Plano de Aula

Plano de aula: Trabalhando a localização e os pontos de referência

Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Alfabetização cartográfica: percepção dos lugares de vivência e suas formas de representação.

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02GE09 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Para a realização deste plano de aula será necessário a utilização da imagem do slide 4, se não for possível projetar essa imagem o professor deverá trazê-la impressa ou substituir por outra imagem clara da rosa dos ventos. Além da imagem será necessário juntar materiais recicláveis para a construção da maquete (caixas de fósforo, garrafinhas pet, tampinhas de garrafa, palitos de sorvete e bases de papelão). Proponha para a turma em uma aula anterior que tragam materiais recicláveis na próxima aula irão realizar uma atividade utilizando estes materiais. Além destes materiais será necessário a impressão do modelo que os alunos deverão seguir para a construção da maquete, o link está disponível no material complementar, mas se não for impossível fazer a impressão faça o desenho em uma folha de sulfite e traga para ser usado no dia da atividade.

Material complementar:

Modelo para maquete:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rqFJ9YVYZu749YmjQzHmrbZsQBHRMzAdRUqQjxdD8saVXWDPf9YcSwfK4NVB/geo2-09und04-modelo-para-maquete.pdf

Modelo de perguntas e possíveis respostas:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AxycE3vxkXYzhGxbk6yreTGTdm9qJavVvMnz3WbsTs29BkNcDnPh8YGpGRuW/geo2-09und04-modelos-de-perguntas-e-possiveis-respostas.pdf

Para você saber mais:

OLIVEIRA, B.R.; MALANSKI, L.M. O uso da maquete no ensino da geografia. Extensão em Foco, Curitiba, n.2, p.181-189, jul/dez 2008. Editora da UFPR. Disponível em: <https://revistas.ufpr.br/extensao/article/view/24783/16618>. Acesso em: 30 mai 2019.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete ou escreva o tema no quadro.

Se não for possível projetar ou escrever, fale qual será o tema da aula para os alunos. Pergunte aos alunos:

  • O que vocês fazem quando estão procurando um caminho e não encontram e percebem que estão perdidos?

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA