Plano de Aula

Plano de aula: Brincando com parlendas - tipos de letra

Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Transliteração

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é terceira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em Análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é levar o aluno a reconhecer os diferentes tipos de letra (bastão, imprensa e cursiva) bem como perceber a ordenação do texto. Para a realização das atividades desta aula os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental deverão estar em um nível avançado nas hipóteses de escrita (silábico-alfabético e alfabético) a fim de conseguir identificar as diferenças entre as letras bastão, de imprensa e cursiva e realizar as atividades propostas.

Materiais necessários:

  • Cartaz/projeção da parlenda “Hoje é domingo” em letra de imprensa e cursiva. Clique aqui para acessá-lo.
  • Música “Hoje é domingo”, da palavra cantada. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=AUbY_Xuu2Rk Acesso em: 12 de novembro de 2018.
  • Fichas com palavras da parlenda “Hoje é domingo” em letra de imprensa e cursiva. Clique aqui para acessá-las.
  • Atividade do fechamento - Clique aqui para acessá-la.

Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão encontrar dificuldades em identificar as palavras em letra de imprensa e cursiva, impedindo-os de identificar as palavras que preenchem as lacunas da parlenda bem como não conseguir ligar as palavras com letra de imprensa e cursiva.

Referências sobre o assunto:

BRASIL. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: a apropriação do sistema de escrita alfabética e a consolidação do processo de alfabetização: ano 2: unidade 3. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Brasília: MEC, SEB, 2012. 48 p.

CARVALHO, Carmem Silva. Construindo a escrita: da letra de imprensa a letra cursiva. 1ª ed. São Paulo: Editora Ática.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Explique aos alunos que nesta aula eles irão ler parlendas para trabalhar com diferentes tipos de letra e identificar palavras usando as letras de imprensa e cursiva.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA