Plano de Aula

Plano de aula: Trilha de brincadeiras com imagens e palavras

Plano 1 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Jogos e brincadeiras de várias épocas e lugares

mais ações

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos.

Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF01HI05) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui, mas ao longo desta e de outras propostas.

Materiais necessários: Imagens impressas de crianças brincando, representando diferentes contextos sociais e históricos; giz ou material marcador que possa ser utilizado no chão (fita crepe por exemplo); perguntas numericamente ordenadas (cada uma corresponde a uma “casa” da trilha).

Para você saber mais:

  • Sobre o método de leitura das imagens:

BOHNSACK, Ralf. A interpretação de imagens e o método documentário. Sociologias [online]. 2007, n.18, pp.286-311. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1517-45222007000200013&script=sci_abstract&tlng=pt e

SILVA, Josie Agatha Parrilha; DUCHEIKO, LETÍCIA LAÍS ; MARTINS NETO, L. E. A leitura de imagens de Panofsky como possibilidade de aproximação entre arte e ciência. Ensenanza de Las Ciencias, v. I, p. 4887-4894, 2017. Disponível em: http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/resumos/R2527-1.pdf

Wikimedia Commmons, https://commons.wikimedia.org/wiki/P%C3%A1gina_principal?uselang=pt ;

Brasiliana Fotográfica, http://brasilianafotografica.bn.br/ ;

Biblioteca Nacional, http://bndigital.bn.gov.br/ e

Museu da Pessoa, http://www.museudapessoa.net/pt/home

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para os alunos.

Sugestões: Ao falar sobre o objetivo, você deve abordar as principais noções trabalhadas, sendo elas: “comparação”, “mudança”, “permanência”, “passado” e “presente”. Estas noções devem estar entre as palavras-chave que serão usadas para desvendar as pistas no momento da problematização. Incentive a turma a falar de brincadeiras que consideram atuais e daquelas que consideram antigas.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos

Conteúdos relacionados