Plano de aula: Das primeiras migrações às mais recentes

Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Os lugares têm história. Elas os constituem.

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02GE01 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Para a realização deste plano de aula, será necessário o uso da imagem do slide 4, se não for possível o professor pode trazer a imagem impressa, ou substituir por outra com o mesmo significado. Será necessário também o uso de um globo terrestre de tamanho grande (preferencialmente), para a realização da ação propositiva, além de durex colorido de cores diferentes. Se não for possível encontrar o globo terrestre, a atividade pode ser feita com um mapa mundi tamanho grande (geralmente encontrado nas escolas). É preferível o uso do globo, por ser o formato da Terra, familiarizando o aluno com a posição dos continentes e oceanos na posição mais próxima do real.

Tema da aula

Orientações: Projete o tema da aula. Se não for possível projetar, escreva no quadro ou diga para os alunos qual será o tema da aula. Comece perguntando aos alunos quem eles acreditam que foram os primeiros habitantes do Brasil. Alguns dirão os índios e outros os portugueses, neste o momento o professor deve apenas ouvir e perguntar como eles chegaram a estas respostas.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA