Trilha
Plano de Aula
Plano de aula: Trilha de brincadeiras com imagens e palavras
Plano 1 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Jogos e brincadeiras de várias épocas e lugares
Por: Deise Silva Sousa
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos.
Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF01HI05) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui, mas ao longo desta e de outras propostas.
Materiais necessários: Imagens impressas de crianças brincando, representando diferentes contextos sociais e históricos; giz ou material marcador que possa ser utilizado no chão (fita crepe por exemplo); perguntas numericamente ordenadas (cada uma corresponde a uma “casa” da trilha).
Para você saber mais:
- Sobre o método de leitura das imagens:
BOHNSACK, Ralf. A interpretação de imagens e o método documentário. Sociologias [online]. 2007, n.18, pp.286-311. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1517-45222007000200013&script=sci_abstract&tlng=pt e
SILVA, Josie Agatha Parrilha; DUCHEIKO, LETÍCIA LAÍS ; MARTINS NETO, L. E. A leitura de imagens de Panofsky como possibilidade de aproximação entre arte e ciência. Ensenanza de Las Ciencias, v. I, p. 4887-4894, 2017. Disponível em: http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/resumos/R2527-1.pdf
- Sobre a criação de mapas mentais: “Como fazer mapa mental | técnica de estudo”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=8Fgexqy5c9E e “Como fazer um mapa mental passo a passo | seja um estudante melhor”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=m1qW0wPJV1M
- Fontes para o trabalho com fotografias:
Wikimedia Commmons, https://commons.wikimedia.org/wiki/P%C3%A1gina_principal?uselang=pt ;
Brasiliana Fotográfica, http://brasilianafotografica.bn.br/ ;
Biblioteca Nacional, http://bndigital.bn.gov.br/ e
Museu da Pessoa, http://www.museudapessoa.net/pt/home
Objetivo
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para os alunos.
Sugestões: Ao falar sobre o objetivo, você deve abordar as principais noções trabalhadas, sendo elas: “comparação”, “mudança”, “permanência”, “passado” e “presente”. Estas noções devem estar entre as palavras-chave que serão usadas para desvendar as pistas no momento da problematização. Incentive a turma a falar de brincadeiras que consideram atuais e daquelas que consideram antigas.
Contexto
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações:
- Nesta atividade, tenha como referência o modelo de trilha do slide. Ele pode ser projetado ou impresso e não precisa ser seguido a risca, pois a trilha varia de acordo com o ambiente em que ela será feita (o tamanho da sala ou do pátio da escola, por exemplo);
- Pergunte se os alunos já brincaram de trilha e em seguida fale sobre os aspectos desta brincadeira, como:
Objetivo (percorrer todo o circuito, passando por desafios a cada etapa) e
Desafios (que, neste caso, serão perguntas relativas às brincadeiras que aparecem nas imagens impressas. Os desafios consistem em adivinhar o nome da brincadeira por meio das pistas fornecidas pelas questões sobre as imagens);
- Identifique o jogo da trilha a um dos modos em que a história pode ser expressa: acompanhando as trajetórias de indivíduos, grupos sociais ou aspectos comuns da vida de diferentes pessoas, sendo objeto desta aula, as brincadeiras (aspecto comum a vida das crianças);
- Construa a trilha usando o modelo acima indicado com ajuda dos alunos e com os materiais disponíveis, no chão da sala de aula ou do pátio da escola;
- Obs: Organize previamente alguns elementos, como as perguntas e as imagens. Nos próximos slides estão algumas opções para estes dois elementos do jogo.
Como adequar à sua realidade:
O jogo de trilha pode ser adaptado como jogo de mesa, caso necessário. Disponível para impressão no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZSr5U3mYUWYGmje2VASXeYMfRn3czfADEevGBA7S8Pe7JdkPgrh5f6TUgw5a/his1-05und01-trilha.pdf
Fonte da imagem: Um Livro Aberto. Disponível em https://www.umlivroaberto.com/livro/doku.php?id=cap4:secoes:equivalencia_jogo . Acesso em 15 de novembro de 2018.
Existem outras adaptações do jogo de trilha, como a “Trilha alfabética”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=9SoH5h7nWKI
Para você saber mais:
Sobre uma melhor adaptação deste jogo ao ensino da linguagem de programação sem o uso de computadores nos anos iniciais:
“Computer Science without a computer”, disponível em: https://csunplugged.org/en/ (é recomendável a utilização do google tradutor no seu navegador pois o conteúdo do site ainda não está traduzido para o idioma português);
“Programaê”, tem uma matéria a respeito em português, disponível em: http://programae.org.br/quando-as-linguagens-de-programacao-devem-ser-explicadas-para-alunos/ e
Nova Escola tem uma notícia sobre o assunto, disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/7111/atividades-desplugadas-ensinar-linguagem-de-programacao-sem-computador#
Problematização
Tempo sugerido: 40 min
Orientações:
- Hora de jogar: divida a turma em duas equipes numericamente equivalentes;
- Certifique-se de que não há dúvidas sobre as regras do jogo. Elas podem ser projetadas, escritas no quadro ou lidas para a turma. São elas:
- Cada equipe terá um representante para avançar pelas casas da trilha. O papel da maior parte da equipe é o de chegar a uma solução para a pergunta apresentada;
- Uma de cada vez, as equipes devem sortear um número (de um a quatro), equivalente ao número de casas que os seus representantes devem avançar caso acertem a pergunta;
- Cada casa avançada representa uma ficha que deve ser sorteada, as imagens usadas devem ser mostradas apenas em parte, como pistas, sendo reveladas aos poucos até que o grupo chegue a uma resposta;
- Cada resposta consiste em palavras que devem ser anotadas no quadro de modo desordenado para a etapa da síntese.
- Ao final do jogo as equipes devem manter-se divididas.
Sugestão: Elabore outros tipos de fichas para misturar com os números. Uma sugestão é incluir fichas para pular uma casa (para frente ou para trás), e fichas para “congelamento” (a criança se mantém no lugar em que está nesta rodada).
- Link para as fichas sorteadas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6bAEwMCNRnrheYneuZFDa4PjPTUu7apQjWzTFQVy2SHQe29PfSGtu2TJFZHW/his1-05und01-fichas.pdf
- Link para as perguntas sugeridas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qZnsxzaNM82n5HuqWRKfuURuXqnBdGysnXm5Ds4P87338Ya5nWN3a2cdR9ps/his1-05und01-perguntas.pdf
- Link com as imagens para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kcYf9X8CGUsyHkPG3ZPtwDD4PefpdAU4kSS7BFsPHnBBRQATPNrmhJ3R7H5H/his1-05und01-imagens.pdf
Obs: nos próximos slides estão propostas de imagens para esta atividade.
Como adequar à sua realidade: O foco desta aula é a identificação de elementos significantes para as crianças nas fotografias usadas por meio da investigação de seus elementos, portanto você pode selecionar fotografias de crianças brincando entre os membros da comunidade escolar, dos pais, avós, professores e colaboradores da instituição.
O jogo pode ser feito em tabuleiro, de acordo com a demanda da turma.
Apesar de se privilegiarem as fotografias, o jogo pode ser adaptado para a leitura de outros tipos de imagens.
É possível substituir os números para sorteio (item “b)” nas orientações acima) por um dado que deve ser jogado a cada rodada, e cujo número sorteado representa o número de casas a avançar. Há um modelo disponível neste link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Q2JWQArh66dyYuVv6p2zJhBHvTTWpQwfhA2cET3XCmMuGq58nqb3haZywtzD/his1-05und01-dado.pdf
Problematização
Fonte da imagem: O negro brasileiro nas primeiras décadas do século XX: [cultura e aspectos sociais]. p. Foto 016. Disponível em: http://acervo.bndigital.bn.br/sophia/index.asp?codigo_sophia=80280 . Acesso em 15 de novembro de 2018.
Problematização
Fonte da imagem:Lume - Repositório Digital UFRGs. Disponível em: http://hdl.handle.net/10183/9916 Acesso em 15 de novembro de 2018.
Problematização
Fonte da imagem:Lume - Repositório Digital UFRGs. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/9943 Acesso em 15 de novembro de 2018.
Problematização
Fonte da imagem: Wikimedia Commons. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Children_playing_football_in_africa.jpg Acesso em 15 de novembro de 2018.
Problematização
Fonte da imagem: Wikimedia Commons. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Children_marbles.jpg Acesso em 15 de novembro de 2018.
Problematização
Fonte da imagem: Wikimedia Commons. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Children_playing_in_lake_Malawi.jpg Acesso em 15 de novembro de 2018.
<title> Problematização
Problematização
Fonte da imagem: Wikimedia Commons. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Children_playing.JPG Acesso em 15 de novembro de 2018.
Problematização
Fonte da imagem: Wikimedia Commons. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Children_Playing_in_Mud_at_Bangladesh.jpg Acesso em 15 de novembro de 2018.
Problematização
Fonte da imagem: Wikimedia Commons. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Iranian_child_kite_playing.jpg Acesso em 18 de novembro de 2018.
Sistematização
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- A partir das palavras anotadas, inicie uma investigação pelos motivos que podem ligar uma a outra;
- Aqui, faça questões que orientem a vinculação entre as palavras anotadas durante o jogo através de seus sentidos e dos conceitos abordados na fala sobre o objetivo da aula, por exemplo:
- O que as imagens têm em comum?
- O que elas têm de diferente?
- Você já viu estas brincadeiras?
- Em que sequências poderíamos colocar estas imagens?
- Quais imagens são antigas? Por quê?
- Quais imagens são recentes? Por quê?
- As mesmas imagens utilizadas ao longo do jogo devem ser usadas neste momento como instrumento de estímulo ao debate, por meio da observação dos aspectos que apresentam;
- Ao longo desta atividade, ligue uma palavra a outra desenhando setas entre elas conforme a compreensão que a turma faz das vinculações que expressam;
- Se necessário, insira palavras ou desenhos simples que representem ideias compreendidas pela turma como conectivas entre uma palavra e outra;
- O resultado desta atividade é um esboço de mapa mental elaborado por toda a turma, onde as palavras representam ideias ligadas umas às outras por eles mesmos ao longo deste exercício.
Sugestões:
- Se usou imagens de brincadeiras que as crianças não conhecem mas que você já brincou na sua infância, explique para a turma como eram as brincadeiras a que elas se referem;
- Outro modo de trabalhar as brincadeiras apresentadas na sistematização é identificar os diferentes nomes de cada uma, pois algumas brincadeiras têm mais de um nome que a identifique.
Como adequar à sua realidade: É importante que as palavras sejam de fácil acesso e compreensão por parte dos alunos. Para isso, crie um quadro com a turma, usando cartolina ou outros materiais a disposição, desde que ele fique exposto em alguma parede ou mural da sala e possa ser usado em outras aulas. Neste quadro, além das setas que representam as vinculações entre as palavras, podem ser destacadas as letras que têm em comum, contribuindo para o aprendizado do alfabeto e para a ampliação do vocabulário das crianças.
Problematização
Fonte da imagem: O negro brasileiro nas primeiras décadas do século XX: [cultura e aspectos sociais]. p. Foto 015. Disponível em: http://acervo.bndigital.bn.br/sophia/index.asp?codigo_sophia=80279 . Acesso em 15 de novembro de 2018.
Materiais complementares
#NovaEscolaEmCasa
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
HIS1_05UND01
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Arquivos em PDF, print de tela, WhatsApp.
- Optativas: Google Meet, Hangout, Zoom, Padlet.
Contexto
O objetivo deste plano é conhecer diferentes brincadeiras através da produção de uma linha do tempo. Para melhor adaptação, mudaremos na perspectiva do ensino remoto o objetivo do plano para “conhecer diferentes brincadeiras em diferentes tempos”. Considerando que as crianças estão em processo de alfabetização, você pode optar por compartilhar um arquivo de áudio ou, se elas já estiverem alfabetizadas, compartilhe o texto com as perguntas a seguir escritas todas em maiúsculo. Envie preferencialmente via Whatsapp, pois é uma ferramenta mais funcional para que os estudantes manuseiem sozinhos. Envie para os estudantes o arquivo de contextualização (acesse aqui) para imprimirem, se possível, ou escreverem as respostas no caderno. Você pode organizar uma sala de aula no Google Classroom (veja aqui como criar e postar atividades: https://youtu.be/UkAkcYOYmDU) ou fazer um momento síncrono no Google Meet (aprenda a criar uma reunião online: https://youtu.be/UkAkcYOYmDU?t=7200) e pedir que os estudantes falem no grupo, baseado nas questões propostas. Caso não seja possível, faça as atividades assíncronas e peça que enviem fotos das respostas para o grupo da turma.
Problematização
Os estudantes irão realizar uma entrevista com algum familiar. Compartilhe com os alunos o arquivo de problematização (acesse aqui). Dê um tempo para que os mesmos possam realizar a entrevista. Após isso, peça que compartilhem as respostas via arquivo de áudio ou vídeo. Os arquivos devem ter no máximo 1 minuto e serão compartilhados no grupo da turma, ou durante o momento síncrono.
Sistematização
Compartilhe com os estudantes o arquivo de sistematização (clique aqui e acesse). Nele os alunos devem fazer um comparativo entre as brincadeiras que gostam hoje e as brincadeiras do passado, através da fala dos pais, recolhida na entrevista da etapa anterior. Dê um tempo para que os estudantes possam resolver. Depois, peça para que eles enviem fotos das atividades e envie as respostas. Tente dar um feedback aos estudantes comentando as respostas no grupo da turma.
Convite às famílias
As famílias podem ajudar as crianças assistindo vídeos e lendo livros com elas. Uma opção é o livro “Brincadeiras com História” (disponível em https://issuu.com/luiscajao/docs/brincadeiras-com-historia_luiscajao) que traz histórias e instruções para várias brincadeiras infantis. É possível também assistir ao vídeo “Turma do Cristãozinho - Brincadeiras antigas” (acesse em https://www.youtube.com/watch?v=_6dOZPWQ9Cs&t=6s) e “Brincadeiras antigas - Zuzubalandia” (disponível aqui https://www.youtube.com/watch?v=XJrPNY8VFFs). É possível também que as famílias criem brinquedos antigos com os estudantes. Alguns sites mostram como fazer os brinquedos antigos:
Boneca de pano: http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI1970-10524,00.html . Acesso em 08 de junho de 2020.
Barquinho de papel: http://aurelio.net/doc/fvm/barquinho-de-papel.html . Acesso em 08 de junho de 2020.
Aviãozinho de papel: http://pt.wikihow.com/Fazer-um-Avi%C3%A3o-de-Papel . Acesso em 08 de junho de 2020.
Pé de lata: http://rosanacaohan2.blogspot.com/2008/01/brinquedo-com-sucata-vai-e-vem.html. Acesso em 08 de junho de 2020.
Telefone sem fio: http://www.acessa.com/infantil/arquivo/oficina/2003/02/10-telefone . Acesso em 08 de junho de 2020.
Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF03HI03 e EF03HI07. Você também pode dialogar com as habilidades de outros componentes curriculares: EF01LP18, EF01LP1 EF15AR18, EF15AR19, EF01GE02, EF01CI05, EF12EF01, EF12EF02, EF12EF03, EF35EF01, EF35EF03, EF35EF04, EF15AR10, EF15AR11, EF15AR14, EF15AR18, EF15AR24 e EF69AR13.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Deise Sousa
Mentor: Graciele Fabricio
Especialista: Danielle da Silva Ferreira
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 1º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: Mundo pessoal: eu, meu grupo social e meu tempo
Objeto (s) de conhecimento: A vida em casa, a vida na escola e formas de representação social e espacial: os jogos e brincadeiras como forma de interação social e espacial
Habilidade(s) da BNCC: (EF01HI05) Identificar semelhanças e diferenças entre jogos e brincadeiras atuais e de outras épocas e lugares.
Palavras Chave: Investigação e diversidade cultural; respeito à diversidade cultural
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