Atividade para impressão - Vamos brincar no bosque - Letra bastão
Vamos brincar no bosque - Letra bastão
Plano de Aula
Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Transliteração
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é 1ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é levar o aluno a conhecer os diferentes tipos de letra (bastão, imprensa e cursiva), bem como perceber a ordenação do texto. Para a realização das atividades desta aula os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental deverão estar em um nível avançado nas hipóteses de escrita (silábico-alfabético), a fim de conseguirem identificar as diferenças entre as letras bastão, de imprensa e cursiva e realizar as atividades propostas.
Materiais necessários:
Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão encontrar dificuldades em identificar as palavras em letra de imprensa e cursiva, impedindo-os de identificar as fichas com os nomes dos colegas, bem como não conseguir identificar as palavras para colorir.
Referências sobre o assunto:
BRASIL. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: a apropriação do sistema de escrita alfabética e a consolidação do processo de alfabetização: ano 2: unidade 3. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Brasília: MEC, SEB, 2012. 48 p.
CARVALHO, C.S. Construindo a escrita: da letra de imprensa a letra cursiva. 1ª ed. São Paulo: Editora Ática.
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Explique aos alunos que nessa aula irão cantar e brincar com cantigas escritas com diferentes tipos de letras.
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Materiais complementares:
Material de apoio:
Orientações:
Materiais complementares:
Orientações: (continuação do slide)
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
Observação: Para o trabalho com letra de imprensa e letra cursiva, é importante que tenha em sala um alfabeto/alfabetário colado em lugar visível em relação a esses dois tipos de letra (imprensa e cursiva) para que o aluno possa consultar em caso de dúvidas).
6. Caso o aluno confunda as fichas, por ter colegas com nomes muito parecidos ou que comecem com a mesma letra. Exemplo: Roberto Soares e Renato Santos.
7. Caso o aluno não consiga ler o nome e fique em dúvida para qual aluno deve entregar a ficha: Exemplo: Mariana Ribeiro
8. Caso o aluno ainda apresente dificuldades em identificar os nomes das fichas, por causa do tipo de letra, sugira que consulte o alfabeto no tipo de letra em que a dúvida aparece.
9. Após todos entregarem todas as fichas, confira coletivamente se todos os alunos estão com as fichas corretas. Levante os seguintes questionamentos:
10. Caso os alunos não consigam identificar os nomes das fichas, por causa do tipo de letra, peça que verifiquem a primeira letra dos nomes.
11. Explique aos alunos que, do mesmo modo que as fichas dos nomes, diversos textos que nós lemos aparecem diferentes tipos de letra e que devemos aprender a identificar esses tipos para ampliarmos nossa leitura.
Materiais complementares:
Tempo sugerido: 9 minutos
Orientações:
Materiais complementares:
Orientações: (Continuação do slide)
Atividade para impressão - Vamos brincar no bosque - Letra bastão
Vamos brincar no bosque - Letra bastão
Atividade para impressão - Vamos brincar no bosque - Letra de imprensa
Vamos brincar no bosque - Letra de imprensa
Atividade para impressão - Vamos brincar no bosque - Letra cursiva
Vamos brincar no bosque - Letra cursiva
Atividade para impressão - Exemplos de fichas com nomes dos alunos
Exemplos de fichas com nomes dos alunos
Atividade para impressão - Alfabeto
Alfabeto
Atividade para impressão - Colorir as palavras iguais
Colorir as palavras iguais
Sugestão de adaptação para ensino remoto
(Esta é a 1ª aula de um conjunto de três planos com foco em análise linguística e semiótica, com a finalidade de conhecer os diferentes tipos de letra [bastão, imprensa e cursiva], bem como perceber a ordenação do texto.)
Recursos indicados
- Necessários: WhatsApp ou e-mail para envio das orientações e devolutivas;
Textos do plano, disponíveis aqui;
Canais para videochamada e compartilhamento de tela, como Google Meet e Hangouts.
- Opcional ao professor: instalação da fonte cursiva no Word (Fonte Mamãe que nos faz ou Fonte Maria Lúcia, arquivo para download disponível aqui).
Introdução
Vamos brincar? Quem gosta de brincar? Inicie a aula com uma videochamada e, após instigá-los com as perguntas iniciais, fale ainda: quem conhece a cantiga “Vamos brincar no bosque?” Compartilhe a tela e mostre o vídeo (disponível aqui) para que assistam e cantem junto. Cantem mais que uma vez para oportunizar a memorização da letra. Após a canção, explique que nesta aula vocês farão um passeio diferente pelo mundo da escrita e conhecerão diferentes tipos de escrita que podem ser utilizados para escrever a música trabalhada. Apresente os slides com a música em letra bastão (disponível aqui), letra de imprensa (disponível aqui) e cursiva (disponível aqui).
Desenvolvimento
Atenção, professor: o plano original sugere a confecção de fichas com os nomes dos alunos, cada um com um tipo de letra, para entregar ao colega a ficha que corresponde ao seu nome após a tentativa de leitura. No entanto, nesta adaptação sugiro que, utilizando a lista com os nomes de seus alunos, o professor organize uma tabela com os três tipos de escrita e envie por WhatsApp ou e-mail, para que eles façam tentativas de leitura reconhecendo as diferentes formas de letras. Será também uma forma de proporcionar proximidade entre a turma, mesmo a distância.
Dando continuidade a esta introdução, organize grupos de alunos no WhastApp (entre 2 e 4 crianças), considerando os saberes de cada, conforme as orientações do plano, e encaminhe a letra da cantiga “Vamos brincar no bosque”, em letra bastão, imprensa e cursiva (disponível aqui). Explique que os grupos devem conversar e pintar as palavras no texto com letra imprensa e cursiva da mesma cor em que a palavra aparece no texto escrito em letra BASTÃO.
Fechamento
Explique que, se precisarem de auxílio, devem mandar uma mensagem ao professor. Caso o aluno apresente dificuldades para identificar as palavras no texto por causa do tipo de letra, encaminhe um alfabeto com as quatro formas de escrita (disponível aqui) e sugira que consulte a letra sobre a qual tem dúvida.
Convite às famílias
Proporcionar um ambiente favorável para a realização das atividades propostas, incentivar e auxiliar quando necessário, no entanto, sem fazer pela criança, são ações que favorecem o aprendizado e estabelecem uma relação de confiança mútua.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Suzanne Silva Rodrigues de Morais
Mentor: Priscila Medeiros
Especialista: Tânia Rios
Título da aula: Cantigas de roda - brincando com os tipos de letra
Finalidade da aula: Levar o aluno a perceber os vários tipos de letra - bastão, imprensa e cursiva - que podemos utilizar para escrever um texto.
Ano: 1º ano do Ensino Fundamental
Objeto(s) do conhecimento: Conhecimento das diversas grafias do alfabeto/ Acentuação/ Protocolo de leitura.
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF01LP11 e EF01LP01
Sobre esta aula: esta é 1ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é levar o aluno a conhecer os diferentes tipos de letra (bastão, imprensa e cursiva), bem como perceber a ordenação do texto. Para a realização das atividades desta aula os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental deverão estar em um nível avançado nas hipóteses de escrita (silábico-alfabético), a fim de conseguirem identificar as diferenças entre as letras bastão, de imprensa e cursiva e realizar as atividades propostas.
Materiais necessários:
Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão encontrar dificuldades em identificar as palavras em letra de imprensa e cursiva, impedindo-os de identificar as fichas com os nomes dos colegas, bem como não conseguir identificar as palavras para colorir.
Referências sobre o assunto:
BRASIL. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: a apropriação do sistema de escrita alfabética e a consolidação do processo de alfabetização: ano 2: unidade 3. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Brasília: MEC, SEB, 2012. 48 p.
CARVALHO, C.S. Construindo a escrita: da letra de imprensa a letra cursiva. 1ª ed. São Paulo: Editora Ática.
Essa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: