Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02GE01 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Para a realização deste plano de aula, será necessário o uso da imagem do slide 4, se não for possível o professor pode trazer a imagem impressa, ou substituir por outra com o mesmo significado. Será necessário também o uso de um globo terrestre de tamanho grande (preferencialmente), para a realização da ação propositiva, além de durex colorido de cores diferentes. Se não for possível encontrar o globo terrestre, a atividade pode ser feita com um mapa mundi tamanho grande (geralmente encontrado nas escolas). É preferível o uso do globo, por ser o formato da Terra, familiarizando o aluno com a posição dos continentes e oceanos na posição mais próxima do real.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Projete o tema da aula. Se não for possível projetar, escreva no quadro ou diga para os alunos qual será o tema da aula. Comece perguntando aos alunos quem eles acreditam que foram os primeiros habitantes do Brasil. Alguns dirão os índios e outros os portugueses, neste o momento o professor deve apenas ouvir e perguntar como eles chegaram a estas respostas.
Contextualização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Projete o slide, se não for possível projetar, o professor pode reproduzir a situação do slide em formato de teatro usando alguns alunos. Cada um deve falar eu sou, em um idioma diferente. O professor deve sussurrar no ouvido do aluno aquilo que ele deve falar, podendo ser escolhidos outros idiomas se o professor preferir. No slide os escolhidos foram o português, o inglês e o alemão. Em seguida pergunte se todos entenderam o que foi dito, ou que está escrito no slide. E explique que, não entendemos tudo pois cada um dos personagens representa um povo diferente, com costumes diferentes e um idioma diferente. Esses povos ao longo da história se mudaram de um lugar para o outro, levando a sua cultura para outros países. Alguns vieram para o Brasil e são chamados de imigrantes.
Problematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Projete o slide ou mostre a imagem impressa aos alunos e pergunte o que a imagem retrata. Depois de ouvir as respostas, explique que a imagem mostra os primeiros portugueses chegando ao Brasil, na época do descobrimento, sendo estes considerados os primeiros imigrantes. Depois dos portugueses, muitas pessoas vieram de outros países para o Brasil anos atrás, e continuam vindo até o momento.
Pergunte aos alunos se sabem de onde suas famílias vieram e anote no quadro o nome dos lugares. Em seguida pergunte se conhecem vizinhos ou amigos que vieram de outros países. Anote novamente o nome do país no quadro.Caso os alunos relatem não conhecer nenhum exemplo próximo, você pode adequar a pergunta questionando que outros povos oriundo de outros países, eles já ouviram falar que migraram para o Brasil.
Pergunte se eles já pensaram ou perguntaram porque estas pessoas saíram de seus países e vieram para o Brasil.
Explique que antigamente, a maioria das pessoas vinham para o Brasil para fugir das guerras, da fome e das doenças que aconteciam em seus países. Já hoje em dia além das guerras, existem países que estão passando por muitas dificuldades e por isso as pessoas mudam de país buscando uma situação melhor para viverem.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Coloque os alunos sentados em roda. Em seguida mostre o globo terrestre aos alunos. Explique que ele é uma representação da Terra, que a parte azul constitui a água (oceanos) e as coloridas são os países (continentes).
Mostre onde fica o Brasil e deixe que cada um deles manuseie o globo. Em seguida divida a sala em trios e dê um pedaço de fita adesiva colorida para cada trio.
Mostre a lista dos países marcados no quadro onde estavam listados os exemplos citados pelos alunos: membros de suas famílias, vizinhos, amigos ou os exemplos de povos conhecidos pelos alunos que migraram para o Brasil. Se os alunos tiverem alguma dificuldade em relatar povos que migraram para o Brasil, estimule este raciocínio através de dicas culinárias por exemplo, ajudando os alunos a associar comidas que consumimos aqui com o seu país de origem. Estipule um ou mais países (dependendo da quantidade de trios) para cada grupo encontrar e marcar com a fita colorida no globo. Depois que todos os grupos marcarem seus países, converse com os alunos sobre a distância entre o Brasil e os países marcados, se são muito longe ou mais perto e como esta viagem deve ter sido feita (a pé, barco, avião).
Sistematização
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações: Com os alunos sentados em roda, retome a discussão sobre a distância dos países que foram marcados no quadro. Qual eles acreditam ser o mais distante. Pergunte em seguida, qual motivo, na opinião deles, fizeram com que as pessoas, dos países assinalados no quadro, saíssem de seus países e viessem para o Brasil. Explique que quando as pessoas se mudam do seu país de origem para outro, esta movimentação tem o nome de migração e as pessoas que participam deste deslocamento quando chegam ao outro país são chamados de imigrantes. Explique que na maioria das vezes as pessoas se mudam por algum problema em seu país, seja ele político, guerras, fome, desastres naturais e por isso quando chegam ao outro país precisam de ajuda para poder se estabelecer e começar uma nova vida.