Plano de Aula

Plano de aula: Registrando a memória dos nossos brinquedos

Plano 4 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Jogos e brincadeiras de várias épocas e lugares

mais ações

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF01HI05) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Brinquedo antigo do professor, um brinquedo de cada aluno, papel, lápis de cor e lápis grafite.

Material complementar: O arquivo: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TuKcRdRDHjKKUQAbm3DrUKP223PXcVkptW3vv8KrTx8WNHqCGCshD4Mc9be6/his1-05und04-questionario.pdf é um modelo do qual as perguntas podem ser elaboradas ao longo da Problematização, e o sistema de cores usado para respondê-las no momento posterior.

Para você saber mais: O modelo que consta no arquivo acima foi formulado com base no diálogo à respeito da memória, promovido por Maurice Halbwachs no livro “A memória coletiva” (2013), sobre o qual se recomenda a resenha:

SILVA, G. F.. A memória coletiva- Revista Aedos: Revista do Corpo Discente do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) 2016. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/aedos/article/viewFile/59252/38241 (Data de acesso: 23 de fevereiro de 2019),

além da leitura do próprio livro.

A ficha fundamenta-se também na prática da construção de inventários participativos, sobre a qual é possível ler no texto: Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Brasil). Educação Patrimonial : inventários participativos : manual de aplicação / Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional ; texto, Sônia Regina Rampim Florêncio et al. – Brasília-DF, 2016. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/uploads/publicacao/inventariodopatrimonio_15x21web.pdf (Data de acesso: 23 de fevereiro de 2019).

Considere que a experiência da infância e da brincadeira como vivenciadas pelos alunos é parte de um conjunto importante para o processo de socialização e aprendizado que atravessam a infância. Esta fase contém elementos identificáveis e “inventariáveis”, por sua importância para a população nesta faixa etária a que chamamos de infância.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para os alunos.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos

Conteúdos relacionados