Atividade para impressão - Parlenda Hoje é domingo
Parlenda Hoje é domingo
Plano de Aula
Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Transliteração
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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é terceira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em Análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é levar o aluno a reconhecer os diferentes tipos de letra (bastão, imprensa e cursiva) bem como perceber a ordenação do texto. Para a realização das atividades desta aula os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental deverão estar em um nível avançado nas hipóteses de escrita (silábico-alfabético e alfabético) a fim de conseguir identificar as diferenças entre as letras bastão, de imprensa e cursiva e realizar as atividades propostas.
Materiais necessários:
Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão encontrar dificuldades em identificar as palavras em letra de imprensa e cursiva, impedindo-os de identificar as palavras que preenchem as lacunas da parlenda bem como não conseguir ligar as palavras com letra de imprensa e cursiva.
Referências sobre o assunto:
BRASIL. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: a apropriação do sistema de escrita alfabética e a consolidação do processo de alfabetização: ano 2: unidade 3. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Brasília: MEC, SEB, 2012. 48 p.
CARVALHO, Carmem Silva. Construindo a escrita: da letra de imprensa a letra cursiva. 1ª ed. São Paulo: Editora Ática.
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Explique aos alunos que nesta aula eles irão ler parlendas para trabalhar com diferentes tipos de letra e identificar palavras usando as letras de imprensa e cursiva.
Tempo sugerido: 10 minutos.
Atenção professor: Para esta aula é necessário que haja um alfabeto colado na sala com os tipos de letra bastão, imprensa e cursiva, para que os alunos possam consultar.
Materiais complementares:
Tempo sugerido: 30 minutos.
Orientações:
11. Peça a dupla que cole as fichas nos lugares corretos.
12. Repita as intervenções com todas as duplas, até todas as imagens ser substituídas por fichas.
Materiais complementares:
Tempo sugerido: 9 minutos.
Orientações:
Materiais complementares:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
(Esta é a 3ª aula de um conjunto de três planos com foco em análise linguística e semiótica, com a finalidade de conhecer os diferentes tipos de letra [bastão, imprensa e cursiva], bem como perceber a ordenação do texto.)
Recursos indicados
- Necessários: WhatsApp ou e-mail para envio das orientações e devolutivas;
Textos do plano, disponíveis aqui;
Canais para videochamada ou compartilhamento de tela, como Google Meet ou Hangout;
Vídeo sugerido: Hoje é domingo, disponível aqui.
Introdução
Grave um áudio falando que você vai ler uma parlenda chamada “Hoje é domingo”. Capriche na leitura e entonação da voz, e convide-os a ouvir quantas vezes quiserem.
Desenvolvimento
Agende um horário para uma videochamada e apresente o vídeo da parlenda (ele contém mais parlendas, mas basta mostrar a primeira parte, que termina em 1min45), que apresenta a legenda, de forma a propiciar a leitura de ajuste). Depois, projete o slide do plano com a letra da parlenda “Hoje é domingo”, em letra de imprensa e letra cursiva, e explique que, nesta aula, iremos sistematizar os tipos de letra que aprendemos nas aulas anteriores.
Após cantarem e realizarem os procedimentos de leitura de ajuste, discuta as características desse tipo de texto:
- Como podemos identificar, reconhecer uma parlenda? (R: Por causa das rimas e das cantigas.)
- Quais suas principais características? (Espera-se que os alunos apontem: organização em versos e estrofes, presença de rimas, textos pequenos e divertidos.)
- Como o texto está organizado? (R: Está organizado em versos e estrofes.)
- Há palavras que rimam? Quais são as palavras que rimam?
- A parlenda é um texto grande ou pequeno? (R: É um texto pequeno.)
- Vamos observar a parlenda que lemos. Ela tem quantos versos? E quantas estrofes? (R: Tem 12 versos e seis estrofes.)
- Esta parlenda é engraçada? Geralmente as parlendas têm humor. Vocês conseguem me dizer se esta parlenda tem humor? (R: Resposta pessoal.)
Questione-os sobre as diferenças que existem entre os dois cartazes e se está escrita a mesma parlenda, o que muda entre uma escrita e outra.
Fechamento
Explique, através de áudio, que a atividade de fechamento deve ser realizada individualmente e que eles deverão pintar as palavras iguais, porém com tipos de letra diferentes. Sugere-se que o material (disponível aqui) seja encaminhado por WhatsApp ou e-mail para que as famílias façam a reprodução, ou impresso na escola para ser retirado pelos responsáveis (observando que a atividade está repetida na folha para aproveitar o espaço; a criança não precisa fazer duas vezes). Para aumentar o repertório de parlendas e cantigas, peça que em outro momento eles assistam ao vídeo até o final (são 17 minutos).
Convite às famílias
Proporcionar um ambiente favorável para a realização das atividades propostas, incentivar e auxiliar quando necessário, no entanto, sem fazer pela criança, são ações que favorecem o aprendizado e estabelecem uma relação de confiança mútua.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Suzanne Silva Rodrigues de Morais
Mentor: Priscila Medeiros
Especialista: Tânia Rios
Título da aula: Brincando com parlendas - tipos de letra
Finalidade da aula: Levar o aluno a reconhecer os vários tipos de letra: bastão, imprensa e cursiva, que podemos utilizar para escrever um texto.
Ano: 1º ano do Ensino Fundamental
Objeto(s) do conhecimento: Conhecimento das diversas grafias do alfabeto/acentuação/ protocolo de leitura.
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF01LP11; EF01LP01
Sobre esta aula: Esta é terceira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em Análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é levar o aluno a reconhecer os diferentes tipos de letra (bastão, imprensa e cursiva) bem como perceber a ordenação do texto. Para a realização das atividades desta aula os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental deverão estar em um nível avançado nas hipóteses de escrita (silábico-alfabético e alfabético) a fim de conseguir identificar as diferenças entre as letras bastão, de imprensa e cursiva e realizar as atividades propostas.
Materiais necessários:
Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão encontrar dificuldades em identificar as palavras em letra de imprensa e cursiva, impedindo-os de identificar as palavras que preenchem as lacunas da parlenda bem como não conseguir ligar as palavras com letra de imprensa e cursiva.
Referências sobre o assunto:
BRASIL. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: a apropriação do sistema de escrita alfabética e a consolidação do processo de alfabetização: ano 2: unidade 3. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Brasília: MEC, SEB, 2012. 48 p.
CARVALHO, Carmem Silva. Construindo a escrita: da letra de imprensa a letra cursiva. 1ª ed. São Paulo: Editora Ática.
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