Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 8 minutos (Slides 3 e 4)
Orientações: Explore oralmente com os alunos os conhecimentos acerca das atribuições de um detetive. Nesta faixa etária, o lúdico é importante. Peça que eles expliquem suas concepções, e aproveite o vocabulário trazido por eles para fazer analogias com o conhecimento e vocabulário matemático acerca de sequência. Enfatize a necessidade levantar hipótese, analisá-las e descrevê-las. Esta atividade pode ser feita em uma área externa da escola. No caso de não haver essa possibilidade, realize-a em sala de aula mesmo.
Propósito: Promover a participação de todos no processo de elaboração das soluções.
Discuta com a turma:
- O que faz um detetive?
- Que habilidades ele deve ter para descobrir os mistérios?
Aquecimento
Tempo sugerido: 8 minutos. (Slides 3 e 4)
Orientações: Ao posicionar os alunos em fila, pedir para as crianças observarem como a fila foi formada, espera-se que nesse momento as crianças consigam identificar que a fila é formada por menino e menina, e é a classificação mais evidente para a criança nesta faixa etária. Por isso, neste primeiro momento, é o critério mais fácil, mas que será ampliado no decorrer das atividades. Porém as crianças podem ter dificuldades de fazer essa observação, nesse momento é interessante fazer questionamentos que leve a turma a perceber uma ou mais características da fila formada. Você poderá utilizar os questionamentos do item discuta com a turma para as intervenções.
Propósito: Promover a participação de todos no processo de elaboração das soluções.
Discuta com a turma:
- Há uma repetição de crianças nessa fila?
- O que você observou na fila formada?
- Há alguma característica entre as crianças que compõe a fila?
- É possível estabelecer qual a próxima criança que poderia entrar na fila?
Leia aqui a entrevista de Levin (2005) à Nova Escola sobre a importância do trabalho corporal nos processos de aprendizagem.
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 5, 6 e 7)
Orientações: Divida a turma em dois grupos. O gênero não será tão importante nesta etapa da aula, por isso, podem ser grupos mistos. O padrão agora será relacionado à expressão corporal. Posicione um aluno em pé, a seguir um agachado, outro em pé, o seguinte agachado e, por fim, mais um em pé. Interrompa o padrão neste momento e inicie a discussão com o restante do grupo acerca do próximo elemento da sequência. Depois de ter
identificado o padrão e completado com um elemento, prossiga ampliando a sequência. Escolha um aluno de cada vez e discutam sobre o padrão observado e a posição que ocupará. Posicione agora um aluno em pé, um de costas e um agachado. Finalize neste momento o padrão e inicie a discussão com o restante do grupo acerca do próximo elemento da sequência. Reforce o vocabulário matemático na interação com os alunos.
Propósito: Promover a participação de todos no processo de elaboração das soluções.
Discuta com a turma:
- Qual é o próximo elemento da sequência?
- Quem gostaria de explicar a escolha deste elemento para compor a sequência?
- Vamos ampliar ainda mais a sequência. Qual é o próximo elemento?
- Quem gostaria de explicar a escolha deste elemento para compor a sequência?
- Vamos continuar a sequência até que todos os alunos deste grupo estejam posicionados?
- Qual o padrão de regularidade está aqui formado?
Materiais Complementares:
Resolução da atividade principal
Guia de intervenções
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 5, 6 e 7)
Orientações: Divida a turma em dois grupos. O gênero não será tão importante nesta etapa da aula, por isso, podem ser grupos mistos. O padrão agora será relacionado à expressão corporal. Posicione um aluno em pé, a seguir um agachado, outro em pé, o seguinte agachado e, por fim, mais um em pé. Interrompa o padrão neste momento e inicie a discussão com o restante do grupo acerca do próximo elemento da sequência. Depois de ter identificado o padrão e completado com um elemento, prossiga ampliando a sequência. Escolha um aluno de cada vez e discutam sobre o padrão observado e a posição que ocupará. Posicione agora um aluno em pé, um de costas e um agachado. Finalize neste momento o padrão e inicie a discussão com o restante do grupo acerca do próximo elemento da sequência. Reforce o vocabulário matemático na interação com os alunos.
Propósito: Promover a participação de todos no processo de elaboração das soluções.
Discuta com a turma:
- Qual é o próximo elemento da sequência?
- Quem gostaria de explicar a escolha deste elemento para compor a sequência?
- Vamos ampliar ainda mais a sequência. Qual é o próximo elemento?
- Quem gostaria de explicar a escolha deste elemento para compor a sequência?
- Vamos continuar a sequência até que todos os alunos deste grupo estejam posicionados?
- Qual o padrão está aqui formado?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 5, 6 e 7)
Orientações: Divida a turma em dois grupos. O gênero não será tão importante nesta etapa da aula, por isso, podem ser grupos mistos. O padrão agora será relacionado à expressão corporal. Posicione um aluno em pé, a seguir um agachado, outro em pé, o seguinte agachado e, por fim, mais um em pé. Interrompa o padrão neste momento e inicie a discussão com o restante do grupo acerca do próximo elemento da sequência. Depois de ter identificado o padrão e completado com um elemento, prossiga ampliando a sequência. Escolha um aluno de cada vez e discutam sobre o padrão observado e a posição que ocupará. Posicione agora um aluno em pé, um de costas e um agachado. Finalize neste momento o padrão e inicie a discussão com o restante do grupo acerca do próximo elemento da sequência. Reforce o vocabulário matemático na interação com os alunos.
Propósito: Promover a participação de todos no processo de elaboração das soluções.
Discuta com a turma:
- Qual é o próximo elemento da sequência?
- Quem gostaria de explicar a escolha deste elemento para compor a sequência?
- Vamos ampliar ainda mais a sequência. Qual é o próximo elemento?
- Quem gostaria de explicar a escolha deste elemento para compor a sequência?
- Vamos continuar a sequência até que todos os alunos deste grupo estejam posicionados?
- Qual o padrão de regularidade está aqui formado?
Discussão da Solução
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 8 e 9)
Orientações: No quadro ou em uma cartolina, refaça o padrão apresentado ao primeiro grupo. E, com desenhos, represente cada posição feita pelos alunos. Leve-os novamente a descrever o padrão. Peça ajuda de algumas crianças para desenharem os elementos que completam a sequência. Esta etapa é bem importante, pois, reforça a ideia de que pode-se representar com desenhos a vivência que foi feita na prática.
Propósito: Sistematizar o pensamento, as soluções e as diferentes maneiras de chegar a ela.
Discuta com a turma:
- Qual o padrão aqui formado?
- Qual é o próximo elemento da sequência?
- Quem gostaria de explicar a escolha deste elemento para compor a sequência?
- Vamos continuar registrando a sequência. Quais são os próximos elementos?
Discussão da Solução
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 8 e 9)
Orientações: No quadro ou em uma cartolina, refaça o padrão apresentado ao primeiro grupo. E, com desenhos, represente cada posição feita pelos alunos. Leve-os novamente a descrever o padrão. Peça ajuda de algumas crianças para desenharem os elementos que completam a sequência. Esta etapa é bem importante, pois, reforça a ideia de que pode-se representar com desenhos a vivência que foi feita na prática.
Propósito: Sistematizar o pensamento, as soluções e as diferentes maneiras de chegar a ela.
Discuta com a turma:
- Qual o padrão aqui formado?
- Qual é o próximo elemento da sequência?
- Quem gostaria de explicar a escolha deste elemento para compor a sequência?
- Vamos continuar registrando a sequência. Quais são os próximos elementos?
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Para reforçar os conceitos apresentados na aula, neste momento pode-se fazer uma analogia com a ideia de detetives descobrindo um mistério que foi citado no início.
Propósito: Explicar o conceito de sequência e sua ampliação.
Encerramento
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Nesta faixa etária, os alunos precisam de uma certa ludicidade e, uma fala como esta, incentiva e estimula uma atitude de descobrirem novas possibilidades. Os padrões aparecem em várias situações ao nosso redor. Cabe a eles estarem atentos no dia a dia para perceberem.
Propósito: Promover a curiosidade e atitude investigativa no pós aula.
Raio X
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Leia para os alunos ou peça que, individualmente, leiam a atividade e a realizem. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.
Propósito: Fazer com que os alunos pensem no padrão apresentado, utilizando a representação corporal para dar prosseguimento à sequência.
Discuta com a turma:
- Qual o padrão está apresentado? O que acontece?
- Quais serão os próximos desenhos a serem feitos?
Materiais Complementares:
Atividade raio x
Atividades complementares
Resolução do raio x
Resolução das atividades complementares