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Plano de aula > Língua Portuguesa > 1º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Brincando com parlendas - tipos de letra

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do Fundamental sobre parlendas e tipos de letras

Plano 03 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Suzanne Morais

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é terceira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em Análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é levar o aluno a reconhecer os diferentes tipos de letra (bastão, imprensa e cursiva) bem como perceber a ordenação do texto. Para a realização das atividades desta aula os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental deverão estar em um nível avançado nas hipóteses de escrita (silábico-alfabético e alfabético) a fim de conseguir identificar as diferenças entre as letras bastão, de imprensa e cursiva e realizar as atividades propostas.

Materiais necessários:

  • Cartaz/projeção da parlenda “Hoje é domingo” em letra de imprensa e cursiva. Clique aqui para acessá-lo.
  • Música “Hoje é domingo”, da palavra cantada. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=AUbY_Xuu2Rk Acesso em: 12 de novembro de 2018.
  • Fichas com palavras da parlenda “Hoje é domingo” em letra de imprensa e cursiva. Clique aqui para acessá-las.
  • Atividade do fechamento - Clique aqui para acessá-la.

Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão encontrar dificuldades em identificar as palavras em letra de imprensa e cursiva, impedindo-os de identificar as palavras que preenchem as lacunas da parlenda bem como não conseguir ligar as palavras com letra de imprensa e cursiva.

Referências sobre o assunto:

BRASIL. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: a apropriação do sistema de escrita alfabética e a consolidação do processo de alfabetização: ano 2: unidade 3. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Brasília: MEC, SEB, 2012. 48 p.

CARVALHO, Carmem Silva. Construindo a escrita: da letra de imprensa a letra cursiva. 1ª ed. São Paulo: Editora Ática.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Explique aos alunos que nesta aula eles irão ler parlendas para trabalhar com diferentes tipos de letra e identificar palavras usando as letras de imprensa e cursiva.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Atenção professor: Para esta aula é necessário que haja um alfabeto colado na sala com os tipos de letra bastão, imprensa e cursiva, para que os alunos possam consultar.

  • Inicie a aula conversando com os alunos sobre o que é uma parlenda. Levante os seguintes questionamentos:
  • Quem saberia dizer o que é um parlenda? Já ouviram esta palavra antes? (R: Parlenda é um texto que tem rima e dá para cantar.)
  • Quem conhece e sabe recitar este texto: “Hoje é domingo, pede cachimbo”? Conhecem outros deste estilo (R: Resposta pessoal.)
  • Como e quando conhecemos, aprendemos estes textos, que têm o nome de parlendas? (R: Aprendemos com nossos parentes ou na hora de alguma brincadeira.)
  • O que normalmente dizem estes textos? (R: Falam sobre as brincadeiras.)
  • Para que servem, onde e como são usados? (R: Servem para brincar.)
  • Alguém do grupo sabe recitar uma parlenda? (R: Resposta pessoal.)
  • Explique aos alunos que as parlendas fazem parte das manifestações orais da cultura popular brasileira.
  • Cole no quadro ou projete a letra da parlenda “Hoje é domingo” em letra de imprensa e letra cursiva. Substitua algumas palavras da parlenda por imagens para realização da atividade de desenvolvimento. Clique aqui para acessar a letra.
  • Leia a parlenda com os alunos e cante a música. Clique aqui para acessar a música.
  • Convide alguns alunos a ir até o quadro para que, enquanto cantam, acompanhem a letra que está escrita no quadro, apontando a letra à medida que a música for sendo cantada (procedimento de leitura de ajuste. Clique aqui para saber mais). Primeiro realize a leitura de ajuste com o cartaz em letra de imprensa e em seguida com o cartaz com a letra cursiva.
  • Peça para eles localizarem algumas palavras na parlenda tanto no texto com letra de imprensa como em letra cursiva. (Ex.: cachimbo, hoje, pede.)
  • Após cantarem a parlenda e realizarem os procedimentos de leitura de ajuste, discuta com os alunos as características deste tipo de texto. Levante os seguintes questionamentos:
  • Como podemos identificar, reconhecer uma parlenda? (R: Por causa das rimas e das cantigas.)
  • Quais suas principais características? (Espera-se que os alunos apontem: organização em versos e estrofes, presença de rimas, textos pequenos e divertidos.) Caso eles não consigam identificar tais características, questione-os sobre elas:
  • Como o texto está organizado? (R: Está organizado em versos e estrofes.)
  • Há palavras que rimam? (R: Sim.)
  • A parlenda é um texto grande ou pequeno? (R: É um texto pequeno.)
  • Vamos observar a parlenda que lemos: tem quantos versos? E quantas estrofes? (R: Tem 12 versos e seis estrofes.)
  • Esta parlenda é engraçada? Geralmente as parlendas têm humor. Vocês conseguem me dizer se esta parlenda tem humor? (R: Resposta pessoal.)
  • Questione os alunos sobre as diferenças que existem entre os dois cartazes. Levante os seguintes questionamentos:
  • Por que temos dois cartazes colados no quadro? (R: Porque cada um é escrito num tipo de letra.)
  • O que está escrito nos dois cartazes? Está escrita a mesma parlenda? (R: Sim. Os dois estão escritos a parlenda “Hoje é domingo”.)
  • Qual a diferença entre os dois cartazes? (R: O primeiro está escrito em letra de imprensa e o segundo em letra cursiva.)
  • Explique aos alunos que, nesta aula, iremos sistematizar os tipos de letra que aprendemos nas aulas anteriores.

Materiais complementares:

  • Cartaz/projeção da parlenda “Hoje é domingo” em letra de imprensa e cursiva. Clique aqui para acessá-lo.
  • Música “Hoje é domingo” da palavra cantada. Clique aqui para acessar a música.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações:

  • Divida a turma em dois grupos.
  • Entregue fichas para os alunos contendo palavras da parlenda “Hoje é domingo”. Para o primeiro grupo entregue as fichas contendo palavras escritas em letra de imprensa. Para o segundo grupo entregue as fichas contendo as mesmas palavras escritas em letra cursiva. Clique aqui para acessar as fichas.
  • Peça que os alunos andem pela sala e procurem o colega cuja palavra complete seu par e sente-se com sua dupla.
  • Dê um tempo para que os alunos andem pela sala comparando as fichas. Faça as intervenções caso seja necessário. Levante os seguintes questionamentos:
  • Caso os alunos façam duplas com o mesmo tipo de letra: Exemplo: domingo x cachimbo
  • Vocês conseguem ler as duas palavras? (R: Não.)
  • Observem o tipo de letra destas palavras: são iguais ou diferentes? (R: São letras iguais.)
  • Com que tipo de letra elas estão escritas? (R: Estão escritas em letra de imprensa.)
  • Vamos observar a primeira letra de cada ficha: a palavra domingo começa com qual letra? E a palavra cachimbo? São a mesma letra? (R: Começa com a letra D e a palavra cachimbo começa com a letra C. Não são a mesma letra.)
  • Agora olhem a ficha domingo: vocês conseguem encontrar semelhança entre esta palavra e a palavra cachimbo da ficha do colega? Qual? (R: As duas são escritas com o mesmo tipo de letra.)
  • Vamos encontrar no alfabeto a letra C. Como se escreve o C em letra de imprensa? É igual à sua ficha? E é igual à da ficha do colega? (R: Sim, é igual a minha ficha, mas é diferente da ficha do colega.)
  • Precisamos encontrar fichas com palavras iguais e tipos de letra diferentes. Os tipos de letra são diferentes? (R: Não.)
  • Leia a ficha do colega: é a mesma palavra da sua ficha? (R: Não, são palavras diferentes.)
  • E agora, vocês consegue me dizer se as fichas são a mesma palavra? (R: Não são a mesma palavra.)
  • Caso os alunos façam duplas com diferentes tipos de letra, porém com palavras diferentes: Exemplo: domingo x touro (cursivo).
  • Vocês conseguem ler as palavras das fichas? (R: Não.)
  • A primeira ficha (domingo) começa com qual letra? E tem quantas letras? (R: Começa com a letra D e tem 7 letras.)
  • Agora olhe a outra ficha (touro - cursivo): vocês conseguem encontrar semelhança entre estas duas palavras? Qual? Quantas letras esta palavra possui?
    (R: A letra O é parecida. Ela possui cinco letras.)
  • Vocês conseguem reconhecer alguma letra da palavra touro (letra cursiva)? Qual? (R: Resposta pessoal.)
  • Na palavra domingo tem esta letra que você reconheceu? (R: Sim, a letra O.)
  • Vamos encontrar no alfabeto a letra T (cursivo). Como se escreve o T em letra de cursiva? É igual a sua ficha? (R: Sim, é igual a minha ficha.)
  • E as demais letras da palavra domingo, tem alguma semelhança com a palavra touro (letra cursiva)? (R: A letra O.)
  • Vamos observar o alfabeto: Quais letras são parecidas e quais são diferentes? (R: A letra O é parecida e as outras letras são diferentes.)
  • E agora, vocês conseguem me dizer se as fichas são a mesma palavra? (R: Não são a mesma palavra.)
  • Precisamos encontrar fichas com palavras iguais e tipos de letra diferentes. Os tipos de letra são diferentes? (R: Sim, são tipos de letra diferentes.)
  • E as palavras escritas nas fichas são as mesmas? (R: Não são as mesmas palavras.)
  • Confira se todos os alunos estão sentados com seus respectivos pares. Levante os seguintes questionamentos:
  • Leiam a ficha do colega que você fez dupla: as palavras escritas nas fichas são a mesma? (R: Sim.)
  • Explique aos alunos que as fichas que estão com eles substituem as imagens que estão nos cartazes.
  • Convide os alunos para que, juntos, possam substituir as imagens dos cartazes pelas fichas corretas, observando a palavra e o tipo de letra corretos.
  • Leia o primeiro verso da parlenda. A cada imagem, pare e questione os alunos sobre qual palavra deverá substituir a figura. Faça as seguintes intervenções:
  • Exemplo: Hoje é ______________ (domingo).
  • Que palavra podemos trocar por esta imagem? (R: A palavra domingo.)
  • Qual dupla está com a palavra “domingo”? (R: Resposta pessoal.)
  • Localize a dupla e peça que olhem para as fichas que estão com eles.
  • Convide a dupla para ir até o quadro e colar as palavras no lugar certo. Questione-os:
  • Qual das fichas deve ser colada no primeiro cartaz (letra de imprensa)? E no segundo? (R: Resposta pessoal.)
  • Compare o traçado da letra do cartaz com a letra da ficha. Qual é igual? E qual é diferente? (R: Resposta pessoal.)

11. Peça a dupla que cole as fichas nos lugares corretos.

12. Repita as intervenções com todas as duplas, até todas as imagens ser substituídas por fichas.

Materiais complementares:

  • Fichas com palavras da parlenda “Hoje é domingo” em letra de imprensa e cursiva. Clique aqui para acessá-las.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos.

Orientações:

  • Entregue para cada aluno a atividade de fechamento.
  • Explique aos alunos que nesta atividade eles deverão pintar as palavras iguais, porém com tipos de letra diferentes.
  • Leia a atividade para os alunos, orientando-os a como realizar a atividade.
  • Leia o exemplo presente na atividade para que os alunos observem como deve ser feita a atividade.
  • Dê um tempo para que os alunos realizem a atividade. Circule pela sala fazendo as intervenções quando necessário (diante de erros ou dificuldades). Levante os seguintes questionamentos:
  • Caso os alunos pintem palavras diferentes com o mesmo tipo de letra. Exemplo: cachimbo x valente
  • Vocês conseguem ler as palavras que vocês pintaram? (R: Sim, cachimbo e valente.)
  • Elas são as mesmas palavras? (R: Não.)
  • Em qual tipo de letra elas estão escritas? (R: São escritas em letra de imprensa.)
  • A palavra da primeira coluna (cachimbo) começa com qual sílaba? E tem quantas letras? (R: Começa com CA e tem oito letras.)
  • Agora olhem a outra palavra que vocês ligaram (VALENTE): Quantas letras esta palavra possui? Com qual sílaba começa? (R: Começa com VA e tem sete letras.)
  • Qual a letra inicial da palavra VALENTE? E qual a letra inicial da palavra CACHIMBO? (R. Valente começa com V e cachimbo com C.)
  • Vamos procurar no alfabeto a letra V (imprensa). Como se escreve o V em letra de imprensa? É igual à da sua ficha? E a letra C em letra de imprensa da palavra cachimbo? É igual ou diferente? (R: Sim, são iguais.)
  • E as demais letras da palavra cachimbo têm alguma semelhança com a palavra valente? (R: A letra A é igual.)
  • Vamos observar o alfabeto: Quais letras são parecidas e quais são diferentes? (R: A letra A é igual e as demais são diferentes.)
  • E agora, vocês conseguem me dizer se são a mesma palavra? (R: Não são a mesma palavra.)
  • Nessa atividade temos que pintar as mesmas palavras, porém com tipos de letra diferentes. As palavras que você pintou estão escritas com tipos de letra diferentes? (R: Não estão pintadas com os tipos de letra diferentes.)
  • Caso os alunos pintem palavras com diferentes tipos de letra e também diferentes. Exemplo: cachimbo x buraco (letra cursiva).
  • Vocês conseguem ler as palavras que vocês pintaram? (R: Somente uma palavra: cachimbo.)
  • Qual a palavra da primeira coluna? Ela está escrita em qual tipo de letra? (R: É a palavra cachimbo e está escrita em letra de imprensa.)
  • E a palavra da segunda coluna, está escrita em qual tipo de letra? São tipos de letra diferentes? (R: Está escrita em letra cursiva. São tipos de letra diferentes.)
  • A primeira palavra (cachimbo) começa com qual sílaba? E tem quantas letras? (R: Começa com CA e tem oito letras.)
  • Agora olhe a outra palavra (buraco - cursivo): você consegue encontrar semelhança entre estas duas palavras? Qual? Quantas letras esta palavra possui? (R. A única semelhança é a letra o. Esta outra palavra tem seis letras.)
  • Vocês conseguem reconhecer alguma letra da palavra buraco (letra cursiva)? Qual? (R: Resposta pessoal.)
  • Na palavra cachimbo tem esta letra que vocês reconheceram? (R: resposta pessoal.)
  • Vamos encontrar no alfabeto a letra B (cursivo). Como se escreve o B em letra cursiva? É igual a palavra da primeira coluna? (R: A letra B cursiva parece com a letra e. Não é igual a da primeira coluna.)
  • E as demais letras da palavra cachimbo têm alguma semelhança com a palavra buraco (letra cursiva)? (R: Não.)
  • Vamos observar o alfabeto: Quais letras são parecidas e quais são diferentes? (R: A letra O é parecida e as demais são iguais.)
  • E agora, vocês conseguem me dizer se são a mesma palavra? (R: Não são a mesma palavra.)
  • Vamos ler as palavras: Qual a primeira letra da primeira palavra? E a primeira letra da segunda palavra? (R: A primeira letra da primeira palavra é C e da segunda é B.)
  • A primeira palavra começa com c e a segunda com b. Vocês acham que está escrita a mesma coisa? (R: Não está escrito a mesma coisa.)

Materiais complementares:

  • Atividade de fechamento - Ligue as palavras. Clique aqui para acessá-la.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é terceira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em Análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é levar o aluno a reconhecer os diferentes tipos de letra (bastão, imprensa e cursiva) bem como perceber a ordenação do texto. Para a realização das atividades desta aula os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental deverão estar em um nível avançado nas hipóteses de escrita (silábico-alfabético e alfabético) a fim de conseguir identificar as diferenças entre as letras bastão, de imprensa e cursiva e realizar as atividades propostas.

Materiais necessários:

  • Cartaz/projeção da parlenda “Hoje é domingo” em letra de imprensa e cursiva. Clique aqui para acessá-lo.
  • Música “Hoje é domingo”, da palavra cantada. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=AUbY_Xuu2Rk Acesso em: 12 de novembro de 2018.
  • Fichas com palavras da parlenda “Hoje é domingo” em letra de imprensa e cursiva. Clique aqui para acessá-las.
  • Atividade do fechamento - Clique aqui para acessá-la.

Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão encontrar dificuldades em identificar as palavras em letra de imprensa e cursiva, impedindo-os de identificar as palavras que preenchem as lacunas da parlenda bem como não conseguir ligar as palavras com letra de imprensa e cursiva.

Referências sobre o assunto:

BRASIL. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: a apropriação do sistema de escrita alfabética e a consolidação do processo de alfabetização: ano 2: unidade 3. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Brasília: MEC, SEB, 2012. 48 p.

CARVALHO, Carmem Silva. Construindo a escrita: da letra de imprensa a letra cursiva. 1ª ed. São Paulo: Editora Ática.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Explique aos alunos que nesta aula eles irão ler parlendas para trabalhar com diferentes tipos de letra e identificar palavras usando as letras de imprensa e cursiva.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Atenção professor: Para esta aula é necessário que haja um alfabeto colado na sala com os tipos de letra bastão, imprensa e cursiva, para que os alunos possam consultar.

  • Inicie a aula conversando com os alunos sobre o que é uma parlenda. Levante os seguintes questionamentos:
  • Quem saberia dizer o que é um parlenda? Já ouviram esta palavra antes? (R: Parlenda é um texto que tem rima e dá para cantar.)
  • Quem conhece e sabe recitar este texto: “Hoje é domingo, pede cachimbo”? Conhecem outros deste estilo (R: Resposta pessoal.)
  • Como e quando conhecemos, aprendemos estes textos, que têm o nome de parlendas? (R: Aprendemos com nossos parentes ou na hora de alguma brincadeira.)
  • O que normalmente dizem estes textos? (R: Falam sobre as brincadeiras.)
  • Para que servem, onde e como são usados? (R: Servem para brincar.)
  • Alguém do grupo sabe recitar uma parlenda? (R: Resposta pessoal.)
  • Explique aos alunos que as parlendas fazem parte das manifestações orais da cultura popular brasileira.
  • Cole no quadro ou projete a letra da parlenda “Hoje é domingo” em letra de imprensa e letra cursiva. Substitua algumas palavras da parlenda por imagens para realização da atividade de desenvolvimento. Clique aqui para acessar a letra.
  • Leia a parlenda com os alunos e cante a música. Clique aqui para acessar a música.
  • Convide alguns alunos a ir até o quadro para que, enquanto cantam, acompanhem a letra que está escrita no quadro, apontando a letra à medida que a música for sendo cantada (procedimento de leitura de ajuste. Clique aqui para saber mais). Primeiro realize a leitura de ajuste com o cartaz em letra de imprensa e em seguida com o cartaz com a letra cursiva.
  • Peça para eles localizarem algumas palavras na parlenda tanto no texto com letra de imprensa como em letra cursiva. (Ex.: cachimbo, hoje, pede.)
  • Após cantarem a parlenda e realizarem os procedimentos de leitura de ajuste, discuta com os alunos as características deste tipo de texto. Levante os seguintes questionamentos:
  • Como podemos identificar, reconhecer uma parlenda? (R: Por causa das rimas e das cantigas.)
  • Quais suas principais características? (Espera-se que os alunos apontem: organização em versos e estrofes, presença de rimas, textos pequenos e divertidos.) Caso eles não consigam identificar tais características, questione-os sobre elas:
  • Como o texto está organizado? (R: Está organizado em versos e estrofes.)
  • Há palavras que rimam? (R: Sim.)
  • A parlenda é um texto grande ou pequeno? (R: É um texto pequeno.)
  • Vamos observar a parlenda que lemos: tem quantos versos? E quantas estrofes? (R: Tem 12 versos e seis estrofes.)
  • Esta parlenda é engraçada? Geralmente as parlendas têm humor. Vocês conseguem me dizer se esta parlenda tem humor? (R: Resposta pessoal.)
  • Questione os alunos sobre as diferenças que existem entre os dois cartazes. Levante os seguintes questionamentos:
  • Por que temos dois cartazes colados no quadro? (R: Porque cada um é escrito num tipo de letra.)
  • O que está escrito nos dois cartazes? Está escrita a mesma parlenda? (R: Sim. Os dois estão escritos a parlenda “Hoje é domingo”.)
  • Qual a diferença entre os dois cartazes? (R: O primeiro está escrito em letra de imprensa e o segundo em letra cursiva.)
  • Explique aos alunos que, nesta aula, iremos sistematizar os tipos de letra que aprendemos nas aulas anteriores.

Materiais complementares:

  • Cartaz/projeção da parlenda “Hoje é domingo” em letra de imprensa e cursiva. Clique aqui para acessá-lo.
  • Música “Hoje é domingo” da palavra cantada. Clique aqui para acessar a música.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações:

  • Divida a turma em dois grupos.
  • Entregue fichas para os alunos contendo palavras da parlenda “Hoje é domingo”. Para o primeiro grupo entregue as fichas contendo palavras escritas em letra de imprensa. Para o segundo grupo entregue as fichas contendo as mesmas palavras escritas em letra cursiva. Clique aqui para acessar as fichas.
  • Peça que os alunos andem pela sala e procurem o colega cuja palavra complete seu par e sente-se com sua dupla.
  • Dê um tempo para que os alunos andem pela sala comparando as fichas. Faça as intervenções caso seja necessário. Levante os seguintes questionamentos:
  • Caso os alunos façam duplas com o mesmo tipo de letra: Exemplo: domingo x cachimbo
  • Vocês conseguem ler as duas palavras? (R: Não.)
  • Observem o tipo de letra destas palavras: são iguais ou diferentes? (R: São letras iguais.)
  • Com que tipo de letra elas estão escritas? (R: Estão escritas em letra de imprensa.)
  • Vamos observar a primeira letra de cada ficha: a palavra domingo começa com qual letra? E a palavra cachimbo? São a mesma letra? (R: Começa com a letra D e a palavra cachimbo começa com a letra C. Não são a mesma letra.)
  • Agora olhem a ficha domingo: vocês conseguem encontrar semelhança entre esta palavra e a palavra cachimbo da ficha do colega? Qual? (R: As duas são escritas com o mesmo tipo de letra.)
  • Vamos encontrar no alfabeto a letra C. Como se escreve o C em letra de imprensa? É igual à sua ficha? E é igual à da ficha do colega? (R: Sim, é igual a minha ficha, mas é diferente da ficha do colega.)
  • Precisamos encontrar fichas com palavras iguais e tipos de letra diferentes. Os tipos de letra são diferentes? (R: Não.)
  • Leia a ficha do colega: é a mesma palavra da sua ficha? (R: Não, são palavras diferentes.)
  • E agora, vocês consegue me dizer se as fichas são a mesma palavra? (R: Não são a mesma palavra.)
  • Caso os alunos façam duplas com diferentes tipos de letra, porém com palavras diferentes: Exemplo: domingo x touro (cursivo).
  • Vocês conseguem ler as palavras das fichas? (R: Não.)
  • A primeira ficha (domingo) começa com qual letra? E tem quantas letras? (R: Começa com a letra D e tem 7 letras.)
  • Agora olhe a outra ficha (touro - cursivo): vocês conseguem encontrar semelhança entre estas duas palavras? Qual? Quantas letras esta palavra possui?
    (R: A letra O é parecida. Ela possui cinco letras.)
  • Vocês conseguem reconhecer alguma letra da palavra touro (letra cursiva)? Qual? (R: Resposta pessoal.)
  • Na palavra domingo tem esta letra que você reconheceu? (R: Sim, a letra O.)
  • Vamos encontrar no alfabeto a letra T (cursivo). Como se escreve o T em letra de cursiva? É igual a sua ficha? (R: Sim, é igual a minha ficha.)
  • E as demais letras da palavra domingo, tem alguma semelhança com a palavra touro (letra cursiva)? (R: A letra O.)
  • Vamos observar o alfabeto: Quais letras são parecidas e quais são diferentes? (R: A letra O é parecida e as outras letras são diferentes.)
  • E agora, vocês conseguem me dizer se as fichas são a mesma palavra? (R: Não são a mesma palavra.)
  • Precisamos encontrar fichas com palavras iguais e tipos de letra diferentes. Os tipos de letra são diferentes? (R: Sim, são tipos de letra diferentes.)
  • E as palavras escritas nas fichas são as mesmas? (R: Não são as mesmas palavras.)
  • Confira se todos os alunos estão sentados com seus respectivos pares. Levante os seguintes questionamentos:
  • Leiam a ficha do colega que você fez dupla: as palavras escritas nas fichas são a mesma? (R: Sim.)
  • Explique aos alunos que as fichas que estão com eles substituem as imagens que estão nos cartazes.
  • Convide os alunos para que, juntos, possam substituir as imagens dos cartazes pelas fichas corretas, observando a palavra e o tipo de letra corretos.
  • Leia o primeiro verso da parlenda. A cada imagem, pare e questione os alunos sobre qual palavra deverá substituir a figura. Faça as seguintes intervenções:
  • Exemplo: Hoje é ______________ (domingo).
  • Que palavra podemos trocar por esta imagem? (R: A palavra domingo.)
  • Qual dupla está com a palavra “domingo”? (R: Resposta pessoal.)
  • Localize a dupla e peça que olhem para as fichas que estão com eles.
  • Convide a dupla para ir até o quadro e colar as palavras no lugar certo. Questione-os:
  • Qual das fichas deve ser colada no primeiro cartaz (letra de imprensa)? E no segundo? (R: Resposta pessoal.)
  • Compare o traçado da letra do cartaz com a letra da ficha. Qual é igual? E qual é diferente? (R: Resposta pessoal.)

11. Peça a dupla que cole as fichas nos lugares corretos.

12. Repita as intervenções com todas as duplas, até todas as imagens ser substituídas por fichas.

Materiais complementares:

  • Fichas com palavras da parlenda “Hoje é domingo” em letra de imprensa e cursiva. Clique aqui para acessá-las.

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Tempo sugerido: 9 minutos.

Orientações:

  • Entregue para cada aluno a atividade de fechamento.
  • Explique aos alunos que nesta atividade eles deverão pintar as palavras iguais, porém com tipos de letra diferentes.
  • Leia a atividade para os alunos, orientando-os a como realizar a atividade.
  • Leia o exemplo presente na atividade para que os alunos observem como deve ser feita a atividade.
  • Dê um tempo para que os alunos realizem a atividade. Circule pela sala fazendo as intervenções quando necessário (diante de erros ou dificuldades). Levante os seguintes questionamentos:
  • Caso os alunos pintem palavras diferentes com o mesmo tipo de letra. Exemplo: cachimbo x valente
  • Vocês conseguem ler as palavras que vocês pintaram? (R: Sim, cachimbo e valente.)
  • Elas são as mesmas palavras? (R: Não.)
  • Em qual tipo de letra elas estão escritas? (R: São escritas em letra de imprensa.)
  • A palavra da primeira coluna (cachimbo) começa com qual sílaba? E tem quantas letras? (R: Começa com CA e tem oito letras.)
  • Agora olhem a outra palavra que vocês ligaram (VALENTE): Quantas letras esta palavra possui? Com qual sílaba começa? (R: Começa com VA e tem sete letras.)
  • Qual a letra inicial da palavra VALENTE? E qual a letra inicial da palavra CACHIMBO? (R. Valente começa com V e cachimbo com C.)
  • Vamos procurar no alfabeto a letra V (imprensa). Como se escreve o V em letra de imprensa? É igual à da sua ficha? E a letra C em letra de imprensa da palavra cachimbo? É igual ou diferente? (R: Sim, são iguais.)
  • E as demais letras da palavra cachimbo têm alguma semelhança com a palavra valente? (R: A letra A é igual.)
  • Vamos observar o alfabeto: Quais letras são parecidas e quais são diferentes? (R: A letra A é igual e as demais são diferentes.)
  • E agora, vocês conseguem me dizer se são a mesma palavra? (R: Não são a mesma palavra.)
  • Nessa atividade temos que pintar as mesmas palavras, porém com tipos de letra diferentes. As palavras que você pintou estão escritas com tipos de letra diferentes? (R: Não estão pintadas com os tipos de letra diferentes.)
  • Caso os alunos pintem palavras com diferentes tipos de letra e também diferentes. Exemplo: cachimbo x buraco (letra cursiva).
  • Vocês conseguem ler as palavras que vocês pintaram? (R: Somente uma palavra: cachimbo.)
  • Qual a palavra da primeira coluna? Ela está escrita em qual tipo de letra? (R: É a palavra cachimbo e está escrita em letra de imprensa.)
  • E a palavra da segunda coluna, está escrita em qual tipo de letra? São tipos de letra diferentes? (R: Está escrita em letra cursiva. São tipos de letra diferentes.)
  • A primeira palavra (cachimbo) começa com qual sílaba? E tem quantas letras? (R: Começa com CA e tem oito letras.)
  • Agora olhe a outra palavra (buraco - cursivo): você consegue encontrar semelhança entre estas duas palavras? Qual? Quantas letras esta palavra possui? (R. A única semelhança é a letra o. Esta outra palavra tem seis letras.)
  • Vocês conseguem reconhecer alguma letra da palavra buraco (letra cursiva)? Qual? (R: Resposta pessoal.)
  • Na palavra cachimbo tem esta letra que vocês reconheceram? (R: resposta pessoal.)
  • Vamos encontrar no alfabeto a letra B (cursivo). Como se escreve o B em letra cursiva? É igual a palavra da primeira coluna? (R: A letra B cursiva parece com a letra e. Não é igual a da primeira coluna.)
  • E as demais letras da palavra cachimbo têm alguma semelhança com a palavra buraco (letra cursiva)? (R: Não.)
  • Vamos observar o alfabeto: Quais letras são parecidas e quais são diferentes? (R: A letra O é parecida e as demais são iguais.)
  • E agora, vocês conseguem me dizer se são a mesma palavra? (R: Não são a mesma palavra.)
  • Vamos ler as palavras: Qual a primeira letra da primeira palavra? E a primeira letra da segunda palavra? (R: A primeira letra da primeira palavra é C e da segunda é B.)
  • A primeira palavra começa com c e a segunda com b. Vocês acham que está escrita a mesma coisa? (R: Não está escrito a mesma coisa.)

Materiais complementares:

  • Atividade de fechamento - Ligue as palavras. Clique aqui para acessá-la.

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Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

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