Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
HIS1_05UND05
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Arquivos em PDF, print de tela, WhatsApp.
- Optativas: Google Meet, Hangout, Zoom, Google Classroom.
Contexto
Neste plano o objetivo é conhecer memórias de infância. Considerando que as crianças estão em processo de alfabetização, você pode optar por compartilhar um arquivo de áudio ou, caso elas já estiverem alfabetizadas, o texto com as perguntas escritas todas em maiúsculo. Envie, preferencialmente, via WhatsApp, pois é uma ferramenta mais funcional e que os estudantes manuseiam sozinhos. Produza 4 vídeos, de no máximo 01 minuto cada, com pessoas do seu convívio e peça para que elas falem dos brinquedos que gostavam na infância. Peça que falem de momentos marcantes. Compartilhe os vídeos com os estudantes. Se dispuser de momento síncrono, você pode organizar uma sala de aula no Google Classroom (veja aqui como criar e postar atividades: https://youtu.be/UkAkcYOYmDU), ou fazer um momento síncrono no Google Meet (aprenda a criar uma reunião online: https://youtu.be/UkAkcYOYmDU?t=7200) e pedir que os estudantes falem ou tirem dúvidas sobre os vídeos que você enviou. Caso não seja possível, faça as atividades de forma assíncronas. Peça que os estudantes pensem as seguintes questões:
- O que as falas têm em comum?
- Como podemos perceber que as pessoas falam dos tempos de hoje ou do passado?
Solicite que eles enviem os comentários por áudio ou vídeos curtos, caso você esteja em um momento assíncrono.
Problematização
Mande um áudio ou faça um vídeo curto para os estudantes pedindo que eles escolham uma pessoa mais velha do seu convívio para realizar uma entrevista. Compartilhe o arquivo de problematização (disponível aqui) e dê um tempo para que eles executem a tarefa.
Sistematização
Peça, via arquivo de áudio, que os estudantes se reúnam em chats privados em duplas e que troquem entre si as entrevistas. Peça que apenas um aluno da dupla grave um vídeo de 01 minuto, no máximo, relatando as semelhanças e diferenças entre as informações da sua entrevista e a do colega.
Convite às famílias
As famílias podem ajudar as crianças assistindo vídeos e lendo livros com elas. Uma opção é o livro “Brincadeiras com História” (disponível em https://issuu.com/luiscajao/docs/brincadeiras-com-historia_luiscajao) que traz histórias e instruções para várias brincadeiras infantis. É possível também assistir ao vídeo “Brincadeiras antigas - Zuzubalândia” (disponível em https://www.youtube.com/watch?v=XJrPNY8VFFs). Outra opção é que as famílias criem brinquedos antigos com os estudantes. Alguns sites mostram como fazer os brinquedos antigos:
Boneca de pano: http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI1970-10524,00.html. Acesso em 08 de junho de 2020.
Barquinho de papel: http://aurelio.net/doc/fvm/barquinho-de-papel.html. Acesso em 08 de junho de 2020.
Aviãozinho de papel: http://pt.wikihow.com/Fazer-um-Avi%C3%A3o-de-Papel. Acesso em 08 de junho de 2020.
Pé de lata: http://rosanacaohan2.blogspot.com/2008/01/brinquedo-com-sucata-vai-e-vem.html. Acesso em 08 de junho de 2020.
Telefone sem fio: http://www.acessa.com/infantil/arquivo/oficina/2003/02/10-telefone. Acesso em 08 de junho de 2020.
Roladeira: http://brinquedoscomsucata.blogspot.com/2010/04/confeccao-de-brinquedo-roladeira.html. Acesso em 8 de junho de 2020.
Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF03HI03 e EF03HI07. Você também pode dialogar com as habilidades de outros componentes curriculares: EF01LP18, EF01LP1 EF15AR18, EF15AR19, EF01GE02, EF01CI05, EF12EF01, EF12EF02, EF12EF03, EF35EF01, EF35EF03, EF35EF04, EF15AR10, EF15AR11, EF15AR14, EF15AR18, EF15AR24 e EF69AR13.