Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
HIS1_05UND03
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Arquivos em PDF, print de tela, WhatsApp.
- Optativas: Google Meet, Hangout, Zoom, Padlet.
Contexto
O objetivo deste plano é identificar as brincadeiras dos quebra-cabeças. Considerando que as crianças estão em processo de alfabetização, você pode optar por compartilhar um arquivo de áudio ou, se elas já estiverem alfabetizadas, o texto com as perguntas a seguir, escritas todas em maiúsculo. Envie preferencialmente via Whatsapp, pois é uma ferramenta mais funcional para que os estudantes manuseiem sozinhos. Envie para os alunos o arquivo de contextualização (disponível aqui) e peça que eles analisem o arquivo enviado. Questione: "Vocês conseguem identificar quantas e quais brincadeiras as crianças nesta pintura estão praticando"?
Se dispuser de momento síncrono, você pode organizar uma sala de aula no Google Classroom (veha como criar e postar atividades https://youtu.be/UkAkcYOYmDU), ou fazer um momento no Google Meet (veja como criar uma reunião online https://youtu.be/UkAkcYOYmDU?t=7200) e pedir que os estudantes falem sobre a obra de arte a partir da questão proposta.
Caso não seja possível, faça as atividades de forma assíncrona. Peça que os estudantes enviem respostas por áudio ou vídeo, com duração máxima de 01 minuto.
Problematização
Mande um áudio ou faça um vídeo curto para os estudantes pedindo que eles visualizem o arquivo de problematização (acesse aqui). Trata-se de uma proposta de quebra-cabeça para que as crianças possam brincar. A ideia é que elas possam descobrir qual brincadeira é retratada. Caso não seja possível imprimir, peça apenas que visualizem o que você vai mandar. Dê um tempo para que os estudantes possam visualizar a imagem, em seguida questione:
- Quais as brincadeiras das imagens?
- Qual o ambiente em que as brincadeiras acontecem?
- São brincadeiras comuns à sua rotina?
Após isso, peça que eles compartilhem as respostas via arquivo de áudio ou vídeo. Os arquivos devem ter no máximo 01 minuto e serão compartilhados no grupo da turma ou durante o momento síncrono.
Sistematização
Questione aos estudantes:
- Essas brincadeiras são do nosso tempo?
- Quais os elementos das imagens indicam que elas são, ou não, deste tempo?
- Vocês conhecem as brincadeiras que estão nestas imagens?
- Já brincaram de alguma delas?
- Vocês já viram alguma criança vestida como as crianças destas imagens?
- Vocês brincam em ambientes parecidos com os que estão nestas pinturas?
Peça que eles enviem um arquivo de áudio ou vídeo com comentários, fazendo uma síntese das reflexões orientadas pelas questões.
Convite às famílias
As famílias podem ajudar as crianças assistindo vídeos e lendo livros com elas. Uma opção é o livro “Brincadeiras com História” (disponível em https://issuu.com/luiscajao/docs/brincadeiras-com-historia_luiscajao) que traz histórias e instruções para várias brincadeiras infantis. É possível assistir ao vídeo “Turma do Cristãozinho - Brincadeiras antigas” (acesse em https://www.youtube.com/watch?v=_6dOZPWQ9Cs&t=6s) e “Brincadeiras antigas - Zuzubalândia” (disponível aqui https://www.youtube.com/watch?v=XJrPNY8VFFs). É possível também que as famílias criem brinquedos antigos com os estudantes. Alguns sites mostram como fazer os brinquedos antigos:
Boneca de pano: http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI1970-10524,00.html . Acesso em 08 de junho de 2020.
Barquinho de papel: http://aurelio.net/doc/fvm/barquinho-de-papel.html. Acesso em 08 de junho de 2020.
Aviãozinho de papel: http://pt.wikihow.com/Fazer-um-Avi%C3%A3o-de-Papel. Acesso em 08 de junho de 2020.
Pé de lata: http://rosanacaohan2.blogspot.com/2008/01/brinquedo-com-sucata-vai-e-vem.html. Acesso em 08 de junho de 2020.
Telefone sem fio: http://www.acessa.com/infantil/arquivo/oficina/2003/02/10-telefone. Acesso em 08 de junho de 2020.
Roladeira: http://brinquedoscomsucata.blogspot.com/2010/04/confeccao-de-brinquedo-roladeira.html. Acesso em 8 de junho de 2020.
Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF03HI03 e EF03HI07. Você também pode dialogar com as habilidades de outros componentes curriculares: EF01LP18, EF01LP1 EF15AR18, EF15AR19, EF01GE02, EF01CI05, EF12EF01, EF12EF02, EF12EF03, EF35EF01, EF35EF03, EF35EF04, EF15AR10, EF15AR11, EF15AR14, EF15AR18, EF15AR24 e EF69AR13.