Plano de Aula

Plano de aula: Das primeiras migrações às mais recentes

Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Os lugares têm história. Elas os constituem.

mais ações

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02GE01 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Para a realização deste plano de aula, será necessário o uso da imagem do slide 4, se não for possível o professor pode trazer a imagem impressa, ou substituir por outra com o mesmo significado. Será necessário também o uso de um globo terrestre de tamanho grande (preferencialmente), para a realização da ação propositiva, além de durex colorido de cores diferentes. Se não for possível encontrar o globo terrestre, a atividade pode ser feita com um mapa mundi tamanho grande (geralmente encontrado nas escolas). É preferível o uso do globo, por ser o formato da Terra, familiarizando o aluno com a posição dos continentes e oceanos na posição mais próxima do real.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete o tema da aula. Se não for possível projetar, escreva no quadro ou diga para os alunos qual será o tema da aula. Comece perguntando aos alunos quem eles acreditam que foram os primeiros habitantes do Brasil. Alguns dirão os índios e outros os portugueses, neste o momento o professor deve apenas ouvir e perguntar como eles chegaram a estas respostas.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA