Quebra-cabeças
Plano de Aula
Plano de aula: Brincadeiras em expressões artísticas: quebra-cabeças com pinturas
Plano 3 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Jogos e brincadeiras de várias épocas e lugares
Por: Deise Silva Sousa
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos.
Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF01HI05) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui, mas ao longo desta e de outras propostas.
Materiais necessários: Reproduções de obras de arte impressas e adaptadas ao formato de quebra-cabeças (o passo a passo para produzi-los será indicado adiante).
Material complementar:
Quebras-cabeças: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NpNkepMprnSdr98WKqKXYBqZBTQx3dhYKFqdRDUgkunjsYX3f2RDYzseV2eN/his1-05und03-quebra-cabecas.pdf
Objetivo
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para os alunos.
Ao falar sobre o objetivo, você deve abordar as principais noções trabalhadas, sendo elas: “comparação”, “mudança”, “permanência”, “passado” e “presente”. Incentive a turma a falar de brincadeiras que consideram atuais e daquelas que consideram antigas além de quais brincadeiras elas acham que podem ser pintadas num quadro.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA