Atividade para impressão - Corre cutia
Plano de Aula
Plano de aula: Jogo da memória - tipos de letra
Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Transliteração
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é levar o aluno a conhecer os diferentes tipos de letra (bastão, imprensa e cursiva), bem como perceber a ordenação do texto. Para a realização das atividades desta aula os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental deverão estar em um nível avançado nas hipóteses de escrita (silábico-alfabético e alfabético ), a fim de conseguirem identificar as diferenças entre as letras bastão, de imprensa e cursiva e realizar as atividades propostas.
Materiais necessários:
- Áudio/vídeo da música Corre Cutia, de Hélio Ziskind (clique aqui)
Corre Cutia. 2016. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=T2lKBZS3x4E>. Acesso em: 12 nov. 2018.
- Cartaz/Projeção da letra da música “Corre Cutia” em letra bastão, cursiva e de imprensa. Clique aqui para acessá-la.
- Jogo da memória - tipos de letras. Clique aqui para acessá-lo.
- Atividade de fechamento - lista de palavras. Clique aqui para acessá-la.
Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão encontrar dificuldades em identificar as palavras em letra de imprensa e cursiva, impedindo-os de identificar as palavras no jogo da memória, bem como não conseguir escrever a lista de palavras em letra de imprensa e cursiva.
Referências sobre o assunto:
BRASIL. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: a apropriação do sistema de escrita alfabética e a consolidação do processo de alfabetização: ano 2: unidade 3. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Brasília: MEC, SEB, 2012. 48 p.
CARVALHO, C. S.. Construindo a escrita: da letra de imprensa a letra cursiva. 1ed. São Paulo: Editora Ática.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
- Explique aos alunos que nessa aula eles irão cantar e brincar com cantigas escritas com diferentes tipos de letras e escrever palavras usando as letras de imprensa e cursiva.
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Atenção, para essa aula é necessário que haja um alfabeto colado na sala com os tipos de letra bastão, imprensa e cursiva, para que os alunos possam consultar.
- Faça um círculo com os alunos assentados no chão.
- Comece a aula conversando com os alunos sobre as brincadeiras que eles gostam de brincar e que utilizam música no meio da brincadeira. Levante os seguintes questionamentos:
- Que brincadeira vocês brincam e que precisa de música para brincar? (R. Resposta pessoal).
- Como é essa brincadeira? (R. Resposta baseada na pergunta anterior)
- A música ajuda na hora de realizar a brincadeira? Por quê? (R. Sim, porque fica mais fácil decorar a brincadeira).
- Pergunte aos alunos quem conhece a brincadeira Corre Cutia.
- Convide os alunos a ouvirem e cantarem a música Corre cutia de Hélio Ziskind (disponível em materiais complementares).
- Convide os alunos a brincarem dessa brincadeira.
- Relembre com os alunos as regras da brincadeira, e/ou explique as regras para aqueles alunos que não a conhecem.
- Tire um tempo da aula para cantarem e brincarem de corre cutia.
- Após a brincadeira, cole no quadro um cartaz com a letra da música corre cutia ou projete no quadro com o datashow. O cartaz deverá conter a letra da música nos três tipos de letra: bastão, imprensa e cursiva.
Observação: a cantiga corre cutia é uma música de tradição popular e vai apresentar variação na letra e na melodia, de acordo com a região do país. Sugerimos que confeccione o cartaz com a letra conhecida pelos alunos. - Convide os alunos a irem até o quadro para que, enquanto cantam, acompanhem a letra que está escrita no quadro, apontando a letra a medida que a música for sendo cantada (procedimento de leitura de ajuste. Clique aqui para saber mais).
- Cante a música várias vezes, para que aqueles que não a conhecem possam memorizar a letra e para dar oportunidade de vários alunos irem ao quadro e realizarem a leitura de ajuste. Sugestão: Cantar a música de várias formas, em duplas, cada criança canta uma parte, só meninos, só meninas, etc.
- Após cantarem várias vezes, faça a interpretação da música oralmente, levantando questionamentos para os alunos:
- Vocês sabem o que é uma cutia? Por que a música manda a cutia correr? (R. É um animal. A música manda a cutia correr para que nós possamos correr em volta dos alunos para brincar).
- Na casa de quem a cutia deve correr? (R. Na casa da tia).
- E o cipó? Deve correr na casa de quem? (R. O cipó deve correr na casa da avó).
- O que o deixaram cair no chão? (R. Deixaram cair um lencinho).
- Qual era a qualidade da moça? (R. A moça era bonita).
- Após a leitura, explique aos alunos que a música é organizada em versos e estrofes. Que o verso é cada linha da cantiga e a estrofe é o conjunto de versos.
- Explique aos alunos que nessa aula vocês irão observar os diferentes tipos de letra que a cantiga corre cutia pode ser escrita. Para isso, os alunos brincarão de jogo da memória com as palavras que aparecem na cantiga. Explique ainda que a letra cursiva é escrita emendada, enquanto a letra de imprensa é separada.
Materiais complementares:
- Áudio/vídeo da música corre cutia, de Hélio Ziskind. Clique aqui para acessar o link da música.
- Cartaz/Projeção da letra da música “Corre Cutia” em letra bastão, cursiva e de imprensa. Clique aqui para acessá-la.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Divida a turma em duplas ou em trios. Sugestão de divisão das duplas/trios: alunos silábicos com valor sonoro juntamente com alunos silábicos-alfabéticos, e alunos silábicos alfabéticos com alunos alfabéticos.
- Relembre com os alunos as regras do jogo da memória. Para relembrar, levante os seguintes questionamentos:
- Quem já brincou de jogo da memória? (R. Resposta pessoal).
- Vocês sabem me falar como se joga? (R. Precisamos virar as cartas e encontrar os pares de figuras iguais).
- Quantas cartas devemos virar em cada jogada? (R. Devemos virar duas cartas).
- Se o jogador acertar o par, o que fazer? (R. Ele deve recolher o par para ele e jogar novamente.)
- Quem é o vencedor? (R. Quem ficar com mais cartas no final do jogo).
- Após relembrar/explicar as regras, explique aos alunos que as palavras que compõem o jogo da memória dessa aula são as palavras que aparecem na cantiga Corre Cutia e que os pares serão formados por palavras escritas em: letra bastão x letra de imprensa ou letra bastão x letra cursiva.
- Exemplifique no quadro como os pares serão montados: escreva CUTIA x cutia e CUTIA x cutia (letra cursiva).
- Entregue para cada dupla/trio um jogo da memória.
- Dê um tempo para que os alunos joguem. Circule pela sala observando as jogadas dos alunos e fazendo intervenções quando necessário. Levante os seguintes questionamentos:
- Caso o aluno apresente dúvida nas letras: LETRA BASTÃO X LETRA DE IMPRENSA e não sabe se virou corretamente: Exemplo: CORAÇÃO x coração.
- Vamos observar a primeira ficha que você virou. Você consegue ler essa palavra? (CORAÇÃO). (R. Coração).
- Ela começa com qual letra? (R. Começa com a letra C).
- Agora olhe a segunda ficha: você consegue encontrar semelhança entre essa palavra e a palavra CORAÇÃO da primeira ficha? Qual? (R. Sim. A segunda ficha também começa com C e tem outras letras parecidas, como o O).
- Vamos encontrar no alfabeto a letra C. Como se escreve o C em letra de imprensa? É igual a sua ficha? (R. É a mesma letra, só que menor. Sim, é igual a da minha ficha).
- E as demais letras da palavra CORAÇÃO são iguais da palavra coração? Quais são iguais e quais são diferentes? (R. As letras iguais são C e O e as letras diferentes são R e A.
- E agora, você consegue me dizer se as fichas são a mesma palavra? (R. Sim, nas duas fichas está escrito a palavra coração.)
- Caso o aluno apresente dúvida nas letras: LETRA BASTÃO X LETRA CURSIVA e não sabe se virou corretamente: Exemplo: LENCINHO x lencinho (letra cursiva):
- Vamos observar a ficha que você virou que está escrita em letra bastão. Você consegue ler essa palavra? (LENCINHO). (R. Está escrito lencinho).
- Ela começa com qual letra? E tem quantas letras? (R. Começa com a letra L e tem 8 letras).
- Agora olhe a outra ficha: você consegue encontrar semelhança entre essas duas palavras? Qual? Quantas letras essa palavra possui? (R. As letras iguais são C, I e O. Ela possui 8 letras).
- Você consegue reconhecer alguma letra da palavra lencinho (letra cursiva)? Qual? (R. Consigo reconhecer a letra C, a letra O e a letra I).
- Nessa palavra (LENCINHO) tem essa letra que você reconheceu? (R. Sim).
- Vamos encontrar no alfabeto a letra L. Como se escreve o L em letra de cursiva? É igual a sua ficha? (R. A letra L faz uma voltinha na letra cursiva. É igual a da minha ficha.
- E as demais letras da palavra LENCINHO, tem alguma semelhança com a palavra lencinho (letra cursiva)? (R. Sim.)
- Vamos observar o alfabeto: quais letras são parecidas e quais são diferentes? (R. As letras parecidas são o O, I e C.)
- E agora, você consegue me dizer se as fichas são a mesma palavra? (R. Sim. As duas fichas estão escrito LENCINHO).
- Caso o aluno forme duplas erradas, por exemplo: MOÇA e tia.
- Vamos ler as palavras que você sorteou. Qual é a primeira palavra? (MOÇA). Ela começa com qual letra? (R. A primeira palavra é moça, começa com M).
- E a segunda palavra? Você consegue ler? (R. Não consigo ler, mas sei que começa com T).
- A segunda palavra está escrita com qual tipo de letra? (R. Com letra de imprensa).
- Você disse que a primeira palavra começa com M. Vamos encontrar no alfabeto a letra M. Como é a letra M em letra de imprensa? É igual a primeira letra da outra palavra que você sorteou? (R. Não).
- Que letra é a que começa a segunda palavra (tia)? Você consegue encontrar essa letra no alfabeto? Que letra é essa? (R. Começa com T. Sim.)
- As fichas que você sorteou: MOÇA e tia formam par? (R. Não formam par).
Materiais complementares:
- Jogo da memória - tipos de letras. Clique aqui para acessá-lo.
Fechamento
Tempo sugerido: 9 minutos
Orientações:
- A atividade de fechamento deverá ser realizada individualmente.
- Entregue para cada aluno a atividade de fechamento.
- Leia a atividade para os alunos.
- Peça aos alunos que recortem o nome da fruta e colem na coluna correta, observando o tipo de letra: de imprensa e letra cursiva.
- Dê um tempo para que os alunos possam realizar a atividade. Circule pela sala e faça as intervenções quando necessário. Levante os seguintes questionamentos:
- Caso o aluno cole os nomes das frutas em letra cursiva na coluna da letra de imprensa ou vice-versa. Exemplo: colou melancia na coluna da letra de imprensa:
- Você consegue ler a palavra que você colou? (R. Sim)
- Com qual letra começa? Você consegue localizar a letra M nosso alfabeto? (R. começa com a letra M)
- Observe o alfabeto da sala: o M de melancia parece o formato do M de qual alfabeto: cursivo, de imprensa ou bastão? (R. Parece com o alfabeto cursivo).
- Quantas sílabas têm essa palavra? Todas as sílabas estão escritas com o mesmo tipo de letra? (R. Tem 8 letras. Sim).
- Vamos olhar para a segunda sílaba: lan (cursiva), você sabe me dizer que sílaba é essa? (R. Sim. É a sílaba LAN).
- Observe o formato da palavra melancia (cursiva), ele é de qual alfabeto? (R. É do alfabeto cursivo).
- Você consegue me dizer se as letras dessa palavra estão separadas ou ligadas entre si? (R. Elas estão ligadas).
- Você sabe me falar em que tipo de letra está escrito a palavra melancia? (R. Está escrita em letra cursiva).
- Agora observe a coluna que você colocou a palavra melancia: observe o tipo de letra do título da coluna “letra de imprensa” e a palavra melancia (cursiva): elas são iguais? (R. Não, elas são diferentes).
- Eu posso colar a palavra melancia (cursiva) na coluna de letra de imprensa? Em qual coluna devo colá-la? (R. Não. Devo colocá-la na coluna de letra cursiva).
- Encerre a aula conversando com os alunos sobre as palavras escritas por eles e explique que as letras BASTÃO, IMPRENSA E CURSIVA não se misturam. Que na hora de escrever uma palavra temos que observar o tipo de letra que escolhemos. Explique ainda que a letra cursiva é escrita emendada, enquanto a letra de imprensa é separada.
- Atenção professor- nos momentos das intervenções junto aos alunos, recorra ao alfabeto com os tipos de letras que deverá estar afixado em lugar visível na sala de aula.
Materiais complementares:
- Atividade de fechamento - lista de palavras. Clique aqui para acessá-la.
Fechamento
Tempo sugerido: 9 minutos (continuação - atividade de fechamento)
Orientações:
- A atividade de fechamento deverá ser realizada individualmente.
- Entregue para cada aluno a atividade de fechamento.
- Leia a atividade para os alunos.
- Peça aos alunos que recortem o nome da fruta e colem na coluna correta, observando o tipo de letra: de imprensa e letra cursiva.
- Dê um tempo para que os alunos possam realizar a atividade. Circule pela sala e faça as intervenções quando necessário. Levante os seguintes questionamentos:
- Caso o aluno cole os nomes das frutas em letra cursiva na coluna da letra de imprensa ou vice-versa. Exemplo: colou melancia na coluna da letra de imprensa:
- Você consegue ler a palavra que você colou? (R. Sim)
- Com qual letra começa? Você consegue localizar a letra M nosso alfabeto? (R. começa com a letra M)
- Observe o alfabeto da sala: o M de melancia parece o formato do M de qual alfabeto: cursivo, de imprensa ou bastão? (R. Parece com o alfabeto cursivo).
- Quantas sílabas têm essa palavra? Todas as sílabas estão escritas com o mesmo tipo de letra? (R. Tem 8 letras. Sim).
- Vamos olhar para a segunda sílaba: lan (cursiva), você sabe me dizer que sílaba é essa? (R. Sim. É a sílaba LAN).
- Observe o formato da palavra melancia (cursiva), ele é de qual alfabeto? (R. É do alfabeto cursivo).
- Você consegue me dizer se as letras dessa palavra estão separadas ou ligadas entre si? (R. Elas estão ligadas).
- Você sabe me falar em que tipo de letra está escrito a palavra melancia? (R. Está escrita em letra cursiva).
- Agora observe a coluna que você colocou a palavra melancia: observe o tipo de letra do título da coluna “letra de imprensa” e a palavra melancia (cursiva): elas são iguais? (R. Não, elas são diferentes).
- Eu posso colar a palavra melancia (cursiva) na coluna de letra de imprensa? Em qual coluna devo colá-la? (R. Não. Devo colocá-la na coluna de letra cursiva).
- Encerre a aula conversando com os alunos sobre as palavras escritas por eles e explique que as letras BASTÃO, IMPRENSA E CURSIVA não se misturam. Que na hora de escrever uma palavra temos que observar o tipo de letra que escolhemos. Explique ainda que a letra cursiva é escrita emendada, enquanto a letra de imprensa é separada.
- Atenção professor- nos momentos das intervenções junto aos alunos, recorra ao alfabeto com os tipos de letras que deverá estar afixado em lugar visível na sala de aula.
Materiais complementares:
- Atividade de fechamento - lista de palavras. Clique aqui para acessá-la.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
(Esta é a 2ª aula de um conjunto de três planos com foco em análise linguística e semiótica, com a finalidade de conhecer os diferentes tipos de letra [bastão, imprensa e cursiva], bem como perceber a ordenação do texto.)
Recursos indicados
- Necessários: WhatsApp ou e-mail para envio das orientações e devolutivas;
Textos do plano, disponíveis aqui;
Canais para videochamada ou compartilhamento de tela, como Google Meet ou Hangouts;
Vídeo sugerido: Corre cutia, disponível aqui.
Introdução
Atenção, professor: para esta aula é necessário o alfabeto sugerido na 1ª aula deste conjunto de planos, com os tipos de letra bastão, imprensa e cursiva, para que os alunos possam consultar (disponível aqui).
Por chamada de vídeo, convide os alunos a cantar e brincar com a cantiga “Corre cutia”, e compartilhe a tela para que visualizem e acompanhem a letra da música (disponível aqui). Este vídeo foi selecionado por atender a proposta, mostrando as letras bastão e imprensa. Lembre-se de que é uma música de tradição popular e vai apresentar variação na letra e na melodia de acordo com a região do país. Explique que eles devem observar os diferentes tipos de letra com as quais a cantiga “Corre cutia” pode ser escrita. Mostre o slide (disponível aqui) com as diferentes letras da cantiga e convide-os a cantar “lendo” as três formas de letras. Após cantarem algumas vezes, faça a interpretação oralmente:
- Vocês sabem o que é uma cutia? Por que a música manda a cutia correr? (R. É um animal. A música manda a cutia correr para que nós possamos correr em volta dos alunos, para brincar.)
- Na casa de quem a cutia deve correr? (R. Na casa da tia.)
- E o cipó? Deve correr na casa de quem? (R. O cipó deve correr na casa da avó.)
- O que o deixaram cair no chão? (R. Deixaram cair um lencinho.)
- Qual era a qualidade da moça? (R. A moça era bonita.)
Explique que a música é organizada em versos e estrofes, que o verso é cada linha da cantiga e a estrofe é o conjunto de versos.
Desenvolvimento
Quem já brincou de jogo da memória? Fale que eles brincarão de jogo da memória com as palavras que aparecem na cantiga, observando os diferentes tipos de letra. Comente que a letra cursiva é escrita emendada, enquanto a letra de imprensa é separada. Como esse jogo foi cuidadosamente preparado pela autora do plano, pretende-se que o mesmo seja utilizado sem nenhuma alteração. Então, sugere-se que o material (disponível aqui) seja encaminhado por WhatsApp ou e-mail para que as famílias façam a reprodução, ou impresso na escola para ser retirado pelos responsáveis. Como ele contém apenas 20 peças, a criança pode jogar em dupla com alguém da família. Explique que as palavras que compõem o jogo da memória são as que aparecem na cantiga “Corre cutia”, e que os pares serão formados por palavras escritas em: letra bastão x letra de imprensa, ou letra bastão x letra cursiva.
Fechamento
Explique, através de áudio, que a atividade de fechamento deve ser realizada individualmente e que consiste em completar uma tabela recortando o nome da fruta e colando-o na coluna correta, observando o tipo de letra: de imprensa e cursiva (material disponível aqui; pode ser impresso pela escola). Estabeleça uma relação de confiança para que realizem com atenção e pesquisem o alfabeto, caso seja preciso, orientando que colem a atividade no caderno.
Convite às famílias
Vamos formar uma roda com o máximo de integrantes possível da família para brincar de “Corre cutia”? E quem vai jogar o jogo da memória? Vejam a importância de proporcionar um ambiente acolhedor e participar de alguns momentos lúdicos com a criança, estreitando ainda mais o vínculo familiar e colaborando com o seu desenvolvimento.