Banco de imagens
Plano de Aula
Plano de aula: Nossas infâncias contadas em retrospectiva
Plano 7 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Jogos e brincadeiras de várias épocas e lugares
Por: Deise Silva Sousa
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade: (EF01HI05) Identificar semelhanças e diferenças entre jogos e brincadeiras atuais e de outras épocas e lugares, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Papel e lápis colorido, cartolina e recortes com imagens de brinquedos que representem as várias fases do desenvolvimento motor e cognitivo da primeira infância (como as disponíveis no documento: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CdfUXQ2pZJV9eMDMT8SqDXCmJTDRkYkJdFtDwTmrFwBzfxwnDmUGBpnhhwfH/his1-05und07-banco-de-imagens.pdf)
Para você saber mais:
- SILVA, João Alberto da; FREZZA, Junior Saccon . A construção das noções de espaço e tempo nas crianças da Educação Infantil. Conjectura : filosofia e educação (UCB), v. 15, p. 45-53, 2010. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/viewFile/181/172 Acesso em 10 de março de 2019
- PORTAL EDUCAÇÃO. Piaget e a noção de tempo. Disponível em: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/conteudo/piaget/24235 Acesso em 10 de março de 2019
- Recomenda-se ainda a leitura da produção da profrª Drª Zena Winona Eisenberg, para saber mais: http://lattes.cnpq.br/4966264375297426 Acesso em 10 de março de 2019
Objetivo
Tempo sugerido: 5 min
Orientações: Leia o objetivo em voz alta para a turma, se possível, projete-o ou escreva no quadro.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA