Plano de Aula

Plano de aula: Jogo da memória - tipos de letra

Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Transliteração

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é levar o aluno a conhecer os diferentes tipos de letra (bastão, imprensa e cursiva), bem como perceber a ordenação do texto. Para a realização das atividades desta aula os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental deverão estar em um nível avançado nas hipóteses de escrita (silábico-alfabético e alfabético ), a fim de conseguirem identificar as diferenças entre as letras bastão, de imprensa e cursiva e realizar as atividades propostas.

Materiais necessários:

  • Áudio/vídeo da música Corre Cutia, de Hélio Ziskind (clique aqui)

Corre Cutia. 2016. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=T2lKBZS3x4E>. Acesso em: 12 nov. 2018.

  • Cartaz/Projeção da letra da música “Corre Cutia” em letra bastão, cursiva e de imprensa. Clique aqui para acessá-la.
  • Jogo da memória - tipos de letras. Clique aqui para acessá-lo.
  • Atividade de fechamento - lista de palavras. Clique aqui para acessá-la.

Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão encontrar dificuldades em identificar as palavras em letra de imprensa e cursiva, impedindo-os de identificar as palavras no jogo da memória, bem como não conseguir escrever a lista de palavras em letra de imprensa e cursiva.

Referências sobre o assunto:

BRASIL. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: a apropriação do sistema de escrita alfabética e a consolidação do processo de alfabetização: ano 2: unidade 3. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Brasília: MEC, SEB, 2012. 48 p.

CARVALHO, C. S.. Construindo a escrita: da letra de imprensa a letra cursiva. 1ed. São Paulo: Editora Ática.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Explique aos alunos que nessa aula eles irão cantar e brincar com cantigas escritas com diferentes tipos de letras e escrever palavras usando as letras de imprensa e cursiva.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA