GEO2_01UND04 - Planta baixa dos bairros
Plano de Aula
Plano de aula: Convivendo com as diferenças
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Os lugares têm história. Elas os constituem.
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02GE01 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Para a realização deste plano de aula será necessário o uso da imagem do slide 3, se não for possível a projeção, o professor poderá trazê-la impressa, ou substituir por outra que aborde o mesmo conteúdo. Além deste material, será necessário contar a História de Carlito e Carlão (link no material complementar). Após a história o professor irá precisar de uma planta baixa da cidade onde a história acontece, abaixo no material complementar segue um link do modelo desta planta, que poderá ser impressa, ou servir de modelo para o que o professor faça a sua própria planta.
Material complementar:
História de Carlito e Carlão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/9fjePrXQzg8aQJzNreVuMx7nj4N3jX3Y9YQyBc5azKRWP5gHukvczTYMjuve/geo2-01und04-carlito-e-carlao.pdf
Planta baixa da cidade: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Wp2rEmYsQ3Ge98v5K8mAwtseG3m7w5Ag67YhXw3ZZfXUa9VrXYeEJqvyBNnq/geo2-01und04-planta-baixa-dos-bairros.pdf
Contextos prévios: Para o melhor aproveitamento deste plano seria interessante que os alunos já soubessem o conceito de migração.
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Projete o tema da aula. Se não for possível projetar, escreva no quadro ou diga para os alunos qual será o tema da aula. Comece perguntando aos alunos se existem diferenças entre as pessoas. Se existem, quais são?
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA