TABELA PARA ORGANIZAÇÃO DAS INFORMAÇÕES PESSOAIS ANALISADAS NO DOCUMENTO DE CERTIDÃO DE NASCIMENTO
Plano de Aula
Plano de aula: FAMÍLIA: MINHA ORIGEM
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Conhecendo as histórias da família e da comunidade
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF01HI02) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Xerox das Certidões de Nascimento de uma pessoa aleatória e dos alunos solicitada na secretaria da escola com antecedência, projetor, aparelho de som, folhas de papel A4, lápis, borracha, lápis de cera e/ou de cor, canetas de hidrocor coloridas, piloto em diferentes cores e fita adesiva.
Material complementar:
Sugestão de tabela para organização dos dados analisados no documento de certidão:
Música Família de Fábio Jr:
JUNIOR, Fábio. Família. 2015. (3m e 26s). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Gc32D2UyMzw>. Acesso em: 14 de fev. 2019.
Letra da Música Família de Fábio Jr:
Para você saber mais: Vale a pena ouvir e interpretar a música de Toquinho como forma a oferecer maior suporte à atividade e ao seu trabalho como professor: Gente tem sobrenome - Toquinho
TOQUINHO. Gente tem sobrenome. 2010.(2me44s).
Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=16Fc2irUHK8>. Acesso em: 14 de fev.2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Este objetivo deve ser apresentado para os alunos. É possível que ele seja lido com as crianças. Além da leitura o mesmo também pode ser escrito no quadro para que os alunos acompanhem por meio da leitura coletiva. Havendo possibilidade, realize a projeção do slide para leitura coletiva e compreensão de todos.
Contexto
Tempo sugerido: 20 minutos
Imagem do slide- Fonte da imagem: Banco de dados Nova Escola. Acesso 23 mar 2019.
Orientações: Organize a sala em semicírculo para que facilite a visibilidade da atividade. Em seguida, convide as crianças de maneira motivadora a escutar a música que será proposta nesse momento.
A música está disponibilizada através do link:
Música Família de Fábio Jr:
JUNIOR, Fábio. Família. 2015. (3m e 26s). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Gc32D2UyMzw>. Acesso em: 14 de fev. 2019.
Se preferir, leia a música coletivamente e cante-a com os alunos da turma. Caso não tenha projetor ou um aparelho sonoro, adapte a proposta a sua realidade escolar.
A letra da música está disponível através do link:
Após a escuta da música, ainda organizados em semicírculo, apresente a seguinte pergunta como reflexão para as crianças. A pergunta poderá ser lida, projetada ou escrita no quadro:
- O que continha a letra dessa música?
As crianças devem responder que o vídeo retrata uma família esperando ansiosamente pela chegada de um bebê. Nesse vídeo todos se unem para que a chegada da criança seja tranquila, cheia de carinho e amor. Isso significa que a organização familiar nesse caso está acolhendo mais um membro que chegar;
É preciso que as crianças percebam que o vídeo expõe um tipo de representação familiar. Após essa conclusão, pergunte:
- O que é uma família?
É possível que as crianças lembrem de pessoas que fazem parte da própria família, que são seus parentes e que estão associadas a elas de alguma forma, seja porque moram juntos, ou porque mesmo morando separados elas já identifique-os como seu familiar, inclusive pela própria cultura familiar durante conversas, encontros com parentes como os primos, tios, avós, que sejam de laços consanguíneos, ou não. Talvez elas lembrem também de momentos que viveram com estas pessoas, em férias, festejos familiares, reuniões onde essas pessoas frequentaram a sua casa ou elas frequentaram a casa onde essas figuras com laços consanguíneos aparecem.
- Quem são as pessoas que fazem parte da sua família?
Esse questionamento tem a intenção de fazer o aluno perceber como se configura uma estrutura familiar, por meio das pessoas que fazem parte da sua família e observarem que a sua estrutura familiar nem sempre é igual a do seu colega. As composições familiares vão mudar, mas que pelo fato de ser diferente não é pior e nem melhor que a do colega, compreendendo que cada criança faz parte de uma realidade única na qual a família foi estruturada.
É importante sensibilizar as crianças para responder e compartilhar o que pensam sobre o assunto. A ideia é que a turma seja estimulada por você para participar desse momento. Destine um tempo para que os alunos levantem hipóteses para responder às perguntas acima. Na sequência, solicite que compartilhem o que compreenderam. Por meio do questionamento os alunos irão estabelecer comparações entre a diversidade de estruturas familiares que irão ser apresentadas por seus colegas e assim será possível compreenderem as diferentes formas de organização familiar, relacionar a estrutura da sua família com as outras estruturas familiares existentes na sala de aula e assim perceber que muda entre uma e outra.
Fonte da imagem: Banco de imagem da Nova Escola.
Para você saber mais:
FERNANDES, Antonia. Ensino de História e seus conteúdos. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ea/v32n93/0103-4014-ea-32-93-0151.pdf acesso em 09 de março de 2019
Problematização
Tempo sugerido: 50 minutos
Imagem do slide- Fonte da imagem: Banco de dados Nova Escola. Acesso 23 mar 2019.
Orientações: Solicite que os alunos se organizem em duplas. Caso perceba certa dificuldade para os alunos se organizarem, oriente-os designando quem deve se sentar ao lado de algum colega para a realização da atividade, organizando a sala de aula junto com as crianças. Nesse momento observe a formação das duplas para que alunos mais desenvolvidos no processo de leitura estejam ao lado de alunos com a leitura em desenvolvimento e que demande maior atenção, para que um possa auxiliar o outro colega nesse processo.
Na sequência projete no quadro de maneira que todos possam visualizar a cópia de uma Certidão de Nascimento de uma pessoa aleatória.
A ideia nesse momento é fazer os alunos perceberem que nas relações sociais diferentes pessoas transitam em nossa realidade, que podemos caracterizá-las como parte de nossa família, dependendo dos laços estabelecidos. Porém, todas as pessoas possuem documentos que caracterizam-se como um registro oficial de quem faz parte da nossa família: a certidão de nascimento.
Projete e leia em voz alta o nome da pessoa que consta na certidão, data de nascimento, local onde nasceu, filiação - nome do pai e da mãe, nome dos avós paterno e materno.
Nesse momento os alunos estarão conhecendo o documento de maneira detalhada, visualizando onde está localizada cada uma das informações sobre determinada pessoa e principalmente conhecendo por meio da documentação quem faz parte daquela família.
A medida que a análise documental for sendo feita é importante que as crianças percebam com maior ênfase o nome da pessoa que consta no documento, o nome dos pais e dos avós. Se perceber que estão com dificuldade e é possível que tenham dificuldade, leia com as crianças as informações mostrando-as claramente no documento. Deixe os alunos cientes de que nem sempre as famílias permanecem como consta a documentação, que cada família se organiza da maneira que condiz a sua realidade e que o documento traz as informações e dados sobre o nascimento de alguém, dos familiares que nasceram antes.
À medida que a análise documental for sendo desenvolvida direcione a discussão entre os alunos:
1- Vocês conhecem esse documento? (Por meio dessa pergunta será possível perceber se os alunos conhecem o documento apresentado. Se eles já viram uma certidão de nascimento com calma realizando análise das informações contidas na mesma. Possivelmente a maioria deles já devem ter visto uma Certidão de Nascimento, mas poucos devem ter feito a leitura das informações contidas nela. Por esse motivo esse é o momento para convidar os alunos à conhecer o documento e o que o mesmo traz como dados para ser analisado. Espera-se que alguns alunos digam que conhecem, que já viram com os pais, ou com algum parente. Que um dia perguntou em casa o que era aquele documento. Mas também pode ser que alguns digam que não conhece, que nunca viram ou que nunca pararam para analisar e que nem sabem da existência esse documento. É preciso estar preparado(a) para as muitas possibilidades de acordo a realidade das crianças, já que cada uma delas fazem parte de uma estrutura familiar diferente. Diante das respostas trazidas pelas crianças é importante tranquilizá-las, conduzi-las quanto a possibilidades de estarem conhecendo o documento durante a aula, caso ainda não tenham conhecido mais de perto.
2- Vocês sabem o que está escrito neste documento? Por meio desse questionamento será possível saber se as crianças em algum momento no passado já analisaram com alguém da família, um parente ou amigo a certidão de nascimento para conhecer as informações contidas na mesma. É possível que algum deles já tenham feito isso com algum familiar por curiosidade. Mas o comum é que a maioria não tenha tido ainda a curiosidade de conhecer o documento e as informações que nele contém, então as crianças podem responder que não tem conhecimento do que está escrito numa Certidão de Nascimento. Nesse momento você irá conduzir o trabalho de análise do documento histórico em conjunto com as crianças. Apresente inicialmente o nome da pessoa a que o documento se refere e na sequência, o nome dos pais e dos avós maternos e paternos. Indique onde está localizado na Certidão cada uma das informações e que há a possibilidade de em alguma certidão não existir o nome de alguns daqueles parentes por motivos diversos, pois cada família é estruturada de uma maneira. Nesse momento também os alunos terão a possibilidade de relacionar a família que está estruturada no documento de certidão com a sua própria família e perceberão se ambas se parecem no que se refere aos integrantes da família e ao que também possuem de diferente entre uma e outra.
Concluída esta etapa de reflexão, solicite para os alunos que desenhem a sua família. Deixe as crianças livres para criar a representação. Após a elaboração do desenho o aluno deve escrever e nesse caso é importante considerar toda forma de escrita, que pessoas ele desenhou e o grau de parentesco entre eles. Exponha as produções dos alunos na sala para que os alunos conheçam a estrutura familiar do colega e compare com a sua. Disponibilize um tempo para que eles visualizem os desenhos produzidos.
Caso a projeção não seja possível distribua na sala de aula uma cópia da certidão de nascimento que possivelmente existe na secretaria da escola para isso as mesmas devem ser solicitadas e preparadas as xerox com antecedência para que os mesmos possam analisar o documento que não precisa ser necessariamente de um aluno da turma nesse momento, pois posteriormente as crianças analisarão seus próprios documentos.
Para você saber mais: Vale a pena ouvir e interpretar a música de Toquinho como forma oferecer maior suporte à atividade e ao seu trabalho como professor: Gente tem sobrenome - Toquinho
https://www.youtube.com/watch?v=16Fc2irUHK8 (Acesso em 11 de março de 2013)
Sistematização
Tempo sugerido: 25 minutos
Imagem do slide- Fonte da imagem: Banco de dados Nova Escola. Acesso 23 mar 2019.
Orientações: Com os alunos ainda organizados em duplas entregue cópias das certidões de nascimento de cada um. Eles devem ser orientados a identificar e escrever com o auxílio do professor, estagiário e/ou de funcionários da escola que possam assessorar as crianças na realização desta etapa suas informações pessoais e familiares no seu caderno, onde conste: nome do aluno, o nome dos seus pais, o nome dos seus avós materno e paterno, o local onde nasceram, a data.
Criando a sua ficha com as informações genealógicas que após elaboração deve ser exposta no mural da sala de aula ao lado dos desenhos das famílias construídos por cada um dos alunos. Isso é para que que cada um ao visualizar as produções, suas e dos colegas percebam as similaridades e diferenças existentes entre a formação estrutural da sua família e da família dos colegas da sua classe.
Use a ficha que segue no link para padronizar o registro que os alunos irão fazer da sua percepção em relação a certidão de nascimento de cada um:
Não esqueça de enfatizar o caráter comparativo da atividade para que o seu objetivo seja alcançado com sucesso.
Para você saber mais:
SCHIMIDT, Maria Auxiliadora. Construindo conceitos no ensino de História: a "captura lógica" da realidade social. Disponível em http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/histensino/article/download/12443/10933 Acesso em 09 de março de 2019
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
HIS1_02UND01
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Arquivos em PDF, WhatsApp.
- Optativas: Padlet, Youtube, Zoom, Google Meet, Google Classroom.
Contexto
Neste plano o objetivo é perceber o que há em comum, ou diferente, entre a própria família e a família de outras crianças. Considerando que para esta etapa do ensino é possível que as crianças ainda não estejam alfabetizadas, é importante que, a princípio, você possa compartilhar as instruções para execução das atividades através de arquivos de áudio, via WhatsApp ou outra ferramenta que esteja fazendo uso para as suas aulas, desde que priorize arquivos de áudio. Compartilhe com os estudantes o áudio da música “Família” (https://www.youtube.com/watch?v=Gc32D2UyMzw), assim como a sua letra (https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/u39w2cjudEy2W7uqY5dSXXU9YCFAq9KkDsukt7EbYjJd4y8Ya7EqzTVkrkAr/his1-02und01-letra-da-musica-familia-de-fabio-jr.pdf). Solicite que eles leiam a letra da música ou vejam o clipe. Questione:
- A música fala sobre o quê?
- O que é uma família?
- Quem são as pessoas que fazem parte da sua família?
Solicite aos alunos que respondam as perguntas também via áudio, a fim de otimizar o compartilhamento das respostas na ferramenta que você estiver utilizando. Os áudios devem ser limitados à, no máximo, 01 minuto. Você pode organizar uma sala de aula no Google Classroom (veja como criar e postar atividades em: https://youtu.be/UkAkcYOYmDU) ou fazer um momento síncrono no Google Meet (assista como criar uma reunião online em: https://youtu.be/UkAkcYOYmDU?t=7200).
Problematização
Professor, nesta etapa iremos trabalhar com uma fonte documental. Esta fonte será uma certidão de nascimento. Sugerimos que você use a sua ou de alguém que esteja no seu convívio familiar (você pode usar uma certidão de casamento e fazer as devidas adaptações). Grave um áudio pedindo que os estudantes fiquem atentos ao nome da pessoa que consta na certidão, data de nascimento, local onde nasceu, nome do pai e da mãe, nome dos avós paternos e maternos. Solicite que leiam as informações no documento. Se dispuser de um momento síncrono, leia com eles, mas caso não seja possível, envie as questões por áudio. Pergunte aos alunos:
- Você já viu um documento como este na sua casa?
- Por que as informações contidas nele são importantes?
- O que podemos saber sobre a história das pessoas lendo um documento como este?
Separe, ou se seus alunos já tiverem autonomia, solicite que se comuniquem privadamente em trios. Solicite que os estudantes, em trios, conversem sobre o que constaria nas respectivas certidões de nascimento. Dê um tempo para que os estudantes dialoguem entre si. No retorno, provoque, via áudio de WhatsApp ou videochamada na ferramenta de sua preferência, perguntando se as configurações familiares são iguais, se há diferenças e quais são elas. Solicite que um representante do trio grave um vídeo e envie à turma, ou que exponha o que foi discutido em momento síncrono.
Sistematização
Peça aos estudantes que respondam o arquivo de sistematização (https://docs.google.com/document/d/1rT0ZsBxTG4QUZOlup7laVxybb1vKeklyxSy6i4I3S14/edit#), ou peça que desenhem as informações que constam no arquivo que podem ser explanadas por você. Nele, os alunos irão produzir a “certidão de nascimento desenhada”. A atividade propõe que os estudantes desenhem, com base em seus dados pessoais, as informações que constam em uma certidão de nascimento comum. Peça para eles compartilharem fotografias dos seus desenhos no grupo de WhatsApp da turma ou em um mural do Padlet (veja aqui como fazer um: https://youtu.be/ahrXd0Kqwso). Estimule o compartilhamento das produções, pois a ideia é fazer com que os estudantes percebam as diferenças entre as respostas.
Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes com a pesquisa e leitura sobre livros que abordam a questão da diversidade entre as famílias. O canal “Varal de Histórias” traz várias contações de histórias, umas delas tem o título de “As famílias do mundinho” (disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=PAq8OTpIqX8) que fala sobre a diversidade das famílias ao redor do mundo. O canal “Quintal da cultura” também traz o vídeo “Minha família” (https://www.youtube.com/watch?v=1ZM5EUcv2js).
Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF01HI01, EF01HI02, EF01HI03 e EF03HI01. Você também pode dialogar com as habilidades de outros componentes curriculares: (EF01LP25), (EF12LP05), (EF12LP07), (EF02LP12), (EF15AR02), (EF15AR15), (EF02GE01), (EF04ER07), (EF07ER01).
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Midian Kelly Lessa
Mentor: Graciele Fabricio
Especialista: Danielle da Silva Ferreira
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 1º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: Mundo Pessoal: Meu lugar no mundo
Objeto (s) de conhecimento: As diferentes formas de organização da família e da comunidade: os vínculos pessoais e as relações de amizade.
Habilidade(s) da BNCC: (EF01HI02) Identificar a relação entre as suas histórias e as histórias de sua família e de sua comunidade.
Palavras-Chave: Origem; identidade; família; documentos; ancestralidade