Quebra-cabeças
Plano de Aula
Plano de aula: Brincadeiras em expressões artísticas: quebra-cabeças com pinturas
Plano 3 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Jogos e brincadeiras de várias épocas e lugares
Por: Deise Silva Sousa
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos.
Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF01HI05) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui, mas ao longo desta e de outras propostas.
Materiais necessários: Reproduções de obras de arte impressas e adaptadas ao formato de quebra-cabeças (o passo a passo para produzi-los será indicado adiante).
Material complementar:
Quebras-cabeças: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NpNkepMprnSdr98WKqKXYBqZBTQx3dhYKFqdRDUgkunjsYX3f2RDYzseV2eN/his1-05und03-quebra-cabecas.pdf
Objetivo
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para os alunos.
Ao falar sobre o objetivo, você deve abordar as principais noções trabalhadas, sendo elas: “comparação”, “mudança”, “permanência”, “passado” e “presente”. Incentive a turma a falar de brincadeiras que consideram atuais e daquelas que consideram antigas além de quais brincadeiras elas acham que podem ser pintadas num quadro.
Contexto
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Apresente a pintura deste slide, fale da pintura como expressão artística anterior a fotografia, do que ela pode retratar e dos materiais usados, pergunte aos alunos: se eles conseguem identificar quantas e quais brincadeiras as crianças nesta pintura estão praticando.
É preciso lembrar que algumas delas são típicas da região e do momento em que a obra foi concebida, o que não deve ser impeditivo para as crianças quanto a interpretação da imagem, ou seja, elas podem fazer uma releitura da obra, imaginando do que se tratam as brincadeiras com as quais não têm contato em função deste distanciamento temporal. Já outras, podem ser reconhecidas, como: “pião”, “perna-de-pau”, “cabra-cega”, “carniça”, vários tipos de jogos com bolas (bolas de gude, por exemplo), “cavalinho”, “pique esconde”, “plantar bananeira”, jogo com pedrinhas, “tiro ao alvo”, equilibrar objetos, guiar o aro, “cama de gato”, “cabo de guerra”, brincar na areia e na água, entre outros.
Como adequar à sua realidade: Uma reprodução desta pintura pode ser impressa e distribuída entre os alunos para que todos tenham um contato inicial com a obra e identifiquem melhor as brincadeiras nela expressas.
Kinderspiele (1560) - Pieter Bruege. Disponível em: <https://www.europeana.eu/portal/pt/record/2064137/Museu_ProvidedCHO_Bildarchiv_Foto_Marburg_obj00076272.html?q=Children%27s+Games>. Acesso em: 10 DE MARÇO DE 2019
Para você saber mais:
KNAUSS, Paulo. O desafio de fazer história com imagens: arte e cultura visual. Artcultura, Revista do Instituto de História da UFU, Uberlândia, v. 8, n. 12, p.97-115, 2006. Disponível em: <https://app.uff.br/riuff/handle/1/140>. Acesso em:
Problematização
Tempo sugerido: 50 minutos
Orientações:
- Hora de jogar:
- Certifique-se de que não há dúvidas sobre as regras do jogo que podem ser projetadas, escritas no quadro ou lidas para a turma, são elas:
- Espalhe as peças do quebra-cabeças da primeira imagem e peça a um aluno para escolher uma;
- O aluno deve posicioná-la e tentar adivinhar a partir dela qual é a brincadeira que a pintura de que ela faz parte representa;
- Para cada peça, o aluno que estiver na rodada, pode sugerir uma letra, que a professora deve colocar no quadro caso faça parte do nome da brincadeira (como no jogo da forca);
- Os alunos devem se revezar na escolha das peças, e para a adivinhação do nome da brincadeira até que o objetivo seja alcançado.
Quebra-cabeças disponíveis no link a seguir: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NpNkepMprnSdr98WKqKXYBqZBTQx3dhYKFqdRDUgkunjsYX3f2RDYzseV2eN/his1-05und03-quebra-cabecas.pdf
Fontes das Imagens usadas:
THOMA, Hans. Der Kinderreigen (1872). Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Hans_Thoma_-_Der_Kinderreigen_(1872).jpg>. Acesso em:
BROWN, John George. Flying Kites (1867) . Disponível em: <http://www.the-athenaeum.org/art/detail.php?ID=31853>. Acesso em:
__________. Three Tom Boys (1861-97). Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Three_Tom_Boys_(Boston_Public_Library).jpg>. Acesso em:
Para você saber mais:
Google Arts & Culture. Disponível em: <https://artsandculture.google.com/?hl=pt-BR>. Acesso em:
Sistematização
Tempo sugerido: 25 min
Orientações: As crianças devem identificar quais dentre as pinturas montadas, são mais distantes deles no tempo presente, e quais são mais próximas, apontando as características das cenas retratadas que lhes permitem fazer esta distinção.
Estimule os alunos a identificar elementos próprios da produção artística ao longo do processo, apontando os planos de visão e perspectivas das obras. Pergunte, por exemplo:
“Qual é a primeira coisa que vocês conseguem ver?”;
“Vocês conseguem identificar os detalhes? Se sim, quais?”;
“Isso é uma coisa que vocês vêem todos os dias?”;
Estimule a análise comparativa dos costumes representados nas imagens para com os costumes/brincadeiras presentemente praticados pelos próprios alunos, pergunte:
“Vocês conhecem as brincadeiras que estão nestas imagens?”;
“Já brincaram de alguma delas?”;
“Vocês já viram alguma criança vestida como as crianças destas imagens?”;
“Vocês brincam em ambientes parecidos com os que estão nestas pinturas?”
Por último, cole as imagens montadas pelos alunos em uma cartolina ou outro suporte, formando um cartaz que deve ficar exposto na sala. Nele, você deve nomear as imagens de acordo com a leitura feita pela turma. As crianças devem chegar um acordo sobre os nomes das brincadeiras por elas identificadas.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
HIS1_05UND03
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Arquivos em PDF, print de tela, WhatsApp.
- Optativas: Google Meet, Hangout, Zoom, Padlet.
Contexto
O objetivo deste plano é identificar as brincadeiras dos quebra-cabeças. Considerando que as crianças estão em processo de alfabetização, você pode optar por compartilhar um arquivo de áudio ou, se elas já estiverem alfabetizadas, o texto com as perguntas a seguir, escritas todas em maiúsculo. Envie preferencialmente via Whatsapp, pois é uma ferramenta mais funcional para que os estudantes manuseiem sozinhos. Envie para os alunos o arquivo de contextualização (disponível aqui) e peça que eles analisem o arquivo enviado. Questione: "Vocês conseguem identificar quantas e quais brincadeiras as crianças nesta pintura estão praticando"?
Se dispuser de momento síncrono, você pode organizar uma sala de aula no Google Classroom (veha como criar e postar atividades https://youtu.be/UkAkcYOYmDU), ou fazer um momento no Google Meet (veja como criar uma reunião online https://youtu.be/UkAkcYOYmDU?t=7200) e pedir que os estudantes falem sobre a obra de arte a partir da questão proposta.
Caso não seja possível, faça as atividades de forma assíncrona. Peça que os estudantes enviem respostas por áudio ou vídeo, com duração máxima de 01 minuto.
Problematização
Mande um áudio ou faça um vídeo curto para os estudantes pedindo que eles visualizem o arquivo de problematização (acesse aqui). Trata-se de uma proposta de quebra-cabeça para que as crianças possam brincar. A ideia é que elas possam descobrir qual brincadeira é retratada. Caso não seja possível imprimir, peça apenas que visualizem o que você vai mandar. Dê um tempo para que os estudantes possam visualizar a imagem, em seguida questione:
- Quais as brincadeiras das imagens?
- Qual o ambiente em que as brincadeiras acontecem?
- São brincadeiras comuns à sua rotina?
Após isso, peça que eles compartilhem as respostas via arquivo de áudio ou vídeo. Os arquivos devem ter no máximo 01 minuto e serão compartilhados no grupo da turma ou durante o momento síncrono.
Sistematização
Questione aos estudantes:
- Essas brincadeiras são do nosso tempo?
- Quais os elementos das imagens indicam que elas são, ou não, deste tempo?
- Vocês conhecem as brincadeiras que estão nestas imagens?
- Já brincaram de alguma delas?
- Vocês já viram alguma criança vestida como as crianças destas imagens?
- Vocês brincam em ambientes parecidos com os que estão nestas pinturas?
Peça que eles enviem um arquivo de áudio ou vídeo com comentários, fazendo uma síntese das reflexões orientadas pelas questões.
Convite às famílias
As famílias podem ajudar as crianças assistindo vídeos e lendo livros com elas. Uma opção é o livro “Brincadeiras com História” (disponível em https://issuu.com/luiscajao/docs/brincadeiras-com-historia_luiscajao) que traz histórias e instruções para várias brincadeiras infantis. É possível assistir ao vídeo “Turma do Cristãozinho - Brincadeiras antigas” (acesse em https://www.youtube.com/watch?v=_6dOZPWQ9Cs&t=6s) e “Brincadeiras antigas - Zuzubalândia” (disponível aqui https://www.youtube.com/watch?v=XJrPNY8VFFs). É possível também que as famílias criem brinquedos antigos com os estudantes. Alguns sites mostram como fazer os brinquedos antigos:
Boneca de pano: http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI1970-10524,00.html . Acesso em 08 de junho de 2020.
Barquinho de papel: http://aurelio.net/doc/fvm/barquinho-de-papel.html. Acesso em 08 de junho de 2020.
Aviãozinho de papel: http://pt.wikihow.com/Fazer-um-Avi%C3%A3o-de-Papel. Acesso em 08 de junho de 2020.
Pé de lata: http://rosanacaohan2.blogspot.com/2008/01/brinquedo-com-sucata-vai-e-vem.html. Acesso em 08 de junho de 2020.
Telefone sem fio: http://www.acessa.com/infantil/arquivo/oficina/2003/02/10-telefone. Acesso em 08 de junho de 2020.
Roladeira: http://brinquedoscomsucata.blogspot.com/2010/04/confeccao-de-brinquedo-roladeira.html. Acesso em 8 de junho de 2020.
Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF03HI03 e EF03HI07. Você também pode dialogar com as habilidades de outros componentes curriculares: EF01LP18, EF01LP1 EF15AR18, EF15AR19, EF01GE02, EF01CI05, EF12EF01, EF12EF02, EF12EF03, EF35EF01, EF35EF03, EF35EF04, EF15AR10, EF15AR11, EF15AR14, EF15AR18, EF15AR24 e EF69AR13.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Deise Sousa
Mentor: Graciele Fabricio
Especialista: Danielle da Silva Ferreira
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 1º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: Mundo pessoal: eu, meu grupo social e meu tempo
Objeto (s) de conhecimento: A vida em casa, a vida na escola e formas de representação social e espacial: os jogos e brincadeiras como forma de interação social e espacial
Habilidade(s) da BNCC: (EF01HI05) Identificar semelhanças e diferenças entre jogos e brincadeiras atuais e de outras épocas e lugares.
Palavras Chave: Investigação e diversidade cultural; respeito à diversidade cultural
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