GEO2_09UND05 - Critérios para o desenho das casas
Plano de Aula
Plano de aula: Diferentes moradias no lugar de viver
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Alfabetização cartográfica: percepção dos lugares de vivência e suas formas de representação.
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02GE09 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Para a realização deste plano de aula será necessário a utilização das imagens dos slides 3, 4, e 5 se não for possível projetar essas imagens o professor deverá trazê-las impressas ou substituir por outras que sigam a mesma linha proposta no plano (diferentes tipos de casas). Além das imagens será necessário o uso de folhas de sulfite que serão distribuídas aos grupos para a realização da ação propositiva.
Material complementar:
Atividade da ação propositiva:
Para você saber mais:
Geografia das moradias. Youtube, 2017 (10min17seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Mwk2CK_ScNw>. Acesso em: 30 mai 2019.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete ou escreva o tema no quadro. Se não for possível projetar ou escrever, fale qual será o tema da aula para os alunos. Pergunte aos alunos se eles sabem o que significa moradia e porque chamamos estes lugares de espaço de vivência. Explique que moradias são os lugares onde as pessoas vivem, geralmente pensamos em casas, apartamentos, sítios mas poderiam ser orfanatos, internatos ou qualquer outra instituição onde as pessoas vivam. E chamamos de espaço de vivência pois são nestes locais que as relações entre as pessoas acontecem, famílias, amigos, vizinhos entre outros.
Contextualização
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Projete ou mostre a imagem contida no slide. Pergunte aos alunos o que eles enxergam nesta foto. Como eles chegaram a esta conclusão? Quais diferenças podemos perceber quando pensamos nas casas que conhecemos? Espera-se que nesse momento os alunos relatem as diferenças de tamanho e de localização.
Como adequar à sua realidade: Se este plano for usado em uma escola rural o professor poderá escolher a imagem de uma casa de campo (sítio ou fazenda) para que o plano se aproxime melhor da realidade dos alunos.
Problematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Projete o slide ou mostre as duas imagens contidas nele e faça a pergunta: “Por que construímos casas tão diferentes?” Vamos comparar as imagens. Explique aos alunos que existem várias formas de analisarmos um espaço dentro da geografia e uma delas é chamada de visão oblíqua. Neste tipo de imagem tentamos enxergar a maior parte do espaço analisado, por isso algumas imagens são feitas de cima para baixo e outras são feitas na diagonal.
- Comparando as imagens das duas casas quais diferenças podemos perceber quanto a sua construção?
- A primeira casa é feita de toras de madeira e possui uma grande chaminé, onde será que ela foi construída, num lugar quente, ou frio?
- Já a segunda casa possui um telhado de palha, será que isso nos dá uma pista sobre o clima onde ela foi construída?
Depois das respostas pergunte aos alunos se eles acreditam que o clima é um dos fatores que influenciam na forma como as casa são construídas.
Projete o segundo slide ou mostre as imagens contidas nele e pergunte quais as diferenças eles conseguem perceber entre as duas casas. Na primeira imagem vemos uma pequena casa que parece ser construída com tábuas de madeira e algumas telhas que cobrem o telhado, o que podemos dizer sobre essa casa? Aqui espera-se que os alunos percebam a diferença econômica entre as duas casas (pobreza e riqueza). Já a segunda casa é bem grande, com um belo jardim à frente. Depois das respostas pergunte aos alunos se podemos dizer então que um outro fator que influencia em como as casa são construídas é o poder econômico, ou seja o dinheiro que as pessoas possuem.
Para você saber mais:
Geografia das moradias. Youtube, 2017 (10min17seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Mwk2CK_ScNw>. Acesso em: 30 mai 2019.
Problematização
Orientações: Projete o slide ou mostre as duas imagens contidas nele e faça a pergunta: “Por que construímos casas tão diferentes?” Vamos comparar as imagens. Explique aos alunos que existem várias formas de analisarmos o espaço dentro da geografia e uma delas é chamada de visão oblíqua. Neste tipo de imagem tentamos enxergar a maior parte do espaço analisado, por isso algumas imagens são feitas de cima para baixo e outras são feitas na diagonal.
- Comparando as imagens das duas casas quais diferenças podemos perceber quanto a sua construção?
- A primeira casa é feita de toras de madeira e possui uma grande chaminé, onde será que ela foi construída, num lugar quente, ou frio?
- Já a segunda casa possui um telhado de palha, será que isso nos dá uma pista sobre o clima onde ela foi construída?
Depois das respostas pergunte aos alunos se eles acreditam que o clima é um dos fatores que influenciam na forma como as casa são construídas.
Projete o segundo slide ou mostre as imagens contidas nele e pergunte quais as diferenças eles conseguem perceber entre as duas casas. Na primeira imagem vemos uma pequena casa que parece ser construída com tábuas de madeira e algumas telhas que cobrem o telhado, o que podemos dizer sobre essa casa? Aqui espera-se que os alunos percebam a diferença econômica entre as duas casas (pobreza e riqueza). Já a segunda casa é bem grande, com um belo jardim à frente. Depois das respostas pergunte aos alunos se podemos dizer então que um outro fator que influencia em como as casa são construídas é o poder econômico, ou seja o dinheiro que as pessoas possuem.
Para você saber mais:
Geografia das moradias. Youtube, 2017 (10min17seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Mwk2CK_ScNw>. Acesso em: 30 mai 2019.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 17 minutos
Orientações: Explique que agora todos se tornarão arquitetos e terão que desenhar o modelo de uma casa. Mas não será a casa que eles querem e sim uma casa que terá que obedecer alguns critérios já escolhidos pelas pessoas que vão morar nela. Divida a sala em 4 grupos. Cada grupo irá receber uma orientação sobre o local onde a casa do grupo será construída e sobre o material usado para a construção desta casa. Em cima dessas informações cada grupo irá criar o desenho de uma casa que atenda aos fatores determinados. Estes fatores poderão ser definidos pelo professor ou podem ser seguidas as sugestões presentes no material abaixo.
Atividade da ação propositiva:
Sistematização
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Projete o slide ou diga a fala contida nele. Explique que após a elaboração dos desenhos, cada grupo irá na frente da sala explicar e defender o seu projeto. Mostrando como fizeram o desenho da casa obedecendo os critérios que foram estabelecidos para o seu grupo. Explique que a apresentação deve começar com o grupo dizendo para sala quais eram os critérios do seu grupo e depois eles mostrarão nos desenhos como seguiram estes critérios.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: WhatsApp ou e-mail e celular, tablet ou computador com webcam para gravação de vídeos
- Optativas: Google Classroom, Google Desenhos, Paint, YouTube e software para edição e produção de vídeos
Valores trabalhados
- Cidadania
- Desigualdades sociais
Apresentação do tema da aula (20 minutos)
Neste plano de aula o objetivo é que os alunos comparem diferentes tipos de moradias a partir de fotografias. Sugere-se o uso de ferramentas tecnológicas como WhatsApp ou e-mail para envio das atividades. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Se preferir, você pode realizar a aula utilizando a ferramenta do Google Classroom.
Envie o slide de apresentação que se encontra no plano original à turma. Grave um vídeo perguntando aos alunos se eles sabem o que significa moradia e por que chamamos esses lugares de espaço de vivência. Explique que moradias são os lugares onde as pessoas vivem. Geralmente, pensamos em casas, apartamentos, sítios, mas podem ser também orfanatos, internatos ou qualquer outra instituição. Chamamos de espaço de vivência pois são nesses locais que as relações entre as pessoas acontecem com família, amigos, vizinhos, entre outros.
Contextualização (20 minutos)
Envie à turma o slide de contextualização que você encontra no plano original. Grave uma vídeoaula, contextualizando. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona.
Pergunte aos alunos o que eles enxergam na foto enviada. Como eles chegaram a essa conclusão? Quais diferenças eles percebem quando pensam nas casas que conhecemos? Espera-se que neste momento eles relatem as distinções de tamanho e de localização. As respostas poderão ser encaminhadas por mensagens de texto ou áudio.
Problematização (60 minutos - assincronamente)
Encaminhe as imagens que estão no plano original aos alunos. Pergunte: por que construímos casas tão diferentes? Explique que existem várias formas de analisarmos um espaço dentro da Geografia e uma delas é chamada de visão oblíqua. Neste tipo de imagem, tentamos enxergar a maior parte do espaço analisado, por isso, algumas são feitas de cima para baixo e outras são feitas na diagonal.
- Comparando as imagens das duas casas, quais diferenças podemos perceber quanto a sua construção?
- A primeira casa é feita de toras de madeira e possui uma grande chaminé. Onde será que ela foi construída: num lugar quente ou frio?
- Já a segunda casa possui um telhado de palha. Será que isso nos dá uma pista sobre o clima onde ela foi construída?
Após responderem, pergunte se eles acreditam que o clima é um dos fatores que influenciam na forma como as casas são construídas. Apresente novamente as imagens que estão no plano original. Na primeira, vemos uma pequena casa que parece ser feita com tábuas de madeira e algumas telhas. Já a segunda fotografia mostra uma residência bem grande, com um belo jardim na frente.
Faça o questionamento: o que podemos dizer sobre essas casas? Aqui, espera-se que as crianças percebam a diferença econômica entre as duas moradias. Questione se podemos dizer, então, que um outro fator que influencia em como as residências são construídas é o poder econômico, ou seja, o dinheiro que as pessoas têm. Peça que façam suas anotações no caderno, diante dos seus questionamentos.
Ação propositiva (dois dias - assincronamente)
Explique que agora todos serão arquitetos pois irão ter que desenhar o modelo de uma casa. Não se trata de uma moradia qualquer, mas de uma que terá que obedecer critérios estabelecidos pelas pessoas que irão morar nela.
Divida a sala em quatro grupos. Cada um deles irá receber uma orientação sobre o local onde a casa será construída e o material que deve ser usado, mas as produções serão individuais. Com base nessas informações, cada aluno irá criar o desenho de uma casa que atenda aos fatores determinados. Você pode definir novos critérios ou seguir as sugestões presentes no material disponível aqui.
É muito importante que se ofereça a possibilidade do uso do Google Desenhos ou do Paint para que os trabalhos sejam feitos. Para isso, envie o tutorial de como usar o Google Desenhos, disponível aqui.
Sistematização (60 minutos)
Explique que após a elaboração dos desenhos, cada aluno deverá enviar seus registros. Você deve organizar um vídeo com todas as produções e disponibilizá-lo para todos. Se você tiver um canal no Youtube, poste os trabalhos das crianças, valorizando o que fizeram.
Convite às famílias
Oriente que as famílias assistam com as crianças aos dois vídeos que seguem como sugestão:
- “Tipos de moradias”, disponível aqui.
- “A casa - Vinicius de Morais”, disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Natalia Tozzi
Mentor: Eliane de Siqueira
Especialista: Maria Edney Ferreira da Silva
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 2°ano
Unidade temática: Formas de representação e pensamento espacial
Objeto(s) de aprendizagem: Comparar diferentes tipos de moradia no lugar de vivência a partir de fotografias
Habilidade (s) da Base: (EF02GE09) Identificar objetos e lugares de vivência (escola e moradia) em imagens aéreas e mapas (visão vertical) e fotografias (visão oblíqua).