Banco de imagens
Plano de Aula
Plano de aula: Nossas infâncias contadas em retrospectiva
Plano 7 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Jogos e brincadeiras de várias épocas e lugares
Por: Deise Silva Sousa
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade: (EF01HI05) Identificar semelhanças e diferenças entre jogos e brincadeiras atuais e de outras épocas e lugares, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Papel e lápis colorido, cartolina e recortes com imagens de brinquedos que representem as várias fases do desenvolvimento motor e cognitivo da primeira infância (como as disponíveis no documento: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CdfUXQ2pZJV9eMDMT8SqDXCmJTDRkYkJdFtDwTmrFwBzfxwnDmUGBpnhhwfH/his1-05und07-banco-de-imagens.pdf)
Para você saber mais:
- SILVA, João Alberto da; FREZZA, Junior Saccon . A construção das noções de espaço e tempo nas crianças da Educação Infantil. Conjectura : filosofia e educação (UCB), v. 15, p. 45-53, 2010. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/viewFile/181/172 Acesso em 10 de março de 2019
- PORTAL EDUCAÇÃO. Piaget e a noção de tempo. Disponível em: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/conteudo/piaget/24235 Acesso em 10 de março de 2019
- Recomenda-se ainda a leitura da produção da profrª Drª Zena Winona Eisenberg, para saber mais: http://lattes.cnpq.br/4966264375297426 Acesso em 10 de março de 2019
Objetivo
Tempo sugerido: 5 min
Orientações: Leia o objetivo em voz alta para a turma, se possível, projete-o ou escreva no quadro.
Contexto
Tempo sugerido: 15 min
Orientações:
- Apresente às crianças a ideia de organização do tempo em sequência. Use o exemplo do ciclo de vida: nascimento, desenvolvimento e morte. Em seguida pergunte: “o que acontece entre estes três eventos?”; “por que os destacamos?”; “existem outras coisas que são importantes e que a gente pode destacar ao longo das nossas vidas?”
- Em seguida, relacionando o tanto quanto possível as respostas obtidas com o tema da percepção da passagem do tempo: identifique marcos temporais em sua própria história de vida (preferencialmente os momentos da infância) para que elas compreendam melhor essa lógica organizacional.
- Enquanto faz isso, desenhe no quadro uma linha horizontal e identifique essa linha como uma representação do tempo. Explique aos alunos que ela tem um início (o seu nascimento) e um fim, e que entre estes dois pontos muitas coisas aconteceram, principalmente ao longo da infância (nesse momento, marque pontos que representam as mudanças nas fases da vida, infância, adolescência, fase adulta e velhice) e marque nela os pontos nos quais os acontecimentos narrados por você aconteceram. Você pode desenhar no quadro representações desses momentos em cada marco, acrescentando junto a eles os anos aos quais remetem estes acontecimentos. Mantenha a ênfase da narrativa nas suas experiências com brinquedos e brincadeiras, fale sobre o primeiro brinquedo de que se lembra, sobre quando aprendeu a jogar amarelinha ou outro jogo,quais eram o seu brinquedo e brincadeira favoritos, em quais momentos da sua linha do tempo você brincou mais sozinho(a) ou com seus pais e parentes próximos, e em quais momentos havia mais brincadeiras em grupo com outras crianças, etc… É importante que você identifique esses acontecimentos como marcos temporais para as crianças, verbalmente, usando a fórmula: “Um marco temporal é um momento importante para mim. Algo de que eu me lembro com carinho e que eu guardo na memória. Cada pessoa tem suas próprias memórias importantes e estas memórias são marcos temporais”.
Problematização
Tempo sugerido: 50 min divididos em dois momentos com cerca de 25 min cada.
Orientações:
1º Momento:
- Forme um círculo com os alunos e desenhe numa cartolina uma linha horizontal representando a linha do tempo, marque nela (e explique aos alunos) um ponto para o nascimento no início da linha, e um ponto para a idade atual deles no final da linha.
- Espalhe as imagens impressas e recortadas (disponibilizadas aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CdfUXQ2pZJV9eMDMT8SqDXCmJTDRkYkJdFtDwTmrFwBzfxwnDmUGBpnhhwfH/his1-05und07-banco-de-imagens.pdf) no chão, para que todos vejam.
- Em seguida peça para que eles falem de suas memórias de brincadeiras, podem ser recentes ou mais distantes. A ordem de fala deve seguir o círculo, seja no sentido horário ou anti-horário, desde que cada criança possa falar e ser ouvida pelos demais, uma por vez.
- Ao fim de cada fala, peça para que a turma identifique onde ficaria a memória que ouviram dentro da linha do tempo, e se houver, entre as imagens espalhadas no chão alguma compatível com a narrativa que acabaram de ouvir, peça que usem a imagem como marco na linha, colocando-a sobre o local que identificaram na linha do tempo.
Obs: as imagens não devem ser coladas na linha, pois a cada narrativa, pode ser que a turma decida movê-las de lugar, de acordo com os indícios de temporalidade contidos em cada memória.
2º Momento:
- Mantenha a cartolina com as imagens sobre ela no centro do círculo.
- Forme duplas entre os alunos e peça para eles fazerem o mesmo exercício que você fez no quadro e que acabaram de fazer em conjunto usando folhas de papel ofício e lápis de cor. Desta vez, eles farão linhas do tempo com base nas brincadeiras e brinquedos de que se lembram como marcos temporais de suas próprias histórias. O objetivo da execução desta atividade em duplas é estimular a comunicação a respeito destas experiências entre os alunos, por isso a dinâmica das duplas deve ser a de troca, ou seja: cada aluno fará a linha do tempo do colega com base na narrativa que ouvir dele, de modo que todos façam as linhas do tempo uns dos outros.
- Neste momento o seu papel é caminhar entre as duplas e estimular o uso de desenhos e, se possível, de números, para identificar os marcos temporais.
Sistematização
Tempo sugerido: 30 min
Orientações:
- Reúna novamente a turma em torno da cartolina onde eles já localizaram e movimentaram as imagens.
- Com o auxílio do que eles construíram em duplas (sob sua coordenação), a turma deve elaborar uma linha temporal dos brinquedos e brincadeiras característicos de cada época de suas vidas até o presente.
- Cada aluno deve ser estimulado a falar sobre a linha do tempo que fez, identificando semelhanças e diferenças entre suas experiências, construindo, por meio da aproximação comparativa, uma linha do tempo com a qual eles possam identificar suas experiências em comum.
- Neste momento, os alunos devem colar as imagens na cartolina, desde que a localização do marco temporal seja decidida em conjunto. Eles podem também desenhar nela outras representações de brinquedos e brincadeiras que acharem pertinentes, como marcos na linha feita sobre a cartolina.
Obs: a construção em conjunto de uma linha do tempo baseada nas suas memórias e experiências como fontes, usando os brinquedos como representações temporais, deve incentivar os alunos a aproximarem a noção de (viver e produzir a) história, como parte de sua própria temporalidade. A distinção etária pela identificação dos brinquedos e brincadeiras é mais um exercício que contribui para a construção das noções de tempo e mudança.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
HIS1_05UND07
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Arquivos em PDF, print de tela, WhatsApp.
- Optativas: Google Meet, Hangout, Zoom, Google Classroom, Padlet.
Contexto
Neste plano, o objetivo é compreender a passagem do tempo em nossas vidas por meio dos nossos brinquedos e brincadeiras. Considerando que as crianças estão em processo de alfabetização, você pode optar por compartilhar um arquivo de áudio ou, se elas já estiverem alfabetizadas, o texto com as perguntas a seguir escritas todas em maiúsculo. Envie preferencialmente via WhatsApp, pois é uma ferramenta mais funcional para que os estudantes manuseiem sozinhos. Crie no Padlet (veja como criar um mural em https://youtu.be/ahrXd0Kqwso) uma timeline com a sua trajetória de vida, conforme sugerido neste modelo (acesse aqui). Compartilhe a sua timeline com os alunos e repasse em um áudio de 1 minuto as instruções sobre trajetória de vida contida no plano. Se dispuser de momento síncrono, você pode ainda organizar uma sala de aula no Google Classroom (veja como criar e postar atividades em https://youtu.be/UkAkcYOYmDU) e fazer um momento no Google Meet (aprenda a criar uma reunião online https://youtu.be/UkAkcYOYmDU?t=7200).
Problematização
Peça que os estudantes, em duplas, se comuniquem em chats privados e produzam as suas linhas do tempo. Um colega vai fazer a do outro, desenhando ou escrevendo arquivos marcantes da vida. Você pode usar o arquivo de problematização (disponível aqui), ou se preferir, produzir um e compartilhar com os estudantes. Dê um tempo para que eles realizem a atividade. Depois, peça que eles gravem vídeos para socializarem suas produções.
Sistematização
Agora, cada estudante vai produzir a sua linha do tempo somente com brinquedos. Você pode usar o mesmo arquivo da etapa anterior. Eles devem fazer a linha do tempo com desenhos de brinquedos usados ao longo de suas vidas. Por exemplo, iniciando por chocalho (quando eram bebês bem pequenos), passando por pato de borracha (bebês maiores), bonecos variados (crianças), videogame (atualmente). Em arquivo de áudio, repasse a solicitação de que eles devem compartilhar as produções com fotografias postadas no grupo da turma, ou solicite que compartilhem no Padlet.
Convite às famílias
As famílias podem ajudar as crianças assistindo vídeos e lendo livros com elas. Uma opção é o livro “Brincadeiras com História” (disponível em https://issuu.com/luiscajao/docs/brincadeiras-com-historia_luiscajao) que traz histórias e instruções para várias brincadeiras infantis. É possível também assistir ao vídeo “Turma do Cristãozinho - Brincadeiras antigas” (assista em https://www.youtube.com/watch?v=_6dOZPWQ9Cs&t=6s) e “Brincadeiras antigas - Zuzubalândia” (disponível em https://www.youtube.com/watch?v=XJrPNY8VFFs).
Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF03HI03 e EF03HI07. Você também pode dialogar com as habilidades de outros componentes curriculares: EF01LP18, EF01LP1 EF15AR18, EF15AR19, EF01GE02, EF01CI05, EF12EF01, EF12EF02, EF12EF03, EF35EF01, EF35EF03, EF35EF04, EF15AR10, EF15AR11, EF15AR14, EF15AR18, EF15AR24 e EF69AR13.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Deise Sousa
Mentor: Graciele Fabricio
Especialista: Danielle da Silva Ferreira
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 1º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: Mundo pessoal: eu, meu grupo social e meu tempo
Objeto (s) de conhecimento: A vida em casa, a vida na escola e formas de representação social e espacial: os jogos e brincadeiras como forma de interação social e espacial
Habilidade(s) da BNCC: (EF01HI05) Identificar semelhanças e diferenças entre jogos e brincadeiras atuais e de outras épocas e lugares
Palavras-Chave: Investigação; Diversidade cultural; Memória; Brinquedo, Brincadeira; Infância
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