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Plano de aula > Língua Portuguesa > 1º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Jogo da memória - tipos de letra

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do EF sobre Jogo da memória - tipos de letra

Plano 02 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Suzanne Morais

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é levar o aluno a conhecer os diferentes tipos de letra (bastão, imprensa e cursiva), bem como perceber a ordenação do texto. Para a realização das atividades desta aula os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental deverão estar em um nível avançado nas hipóteses de escrita (silábico-alfabético e alfabético ), a fim de conseguirem identificar as diferenças entre as letras bastão, de imprensa e cursiva e realizar as atividades propostas.

Materiais necessários:

  • Áudio/vídeo da música Corre Cutia, de Hélio Ziskind (clique aqui)

Corre Cutia. 2016. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=T2lKBZS3x4E>. Acesso em: 12 nov. 2018.

  • Cartaz/Projeção da letra da música “Corre Cutia” em letra bastão, cursiva e de imprensa. Clique aqui para acessá-la.
  • Jogo da memória - tipos de letras. Clique aqui para acessá-lo.
  • Atividade de fechamento - lista de palavras. Clique aqui para acessá-la.

Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão encontrar dificuldades em identificar as palavras em letra de imprensa e cursiva, impedindo-os de identificar as palavras no jogo da memória, bem como não conseguir escrever a lista de palavras em letra de imprensa e cursiva.

Referências sobre o assunto:

BRASIL. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: a apropriação do sistema de escrita alfabética e a consolidação do processo de alfabetização: ano 2: unidade 3. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Brasília: MEC, SEB, 2012. 48 p.

CARVALHO, C. S.. Construindo a escrita: da letra de imprensa a letra cursiva. 1ed. São Paulo: Editora Ática.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Explique aos alunos que nessa aula eles irão cantar e brincar com cantigas escritas com diferentes tipos de letras e escrever palavras usando as letras de imprensa e cursiva.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Atenção, para essa aula é necessário que haja um alfabeto colado na sala com os tipos de letra bastão, imprensa e cursiva, para que os alunos possam consultar.
  • Faça um círculo com os alunos assentados no chão.
  • Comece a aula conversando com os alunos sobre as brincadeiras que eles gostam de brincar e que utilizam música no meio da brincadeira. Levante os seguintes questionamentos:
  • Que brincadeira vocês brincam e que precisa de música para brincar? (R. Resposta pessoal).
  • Como é essa brincadeira? (R. Resposta baseada na pergunta anterior)
  • A música ajuda na hora de realizar a brincadeira? Por quê? (R. Sim, porque fica mais fácil decorar a brincadeira).
  • Pergunte aos alunos quem conhece a brincadeira Corre Cutia.
  • Convide os alunos a ouvirem e cantarem a música Corre cutia de Hélio Ziskind (disponível em materiais complementares).
  • Convide os alunos a brincarem dessa brincadeira.
  • Relembre com os alunos as regras da brincadeira, e/ou explique as regras para aqueles alunos que não a conhecem.
  • Tire um tempo da aula para cantarem e brincarem de corre cutia.
  • Após a brincadeira, cole no quadro um cartaz com a letra da música corre cutia ou projete no quadro com o datashow. O cartaz deverá conter a letra da música nos três tipos de letra: bastão, imprensa e cursiva.
    Observação: a cantiga corre cutia é uma música de tradição popular e vai apresentar variação na letra e na melodia, de acordo com a região do país. Sugerimos que confeccione o cartaz com a letra conhecida pelos alunos.
  • Convide os alunos a irem até o quadro para que, enquanto cantam, acompanhem a letra que está escrita no quadro, apontando a letra a medida que a música for sendo cantada (procedimento de leitura de ajuste. Clique aqui para saber mais).
  • Cante a música várias vezes, para que aqueles que não a conhecem possam memorizar a letra e para dar oportunidade de vários alunos irem ao quadro e realizarem a leitura de ajuste. Sugestão: Cantar a música de várias formas, em duplas, cada criança canta uma parte, só meninos, só meninas, etc.
  • Após cantarem várias vezes, faça a interpretação da música oralmente, levantando questionamentos para os alunos:
  • Vocês sabem o que é uma cutia? Por que a música manda a cutia correr? (R. É um animal. A música manda a cutia correr para que nós possamos correr em volta dos alunos para brincar).
  • Na casa de quem a cutia deve correr? (R. Na casa da tia).
  • E o cipó? Deve correr na casa de quem? (R. O cipó deve correr na casa da avó).
  • O que o deixaram cair no chão? (R. Deixaram cair um lencinho).
  • Qual era a qualidade da moça? (R. A moça era bonita).
  • Após a leitura, explique aos alunos que a música é organizada em versos e estrofes. Que o verso é cada linha da cantiga e a estrofe é o conjunto de versos.
  • Explique aos alunos que nessa aula vocês irão observar os diferentes tipos de letra que a cantiga corre cutia pode ser escrita. Para isso, os alunos brincarão de jogo da memória com as palavras que aparecem na cantiga. Explique ainda que a letra cursiva é escrita emendada, enquanto a letra de imprensa é separada.

Materiais complementares:

  • Áudio/vídeo da música corre cutia, de Hélio Ziskind. Clique aqui para acessar o link da música.
  • Cartaz/Projeção da letra da música “Corre Cutia” em letra bastão, cursiva e de imprensa. Clique aqui para acessá-la.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Divida a turma em duplas ou em trios. Sugestão de divisão das duplas/trios: alunos silábicos com valor sonoro juntamente com alunos silábicos-alfabéticos, e alunos silábicos alfabéticos com alunos alfabéticos.
  • Relembre com os alunos as regras do jogo da memória. Para relembrar, levante os seguintes questionamentos:
  • Quem já brincou de jogo da memória? (R. Resposta pessoal).
  • Vocês sabem me falar como se joga? (R. Precisamos virar as cartas e encontrar os pares de figuras iguais).
  • Quantas cartas devemos virar em cada jogada? (R. Devemos virar duas cartas).
  • Se o jogador acertar o par, o que fazer? (R. Ele deve recolher o par para ele e jogar novamente.)
  • Quem é o vencedor? (R. Quem ficar com mais cartas no final do jogo).
  • Após relembrar/explicar as regras, explique aos alunos que as palavras que compõem o jogo da memória dessa aula são as palavras que aparecem na cantiga Corre Cutia e que os pares serão formados por palavras escritas em: letra bastão x letra de imprensa ou letra bastão x letra cursiva.
  • Exemplifique no quadro como os pares serão montados: escreva CUTIA x cutia e CUTIA x cutia (letra cursiva).
  • Entregue para cada dupla/trio um jogo da memória.
  • Dê um tempo para que os alunos joguem. Circule pela sala observando as jogadas dos alunos e fazendo intervenções quando necessário. Levante os seguintes questionamentos:
  • Caso o aluno apresente dúvida nas letras: LETRA BASTÃO X LETRA DE IMPRENSA e não sabe se virou corretamente: Exemplo: CORAÇÃO x coração.
  • Vamos observar a primeira ficha que você virou. Você consegue ler essa palavra? (CORAÇÃO). (R. Coração).
  • Ela começa com qual letra? (R. Começa com a letra C).
  • Agora olhe a segunda ficha: você consegue encontrar semelhança entre essa palavra e a palavra CORAÇÃO da primeira ficha? Qual? (R. Sim. A segunda ficha também começa com C e tem outras letras parecidas, como o O).
  • Vamos encontrar no alfabeto a letra C. Como se escreve o C em letra de imprensa? É igual a sua ficha? (R. É a mesma letra, só que menor. Sim, é igual a da minha ficha).
  • E as demais letras da palavra CORAÇÃO são iguais da palavra coração? Quais são iguais e quais são diferentes? (R. As letras iguais são C e O e as letras diferentes são R e A.
  • E agora, você consegue me dizer se as fichas são a mesma palavra? (R. Sim, nas duas fichas está escrito a palavra coração.)
  • Caso o aluno apresente dúvida nas letras: LETRA BASTÃO X LETRA CURSIVA e não sabe se virou corretamente: Exemplo: LENCINHO x lencinho (letra cursiva):
  • Vamos observar a ficha que você virou que está escrita em letra bastão. Você consegue ler essa palavra? (LENCINHO). (R. Está escrito lencinho).
  • Ela começa com qual letra? E tem quantas letras? (R. Começa com a letra L e tem 8 letras).
  • Agora olhe a outra ficha: você consegue encontrar semelhança entre essas duas palavras? Qual? Quantas letras essa palavra possui? (R. As letras iguais são C, I e O. Ela possui 8 letras).
  • Você consegue reconhecer alguma letra da palavra lencinho (letra cursiva)? Qual? (R. Consigo reconhecer a letra C, a letra O e a letra I).
  • Nessa palavra (LENCINHO) tem essa letra que você reconheceu? (R. Sim).
  • Vamos encontrar no alfabeto a letra L. Como se escreve o L em letra de cursiva? É igual a sua ficha? (R. A letra L faz uma voltinha na letra cursiva. É igual a da minha ficha.
  • E as demais letras da palavra LENCINHO, tem alguma semelhança com a palavra lencinho (letra cursiva)? (R. Sim.)
  • Vamos observar o alfabeto: quais letras são parecidas e quais são diferentes? (R. As letras parecidas são o O, I e C.)
  • E agora, você consegue me dizer se as fichas são a mesma palavra? (R. Sim. As duas fichas estão escrito LENCINHO).
  • Caso o aluno forme duplas erradas, por exemplo: MOÇA e tia.
  • Vamos ler as palavras que você sorteou. Qual é a primeira palavra? (MOÇA). Ela começa com qual letra? (R. A primeira palavra é moça, começa com M).
  • E a segunda palavra? Você consegue ler? (R. Não consigo ler, mas sei que começa com T).
  • A segunda palavra está escrita com qual tipo de letra? (R. Com letra de imprensa).
  • Você disse que a primeira palavra começa com M. Vamos encontrar no alfabeto a letra M. Como é a letra M em letra de imprensa? É igual a primeira letra da outra palavra que você sorteou? (R. Não).
  • Que letra é a que começa a segunda palavra (tia)? Você consegue encontrar essa letra no alfabeto? Que letra é essa? (R. Começa com T. Sim.)
  • As fichas que você sorteou: MOÇA e tia formam par? (R. Não formam par).

Materiais complementares:

  • Jogo da memória - tipos de letras. Clique aqui para acessá-lo.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações:

  • A atividade de fechamento deverá ser realizada individualmente.
  • Entregue para cada aluno a atividade de fechamento.
  • Leia a atividade para os alunos.
  • Peça aos alunos que recortem o nome da fruta e colem na coluna correta, observando o tipo de letra: de imprensa e letra cursiva.
  • Dê um tempo para que os alunos possam realizar a atividade. Circule pela sala e faça as intervenções quando necessário. Levante os seguintes questionamentos:
  • Caso o aluno cole os nomes das frutas em letra cursiva na coluna da letra de imprensa ou vice-versa. Exemplo: colou melancia na coluna da letra de imprensa:
  • Você consegue ler a palavra que você colou? (R. Sim)
  • Com qual letra começa? Você consegue localizar a letra M nosso alfabeto? (R. começa com a letra M)
  • Observe o alfabeto da sala: o M de melancia parece o formato do M de qual alfabeto: cursivo, de imprensa ou bastão? (R. Parece com o alfabeto cursivo).
  • Quantas sílabas têm essa palavra? Todas as sílabas estão escritas com o mesmo tipo de letra? (R. Tem 8 letras. Sim).
  • Vamos olhar para a segunda sílaba: lan (cursiva), você sabe me dizer que sílaba é essa? (R. Sim. É a sílaba LAN).
  • Observe o formato da palavra melancia (cursiva), ele é de qual alfabeto? (R. É do alfabeto cursivo).
  • Você consegue me dizer se as letras dessa palavra estão separadas ou ligadas entre si? (R. Elas estão ligadas).
  • Você sabe me falar em que tipo de letra está escrito a palavra melancia? (R. Está escrita em letra cursiva).
  • Agora observe a coluna que você colocou a palavra melancia: observe o tipo de letra do título da coluna “letra de imprensa” e a palavra melancia (cursiva): elas são iguais? (R. Não, elas são diferentes).
  • Eu posso colar a palavra melancia (cursiva) na coluna de letra de imprensa? Em qual coluna devo colá-la? (R. Não. Devo colocá-la na coluna de letra cursiva).
  • Encerre a aula conversando com os alunos sobre as palavras escritas por eles e explique que as letras BASTÃO, IMPRENSA E CURSIVA não se misturam. Que na hora de escrever uma palavra temos que observar o tipo de letra que escolhemos. Explique ainda que a letra cursiva é escrita emendada, enquanto a letra de imprensa é separada.
  • Atenção professor- nos momentos das intervenções junto aos alunos, recorra ao alfabeto com os tipos de letras que deverá estar afixado em lugar visível na sala de aula.

Materiais complementares:

  • Atividade de fechamento - lista de palavras. Clique aqui para acessá-la.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos (continuação - atividade de fechamento)

Orientações:

  • A atividade de fechamento deverá ser realizada individualmente.
  • Entregue para cada aluno a atividade de fechamento.
  • Leia a atividade para os alunos.
  • Peça aos alunos que recortem o nome da fruta e colem na coluna correta, observando o tipo de letra: de imprensa e letra cursiva.
  • Dê um tempo para que os alunos possam realizar a atividade. Circule pela sala e faça as intervenções quando necessário. Levante os seguintes questionamentos:
  • Caso o aluno cole os nomes das frutas em letra cursiva na coluna da letra de imprensa ou vice-versa. Exemplo: colou melancia na coluna da letra de imprensa:
  • Você consegue ler a palavra que você colou? (R. Sim)
  • Com qual letra começa? Você consegue localizar a letra M nosso alfabeto? (R. começa com a letra M)
  • Observe o alfabeto da sala: o M de melancia parece o formato do M de qual alfabeto: cursivo, de imprensa ou bastão? (R. Parece com o alfabeto cursivo).
  • Quantas sílabas têm essa palavra? Todas as sílabas estão escritas com o mesmo tipo de letra? (R. Tem 8 letras. Sim).
  • Vamos olhar para a segunda sílaba: lan (cursiva), você sabe me dizer que sílaba é essa? (R. Sim. É a sílaba LAN).
  • Observe o formato da palavra melancia (cursiva), ele é de qual alfabeto? (R. É do alfabeto cursivo).
  • Você consegue me dizer se as letras dessa palavra estão separadas ou ligadas entre si? (R. Elas estão ligadas).
  • Você sabe me falar em que tipo de letra está escrito a palavra melancia? (R. Está escrita em letra cursiva).
  • Agora observe a coluna que você colocou a palavra melancia: observe o tipo de letra do título da coluna “letra de imprensa” e a palavra melancia (cursiva): elas são iguais? (R. Não, elas são diferentes).
  • Eu posso colar a palavra melancia (cursiva) na coluna de letra de imprensa? Em qual coluna devo colá-la? (R. Não. Devo colocá-la na coluna de letra cursiva).
  • Encerre a aula conversando com os alunos sobre as palavras escritas por eles e explique que as letras BASTÃO, IMPRENSA E CURSIVA não se misturam. Que na hora de escrever uma palavra temos que observar o tipo de letra que escolhemos. Explique ainda que a letra cursiva é escrita emendada, enquanto a letra de imprensa é separada.
  • Atenção professor- nos momentos das intervenções junto aos alunos, recorra ao alfabeto com os tipos de letras que deverá estar afixado em lugar visível na sala de aula.

Materiais complementares:

  • Atividade de fechamento - lista de palavras. Clique aqui para acessá-la.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é levar o aluno a conhecer os diferentes tipos de letra (bastão, imprensa e cursiva), bem como perceber a ordenação do texto. Para a realização das atividades desta aula os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental deverão estar em um nível avançado nas hipóteses de escrita (silábico-alfabético e alfabético ), a fim de conseguirem identificar as diferenças entre as letras bastão, de imprensa e cursiva e realizar as atividades propostas.

Materiais necessários:

  • Áudio/vídeo da música Corre Cutia, de Hélio Ziskind (clique aqui)

Corre Cutia. 2016. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=T2lKBZS3x4E>. Acesso em: 12 nov. 2018.

  • Cartaz/Projeção da letra da música “Corre Cutia” em letra bastão, cursiva e de imprensa. Clique aqui para acessá-la.
  • Jogo da memória - tipos de letras. Clique aqui para acessá-lo.
  • Atividade de fechamento - lista de palavras. Clique aqui para acessá-la.

Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão encontrar dificuldades em identificar as palavras em letra de imprensa e cursiva, impedindo-os de identificar as palavras no jogo da memória, bem como não conseguir escrever a lista de palavras em letra de imprensa e cursiva.

Referências sobre o assunto:

BRASIL. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: a apropriação do sistema de escrita alfabética e a consolidação do processo de alfabetização: ano 2: unidade 3. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Brasília: MEC, SEB, 2012. 48 p.

CARVALHO, C. S.. Construindo a escrita: da letra de imprensa a letra cursiva. 1ed. São Paulo: Editora Ática.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Explique aos alunos que nessa aula eles irão cantar e brincar com cantigas escritas com diferentes tipos de letras e escrever palavras usando as letras de imprensa e cursiva.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Atenção, para essa aula é necessário que haja um alfabeto colado na sala com os tipos de letra bastão, imprensa e cursiva, para que os alunos possam consultar.
  • Faça um círculo com os alunos assentados no chão.
  • Comece a aula conversando com os alunos sobre as brincadeiras que eles gostam de brincar e que utilizam música no meio da brincadeira. Levante os seguintes questionamentos:
  • Que brincadeira vocês brincam e que precisa de música para brincar? (R. Resposta pessoal).
  • Como é essa brincadeira? (R. Resposta baseada na pergunta anterior)
  • A música ajuda na hora de realizar a brincadeira? Por quê? (R. Sim, porque fica mais fácil decorar a brincadeira).
  • Pergunte aos alunos quem conhece a brincadeira Corre Cutia.
  • Convide os alunos a ouvirem e cantarem a música Corre cutia de Hélio Ziskind (disponível em materiais complementares).
  • Convide os alunos a brincarem dessa brincadeira.
  • Relembre com os alunos as regras da brincadeira, e/ou explique as regras para aqueles alunos que não a conhecem.
  • Tire um tempo da aula para cantarem e brincarem de corre cutia.
  • Após a brincadeira, cole no quadro um cartaz com a letra da música corre cutia ou projete no quadro com o datashow. O cartaz deverá conter a letra da música nos três tipos de letra: bastão, imprensa e cursiva.
    Observação: a cantiga corre cutia é uma música de tradição popular e vai apresentar variação na letra e na melodia, de acordo com a região do país. Sugerimos que confeccione o cartaz com a letra conhecida pelos alunos.
  • Convide os alunos a irem até o quadro para que, enquanto cantam, acompanhem a letra que está escrita no quadro, apontando a letra a medida que a música for sendo cantada (procedimento de leitura de ajuste. Clique aqui para saber mais).
  • Cante a música várias vezes, para que aqueles que não a conhecem possam memorizar a letra e para dar oportunidade de vários alunos irem ao quadro e realizarem a leitura de ajuste. Sugestão: Cantar a música de várias formas, em duplas, cada criança canta uma parte, só meninos, só meninas, etc.
  • Após cantarem várias vezes, faça a interpretação da música oralmente, levantando questionamentos para os alunos:
  • Vocês sabem o que é uma cutia? Por que a música manda a cutia correr? (R. É um animal. A música manda a cutia correr para que nós possamos correr em volta dos alunos para brincar).
  • Na casa de quem a cutia deve correr? (R. Na casa da tia).
  • E o cipó? Deve correr na casa de quem? (R. O cipó deve correr na casa da avó).
  • O que o deixaram cair no chão? (R. Deixaram cair um lencinho).
  • Qual era a qualidade da moça? (R. A moça era bonita).
  • Após a leitura, explique aos alunos que a música é organizada em versos e estrofes. Que o verso é cada linha da cantiga e a estrofe é o conjunto de versos.
  • Explique aos alunos que nessa aula vocês irão observar os diferentes tipos de letra que a cantiga corre cutia pode ser escrita. Para isso, os alunos brincarão de jogo da memória com as palavras que aparecem na cantiga. Explique ainda que a letra cursiva é escrita emendada, enquanto a letra de imprensa é separada.

Materiais complementares:

  • Áudio/vídeo da música corre cutia, de Hélio Ziskind. Clique aqui para acessar o link da música.
  • Cartaz/Projeção da letra da música “Corre Cutia” em letra bastão, cursiva e de imprensa. Clique aqui para acessá-la.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Divida a turma em duplas ou em trios. Sugestão de divisão das duplas/trios: alunos silábicos com valor sonoro juntamente com alunos silábicos-alfabéticos, e alunos silábicos alfabéticos com alunos alfabéticos.
  • Relembre com os alunos as regras do jogo da memória. Para relembrar, levante os seguintes questionamentos:
  • Quem já brincou de jogo da memória? (R. Resposta pessoal).
  • Vocês sabem me falar como se joga? (R. Precisamos virar as cartas e encontrar os pares de figuras iguais).
  • Quantas cartas devemos virar em cada jogada? (R. Devemos virar duas cartas).
  • Se o jogador acertar o par, o que fazer? (R. Ele deve recolher o par para ele e jogar novamente.)
  • Quem é o vencedor? (R. Quem ficar com mais cartas no final do jogo).
  • Após relembrar/explicar as regras, explique aos alunos que as palavras que compõem o jogo da memória dessa aula são as palavras que aparecem na cantiga Corre Cutia e que os pares serão formados por palavras escritas em: letra bastão x letra de imprensa ou letra bastão x letra cursiva.
  • Exemplifique no quadro como os pares serão montados: escreva CUTIA x cutia e CUTIA x cutia (letra cursiva).
  • Entregue para cada dupla/trio um jogo da memória.
  • Dê um tempo para que os alunos joguem. Circule pela sala observando as jogadas dos alunos e fazendo intervenções quando necessário. Levante os seguintes questionamentos:
  • Caso o aluno apresente dúvida nas letras: LETRA BASTÃO X LETRA DE IMPRENSA e não sabe se virou corretamente: Exemplo: CORAÇÃO x coração.
  • Vamos observar a primeira ficha que você virou. Você consegue ler essa palavra? (CORAÇÃO). (R. Coração).
  • Ela começa com qual letra? (R. Começa com a letra C).
  • Agora olhe a segunda ficha: você consegue encontrar semelhança entre essa palavra e a palavra CORAÇÃO da primeira ficha? Qual? (R. Sim. A segunda ficha também começa com C e tem outras letras parecidas, como o O).
  • Vamos encontrar no alfabeto a letra C. Como se escreve o C em letra de imprensa? É igual a sua ficha? (R. É a mesma letra, só que menor. Sim, é igual a da minha ficha).
  • E as demais letras da palavra CORAÇÃO são iguais da palavra coração? Quais são iguais e quais são diferentes? (R. As letras iguais são C e O e as letras diferentes são R e A.
  • E agora, você consegue me dizer se as fichas são a mesma palavra? (R. Sim, nas duas fichas está escrito a palavra coração.)
  • Caso o aluno apresente dúvida nas letras: LETRA BASTÃO X LETRA CURSIVA e não sabe se virou corretamente: Exemplo: LENCINHO x lencinho (letra cursiva):
  • Vamos observar a ficha que você virou que está escrita em letra bastão. Você consegue ler essa palavra? (LENCINHO). (R. Está escrito lencinho).
  • Ela começa com qual letra? E tem quantas letras? (R. Começa com a letra L e tem 8 letras).
  • Agora olhe a outra ficha: você consegue encontrar semelhança entre essas duas palavras? Qual? Quantas letras essa palavra possui? (R. As letras iguais são C, I e O. Ela possui 8 letras).
  • Você consegue reconhecer alguma letra da palavra lencinho (letra cursiva)? Qual? (R. Consigo reconhecer a letra C, a letra O e a letra I).
  • Nessa palavra (LENCINHO) tem essa letra que você reconheceu? (R. Sim).
  • Vamos encontrar no alfabeto a letra L. Como se escreve o L em letra de cursiva? É igual a sua ficha? (R. A letra L faz uma voltinha na letra cursiva. É igual a da minha ficha.
  • E as demais letras da palavra LENCINHO, tem alguma semelhança com a palavra lencinho (letra cursiva)? (R. Sim.)
  • Vamos observar o alfabeto: quais letras são parecidas e quais são diferentes? (R. As letras parecidas são o O, I e C.)
  • E agora, você consegue me dizer se as fichas são a mesma palavra? (R. Sim. As duas fichas estão escrito LENCINHO).
  • Caso o aluno forme duplas erradas, por exemplo: MOÇA e tia.
  • Vamos ler as palavras que você sorteou. Qual é a primeira palavra? (MOÇA). Ela começa com qual letra? (R. A primeira palavra é moça, começa com M).
  • E a segunda palavra? Você consegue ler? (R. Não consigo ler, mas sei que começa com T).
  • A segunda palavra está escrita com qual tipo de letra? (R. Com letra de imprensa).
  • Você disse que a primeira palavra começa com M. Vamos encontrar no alfabeto a letra M. Como é a letra M em letra de imprensa? É igual a primeira letra da outra palavra que você sorteou? (R. Não).
  • Que letra é a que começa a segunda palavra (tia)? Você consegue encontrar essa letra no alfabeto? Que letra é essa? (R. Começa com T. Sim.)
  • As fichas que você sorteou: MOÇA e tia formam par? (R. Não formam par).

Materiais complementares:

  • Jogo da memória - tipos de letras. Clique aqui para acessá-lo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações:

  • A atividade de fechamento deverá ser realizada individualmente.
  • Entregue para cada aluno a atividade de fechamento.
  • Leia a atividade para os alunos.
  • Peça aos alunos que recortem o nome da fruta e colem na coluna correta, observando o tipo de letra: de imprensa e letra cursiva.
  • Dê um tempo para que os alunos possam realizar a atividade. Circule pela sala e faça as intervenções quando necessário. Levante os seguintes questionamentos:
  • Caso o aluno cole os nomes das frutas em letra cursiva na coluna da letra de imprensa ou vice-versa. Exemplo: colou melancia na coluna da letra de imprensa:
  • Você consegue ler a palavra que você colou? (R. Sim)
  • Com qual letra começa? Você consegue localizar a letra M nosso alfabeto? (R. começa com a letra M)
  • Observe o alfabeto da sala: o M de melancia parece o formato do M de qual alfabeto: cursivo, de imprensa ou bastão? (R. Parece com o alfabeto cursivo).
  • Quantas sílabas têm essa palavra? Todas as sílabas estão escritas com o mesmo tipo de letra? (R. Tem 8 letras. Sim).
  • Vamos olhar para a segunda sílaba: lan (cursiva), você sabe me dizer que sílaba é essa? (R. Sim. É a sílaba LAN).
  • Observe o formato da palavra melancia (cursiva), ele é de qual alfabeto? (R. É do alfabeto cursivo).
  • Você consegue me dizer se as letras dessa palavra estão separadas ou ligadas entre si? (R. Elas estão ligadas).
  • Você sabe me falar em que tipo de letra está escrito a palavra melancia? (R. Está escrita em letra cursiva).
  • Agora observe a coluna que você colocou a palavra melancia: observe o tipo de letra do título da coluna “letra de imprensa” e a palavra melancia (cursiva): elas são iguais? (R. Não, elas são diferentes).
  • Eu posso colar a palavra melancia (cursiva) na coluna de letra de imprensa? Em qual coluna devo colá-la? (R. Não. Devo colocá-la na coluna de letra cursiva).
  • Encerre a aula conversando com os alunos sobre as palavras escritas por eles e explique que as letras BASTÃO, IMPRENSA E CURSIVA não se misturam. Que na hora de escrever uma palavra temos que observar o tipo de letra que escolhemos. Explique ainda que a letra cursiva é escrita emendada, enquanto a letra de imprensa é separada.
  • Atenção professor- nos momentos das intervenções junto aos alunos, recorra ao alfabeto com os tipos de letras que deverá estar afixado em lugar visível na sala de aula.

Materiais complementares:

  • Atividade de fechamento - lista de palavras. Clique aqui para acessá-la.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos (continuação - atividade de fechamento)

Orientações:

  • A atividade de fechamento deverá ser realizada individualmente.
  • Entregue para cada aluno a atividade de fechamento.
  • Leia a atividade para os alunos.
  • Peça aos alunos que recortem o nome da fruta e colem na coluna correta, observando o tipo de letra: de imprensa e letra cursiva.
  • Dê um tempo para que os alunos possam realizar a atividade. Circule pela sala e faça as intervenções quando necessário. Levante os seguintes questionamentos:
  • Caso o aluno cole os nomes das frutas em letra cursiva na coluna da letra de imprensa ou vice-versa. Exemplo: colou melancia na coluna da letra de imprensa:
  • Você consegue ler a palavra que você colou? (R. Sim)
  • Com qual letra começa? Você consegue localizar a letra M nosso alfabeto? (R. começa com a letra M)
  • Observe o alfabeto da sala: o M de melancia parece o formato do M de qual alfabeto: cursivo, de imprensa ou bastão? (R. Parece com o alfabeto cursivo).
  • Quantas sílabas têm essa palavra? Todas as sílabas estão escritas com o mesmo tipo de letra? (R. Tem 8 letras. Sim).
  • Vamos olhar para a segunda sílaba: lan (cursiva), você sabe me dizer que sílaba é essa? (R. Sim. É a sílaba LAN).
  • Observe o formato da palavra melancia (cursiva), ele é de qual alfabeto? (R. É do alfabeto cursivo).
  • Você consegue me dizer se as letras dessa palavra estão separadas ou ligadas entre si? (R. Elas estão ligadas).
  • Você sabe me falar em que tipo de letra está escrito a palavra melancia? (R. Está escrita em letra cursiva).
  • Agora observe a coluna que você colocou a palavra melancia: observe o tipo de letra do título da coluna “letra de imprensa” e a palavra melancia (cursiva): elas são iguais? (R. Não, elas são diferentes).
  • Eu posso colar a palavra melancia (cursiva) na coluna de letra de imprensa? Em qual coluna devo colá-la? (R. Não. Devo colocá-la na coluna de letra cursiva).
  • Encerre a aula conversando com os alunos sobre as palavras escritas por eles e explique que as letras BASTÃO, IMPRENSA E CURSIVA não se misturam. Que na hora de escrever uma palavra temos que observar o tipo de letra que escolhemos. Explique ainda que a letra cursiva é escrita emendada, enquanto a letra de imprensa é separada.
  • Atenção professor- nos momentos das intervenções junto aos alunos, recorra ao alfabeto com os tipos de letras que deverá estar afixado em lugar visível na sala de aula.

Materiais complementares:

  • Atividade de fechamento - lista de palavras. Clique aqui para acessá-la.

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