Plano de Aula

Plano de aula: Trabalhando a localização e os pontos de referência

Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Alfabetização cartográfica: percepção dos lugares de vivência e suas formas de representação.

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02GE09 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Para a realização deste plano de aula será necessário a utilização da imagem do slide 4, se não for possível projetar essa imagem o professor deverá trazê-la impressa ou substituir por outra imagem clara da rosa dos ventos. Além da imagem será necessário juntar materiais recicláveis para a construção da maquete (caixas de fósforo, garrafinhas pet, tampinhas de garrafa, palitos de sorvete e bases de papelão). Proponha para a turma em uma aula anterior que tragam materiais recicláveis na próxima aula irão realizar uma atividade utilizando estes materiais. Além destes materiais será necessário a impressão do modelo que os alunos deverão seguir para a construção da maquete, o link está disponível no material complementar, mas se não for impossível fazer a impressão faça o desenho em uma folha de sulfite e traga para ser usado no dia da atividade.

Material complementar:

Modelo para maquete:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rqFJ9YVYZu749YmjQzHmrbZsQBHRMzAdRUqQjxdD8saVXWDPf9YcSwfK4NVB/geo2-09und04-modelo-para-maquete.pdf

Modelo de perguntas e possíveis respostas:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AxycE3vxkXYzhGxbk6yreTGTdm9qJavVvMnz3WbsTs29BkNcDnPh8YGpGRuW/geo2-09und04-modelos-de-perguntas-e-possiveis-respostas.pdf

Para você saber mais:

OLIVEIRA, B.R.; MALANSKI, L.M. O uso da maquete no ensino da geografia. Extensão em Foco, Curitiba, n.2, p.181-189, jul/dez 2008. Editora da UFPR. Disponível em: <https://revistas.ufpr.br/extensao/article/view/24783/16618>. Acesso em: 30 mai 2019.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete ou escreva o tema no quadro.

Se não for possível projetar ou escrever, fale qual será o tema da aula para os alunos. Pergunte aos alunos:

  • O que vocês fazem quando estão procurando um caminho e não encontram e percebem que estão perdidos?

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA