Outras Sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF01HI03 e EF02HI02. Você também pode dialogar com as habilidades de outros componentes curriculares: EF01GE03, EF01CI08, EF15AR05, EF15AR03, EF69AR15, EF01ER01 e EF01ER02.