Plano de Aula

Plano de aula: Brinquedos e brincadeiras de outros lugares

Plano 9 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Jogos e brincadeiras de várias épocas e lugares

mais ações

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade: (EF01HI05) Identificar semelhanças e diferenças entre jogos e brincadeiras atuais e de outras épocas e lugares de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Mapa Mundi, recortes de figuras de crianças de diferentes etnias.

Para você saber mais:

  • Sobre brincadeira e cultura na infância:

Carvalho, Ana Maria Almeida, & Pedrosa, Maria Isabel. Cultura no grupo de brinquedo. Estudos de Psicologia. vol. 7, 2002, pp. 181-188. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/epsic/v7n1/10966.pdf Acesso em 28, fev. de 2019

Marques, Reginalice de Lima; Bichara, Ilka Dias. Em cada lugar um brincar: reflexão evolucionista sobre universalidade e diversidade. Estudos de Psicologia (PUCCAMP. Impresso), v. 28, p. 381-388, 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/estpsi/v28n3/a10v28n3.pdf Acesso em 28, fev. de 2019

  • Sobre ludicidade e aprendizagem no contexto do ensino de história:

DOHME, Vania D’Angelo. Atividades Lúdicas na Educação - O caminho dos tijolos amarelos do aprendizado. In: ANPUH - Associação Nacional de História, 2004, Campinas. XVII Encontro Regional de História - O lugar da História, 2004. v. 1. Disponível em: https://www.anpuhsp.org.br/sp/downloads/CD%20XVII/ST%20VIII/Vania%20DAngelo%20Dohme.pdf Acesso em 28, fev. de 2019

MEINERZ, Carla Beatriz . Jogar com a história na sala de aula. In: Marcello Paniz Giacomoni; Nilton Mullet Pereira. (Org.). Jogos e ensino de história. 1ed.Porto Alegre, RS: Evangraf, 2013, v. , p. 99-116. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/179359/001069222.pdf?sequence=1 Acesso em 10 de março de 2019

  • Sobre o cotidiano como fonte para a história:

ANDRADE, Josiane Thethê. REFLEXÕES HISTORIOGRÁFICAS ACERCA DO COTIDIANO. In: XX Ciclos de Estudos Históricos - A Escola das Annales e a Produção do Conhecimento Histórico:heranças, tendências e novas perspectivas., 2009, Ilhéus. XX Ciclos de Estudos Históricos - Anais Eletrônicos. Ilhéus: Editora da Faculdade - UESC, 2009. Disponível em: http://www.uesc.br/eventos/cicloshistoricos/anais/josiane_thethe_andrade.pdf Acesso em: 28, fev. de 2019

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 5 min

Orientações: Apresente o tema aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos

Conteúdos relacionados