Plano de aula: Brincando com parlendas - tipos de letra

Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Transliteração

Sobre esta aula: Esta é terceira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em Análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é levar o aluno a reconhecer os diferentes tipos de letra (bastão, imprensa e cursiva) bem como perceber a ordenação do texto. Para a realização das atividades desta aula os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental deverão estar em um nível avançado nas hipóteses de escrita (silábico-alfabético e alfabético) a fim de conseguir identificar as diferenças entre as letras bastão, de imprensa e cursiva e realizar as atividades propostas.

Materiais necessários:

• Cartaz/projeção da parlenda “Hoje é domingo” em letra de imprensa e cursiva. Clique aqui para acessá-lo.
  • Música “Hoje é domingo”, da palavra cantada. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=AUbY_Xuu2Rk Acesso em: 12 de novembro de 2018.
  • Fichas com palavras da parlenda “Hoje é domingo” em letra de imprensa e cursiva. Clique aqui para acessá-las.
  • Atividade do fechamento - Clique aqui para acessá-la.

Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão encontrar dificuldades em identificar as palavras em letra de imprensa e cursiva, impedindo-os de identificar as palavras que preenchem as lacunas da parlenda bem como não conseguir ligar as palavras com letra de imprensa e cursiva.

Referências sobre o assunto:

BRASIL. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: a apropriação do sistema de escrita alfabética e a consolidação do processo de alfabetização: ano 2: unidade 3. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Brasília: MEC, SEB, 2012. 48 p.

CARVALHO, Carmem Silva. Construindo a escrita: da letra de imprensa a letra cursiva. 1ª ed. São Paulo: Editora Ática.

Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Explique aos alunos que nesta aula eles irão ler parlendas para trabalhar com diferentes tipos de letra e identificar palavras usando as letras de imprensa e cursiva.

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA