GEO2_09UND04 - Modelo para Maquete
Plano de Aula
Plano de aula: Trabalhando a localização e os pontos de referência
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Alfabetização cartográfica: percepção dos lugares de vivência e suas formas de representação.
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02GE09 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Para a realização deste plano de aula será necessário a utilização da imagem do slide 4, se não for possível projetar essa imagem o professor deverá trazê-la impressa ou substituir por outra imagem clara da rosa dos ventos. Além da imagem será necessário juntar materiais recicláveis para a construção da maquete (caixas de fósforo, garrafinhas pet, tampinhas de garrafa, palitos de sorvete e bases de papelão). Proponha para a turma em uma aula anterior que tragam materiais recicláveis na próxima aula irão realizar uma atividade utilizando estes materiais. Além destes materiais será necessário a impressão do modelo que os alunos deverão seguir para a construção da maquete, o link está disponível no material complementar, mas se não for impossível fazer a impressão faça o desenho em uma folha de sulfite e traga para ser usado no dia da atividade.
Material complementar:
Modelo para maquete:
Modelo de perguntas e possíveis respostas:
Para você saber mais:
OLIVEIRA, B.R.; MALANSKI, L.M. O uso da maquete no ensino da geografia. Extensão em Foco, Curitiba, n.2, p.181-189, jul/dez 2008. Editora da UFPR. Disponível em: <https://revistas.ufpr.br/extensao/article/view/24783/16618>. Acesso em: 30 mai 2019.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete ou escreva o tema no quadro.
Se não for possível projetar ou escrever, fale qual será o tema da aula para os alunos. Pergunte aos alunos:
- O que vocês fazem quando estão procurando um caminho e não encontram e percebem que estão perdidos?
Contextualização
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Projete ou mostre a imagem contida no slide. Pergunte a sala como eles fazem para explicar o caminho quando alguém pergunta. O que usam como ponto de referência? Pergunte se alguém sabe o que isso significa.
Explique que o ponto de referência é um lugar bem conhecido pela maioria das pessoas daquele lugar, e normalmente perguntamos, você conhece este lugar, se a resposta for afirmativa explicamos a partir de lá o caminho até o ponto de chegada. Este lugar é chamado de ponto de referência pois será um local conhecido e servirá como um novo ponto de partida e a partir dele a pessoa terá que prestar atenção na explicação para então entender como chegar ao destino escolhido.
Se os alunos ainda ficarem confusos, use como exemplo um ponto na cidade onde moram. Escolha como ponto de referência algo bem conhecido na cidade, como um supermercado, escola ou cinema e a partir dele explique como chegar a um outro lugar.
Problematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Projete ou mostre a imagem contida no slide e pergunte a sala se alguém conhece este símbolo.
Explique que esta é uma rosa dos ventos e representa os pontos cardeais. Estes pontos foram criados para ajudar na localização e usa o sol como referência. O nascer do sol é o lado leste e o pôr do sol é o lado oeste. A rosa dos ventos é usada em mapas para ajudar na localização de um ponto, pois ela indica qual orientação devemos seguir.
Explique que quando mostramos um caminho a alguém, usamos os pontos de referência pois são mais próximos facilitando o entendimento, mas quando estamos usando um mapa muitas vezes é impossível usar apenas um ponto de referência para achar a localização, por isso usamos a rosa dos ventos para encontrar a direção que procuramos.
Pergunte a sala se já pensaram como era se localizar antigamente, quando ainda não existiam instrumentos como as bússolas e os GPSs? Como as pessoas se localizavam quando estavam no mar, nas florestas ou num deserto? A idéia neste momento é que os alunos pensem na localização pelo sol, pelas estrelas, pelo vento e outros elementos naturais.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 18 minutos
Orientações: Projete o slide ou diga o que está contido nele. Diga que agora vamos nos tornar engenheiros e vamos construir uma cidade. Quando os engenheiros vão construir algo ele geralmente possuem uma planta, que é um desenho daquilo que terão que construir. Nós faremos a mesma coisa.
Distribua um desenho com o modelo da cidade (disponível abaixo) e a partir deste modelo os alunos irão construir uma maquete de uma pequena cidade. Explique que uma maquete e a representação de um lugar só que de um tamanho menor. Será usada como base um pedaço de papelão e todo o resto será feito de material reciclável trazido pelos alunos durante a semana anterior.
Modelo para maquete:
Como adequar à sua realidade: Se a sala for muito numerosa o professor poderá separar a sala em dois ou três grupos para facilitar a participação de todos. Se este plano for usado numa escola rural o professor poderá substituir o modelo de planta usada por uma representando as moradia e plantações se aproximando mais da realidade da escola.
Para você saber mais:
OLIVEIRA, B.R.; MALANSKI, L.M. O uso da maquete no ensino da geografia. Extensão em Foco, Curitiba, n.2, p.181-189, jul/dez 2008. Editora da UFPR. Disponível em: <https://revistas.ufpr.br/extensao/article/view/24783/16618>. Acesso em: 30 mai 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações: Projete ou diga a frase contida no slide.
Explique que agora que a maquete está pronta, eles terão que descrever os caminhos de um ponto até o outro escolhidos pelo professor. Terão usar a rosa dos ventos para dar a direção e os pontos de referência para facilitar a localização. Por exemplo: Estou na praça central como chego ao açougue? Resposta: Siga ao norte até a quitanda, passe por ela e o açougue estará logo depois.
Escolha seus próprios pontos ou use os pontos sugeridos no material complementar.
Modelo de perguntas e possíveis respostas:
Materiais Complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: WhatsApp ou e-mail e celular, tablet ou computador com webcam para gravação de vídeos e áudios
- Optativas: Google Classroom, Google Docs e Youtube
Valores trabalhados
- Protagonismo
- Cidadania
Apresentação do tema da aula (25 minutos)
O objetivo deste plano de aula é que os alunos identifiquem elementos que possam ser usados como pontos de referência ao trabalhar as direções através da rosas dos ventos em maquetes (visão vertical). Fica a sugestão do uso de ferramentas tecnológicas como o WhatsApp e o e-mail para o envio das atividades. Caso a escola esteja utilizando o Google Classroom, o envio poderá ser feito através da plataforma. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona.
Envie aos alunos o slide de apresentação que se encontra no plano original. Grave e envie um vídeo perguntando aos alunos o que eles fazem quando estão procurando um caminho e não o encontram e percebem que estão perdidos.
Contextualização (30 minutos)
Envie à turma o slide de contextualização que se encontra no plano de aula original. Grave e envie um vídeo, contextualizando a aula. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona.
Pergunte aos alunos como eles explicam o caminho quando alguém pergunta. O que usam como ponto de referência? Pergunte se alguém sabe o que isso significa.
Explique que o ponto de referência é um lugar conhecido pela maioria das pessoas daquela região que usamos para explicar o caminho até um determinado ponto de chegada. Este lugar é chamado de ponto de referência pois servirá como um novo ponto de partida e, a partir dele, a pessoa terá que prestar atenção na explicação para então entender como chegar ao destino.
Se os alunos ainda ficarem confusos, use como exemplo um ponto na cidade onde moram. Escolha como ponto de referência algo bem conhecido, como um supermercado, escola ou cinema e, a partir dele, explique como chegar a um outro lugar. Você também pode enviar imagens de pontos de referência da cidade para ilustrar este momento.
Problematização (60 minutos - assincronamente)
Nesta etapa, grave um vídeo com as orientações conceituais. Explique que a imagem que consta no plano original é uma rosa dos ventos e representa os pontos cardeais. Esses pontos foram criados para ajudar na localização e usam o sol como referência. O nascer do sol indica o lado leste e o pôr do sol, o oeste. A rosa dos ventos é usada em mapas para ajudar na localização de um ponto, pois ela indica qual orientação devemos seguir.
Explique que quando mostramos um caminho a alguém, usamos os pontos de referência, mas quando estamos com um mapa, muitas vezes é impossível partir de um ponto de referência e, por isso, utilizamos a rosa dos ventos para encontrar a direção que procuramos.
Pergunte se eles já pensaram em como era se localizar antigamente, quando ainda não existiam instrumentos como as bússolas e os GPSs. Como as pessoas se localizavam quando estavam no mar, nas florestas ou num deserto? A ideia neste momento é que os alunos pensem na localização pelo sol, pelas estrelas, pelo vento e por meio de outros elementos naturais.
Ação propositiva (dois dias - assincronamente)
Diga que nesta etapa os alunos irão se tornar engenheiros e irão construir uma cidade. Quando os engenheiros vão construir algo, eles geralmente seguem uma planta, que é um desenho daquilo que será feito. A turma fará a mesma coisa.
Envie aos alunos o modelo que se encontra disponível aqui. A partir dele, as crianças irão construir uma maquete de uma pequena cidade. Explique que uma maquete é a representação de um lugar em um tamanho menor. Será preciso usar um pedaço de papelão como base e todo o resto será feito com material reciclável que eles tenham em suas residências. As famílias devem auxiliar nas produções.
Ao final, solicite que eles encaminhem as fotos das maquetes junto com um áudio de no máximo dois minutos descrevendo como o trabalho foi realizado.
Sistematização (60 minutos - assincronamente)
Com a maquete finalizada, explique que eles terão que descrever o caminho de um ponto até o outro. Os alunos terão que usar a rosa dos ventos para dar a direção. Por exemplo: Se estou na praça central, como chego ao açougue? Resposta: Siga ao norte até a quitanda, passe por ela e o açougue estará logo depois.
Nesta etapa, eles deverão escolher os pontos. Oriente que façam as anotações no Google Docs ou nos seus cadernos. O modelo de perguntas e possíveis respostas está disponível aqui.
Convite às famílias
Oriente que as famílias auxiliem as crianças na confecção das maquetes. Abaixo seguem sugestões de vídeos que podem oferecer ideias para os trabalhos. Segue, também, uma música para animar a etapa.
- “Como fazer uma super maquete de papel”, disponível aqui.
- “Como fazer uma casinha de papel”, disponível aqui.
- “Música tema cidade avião”, disponível aqui.
Abaixo, seguem outras duas sugestões que devem auxiliá-los na compreensão do conteúdo proposto neste plano:
-“As direções cardeais e os instrumentos de localização”, disponível aqui.
- “A geografia da minha vida”, disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Natalia Tozzi
Mentor: Eliane de Siqueira
Especialista: Maria Edney Ferreira da Silva
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 2°ano
Unidade temática: Formas de representação e pensamento espacial
Objeto(s) de aprendizagem: Identificar elementos que possam ser usados como pontos de referência ao trabalhar as direções através das rosas dos ventos em maquetes (visão vertical).
Habilidade (s) da Base: (EF02GE09) Identificar objetos e lugares de vivência (escola e moradia) em imagens aéreas e mapas (visão vertical) e fotografias (visão oblíqua).