Plano de Aula

Plano de aula: Crianças, brinquedos e brincadeiras em periódicos: montando um quadro de ideias

Plano 2 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Jogos e brincadeiras de várias épocas e lugares

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos.

Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01HI05, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui, mas ao longo desta e de outras propostas.

Materiais necessários: Jornais, revistas e periódicos impressos nos quais seja possível identificar imagens de crianças em diferentes contextos sociais e históricos (trabalhando, brincando, estudando, passeando etc), além de elementos considerados como parte do mundo infantil (como brinquedos); tesouras sem ponta (para as crianças), cola ou fita dupla face, lápis coloridos e cartolinas ou outro material que sirva como suporte aos murais que serão elaborados (como cartolina).

  • Onde encontrar fontes para o trabalho com periódicos:

Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional: http://bndigital.bn.gov.br/hemeroteca-digital/ ou: http://memoria.bn.br/hdb/uf.aspx

Acervo do Jornal do Brasil: https://news.google.com/newspapers?nid=0qX8s2k1IRwC

Hemeroteca do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular: http://cnfcp.gov.br/interna.php?ID_Secao=62

Revista do Patrimônio e Boletins do Iphan: http://docvirt.com/docreader.net/docmulti.aspx?bib=IphanLista

Gale News Vault (base de dados com mais de 400 anos de periódicos digitalizados de diversas partes do mundo): http://find.galegroup.com/dvnw/start.do?prodId=DVNW&userGroupName=capesnatgeo

Para você saber mais:

CAFIERO, Delaine. Capítulo 4 - Letramento e leitura: formando leitores críticos. In: Língua Portuguesa: Ensino Fundamental. RANGEL, Egon de Oliveira, ROJO, Roxane Helena Rodrigues (Coords.). Brasília: Ministério da Educação, Secretaria da Educação Básica. 2010. Pp. 85-106. Disponível em: https://s3.amazonaws.com/academia.edu.documents/36623324/2011_lingua_portuguesa_capa_1_.pdf?AWSAccessKeyId=AKIAIWOWYYGZ2Y53UL3A&Expires=1542647190&Signature=Hj41oNYnr4IvRWImVMXQyCKNQMQ%3D&response-content-disposition=inline%3B%20filename%3DLingua_Portuguesa_--_Colecao_Explorando.pdf#page=85

AUGUSTO, Agnes. Jornal na sala de aula: um assunto novo todo dia. In: Revista Nova Escola. 1º de set. de 2004. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/324/leitura-de-jornal-na-sala-de-aula

SCHMIDT, M. A. M. S. . Construindo conceitos no ensino de história: a captura lógica da realidade social. História & Ensino (UEL) , Londrina-PR, v. 5, p. 147-164, 1999. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/histensino/article/viewFile/12443/10933

BITTENCOURT, C. M. F. . Ensino de História: fundamentos e métodos. 5. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2018. v. 1. 327p . Disponível em: https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=N3dZDwAAQBAJ&oi=fnd&pg=PT5&dq=conceito+de+tempo+no+ensino+de+hist%C3%B3ria&ots=Ew-z54-nql&sig=kGHMNVSoZJHT-C-Eh43c3d4WWNE#v=onepage&q&f=false

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para os alunos.

Sugestões: Ao falar sobre o objetivo, você deve abordar as principais noções trabalhadas, sendo elas: “comparação”, “mudança”, “permanência”, “passado”, “presente”, “criança”, “trabalho”, “escola”. Estas noções devem estar entre as palavras-chave que serão usadas para identificar os quadros referenciais no momento da Problematização. Incentive a turma a falar do seu próprio cotidiano como crianças em comparação com suas percepções sobre o cotidiano
dos adultos ao seu redor.

Você deve fazer perguntas como: Quais são as diferenças entre crianças e adultos? Vocês se tornarão adultos? Vocês imaginam como eram alguns adultos quando crianças? Adultos presentes no cotidiano das crianças, como pais e parentes próximos, do que eles brincavam? Vocês brincam das mesmas coisas? Por quê? Do que vocês brincam? Crianças e adultos fazem as mesmas coisas ao longo do dia? O que os adultos fazem todos os dias? O que as crianças fazem todos os dias?

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos

Conteúdos relacionados