Fontes
Plano de Aula
Plano de aula: Crianças, brinquedos e brincadeiras em periódicos: montando um quadro de ideias
Plano 2 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Jogos e brincadeiras de várias épocas e lugares
Sobre este plano
Este slide específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos.
Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01HI05, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui, mas ao longo desta e de outras propostas.
Materiais necessários: Jornais, revistas e periódicos impressos nos quais seja possível identificar imagens de crianças em diferentes contextos sociais e históricos (trabalhando, brincando, estudando, passeando etc), além de elementos considerados como parte do mundo infantil (como brinquedos); tesouras sem ponta (para as crianças), cola ou fita dupla face, lápis coloridos e cartolinas ou outro material que sirva como suporte aos murais que serão elaborados (como cartolina).
- Onde encontrar fontes para o trabalho com periódicos:
Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional: http://bndigital.bn.gov.br/hemeroteca-digital/ ou: http://memoria.bn.br/hdb/uf.aspx
Acervo do Jornal do Brasil: https://news.google.com/newspapers?nid=0qX8s2k1IRwC
Hemeroteca do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular: http://cnfcp.gov.br/interna.php?ID_Secao=62
Revista do Patrimônio e Boletins do Iphan: http://docvirt.com/docreader.net/docmulti.aspx?bib=IphanLista
Gale News Vault (base de dados com mais de 400 anos de periódicos digitalizados de diversas partes do mundo): http://find.galegroup.com/dvnw/start.do?prodId=DVNW&userGroupName=capesnatgeo
Para você saber mais:
- Leituras sugeridas: SEFFNER, Fernando. Aprendizagens significativas em História: critérios de construção para atividades em sala de aula. Revista História (UNICRUZ) , Cruz Alta / RS, v. 2, p. 18-23, 2001. | Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/179300/001069219.pdf?sequence=1
CAFIERO, Delaine. Capítulo 4 - Letramento e leitura: formando leitores críticos. In: Língua Portuguesa: Ensino Fundamental. RANGEL, Egon de Oliveira, ROJO, Roxane Helena Rodrigues (Coords.). Brasília: Ministério da Educação, Secretaria da Educação Básica. 2010. Pp. 85-106. Disponível em: https://s3.amazonaws.com/academia.edu.documents/36623324/2011_lingua_portuguesa_capa_1_.pdf?AWSAccessKeyId=AKIAIWOWYYGZ2Y53UL3A&Expires=1542647190&Signature=Hj41oNYnr4IvRWImVMXQyCKNQMQ%3D&response-content-disposition=inline%3B%20filename%3DLingua_Portuguesa_--_Colecao_Explorando.pdf#page=85
AUGUSTO, Agnes. Jornal na sala de aula: um assunto novo todo dia. In: Revista Nova Escola. 1º de set. de 2004. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/324/leitura-de-jornal-na-sala-de-aula
SCHMIDT, M. A. M. S. . Construindo conceitos no ensino de história: a captura lógica da realidade social. História & Ensino (UEL) , Londrina-PR, v. 5, p. 147-164, 1999. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/histensino/article/viewFile/12443/10933
BITTENCOURT, C. M. F. . Ensino de História: fundamentos e métodos. 5. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2018. v. 1. 327p . Disponível em: https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=N3dZDwAAQBAJ&oi=fnd&pg=PT5&dq=conceito+de+tempo+no+ensino+de+hist%C3%B3ria&ots=Ew-z54-nql&sig=kGHMNVSoZJHT-C-Eh43c3d4WWNE#v=onepage&q&f=false
Objetivo
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para os alunos.
Sugestões: Ao falar sobre o objetivo, você deve abordar as principais noções trabalhadas, sendo elas: “comparação”, “mudança”, “permanência”, “passado”, “presente”, “criança”, “trabalho”, “escola”. Estas noções devem estar entre as palavras-chave que serão usadas para identificar os quadros referenciais no momento da Problematização. Incentive a turma a falar do seu próprio cotidiano como crianças em comparação com suas percepções sobre o cotidiano
dos adultos ao seu redor.
Você deve fazer perguntas como: Quais são as diferenças entre crianças e adultos? Vocês se tornarão adultos? Vocês imaginam como eram alguns adultos quando crianças? Adultos presentes no cotidiano das crianças, como pais e parentes próximos, do que eles brincavam? Vocês brincam das mesmas coisas? Por quê? Do que vocês brincam? Crianças e adultos fazem as mesmas coisas ao longo do dia? O que os adultos fazem todos os dias? O que as crianças fazem todos os dias?
Contexto
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações:
- Previamente, selecione periódicos que possibilitem compor pelo menos cinco imagens em que figurem crianças executando atividades que possam ser identificadas e reunidas sob conjuntos de ideias específicas, como: crianças brincando em espaços abertos, crianças trabalhando, crianças estudando, crianças jogando jogos de tabuleiro. O número de imagens pode variar de acordo com o número de alunos da turma e esta seleção pode ser feita de três maneiras:
1ª Consultando o acervo de revistas e jornais da própria escola, especificamente aquelas edições disponíveis para atividades em sala de aula (para recortes e atividades que modifiquem sua estrutura original).
2ª Indo a sebos, feiras livres e bancas de revistas que comercializem periódicos desatualizados (em alguns lugares, eles podem ser comprados a quilo e o preço não costuma exceder alguns centavos).
3ª Fazendo uma busca por palavras-chave ou folheando as revistas e jornais disponíveis nos sites:
Hemeroteca digital da Biblioteca Nacional: http://bndigital.bn.gov.br/hemeroteca-digital/ ou: http://memoria.bn.br/hdb/uf.aspx
Acervo do Jornal do Brasil: https://news.google.com/newspapers?nid=0qX8s2k1IRwC
Hemeroteca do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular: http://cnfcp.gov.br/interna.php?ID_Secao=62
Revista do Patrimônio e Boletins do Iphan: http://docvirt.com/docreader.net/docmulti.aspx?bib=IphanLista
Gale News Vault (base de dados com mais de 400 anos de periódicos digitalizados de diversas partes do mundo): http://find.galegroup.com/dvnw/start.do?prodId=DVNW&userGroupName=capesnatgeo
Depois da seleção o material deve ser impresso antes de ir para a sala de aula. É muito importante que o material seja impresso para esta atividade para que os alunos tenham contato direto com os periódicos e considerem as suas características físicas como parte do conjunto transformado em fonte.
Fizemos uma seleção deste tipo disponível nos slides a seguir (caso você queira projetar este conteúdo) e neste link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/B9Eu4q4wPAPjrPZNPxbEs35Mh2hN3zsdm2PtZbXrxwZX4qehqDbwXqkPBPe4/his1-05und02-fontes.pdf
- Mostre aos alunos os periódicos a ser trabalhados, deixe-os folhear (se for o caso), indicar elementos curiosos (anúncios, elementos tipográficos diferenciados, como: os que caracterizam títulos, subtítulos, legendas, citações e o posicionamento das imagens em relação aos textos; número de colunas, conjuntos de cores em destaque, indicação de autoria dos textos) e observar as imagens em cada um deles, este contato com as fontes na íntegra permite que as crianças construam aos poucos a noção de que as fontes para a pesquisa em história devem ser lidas sempre de modo vinculado aos contextos que as produziram, dependendo destes contextos para produzir significado.
- Explique a atividade em sua fala inicial e instigue os alunos a executá-la por meio de perguntas relativas aos conteúdos das imagens apresentadas.
Pergunte:
- Identifique as cores das imagens, todas têm os mesmo padrões? (preto e branco ou colorido?).
- Todas as imagens têm crianças?
- Que tipos de imagem são estas? (fotografias, desenhos ou pinturas?)
- O que é que mais tem destaque nesta imagem?
- O que é que está no fundo da imagem?
- Tem adultos nestas imagens?
- O que as crianças estão fazendo nesta imagem?
- Estas crianças estão fazendo algo que vocês fazem? O que é?
- Estão fazendo a mesma coisa nas outras imagens?
- Vamos separá-las em conjuntos, então?
Problematização
Tempo sugerido: 40 minutos.
Orientações:
- Solicite aos alunos que formem um círculo ou semicírculo com as cadeiras da sala de modo que eles possam sentar-se no chão, onde deve ser espalhado o material usado nesta etapa da aula (revistas e jornais e cartolinas).
- Explique a atividade, estimule o diálogo entre os alunos no processo de seleção dos recortes e oriente a troca de ideias para a construção dos conjuntos de representações comuns identificáveis entre as diversas imagens. Fundamental neste momento é fazer com os alunos seleções de recortes que eles mesmos identifiquem com seu próprio cotidiano e às ideias de infância trabalhadas no objetivo, além de retomar as questões feitas na Contextualização.
- Feitos os conjuntos, nomeie cada um deles junto com os alunos, escrevendo no topo de cada cartolina a palavra que eles escolheram ao longo do processo de recorte e identificação, para representar cada conjunto. A palavra escolhida deve remeter a uma ideia que esteja presente em todas as imagens de cada conjunto, como: “brincadeiras”, “brinquedos”, “merenda”, “trabalho”, “escola”, “estudar”.
- Os recortes não devem ser colados nas cartolinas até o momento da síntese, que é quando os alunos avaliarão o próprio trabalho de seleção e realocando os recortes para a composição final.
- A técnica aplicada ao longo desta atividade, em que o professor orienta o agrupamento de diferentes imagens em conjuntos relativos às categorias que representam espaços e práticas da experiência infantil se chama painel semântico ou “mood board”, e constitui uma adaptação da construção de quadros referenciais usados em design para reunir elementos visuais em torno de um conceito, ideia ou objetivo estético.
Como adequar à sua realidade: O foco desta aula é a identificação de elementos significantes para as crianças nas imagens dos periódicos, por meio da investigação de seus elementos. É importante que se trate de fotografias impressas em periódicos, sejam elas propagandas ou elementos constitutivos dos textos, portanto você pode selecionar jornais, revistas e periódicos locais que permitam o contato com representações próprias do lugar onde se situa a escola.
Neste momento não é recomendado o uso de charges ou produções que demandem um nível de interpretação de texto e subtexto que vá além da mensagem imediatamente transmitida.
Para você saber mais: Veja o vídeo: Mapa conceitual, iconográfico e painel semântico, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=gxqaGOuuf_Y
Sistematização
Tempo sugerido: 30 minutos.
Orientações:
- Os alunos devem justificar suas escolhas individuais em diálogo uns com os outros e reagrupar as imagens com base neste diálogo. Esta etapa do trabalho assemelha-se a uma avaliação do trabalho da própria turma ao longo da Problematização.
- É preciso lembrar que não se pode esperar que desde este momento os alunos executem a operação de pensar suas experiências e práticas por meio de conceitos que não se encaixam em suas linguagens; portanto os conjuntos devem ser a via de introdução de alguns dos conceitos e ideias trabalhados na Contextualização, respeitando a compreensão que a turma vai construindo conjuntamente e orientando esta compreensão sempre que necessário, para alinhá-la às noções do trabalho historiográfico.
- Quando a turma terminar de ajustar o posicionamento das imagens, cole-as em cada quadro referencial, junto com os alunos. É recomendável que os quadros sejam mantidos em lugares acessíveis e visíveis, pois eles podem e devem ser utilizados em outras atividades ao longo do processo de letramento.
- No fim do processo, exercite uma análise comparativa dos quadros perguntando aos alunos: O que há de comum entre eles? Estas são coisas que vocês fazem no cotidiano? Estas são coisas que adultos fazem no cotidiano? Qual é a diferença entre as imagens mais recentes e as mais antigas? Como podemos identificá-las?
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
HIS1_05UND02
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Arquivos em PDF, print de tela, WhatsApp.
- Optativas: Google Meet, Hangout, Zoom, Padlet.
Contexto
O objetivo deste plano é identificar e classificar brincadeiras presentes no cotidiano por meio de recortes de jornais. Considerando que as crianças estão em processo de alfabetização, você pode optar por compartilhar um arquivo de áudio ou, se elas já estiverem alfabetizadas, o texto com as perguntas a seguir escritas todas em maiúsculo. Envie preferencialmente via WhatsApp, pois é uma ferramenta mais funcional para os estudantes manusearem sozinhos. Envie para a turma o arquivo de contextualização (acesse aqui). Peça a eles que analisem o arquivo a partir das questões abaixo:
- Identifique as cores das imagens, todas têm os mesmo padrões (preto e branco ou colorido)?
- Todas as imagens têm crianças?
- O que é que mais tem destaque nesta imagem?
- O que as crianças estão fazendo nesta imagem?
- Estas crianças estão fazendo algo que vocês fazem? O que é?
- Estão fazendo a mesma coisa nas outras imagens?
Se dispuser de momento síncrono, você pode organizar uma sala de aula no Google Classroom (veja como criar e postar atividades em https://youtu.be/UkAkcYOYmDU), fazer um momento síncrono no Google Meet (vídeo sobre como criar uma reunião online https://youtu.be/UkAkcYOYmDU?t=7200) e pedir que os estudantes falem no grupo baseando-se nas questões propostas. Caso não seja possível, faça as atividades de forma assíncronas. Peça que os alunos enviem respostas por áudio ou vídeo, com duração máxima de 01 minuto.
Problematização
A partir dos recortes de jornal, mande um áudio para os estudantes pedindo que eles respondam o arquivo de problematização (disponível aqui). Dê um tempo para que os estudantes possam realizar a atividade. Após isso, peça que eles compartilhem as respostas via arquivo de áudio ou vídeo. Os arquivos devem ter, no máximo, 01 minuto e serão compartilhados no grupo da turma ou durante o momento síncrono.
Sistematização
Para sistematizar, solicite em arquivo de áudio que eles pensem sobre as seguintes questões:
- O que há de comum entre as fotografias?
- As ações retratadas nas fotografias são coisas que vocês fazem no cotidiano?
- São coisas que adultos fazem no cotidiano?
- Qual é a diferença entre as imagens mais recentes e as mais antigas?
- Como podemos identificá-las?
Peça a eles que enviem um arquivo de áudio com comentários e uma síntese das reflexões orientadas pelas questões.
Convite às famílias
As famílias podem ajudar as crianças assistindo vídeos e lendo livros com elas. Uma opção é o livro “Brincadeiras com História” (disponível em https://issuu.com/luiscajao/docs/brincadeiras-com-historia_luiscajao) que traz histórias e instruções para várias brincadeiras infantis. É possível também assistir ao vídeo “Turma do Cristãozinho - Brincadeiras antigas” (acesse em https://www.youtube.com/watch?v=_6dOZPWQ9Cs&t=6s) e “Brincadeiras antigas - Zuzubalandia” (disponível aqui https://www.youtube.com/watch?v=XJrPNY8VFFs). É possível também que as famílias criem brinquedos antigos com os estudantes. Alguns sites mostram como fazer os brinquedos antigos:
Boneca de pano: http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI1970-10524,00.html. Acesso em 08 de junho de 2020.
Barquinho de papel: http://aurelio.net/doc/fvm/barquinho-de-papel.html. Acesso em 08 de junho de 2020.
Aviãozinho de papel: http://pt.wikihow.com/Fazer-um-Avi%C3%A3o-de-Papel. Acesso em 08 de junho de 2020.
Pé de lata: http://rosanacaohan2.blogspot.com/2008/01/brinquedo-com-sucata-vai-e-vem.html. Acesso em 08 de junho de 2020.
Telefone sem fio: http://www.acessa.com/infantil/arquivo/oficina/2003/02/10-telefone. Acesso em 08 de junho de 2020.
Roladeira: http://brinquedoscomsucata.blogspot.com/2010/04/confeccao-de-brinquedo-roladeira.html. Acesso em 8 de junho de 2020.
Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF03HI03 e EF03HI07. Você também pode dialogar com as habilidades de outros componentes curriculares: EF01LP18, EF01LP1 EF15AR18, EF15AR19, EF01GE02, EF01CI05, EF12EF01, EF12EF02, EF12EF03, EF35EF01, EF35EF03, EF35EF04, EF15AR10, EF15AR11, EF15AR14, EF15AR18, EF15AR24 e EF69AR13.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Deise Sousa
Mentor: Graciele Fabricio
Especialista: Danielle da Silva Ferreira
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 1º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: Mundo pessoal: eu, meu grupo social e meu tempo.
Objeto(s) de conhecimento: A vida em casa, a vida na escola e formas de representação social e espacial: jogos e brincadeiras como forma de interação social e espacial.
Habilidade(s) da BNCC: (EF01HI05) Identificar semelhanças e diferenças entre jogos e brincadeiras atuais e de outras épocas e lugares.
Palavras-chave: Investigação e diversidade cultural; respeito à diversidade cultural.
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