Plano de aula: Diferentes moradias no lugar de viver

Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Alfabetização cartográfica: percepção dos lugares de vivência e suas formas de representação.

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02GE09 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Para a realização deste plano de aula será necessário a utilização das imagens dos slides 3, 4, e 5 se não for possível projetar essas imagens o professor deverá trazê-las impressas ou substituir por outras que sigam a mesma linha proposta no plano (diferentes tipos de casas). Além das imagens será necessário o uso de folhas de sulfite que serão distribuídas aos grupos para a realização da ação propositiva.

Material complementar:

Atividade da ação propositiva:

Para você saber mais:

Geografia das moradias. Youtube, 2017 (10min17seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Mwk2CK_ScNw>. Acesso em: 30 mai 2019.

Tema da aula

Orientações: Projete ou escreva o tema no quadro. Se não for possível projetar ou escrever, fale qual será o tema da aula para os alunos. Pergunte aos alunos se eles sabem o que significa moradia e porque chamamos estes lugares de espaço de vivência. Explique que moradias são os lugares onde as pessoas vivem, geralmente pensamos em casas, apartamentos, sítios mas poderiam ser orfanatos, internatos ou qualquer outra instituição onde as pessoas vivam. E chamamos de espaço de vivência pois são nestes locais que as relações entre as pessoas acontecem, famílias, amigos, vizinhos entre outros.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA