Mapa Mundi
Plano de Aula
Plano de aula: Brinquedos e brincadeiras de outros lugares
Plano 9 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Jogos e brincadeiras de várias épocas e lugares
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade: (EF01HI05) Identificar semelhanças e diferenças entre jogos e brincadeiras atuais e de outras épocas e lugares de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Mapa Mundi, recortes de figuras de crianças de diferentes etnias.
Para você saber mais:
- Sobre brincadeira e cultura na infância:
Carvalho, Ana Maria Almeida, & Pedrosa, Maria Isabel. Cultura no grupo de brinquedo. Estudos de Psicologia. vol. 7, 2002, pp. 181-188. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/epsic/v7n1/10966.pdf Acesso em 28, fev. de 2019
Marques, Reginalice de Lima; Bichara, Ilka Dias. Em cada lugar um brincar: reflexão evolucionista sobre universalidade e diversidade. Estudos de Psicologia (PUCCAMP. Impresso), v. 28, p. 381-388, 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/estpsi/v28n3/a10v28n3.pdf Acesso em 28, fev. de 2019
- Sobre ludicidade e aprendizagem no contexto do ensino de história:
DOHME, Vania D’Angelo. Atividades Lúdicas na Educação - O caminho dos tijolos amarelos do aprendizado. In: ANPUH - Associação Nacional de História, 2004, Campinas. XVII Encontro Regional de História - O lugar da História, 2004. v. 1. Disponível em: https://www.anpuhsp.org.br/sp/downloads/CD%20XVII/ST%20VIII/Vania%20DAngelo%20Dohme.pdf Acesso em 28, fev. de 2019
MEINERZ, Carla Beatriz . Jogar com a história na sala de aula. In: Marcello Paniz Giacomoni; Nilton Mullet Pereira. (Org.). Jogos e ensino de história. 1ed.Porto Alegre, RS: Evangraf, 2013, v. , p. 99-116. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/179359/001069222.pdf?sequence=1 Acesso em 10 de março de 2019
- Sobre o cotidiano como fonte para a história:
ANDRADE, Josiane Thethê. REFLEXÕES HISTORIOGRÁFICAS ACERCA DO COTIDIANO. In: XX Ciclos de Estudos Históricos - A Escola das Annales e a Produção do Conhecimento Histórico:heranças, tendências e novas perspectivas., 2009, Ilhéus. XX Ciclos de Estudos Históricos - Anais Eletrônicos. Ilhéus: Editora da Faculdade - UESC, 2009. Disponível em: http://www.uesc.br/eventos/cicloshistoricos/anais/josiane_thethe_andrade.pdf Acesso em: 28, fev. de 2019
Objetivo
Tempo sugerido: 5 min
Orientações: Apresente o tema aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva.
Contexto
Tempo sugerido: 25 min
Orientações:
- Imprima ou projete o mapa mundi para a turma. Pergunte aos alunos se eles reconhecem este mapa, se eles sabem o que representa e que lugares ele retrata;
- Em seguida pergunte: “Você sabe como são outros países?”
- Imprima o mapa disponível neste arquivo: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/72RCgkNRpKyw7dKXa73mYnDYCnrPzjgMJFrrmbYbwQfhqqDFtsYRmpus5Bm7/his1-05und09-mapa-mundi.pdf junto com os recortes das imagens disponíveis neste arquivo: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DvUbhEmhZUZUtUQpsNqXG7Uj8sRKcSKmXFBKc8s7MVVuwVYEbSMJv7ZVffxN/his1-05und09-representacoes-de-diferentes-culturas.pdf
- Peça para as crianças colocarem as imagens recortadas sobre os lugares do mundo de onde acham que as imagens representadas vêm, explicando o porquê de suas escolhas e debatendo entre si para chegar a um consenso a respeito da origem.
- Pergunte aos alunos enquanto eles justificam as escolhas para localização de cada imagem: “se você morasse em outro lugar do mundo, como seria a sua vida? do que você brincaria?”
Para você saber mais:
- Sobre identidade, alteridade e diferença:
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 7ª ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
SKLIAR, Carlos Bernardo; DUCHATZKY, Silvia. Os nomes dos outros. Reflexões sobre os usos escolares da diversidade. Revista Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 25, n.2, p. 163-178, 2000. Disponível em: http://www.lite.fe.unicamp.br/papet/2003/ep403/o_nome_dos_outros.htm Acesso em 10 de março de 2019
MONTEMÓR, Walkyria Maria. Eu e o outro: imagens refletidas. Um estudo sobre identidade e alteridade na percepção das culturas. Interfaces Brasil/Canadá (Impresso) , v. 8, p. 161-180, 2008. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/interfaces/article/view/6967 Acesso em 10 de março de 2019
Problematização
Tempo sugerido: 40 min
Orientações:
- Dê dicas sobre como cada uma dos jogos/brincadeiras (disponíveis no arquivo em anexo) se desenvolvem, usando as regras de cada uma das brincadeiras como pistas.
- Peça para cada um deles dizer como imagina que estes jogos/brincadeiras acontecem, se possível, demonstrando na prática.
- Quando as crianças se aproximarem da prática de cada jogo/brincadeira, ensine-as as regras apontando as semelhanças e diferenças entre as ideias concebidas pelos alunos e a execução de cada jogo/brincadeira, indicando sempre que possível as aproximações destes com as brincadeiras que a turma já conhece. Localize no mapa mundi as origens de cada um deles.
Obs: arquivo com as regras correspondentes a cada brincadeira: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Cfs9nUP7yFt2ewptUnHz3mJUEzpnkEzkrMnsegKjDNw9eewAeejv96FF2Knu/his1-05und09-descricoes-das-brincadeiras.pdf
Sistematização
Tempo sugerido: 30 min
Orientações: As crianças devem executar os jogos e brincadeiras de acordo com as regras que descobriram no momento anterior e cada grupo de crianças ensina ao outro a brincadeira que aprendeu primeiro.
Para você saber mais:
- Sobre a contribuição do jogo para o ensino de categorias e prática de análise historiográfica em sala de aula:
FERMIANO, Maria Aparecida Belintane. O jogo como instrumento de trabalho no ensino de história. Revista História Hoje , Brasil, v. 3, n.7, p. 1-16, 2005. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/fevereiro2012/historia_artigos/1fermiano_artigo.pdf Acesso em 10 de março de 2019
VASCONCELOS, Mário Sérgio. Ousar Brincar. In: Valéria Amorin Arantes. (Org.). Humor e Alegria na Educação: alternativas práticas e teoricas. São Paulo: Summus Editorial, 2008, v. 1, p. 57-74. Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=9GxgAWgs_GQC&lpg=PA57&dq=hist%C3%B3ria%20da%20brincadeira%20&lr&hl=pt-BR&pg=PA57#v=onepage&q&f=false Acesso em 10 de março de 2019
- Sobre a ludicidade e situações de aprendizagem:
SALOMÃO, Hérica Aparecida Souza; MARTINI, Marilaine. A importância do lúdico na educação infantil: enfocando a brincadeira e as situações de ensino não direcionado. Psicologia.com.pt: o portal dos psicólogos, p. 1-21, 2007. Disponível em: http://www.psicologia.pt/artigos/textos/A0358.pdf Acesso em 10 de março de 2019
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
HIS1_05UND09
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Arquivos em PDF, print de tela, WhatsApp.
- Optativas: Google Meet, Hangout, Zoom, Google Sala de Aula.
Contexto
Considerando que as crianças estão em processo de alfabetização, você pode optar por compartilhar um arquivo de áudio ou, caso elas já estiverem alfabetizadas, o texto com as perguntas escritas todas em maiúsculo. Envie, preferencialmente, via Whatsapp, pois é uma ferramenta mais funcional e que os estudantes manuseiam sozinhos. Se for possível, realize a atividade de forma síncrona. Você pode organizar uma sala de aula no Google Classroom (veja aqui como criar e postar atividades: https://youtu.be/UkAkcYOYmDU) e fazer um momento no Google Meet (aprenda a criar uma reunião online https://youtu.be/UkAkcYOYmDU?t=7200). Envie para os estudantes o arquivo de contextualização (acesse aqui) e pergunte via arquivo de áudio: “Você sabe como são outros países?”. Peça que eles gravem áudios de 30 segundos para responderem a questão, ou que façam um breve comentário na aula on-line.
Problematização
Peça aos alunos que acessem o arquivo de problematização (disponível aqui). Se os estudantes tiverem acesso a impressão, peça que as crianças imprimam o mapa mundi, bem como as imagens do arquivo de problematização. Recortem as imagens e as disponham sobre os lugares do mundo no mapa de onde acham que as imagens representadas vêm. Peça que gravem um vídeo (01 minuto de duração), mostrando a resolução da atividade. Caso não seja possível a impressão, peça para que os estudantes analisem as imagens e respondam a questão via arquivo de áudio, também com 01 minuto de duração.
Sistematização
Compartilhe com os estudantes o arquivo de sistematização (acesse aqui). Se os estudantes ainda não forem alfabetizados, você deve gravar um vídeo falando de cada brincadeira. Se forem alfabetizados peça que leiam o arquivo e sigam as instruções. No vídeo ou em momento síncrono diga que os estudantes irão escolher uma das brincadeiras para executar em casa. Dê um tempo para a execução da tarefa. Peça que os alunos façam um vídeo curto mostrando a execução da atividade.
Convite às famílias
As famílias podem ajudar as crianças assistindo vídeos e lendo livros com elas. Uma opção é o livro “Brincadeiras com História” (disponível em https://issuu.com/luiscajao/docs/brincadeiras-com-historia_luiscajao) que traz histórias e instruções para várias brincadeiras infantis. É possível também assistir ao vídeo “Turma do Cristãozinho - Brincadeiras antigas ” (assista em https://www.youtube.com/watch?v=_6dOZPWQ9Cs&t=6s), e “Brincadeiras antigas - Zuzubalândia” (acesse em https://www.youtube.com/watch?v=XJrPNY8VFFs).
Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF03HI03 e EF03HI07. Você também pode dialogar com as habilidades de outros componentes curriculares: EF01LP18, EF01LP1 EF15AR18, EF15AR19, EF01GE02, EF01CI05, EF12EF01, EF12EF02, EF12EF03, EF35EF01, EF35EF03, EF35EF04, EF15AR10, EF15AR11, EF15AR14, EF15AR18, EF15AR24 e EF69AR13.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Deise Sousa
Mentor: Graciele Fabricio
Especialista: Danielle da Silva Ferreira
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 1º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: Mundo pessoal: eu, meu grupo social e meu tempo
Objeto (s) de conhecimento: A vida em casa, a vida na escola e formas de representação social e espacial: os jogos e brincadeiras como forma de interação social e espacial
Habilidade(s) da BNCC: (EF01HI05) Identificar semelhanças e diferenças entre jogos e brincadeiras atuais e de outras épocas e lugares
Palavras-Chave: Investigação; Diversidade Cultural; Memória; Brinquedo, Brincadeira; Infância