GEO2_01UND04 - Planta baixa dos bairros
Plano de Aula
Plano de aula: Convivendo com as diferenças
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Os lugares têm história. Elas os constituem.
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02GE01 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Para a realização deste plano de aula será necessário o uso da imagem do slide 3, se não for possível a projeção, o professor poderá trazê-la impressa, ou substituir por outra que aborde o mesmo conteúdo. Além deste material, será necessário contar a História de Carlito e Carlão (link no material complementar). Após a história o professor irá precisar de uma planta baixa da cidade onde a história acontece, abaixo no material complementar segue um link do modelo desta planta, que poderá ser impressa, ou servir de modelo para o que o professor faça a sua própria planta.
Material complementar:
História de Carlito e Carlão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/9fjePrXQzg8aQJzNreVuMx7nj4N3jX3Y9YQyBc5azKRWP5gHukvczTYMjuve/geo2-01und04-carlito-e-carlao.pdf
Planta baixa da cidade: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Wp2rEmYsQ3Ge98v5K8mAwtseG3m7w5Ag67YhXw3ZZfXUa9VrXYeEJqvyBNnq/geo2-01und04-planta-baixa-dos-bairros.pdf
Contextos prévios: Para o melhor aproveitamento deste plano seria interessante que os alunos já soubessem o conceito de migração.
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Projete o tema da aula. Se não for possível projetar, escreva no quadro ou diga para os alunos qual será o tema da aula. Comece perguntando aos alunos se existem diferenças entre as pessoas. Se existem, quais são?
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA