Plano de Aula

Plano de aula: Jogo da memória - tipos de letra

Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Transliteração

mais ações

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é levar o aluno a conhecer os diferentes tipos de letra (bastão, imprensa e cursiva), bem como perceber a ordenação do texto. Para a realização das atividades desta aula os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental deverão estar em um nível avançado nas hipóteses de escrita (silábico-alfabético e alfabético ), a fim de conseguirem identificar as diferenças entre as letras bastão, de imprensa e cursiva e realizar as atividades propostas.

Materiais necessários:

  • Áudio/vídeo da música Corre Cutia, de Hélio Ziskind (clique aqui)

Corre Cutia. 2016. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=T2lKBZS3x4E>. Acesso em: 12 nov. 2018.

  • Cartaz/Projeção da letra da música “Corre Cutia” em letra bastão, cursiva e de imprensa. Clique aqui para acessá-la.
  • Jogo da memória - tipos de letras. Clique aqui para acessá-lo.
  • Atividade de fechamento - lista de palavras. Clique aqui para acessá-la.

Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão encontrar dificuldades em identificar as palavras em letra de imprensa e cursiva, impedindo-os de identificar as palavras no jogo da memória, bem como não conseguir escrever a lista de palavras em letra de imprensa e cursiva.

Referências sobre o assunto:

BRASIL. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: a apropriação do sistema de escrita alfabética e a consolidação do processo de alfabetização: ano 2: unidade 3. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Brasília: MEC, SEB, 2012. 48 p.

CARVALHO, C. S.. Construindo a escrita: da letra de imprensa a letra cursiva. 1ed. São Paulo: Editora Ática.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Explique aos alunos que nessa aula eles irão cantar e brincar com cantigas escritas com diferentes tipos de letras e escrever palavras usando as letras de imprensa e cursiva.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA