GEO2_09UND04 - Modelo para Maquete
Plano de Aula
Plano de aula: Trabalhando a localização e os pontos de referência
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Alfabetização cartográfica: percepção dos lugares de vivência e suas formas de representação.
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02GE09 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Para a realização deste plano de aula será necessário a utilização da imagem do slide 4, se não for possível projetar essa imagem o professor deverá trazê-la impressa ou substituir por outra imagem clara da rosa dos ventos. Além da imagem será necessário juntar materiais recicláveis para a construção da maquete (caixas de fósforo, garrafinhas pet, tampinhas de garrafa, palitos de sorvete e bases de papelão). Proponha para a turma em uma aula anterior que tragam materiais recicláveis na próxima aula irão realizar uma atividade utilizando estes materiais. Além destes materiais será necessário a impressão do modelo que os alunos deverão seguir para a construção da maquete, o link está disponível no material complementar, mas se não for impossível fazer a impressão faça o desenho em uma folha de sulfite e traga para ser usado no dia da atividade.
Material complementar:
Modelo para maquete:
Modelo de perguntas e possíveis respostas:
Para você saber mais:
OLIVEIRA, B.R.; MALANSKI, L.M. O uso da maquete no ensino da geografia. Extensão em Foco, Curitiba, n.2, p.181-189, jul/dez 2008. Editora da UFPR. Disponível em: <https://revistas.ufpr.br/extensao/article/view/24783/16618>. Acesso em: 30 mai 2019.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete ou escreva o tema no quadro.
Se não for possível projetar ou escrever, fale qual será o tema da aula para os alunos. Pergunte aos alunos:
- O que vocês fazem quando estão procurando um caminho e não encontram e percebem que estão perdidos?
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA