Plano de aula: Cantigas de roda - brincando com os tipos de letra

Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Transliteração

Sobre esta aula: esta é 1ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é levar o aluno a conhecer os diferentes tipos de letra (bastão, imprensa e cursiva), bem como perceber a ordenação do texto. Para a realização das atividades desta aula os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental deverão estar em um nível avançado nas hipóteses de escrita (silábico-alfabético), a fim de conseguirem identificar as diferenças entre as letras bastão, de imprensa e cursiva e realizar as atividades propostas.

Materiais necessários:

• Vídeo/áudio da música “vamos brincar no bosque”. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=9amuUt4w0zg Acesso em: 05 de novembro de 2018
  • Cartaz/Projeção da letra da música, vamos brincar no bosque em letra bastão:
  • Cartaz/Projeção da letra da música, vamos brincar no bosque em letra de imprensa: letra de imprensa.
  • Cartaz/Projeção da letra da música, vamos brincar no bosque em letra cursiva: letra cursiva.
  • Fichas com os nomes dos alunos nos diferentes tipos de letra: clique aqui.
  • Alfabeto nos diferentes tipos de letra: clique aqui.
  • Atividade do fechamento: colorir as palavras em diferentes tipos de letra: clique aqui.

Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão encontrar dificuldades em identificar as palavras em letra de imprensa e cursiva, impedindo-os de identificar as fichas com os nomes dos colegas, bem como não conseguir identificar as palavras para colorir.

Referências sobre o assunto:

BRASIL. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: a apropriação do sistema de escrita alfabética e a consolidação do processo de alfabetização: ano 2: unidade 3. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Brasília: MEC, SEB, 2012. 48 p.

CARVALHO, C.S. Construindo a escrita: da letra de imprensa a letra cursiva. 1ª ed. São Paulo: Editora Ática.

Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Explique aos alunos que nessa aula irão cantar e brincar com cantigas escritas com diferentes tipos de letras.

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA