Resumo da aula

Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Explore oralmente com os alunos os conhecimentos acerca do conceito de sequência. Peça que eles expliquem e aproveite o vocabulário trazido por eles. Enriqueça a respostas deles com vocabulário matemático acerca de sequência. Desenhe ou projete no quadro a sequência e solicite a alguns alunos que expliquem as suas percepções e dêem continuidade, explicando como a resolveu.
Propósito: Relembrar o conceito de sequência promovendo uma atitude de investigação e levantamento de hipóteses..
Discuta com a turma:
- O que são padrões de regularidade?
- Dê exemplos de sequências.
- Como podemos descobrir o padrão em uma sequência?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Distribua a atividade impressa. Leia o enunciado com os alunos e permita que eles, em duplas, levantem hipóteses sobre a forma como os quadrados com figuras estão organizadas, como ela pode ser descrita e qual a possibilidade de solução. Certifique-se de que todos entenderam a proposta.
Propósito: Observar a regularidade de figuras.
Discuta com a turma:
- Qual o padrão de regularidade que está formado aqui?
- Qual é o próximo elemento da sequência?
- Quem gostaria de explicar a escolha deste elemento para compor a sequência?
Materiais complementares:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de Intervenção
Leitura Complementar: Leia aqui o texto de Santomauro (2009) sobre o ensino da álgebra desde os anos iniciais. São reflexões e exemplos de prática.
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 5, 6 e 7)
Orientações: Chame um aluno e peça que ele demonstre como descobriu a regularidade no padrão e qual foi sua solução. Depois que este tiver acabado chame mais alguns que tenham tido estratégias diferentes de resolução.
Propósito: Sistematizar o pensamento, as soluções e as diferentes maneiras de chegar a ela.
Discuta com a turma:
- Qual padrão de regularidade podemos identificar?
- Como você percebeu a regularidade?
- O que foi acrescentado de uma ilustração para outra?
- Qual elemento permanece em todas as ilustrações?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 5, 6 e 7)
Orientações: Chame um aluno e peça que ele demonstre como descobriu a regularidade no padrão e qual foi sua solução. Depois que este tiver acabado chame mais alguns que tenham tido estratégias diferentes de resolução.
Propósito: Sistematizar o pensamento, as soluções e as diferentes maneiras de chegar a ela.
Discuta com a turma:
- Qual padrão de regularidade podemos identificar?
- Como você percebeu a regularidade?
- O que foi acrescentado de uma ilustração para outra?
- Qual elemento permanece em todas as ilustrações?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 5, 6 e 7)
Orientações: Chame um aluno e peça que ele demonstre como descobriu a regularidade no padrão e qual foi sua solução. Depois que este tiver acabado chame mais alguns que tenham tido estratégias diferentes de resolução.
Propósito: Sistematizar o pensamento, as soluções e as diferentes maneiras de chegar a ela.
Discuta com a turma:
- Qual padrão de regularidade podemos identificar?
- Como você percebeu a regularidade?
- O que foi acrescentado de uma ilustração para outra?
- Qual elemento permanece em todas as ilustrações?
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Finalize a atividade lendo ou deixando que os alunos leiam a aprendizagem da aula.
Propósito: Desenvolver a habilidade de observação, descrição e ampliação de uma regularidade.
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minuto
Orientações: Encerre a aula retomando os principais conceitos aprendidos durante a atividade. É importante que o aluno consolide o que foi aprendido durante a aula.
Propósito: Adquirir vocabulário pertinente as aprendizagens do dia.
Raio x
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Leia para os alunos ou peça que, individualmente, leiam a atividade e a realizem. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.
Propósito: Fazer com que os alunos pensem na sequência apresentada e dêem continuidade a ela.
Discuta com a turma:
- Qual o padrão está apresentado?
- Quais será o próximo desenho a ser colado?
- A posição em que foi colada tem alguma relação com a continuidade da sequência?
Materiais complementares:
Atividade Complementar
Atividade de Raio X
Resolução da Atividade Complementar
Resolução da Atividade de Raio X
Outros recursos: Clique aqui e acesse um jogo no qual o objetivo é completar padrões usando como suporte gráfico em barras.