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Plano de aula > Língua Portuguesa > 1º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Cantigas de roda - brincando com os tipos de letra

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do Fundamental sobre cantigas de roda e caligrafia

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Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Suzanne Morais

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é 1ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é levar o aluno a conhecer os diferentes tipos de letra (bastão, imprensa e cursiva), bem como perceber a ordenação do texto. Para a realização das atividades desta aula os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental deverão estar em um nível avançado nas hipóteses de escrita (silábico-alfabético), a fim de conseguirem identificar as diferenças entre as letras bastão, de imprensa e cursiva e realizar as atividades propostas.

Materiais necessários:

  • Vídeo/áudio da música “vamos brincar no bosque”. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=9amuUt4w0zg Acesso em: 05 de novembro de 2018
  • Cartaz/Projeção da letra da música, vamos brincar no bosque em letra bastão:
  • Cartaz/Projeção da letra da música, vamos brincar no bosque em letra de imprensa: letra de imprensa.
  • Cartaz/Projeção da letra da música, vamos brincar no bosque em letra cursiva: letra cursiva.
  • Fichas com os nomes dos alunos nos diferentes tipos de letra: clique aqui.
  • Alfabeto nos diferentes tipos de letra: clique aqui.
  • Atividade do fechamento: colorir as palavras em diferentes tipos de letra: clique aqui.

Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão encontrar dificuldades em identificar as palavras em letra de imprensa e cursiva, impedindo-os de identificar as fichas com os nomes dos colegas, bem como não conseguir identificar as palavras para colorir.

Referências sobre o assunto:

BRASIL. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: a apropriação do sistema de escrita alfabética e a consolidação do processo de alfabetização: ano 2: unidade 3. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Brasília: MEC, SEB, 2012. 48 p.

CARVALHO, C.S. Construindo a escrita: da letra de imprensa a letra cursiva. 1ª ed. São Paulo: Editora Ática.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Explique aos alunos que nessa aula irão cantar e brincar com cantigas escritas com diferentes tipos de letras.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Comece a aula conversando com os alunos sobre as brincadeiras que eles gostam de brincar. Levante os seguintes questionamentos:
  • Qual brincadeira vocês mais gostam? (R. Escutar as sugestões dos alunos)
  • Como é essa brincadeira? (R. Resposta com base na primeira pergunta).
  • Existe alguma música que vocês cantam durante essas brincadeiras? (R. Resposta com base nas perguntas anteriores).
  • Explique aos alunos que as músicas cantadas durante as brincadeiras são conhecidas como cantigas e que, muitas delas, são passadas de geração por geração.
  • Pergunte aos alunos:” quem conhece a cantiga “vamos brincar no bosque”? (R. Resposta pessoal).
  • Cante/Ensine a música para os alunos. Utilize o vídeo/áudio da música, para cantar com os alunos.
  • Escreva a letra da música em letra bastão/caixa alta “vamos brincar no bosque“ em um papel craft e/ou cartolina e cole-o no quadro ou projete no quadro com o datashow. A cantiga é uma música de tradição popular e vai apresentar variação na letra e na melodia, de acordo com a região do país. Sugerimos que cante a música conhecida pelos alunos.
  • Convide os alunos a irem até o quadro para que, enquanto cantam, acompanhem a letra que está escrita no quadro, apontando a letra a medida que a música for sendo cantada. Este passo é uma leitura de ajuste, muito importante nas aulas de alfabetização.
  • Cante a música várias vezes, para que aqueles que não a conhecem possam memorizar a letra e para dar oportunidade de vários alunos irem ao quadro e realizarem a leitura de ajuste. Sugestão: Cantar a música de várias formas, em duplas, cada criança canta uma parte, só meninos, só meninas, etc.
  • Após cantarem a música, explique aos alunos que nessa aula vocês farão um passeio diferente, pelo mundo da escrita e conhecerão diferentes tipos de escrita que podem ser utilizados para escrever a música trabalhada nesta aula.

Materiais complementares:

Material de apoio:

https://novaescola.org.br/conteudo/2486/leitura-feita-pelo-aluno-antes-de-saber-ler-convencionalmente

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Cole ao lado do cartaz em letra bastão, um cartaz da música “vamos brincar no bosque”, em letra de imprensa e em letra cursiva ou projete com o datashow.
  • Cante novamente a música, fazendo os procedimentos de leitura de ajuste, primeiro no letra de imprensa, em seguida, na letra cursiva.
  • Após cantarem a música, converse com os alunos sobre os diferentes tipos de letra que eles observaram nos três exemplos de cartaz. Levante os seguintes questionamentos (Letra bastão e de imprensa) ainda dentro dos procedimentos de leitura de ajuste: Convide alguns alunos e pergunte:
  • Você consegue encontrar a palavra “brincar” no primeiro cartaz? Quantas vezes ela aparece? (R. Ela aparece 6 vezes).
  • E no cartaz em letra de imprensa, onde esta palavra aparece? (R. Ela aparece no primeiro verso de todas as estrofes).
  • Como você conseguiu localizá-la? (R. Por causa da primeira letra B)
  • Existe diferença entre a primeira palavra que apontamos (letra bastão) com a segunda (letra de imprensa)? Qual? (R. Sim. O formato da letra é diferente)
  • O que mudou na grafia da palavra BRINCAR e brincar? (R. Na primeira palavra BRINCAR, as letras são maiúsculas e na palavra brincar as letras são minúsculas).
  • Em que tipo de texto encontramos a letra de imprensa? (R. Em jornais, revistas e livros).
  • Por que jornais, revistas e livros trazem esse tipo de letra? (R. Para ficar mais fácil de ler).
  • Incentive os alunos a apontarem as mudanças na grafia, como por exemplo a letra b que perde uma” barriguinha” quando é escrita na letra de imprensa, ou a letra C que somente diminui de tamanho de um tipo de letra para outro.
  • Explique aos alunos sucintamente, que nos materiais impressos como livros, revistas e jornais, se usa a letra de imprensa e que nenhuma palavra escrita em letra de imprensa apresenta as letras “emendadas como na letra cursiva”.
  • Em seguida, faça a comparação da letra bastão com a letra cursiva. Levante os seguintes questionamentos:
  • Vamos observar agora nosso terceiro cartaz. Houve muitas mudanças? (R. Sim)
  • Vocês conseguem me falar pelo menos duas mudanças do cartaz com letra bastão para o cartaz com letra cursiva? (R. Na letra bastão estão com letra maiúscula e na letra cursiva está com letra minúscula. Outra diferença é que nas palavras escritas em letra cursiva, as letras são emendadas).
  • Vamos encontrar no cartaz com letra cursiva, a palavra LOBO. Quem consegue apontá-la pra mim? (R. Resposta pessoal).
  • O que mudou na escrita dessa palavra? (R. A grafia das letras L e B são muito diferentes. Na letra cursiva as grafias da letra L e B são semelhantes.)
  • Em que tipo de texto usamos a letra cursiva? Por que aprendemos a escrever com a letra cursiva? (R. Usamos a letra cursiva para escrever no caderno. Porque agiliza a escrita).
  • Explique aos alunos que a letra cursiva é a escrita à mão e que, nesse tipo de letra deve emendar todas as letras que compõem uma mesma palavra.
  • Incentive os alunos a apontarem as mudanças na grafia, como por exemplo a letra O que ganha uma “voltinha” na letra cursiva, ou a letra L e B que se parecem na letra cursiva, mas não se parecem na letra bastão.
  • Explique aos alunos que nessas aulas vocês irão conhecer os diferentes tipos de letra nos nomes dos colegas de classe.

Materiais complementares:

  • Cartaz/Projeção da letra da música, vamos brincar no bosque em letra de imprensa: clique aqui.
  • Cartaz/Projeção da letra da música, vamos brincar no bosque em letra cursiva: clique aqui.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Orientações: (continuação do slide)

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

Observação: Para o trabalho com letra de imprensa e letra cursiva, é importante que tenha em sala um alfabeto/alfabetário colado em lugar visível em relação a esses dois tipos de letra (imprensa e cursiva) para que o aluno possa consultar em caso de dúvidas).

  • Confeccione três fichas com os nomes dos alunos, cada um com um tipo de letra. Exemplo:
  • Ficha 1: ROBERTO SOARES;
  • Ficha 2: Roberto Soares;
  • Ficha 3: Roberto Soares (letra cursiva).
  • Entregue para cada aluno três fichas, uma de cada tipo de letra e um nome diferente.
  • Peça que as crianças leiam os nomes e entregue para o colega a ficha que corresponde ao seu nome.
  • Dê um tempo para que as crianças circulem pela sala, entregando as fichas para os colegas. Após alguns minutos, faça intervenções, caso seja necessário.
  • Caso o aluno entregue a ficha de nome para o colega errado: Exemplo: Entregou a ficha Roberto Soares para o aluno PAULO:
  • Com qual letra começa o nome que aparece na ficha? (R. Começa com a letra R).
  • Qual o nome do colega que você entregou a ficha? (R. Eu entreguei para o Paulo).
  • Quais as mudanças que encontramos na ficha Roberto Soares? (R. Ela está escrita em letra cursiva.)
  • Paulo começa com a letra R, que aparece na ficha? Você entregou a ficha para o colega correto? (Não. Paulo começa com a letra P. Entreguei a ficha para o colega errado.)
  • Qual dos seus colegas tem o nome que começa com a letra R? (R. Roberto)
  • Vamos comparar o nome com o nosso alfabeto que está exposto aqui na sala: A letra “R” é qual letra no alfabeto bastão? Qual é a diferença? (R. Ela é a letra R. A letra R bastão e a letra R cursiva são muito parecidas.)

6. Caso o aluno confunda as fichas, por ter colegas com nomes muito parecidos ou que comecem com a mesma letra. Exemplo: Roberto Soares e Renato Santos.

  • Vamos observar a primeira letra do nome dos colegas. Com qual letra eles começam? (R. Começam com a letra R)
  • E o segundo nome, as letras também são iguais? (R. Sim. Elas começam com a letra S).
  • Já que, as primeiras letras dos nomes são iguais, o que você acha que devemos observar para identificar que nome é esse? (R. As demais letras do nome).
  • Podemos observar a segunda letra do nome? Você consegue identificar na ficha Roberto Soares qual a segunda letra, que acompanha o R? R com O forma qual sílaba? (R. A segunda letra é o O. R com O forma RO).
  • Quais as semelhanças entre as letras da primeira e da segunda ficha? (R. As duas fichas começam com a letra R e as duas estão escritas em letra cursiva).
  • Você consegue identificar a letra “o” e a letra” e” no alfabeto bastão? Que letras são essas? E se compararmos com o alfabeto em letra de imprensa, conseguimos encontrar letras parecidas? (R. Essas são as letras O e E. Se compararmos com o alfabeto em letra de imprensa encontramos a letra o e e. Elas são muito parecidas com a letra cursiva, mas são diferentes da letra bastão).
  • E na ficha Renato Santos, qual a segunda letra que acompanha o R? R mais E forma qual ficha? (R. A segunda letra é a letra E. R com R forma a sílaba RE).
  • Então temos duas sílabas, Ro e Re. Qual colega tem o nome que começa com Ro? Para quem devemos entregar essa ficha? E a ficha que começa com Re? (O colega que começa com RO é o Roberto e o colega que começa com RE é o Renato).

7. Caso o aluno não consiga ler o nome e fique em dúvida para qual aluno deve entregar a ficha: Exemplo: Mariana Ribeiro

  • Você consegue ler o nome que aparece na ficha? (R. Não).
  • Com qual letra começa esse nome? Qual a segunda letra do nome? (R. Começa com a letra M. E a segunda letra é o A)
  • Vamos observar a primeira letra do nome “M,”. Ela se parece com qual letra do nosso alfabeto bastão? (R. Ela aparece com a letra M).
  • Agora vamos observar a segunda letra do nome: “a.” Ela se parece com alguma letra do alfabeto bastão? E se compararmos com o alfabeto em letra de imprensa? Ela se parece com alguma letra? Que letra é essa? (R. Ela aparece junto com a letra A).
  • A primeira sílaba do nome é MA, qual colega tem o nome que começa com MA? (R. Mariana)

8. Caso o aluno ainda apresente dificuldades em identificar os nomes das fichas, por causa do tipo de letra, sugira que consulte o alfabeto no tipo de letra em que a dúvida aparece.

9. Após todos entregarem todas as fichas, confira coletivamente se todos os alunos estão com as fichas corretas. Levante os seguintes questionamentos:

  • Vocês conseguiram identificar todos os nomes dos colegas? (R. Sim).
  • Olhe para as suas fichas: as três fichas possuem o seu nome ou você ainda está com alguma ficha dos colegas? (R. Sim)
  • Como identificaram as mesmas letras escritas de formas diferentes? (R. Com a ajuda do alfabeto móvel).

10. Caso os alunos não consigam identificar os nomes das fichas, por causa do tipo de letra, peça que verifiquem a primeira letra dos nomes.

  • Observe a primeira letra dos nomes que aparecem nas suas fichas. Qual letra é? (R. Cada aluno deverá responder a letra do seu nome).
  • Com qual letra começa seu nome? É a mesma letra que aparece nas fichas? Caso não, qual colega tem o nome que começa com essa letra? (R. Resposta pessoal. Ex. Meu nome começa com R. Sim, é a mesma letra que aparece nas fichas ou Não, a letra que aparece na ficha é M).
  • Observe a ficha do seu nome: qual a semelhança entre as letras das três fichas (bastão, imprensa e cursiva)? E as principais diferenças? (R. As semelhanças entre as letras de imprensa e cursiva é que as duas são minúsculas. As diferenças é que a letra de imprensa é separada e a cursiva é emendada. A diferença entre as letras de imprensa e cursiva e a letra bastão é que a letra bastão é maiúscula e as outras é minúscula. Deixe que os alunos apontem outras semelhanças e diferenças referentes as letras do seu nome).

11. Explique aos alunos que, do mesmo modo que as fichas dos nomes, diversos textos que nós lemos aparecem diferentes tipos de letra e que devemos aprender a identificar esses tipos para ampliarmos nossa leitura.

Materiais complementares:

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações:

  • Organize os alunos em duplas. Sugestão de divisão das duplas: alunos pré-silábicos juntamente com alunos silábicos sem valor sonoro; alunos silábicos sem valor sonoro, juntamente com alunos silábicos com valor sonoro; e alunos silábicos com valor sonoro juntamente com alunos silábicos-alfabéticos, e alunos alfabéticos com alunos silábicos alfabéticos, a fim de ajudarem-se mutuamente na ordenação do texto.
  • Entregue para cada dupla a letra da cantiga que cantamos no início da aula: “vamos brincar no bosque”, em letra bastão, imprensa e cursiva.
  • Solicite que as duplas pintem as palavras no texto com letra imprensa e cursiva da mesma cor em que a palavra aparece no texto escrito em BASTÃO.
  • Dê um tempo para que a dupla realize a atividade.
  • Circule pela sala fazendo intervenções quando necessário. Apresente os seguintes questionamentos:
  • Caso a dupla pinte de outra cor a palavra BOSQUE em um dos textos.
  • Me mostrem a palavra BOSQUE no primeiro texto. De que cor ela aparece? (R. Ela aparece de vermelho).
  • Vamos procurar a palavra BOSQUE nos outros dois textos: com qual letra ela começa? Qual a semelhança da letra B com as letras b da letra cursiva e da letra b de imprensa? E as diferenças? (R. Ela começa com a letra B. As semelhanças é que todas têm a “barriguinha” embaixo. A diferença é que a letra bastão B tem duas “barriguinhas” e as letras de imprensa e cursiva não têm).
  • Qual letra na palavra BOSQUE é semelhante nas formas cursiva (bosque) e imprensa (bosque)? (R. As letras O e U)
  • Se compararmos os três tipos de letra: bastão, cursiva e imprensa, quais se parecem mais? (R. As letras de imprensa e cursiva).
  • Vamos olhar no alfabeto e encontrar a letra B: qual o formato da letra B no alfabeto de imprensa e no alfabeto cursivo? (R. No alfabeto de imprensa e cursiva ela é minúscula e perde a barriguinha de cima).
  • Agora me mostre a mesma palavra nesse texto, escrito em letra de imprensa. Que cor você pintou essa palavra? (R. Pintei de verde).
  • A cor é a mesma que aparece no primeiro texto? De que cor devemos colorir? (R. Não. Devemos pintar de vermelho).
  • Caso a dupla não consiga localizar as palavras nos textos em letra cursiva. Exemplo: LOBO - lobo.
  • A palavra LOBO começa com qual letra? (R. Com a letra L)
  • Qual a vogal que aparece na palavra lobo? Quantas vezes ela aparece? (R. A vogal o. Ela aparece duas vezes.)
  • Vamos tentar localizar no texto com letra cursiva qual palavra possui duas vogais O? (R. Deixar que o aluno procure no texto e mostre ao professor).
  • Por que você escolheu essa palavra? Qual a semelhança entre LOBO e lobo? (R. As duas palavras possuem a vogal O duas vezes).
  • Essa palavra começa com a letra L? (R. Sim).
  • Vamos observar o alfabeto e encontrar a letra L: me aponte a letra L em letra cursiva e imprensa. A letra L de LOBO é semelhante a letra l de lobo? E lobo e lobo: quais suas semelhanças? E diferenças? (R. A semelhança é que nos três tipos de letra (bastão, imprensa e cursiva) a letra L sobe até a linha de cima. A diferença é que no l cursivo faz uma voltinha e nos outros tipos de letra não).
  • De que cor devemos pintar essa palavra? (R. Devemos pintar de azul).
  • Caso o aluno ainda apresente dificuldades em identificar as palavras no texto, por causa do tipo de letra, sugira que consulte o alfabeto no tipo de letra em que a dúvida aparece.

Materiais complementares:

  • Alfabeto nos diferentes tipos de letra: clique aqui.
  • Atividade do fechamento: colorir as palavras em diferentes tipos de letra: clique aqui.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Orientações: (Continuação do slide)

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é 1ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é levar o aluno a conhecer os diferentes tipos de letra (bastão, imprensa e cursiva), bem como perceber a ordenação do texto. Para a realização das atividades desta aula os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental deverão estar em um nível avançado nas hipóteses de escrita (silábico-alfabético), a fim de conseguirem identificar as diferenças entre as letras bastão, de imprensa e cursiva e realizar as atividades propostas.

Materiais necessários:

  • Vídeo/áudio da música “vamos brincar no bosque”. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=9amuUt4w0zg Acesso em: 05 de novembro de 2018
  • Cartaz/Projeção da letra da música, vamos brincar no bosque em letra bastão:
  • Cartaz/Projeção da letra da música, vamos brincar no bosque em letra de imprensa: letra de imprensa.
  • Cartaz/Projeção da letra da música, vamos brincar no bosque em letra cursiva: letra cursiva.
  • Fichas com os nomes dos alunos nos diferentes tipos de letra: clique aqui.
  • Alfabeto nos diferentes tipos de letra: clique aqui.
  • Atividade do fechamento: colorir as palavras em diferentes tipos de letra: clique aqui.

Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão encontrar dificuldades em identificar as palavras em letra de imprensa e cursiva, impedindo-os de identificar as fichas com os nomes dos colegas, bem como não conseguir identificar as palavras para colorir.

Referências sobre o assunto:

BRASIL. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: a apropriação do sistema de escrita alfabética e a consolidação do processo de alfabetização: ano 2: unidade 3. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Brasília: MEC, SEB, 2012. 48 p.

CARVALHO, C.S. Construindo a escrita: da letra de imprensa a letra cursiva. 1ª ed. São Paulo: Editora Ática.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Explique aos alunos que nessa aula irão cantar e brincar com cantigas escritas com diferentes tipos de letras.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Comece a aula conversando com os alunos sobre as brincadeiras que eles gostam de brincar. Levante os seguintes questionamentos:
  • Qual brincadeira vocês mais gostam? (R. Escutar as sugestões dos alunos)
  • Como é essa brincadeira? (R. Resposta com base na primeira pergunta).
  • Existe alguma música que vocês cantam durante essas brincadeiras? (R. Resposta com base nas perguntas anteriores).
  • Explique aos alunos que as músicas cantadas durante as brincadeiras são conhecidas como cantigas e que, muitas delas, são passadas de geração por geração.
  • Pergunte aos alunos:” quem conhece a cantiga “vamos brincar no bosque”? (R. Resposta pessoal).
  • Cante/Ensine a música para os alunos. Utilize o vídeo/áudio da música, para cantar com os alunos.
  • Escreva a letra da música em letra bastão/caixa alta “vamos brincar no bosque“ em um papel craft e/ou cartolina e cole-o no quadro ou projete no quadro com o datashow. A cantiga é uma música de tradição popular e vai apresentar variação na letra e na melodia, de acordo com a região do país. Sugerimos que cante a música conhecida pelos alunos.
  • Convide os alunos a irem até o quadro para que, enquanto cantam, acompanhem a letra que está escrita no quadro, apontando a letra a medida que a música for sendo cantada. Este passo é uma leitura de ajuste, muito importante nas aulas de alfabetização.
  • Cante a música várias vezes, para que aqueles que não a conhecem possam memorizar a letra e para dar oportunidade de vários alunos irem ao quadro e realizarem a leitura de ajuste. Sugestão: Cantar a música de várias formas, em duplas, cada criança canta uma parte, só meninos, só meninas, etc.
  • Após cantarem a música, explique aos alunos que nessa aula vocês farão um passeio diferente, pelo mundo da escrita e conhecerão diferentes tipos de escrita que podem ser utilizados para escrever a música trabalhada nesta aula.

Materiais complementares:

Material de apoio:

https://novaescola.org.br/conteudo/2486/leitura-feita-pelo-aluno-antes-de-saber-ler-convencionalmente

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Cole ao lado do cartaz em letra bastão, um cartaz da música “vamos brincar no bosque”, em letra de imprensa e em letra cursiva ou projete com o datashow.
  • Cante novamente a música, fazendo os procedimentos de leitura de ajuste, primeiro no letra de imprensa, em seguida, na letra cursiva.
  • Após cantarem a música, converse com os alunos sobre os diferentes tipos de letra que eles observaram nos três exemplos de cartaz. Levante os seguintes questionamentos (Letra bastão e de imprensa) ainda dentro dos procedimentos de leitura de ajuste: Convide alguns alunos e pergunte:
  • Você consegue encontrar a palavra “brincar” no primeiro cartaz? Quantas vezes ela aparece? (R. Ela aparece 6 vezes).
  • E no cartaz em letra de imprensa, onde esta palavra aparece? (R. Ela aparece no primeiro verso de todas as estrofes).
  • Como você conseguiu localizá-la? (R. Por causa da primeira letra B)
  • Existe diferença entre a primeira palavra que apontamos (letra bastão) com a segunda (letra de imprensa)? Qual? (R. Sim. O formato da letra é diferente)
  • O que mudou na grafia da palavra BRINCAR e brincar? (R. Na primeira palavra BRINCAR, as letras são maiúsculas e na palavra brincar as letras são minúsculas).
  • Em que tipo de texto encontramos a letra de imprensa? (R. Em jornais, revistas e livros).
  • Por que jornais, revistas e livros trazem esse tipo de letra? (R. Para ficar mais fácil de ler).
  • Incentive os alunos a apontarem as mudanças na grafia, como por exemplo a letra b que perde uma” barriguinha” quando é escrita na letra de imprensa, ou a letra C que somente diminui de tamanho de um tipo de letra para outro.
  • Explique aos alunos sucintamente, que nos materiais impressos como livros, revistas e jornais, se usa a letra de imprensa e que nenhuma palavra escrita em letra de imprensa apresenta as letras “emendadas como na letra cursiva”.
  • Em seguida, faça a comparação da letra bastão com a letra cursiva. Levante os seguintes questionamentos:
  • Vamos observar agora nosso terceiro cartaz. Houve muitas mudanças? (R. Sim)
  • Vocês conseguem me falar pelo menos duas mudanças do cartaz com letra bastão para o cartaz com letra cursiva? (R. Na letra bastão estão com letra maiúscula e na letra cursiva está com letra minúscula. Outra diferença é que nas palavras escritas em letra cursiva, as letras são emendadas).
  • Vamos encontrar no cartaz com letra cursiva, a palavra LOBO. Quem consegue apontá-la pra mim? (R. Resposta pessoal).
  • O que mudou na escrita dessa palavra? (R. A grafia das letras L e B são muito diferentes. Na letra cursiva as grafias da letra L e B são semelhantes.)
  • Em que tipo de texto usamos a letra cursiva? Por que aprendemos a escrever com a letra cursiva? (R. Usamos a letra cursiva para escrever no caderno. Porque agiliza a escrita).
  • Explique aos alunos que a letra cursiva é a escrita à mão e que, nesse tipo de letra deve emendar todas as letras que compõem uma mesma palavra.
  • Incentive os alunos a apontarem as mudanças na grafia, como por exemplo a letra O que ganha uma “voltinha” na letra cursiva, ou a letra L e B que se parecem na letra cursiva, mas não se parecem na letra bastão.
  • Explique aos alunos que nessas aulas vocês irão conhecer os diferentes tipos de letra nos nomes dos colegas de classe.

Materiais complementares:

  • Cartaz/Projeção da letra da música, vamos brincar no bosque em letra de imprensa: clique aqui.
  • Cartaz/Projeção da letra da música, vamos brincar no bosque em letra cursiva: clique aqui.

Slide Plano Aula

Orientações: (continuação do slide)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

Observação: Para o trabalho com letra de imprensa e letra cursiva, é importante que tenha em sala um alfabeto/alfabetário colado em lugar visível em relação a esses dois tipos de letra (imprensa e cursiva) para que o aluno possa consultar em caso de dúvidas).

  • Confeccione três fichas com os nomes dos alunos, cada um com um tipo de letra. Exemplo:
  • Ficha 1: ROBERTO SOARES;
  • Ficha 2: Roberto Soares;
  • Ficha 3: Roberto Soares (letra cursiva).
  • Entregue para cada aluno três fichas, uma de cada tipo de letra e um nome diferente.
  • Peça que as crianças leiam os nomes e entregue para o colega a ficha que corresponde ao seu nome.
  • Dê um tempo para que as crianças circulem pela sala, entregando as fichas para os colegas. Após alguns minutos, faça intervenções, caso seja necessário.
  • Caso o aluno entregue a ficha de nome para o colega errado: Exemplo: Entregou a ficha Roberto Soares para o aluno PAULO:
  • Com qual letra começa o nome que aparece na ficha? (R. Começa com a letra R).
  • Qual o nome do colega que você entregou a ficha? (R. Eu entreguei para o Paulo).
  • Quais as mudanças que encontramos na ficha Roberto Soares? (R. Ela está escrita em letra cursiva.)
  • Paulo começa com a letra R, que aparece na ficha? Você entregou a ficha para o colega correto? (Não. Paulo começa com a letra P. Entreguei a ficha para o colega errado.)
  • Qual dos seus colegas tem o nome que começa com a letra R? (R. Roberto)
  • Vamos comparar o nome com o nosso alfabeto que está exposto aqui na sala: A letra “R” é qual letra no alfabeto bastão? Qual é a diferença? (R. Ela é a letra R. A letra R bastão e a letra R cursiva são muito parecidas.)

6. Caso o aluno confunda as fichas, por ter colegas com nomes muito parecidos ou que comecem com a mesma letra. Exemplo: Roberto Soares e Renato Santos.

  • Vamos observar a primeira letra do nome dos colegas. Com qual letra eles começam? (R. Começam com a letra R)
  • E o segundo nome, as letras também são iguais? (R. Sim. Elas começam com a letra S).
  • Já que, as primeiras letras dos nomes são iguais, o que você acha que devemos observar para identificar que nome é esse? (R. As demais letras do nome).
  • Podemos observar a segunda letra do nome? Você consegue identificar na ficha Roberto Soares qual a segunda letra, que acompanha o R? R com O forma qual sílaba? (R. A segunda letra é o O. R com O forma RO).
  • Quais as semelhanças entre as letras da primeira e da segunda ficha? (R. As duas fichas começam com a letra R e as duas estão escritas em letra cursiva).
  • Você consegue identificar a letra “o” e a letra” e” no alfabeto bastão? Que letras são essas? E se compararmos com o alfabeto em letra de imprensa, conseguimos encontrar letras parecidas? (R. Essas são as letras O e E. Se compararmos com o alfabeto em letra de imprensa encontramos a letra o e e. Elas são muito parecidas com a letra cursiva, mas são diferentes da letra bastão).
  • E na ficha Renato Santos, qual a segunda letra que acompanha o R? R mais E forma qual ficha? (R. A segunda letra é a letra E. R com R forma a sílaba RE).
  • Então temos duas sílabas, Ro e Re. Qual colega tem o nome que começa com Ro? Para quem devemos entregar essa ficha? E a ficha que começa com Re? (O colega que começa com RO é o Roberto e o colega que começa com RE é o Renato).

7. Caso o aluno não consiga ler o nome e fique em dúvida para qual aluno deve entregar a ficha: Exemplo: Mariana Ribeiro

  • Você consegue ler o nome que aparece na ficha? (R. Não).
  • Com qual letra começa esse nome? Qual a segunda letra do nome? (R. Começa com a letra M. E a segunda letra é o A)
  • Vamos observar a primeira letra do nome “M,”. Ela se parece com qual letra do nosso alfabeto bastão? (R. Ela aparece com a letra M).
  • Agora vamos observar a segunda letra do nome: “a.” Ela se parece com alguma letra do alfabeto bastão? E se compararmos com o alfabeto em letra de imprensa? Ela se parece com alguma letra? Que letra é essa? (R. Ela aparece junto com a letra A).
  • A primeira sílaba do nome é MA, qual colega tem o nome que começa com MA? (R. Mariana)

8. Caso o aluno ainda apresente dificuldades em identificar os nomes das fichas, por causa do tipo de letra, sugira que consulte o alfabeto no tipo de letra em que a dúvida aparece.

9. Após todos entregarem todas as fichas, confira coletivamente se todos os alunos estão com as fichas corretas. Levante os seguintes questionamentos:

  • Vocês conseguiram identificar todos os nomes dos colegas? (R. Sim).
  • Olhe para as suas fichas: as três fichas possuem o seu nome ou você ainda está com alguma ficha dos colegas? (R. Sim)
  • Como identificaram as mesmas letras escritas de formas diferentes? (R. Com a ajuda do alfabeto móvel).

10. Caso os alunos não consigam identificar os nomes das fichas, por causa do tipo de letra, peça que verifiquem a primeira letra dos nomes.

  • Observe a primeira letra dos nomes que aparecem nas suas fichas. Qual letra é? (R. Cada aluno deverá responder a letra do seu nome).
  • Com qual letra começa seu nome? É a mesma letra que aparece nas fichas? Caso não, qual colega tem o nome que começa com essa letra? (R. Resposta pessoal. Ex. Meu nome começa com R. Sim, é a mesma letra que aparece nas fichas ou Não, a letra que aparece na ficha é M).
  • Observe a ficha do seu nome: qual a semelhança entre as letras das três fichas (bastão, imprensa e cursiva)? E as principais diferenças? (R. As semelhanças entre as letras de imprensa e cursiva é que as duas são minúsculas. As diferenças é que a letra de imprensa é separada e a cursiva é emendada. A diferença entre as letras de imprensa e cursiva e a letra bastão é que a letra bastão é maiúscula e as outras é minúscula. Deixe que os alunos apontem outras semelhanças e diferenças referentes as letras do seu nome).

11. Explique aos alunos que, do mesmo modo que as fichas dos nomes, diversos textos que nós lemos aparecem diferentes tipos de letra e que devemos aprender a identificar esses tipos para ampliarmos nossa leitura.

Materiais complementares:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações:

  • Organize os alunos em duplas. Sugestão de divisão das duplas: alunos pré-silábicos juntamente com alunos silábicos sem valor sonoro; alunos silábicos sem valor sonoro, juntamente com alunos silábicos com valor sonoro; e alunos silábicos com valor sonoro juntamente com alunos silábicos-alfabéticos, e alunos alfabéticos com alunos silábicos alfabéticos, a fim de ajudarem-se mutuamente na ordenação do texto.
  • Entregue para cada dupla a letra da cantiga que cantamos no início da aula: “vamos brincar no bosque”, em letra bastão, imprensa e cursiva.
  • Solicite que as duplas pintem as palavras no texto com letra imprensa e cursiva da mesma cor em que a palavra aparece no texto escrito em BASTÃO.
  • Dê um tempo para que a dupla realize a atividade.
  • Circule pela sala fazendo intervenções quando necessário. Apresente os seguintes questionamentos:
  • Caso a dupla pinte de outra cor a palavra BOSQUE em um dos textos.
  • Me mostrem a palavra BOSQUE no primeiro texto. De que cor ela aparece? (R. Ela aparece de vermelho).
  • Vamos procurar a palavra BOSQUE nos outros dois textos: com qual letra ela começa? Qual a semelhança da letra B com as letras b da letra cursiva e da letra b de imprensa? E as diferenças? (R. Ela começa com a letra B. As semelhanças é que todas têm a “barriguinha” embaixo. A diferença é que a letra bastão B tem duas “barriguinhas” e as letras de imprensa e cursiva não têm).
  • Qual letra na palavra BOSQUE é semelhante nas formas cursiva (bosque) e imprensa (bosque)? (R. As letras O e U)
  • Se compararmos os três tipos de letra: bastão, cursiva e imprensa, quais se parecem mais? (R. As letras de imprensa e cursiva).
  • Vamos olhar no alfabeto e encontrar a letra B: qual o formato da letra B no alfabeto de imprensa e no alfabeto cursivo? (R. No alfabeto de imprensa e cursiva ela é minúscula e perde a barriguinha de cima).
  • Agora me mostre a mesma palavra nesse texto, escrito em letra de imprensa. Que cor você pintou essa palavra? (R. Pintei de verde).
  • A cor é a mesma que aparece no primeiro texto? De que cor devemos colorir? (R. Não. Devemos pintar de vermelho).
  • Caso a dupla não consiga localizar as palavras nos textos em letra cursiva. Exemplo: LOBO - lobo.
  • A palavra LOBO começa com qual letra? (R. Com a letra L)
  • Qual a vogal que aparece na palavra lobo? Quantas vezes ela aparece? (R. A vogal o. Ela aparece duas vezes.)
  • Vamos tentar localizar no texto com letra cursiva qual palavra possui duas vogais O? (R. Deixar que o aluno procure no texto e mostre ao professor).
  • Por que você escolheu essa palavra? Qual a semelhança entre LOBO e lobo? (R. As duas palavras possuem a vogal O duas vezes).
  • Essa palavra começa com a letra L? (R. Sim).
  • Vamos observar o alfabeto e encontrar a letra L: me aponte a letra L em letra cursiva e imprensa. A letra L de LOBO é semelhante a letra l de lobo? E lobo e lobo: quais suas semelhanças? E diferenças? (R. A semelhança é que nos três tipos de letra (bastão, imprensa e cursiva) a letra L sobe até a linha de cima. A diferença é que no l cursivo faz uma voltinha e nos outros tipos de letra não).
  • De que cor devemos pintar essa palavra? (R. Devemos pintar de azul).
  • Caso o aluno ainda apresente dificuldades em identificar as palavras no texto, por causa do tipo de letra, sugira que consulte o alfabeto no tipo de letra em que a dúvida aparece.

Materiais complementares:

  • Alfabeto nos diferentes tipos de letra: clique aqui.
  • Atividade do fechamento: colorir as palavras em diferentes tipos de letra: clique aqui.

Slide Plano Aula

Orientações: (Continuação do slide)

Slide Plano Aula

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