IMAGENS PARA IMPRESSÃO OU PROJEÇÃO DE DIFERENTES TIPOS DE BAIRROS
Plano de Aula
Plano de aula: A minha comunidade, o meu bairro
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Conhecendo as histórias da família e da comunidade
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01HI02 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: caixas, embalagens de papelão em tamanhos pequenos como as de creme dental, perfumes, produtos de beleza variados. Tampas de garrafa pet, tampas de embalagens diversas como as de manteiga, margarina, doces. Folhas de papelão em tamanhos variados, papel A4, papel craft. Frascos pequenos de iogurte, garrafas pet pequenas, tesoura sem ponta, cola branca, fita adesiva, fita crepe, pincel piloto, canetas de hidrocor, papel crepom em cores diversas, principalmente marrom, verde e azul. Caixas de fósforo, palitos de fósforo, folhas de isopor.
Imprima as imagens das fotografias do bairro em que a escola está situada antecipadamente. Solicite também com antecedência a participação dos alunos com fotografias dos bairros onde eles moram e caso prefira imprima as imagens disponíveis por meio do link disponibilizado acima para enriquecer mais o momento e desenvolver a atividade.
Solicite a ajuda dos alunos com antecedência na aquisição dos materiais recicláveis para esse momento da aula. Juntos é possível realizar o armazenamento de muitos materiais para a elaboração das maquetes.
Material complementar: Imagens de diferentes bairros para impressão e debate em roda de conversa através do link:
Imagens do arquivo acima- Fonte da imagem: Banco de dados Nova Escola. Acesso 07 mar 2019.
Para você saber mais:
MARTINS, Maria Helena Pires. Preservando o patrimônio e construindo a identidade. São Paulo: Moderna, 2001.
MACEDO, Lino de ; PETTY, Ana Lúci Sícoli; PASSOS, Norimar Christe. Os jogos e o lúdico na aprendizagem escolar. São Paulo: Artmed, 2005.
Objetivo
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Apresente o tema aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva.
Contexto
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Inicie a aula convidando os alunos para uma roda de conversa, com todos em círculo.
Apresente algumas fotografias (tiradas por você anteriormente) do bairro onde está localizada a escola e fotografias de diferentes tipos de bairro com algumas atividades que são desenvolvidas no mesmo. Os alunos também podem colaborar com esse momento trazendo diferentes fotografias do bairro onde moram.
Em seguida, pergunte aos alunos:
- Vocês conhecem bem o bairro onde moram?
- Qual dos bairros das fotos se parecem com o seu bairro?
- Qual o nome do bairro onde vocês moram?
- O que tem no bairro onde você mora?
- Sua escola fica no mesmo bairro onde você mora?
- Tem alguém da sua família que trabalha no bairro?
- Você gosta do bairro onde você mora?
- Que lugares no seu bairro você tem o hábito de frequentar?
- Quais lugares do seu bairro você mais gosta de ir?
Através desses questionamentos podemos ajudar nosso aluno a identificar a relação que ele possui com os lugares e como sua família e comunidade transitam e produzem suas histórias nos lugares.
Destine um tempo para que as crianças participem da roda de conversa. Oriente a participação, tentando resolver possíveis divergências de opiniões na exposição das idéias.
Nesse momento os alunos poderão refletir sobre a importância do lugar onde moram, pois é no bairro que moram que está situada suas casas, onde se relacionam com outras crianças, adultos, onde compram, brincam, vivem diferentes situações diariamente.
Está disponível para impressão algumas imagens diferentes de bairros para impressão ou projeção para os alunos através do link:
Imagens do arquivo acima- Fonte da imagem: Banco de dados Nova Escola. Acesso 07 mar 2019.
Como adequar à sua realidade: Imprima as imagens das fotografias do bairro em que a escola está situada antecipadamente. Solicite também com antecedência a participação dos alunos com fotografias dos bairros onde eles moram e caso prefira imprima as imagens disponíveis por meio do link disponibilizado acima para enriquecer mais o momento e desenvolver a atividade.
Imagem do slide- Fonte da imagem: Banco de dados Nova Escola. Acesso 07 mar 2019.
Disponível para visualização por meio do link abaixo, acesso em 18 de mar.2019
Para você saber mais:
MARTINS, Maria Helena Pires. Preservando o patrimônio e construindo a identidade. São Paulo: Moderna, 2001.
MACEDO, Lino de ; PETTY, Ana Lúci Sícoli; PASSOS, Norimar Christe. Os jogos e o lúdico na aprendizagem escolar. São Paulo: Artmed, 2005.
Problematização
Tempo sugerido: 50 minutos
Orientações: Converse com os alunos que com base no que eles relataram sobre os bairros de cada um, eles irão criar o bairro. Ou determinados espaços do bairro que considerem de maior fluxo, movimento e importância para a comunidade.
Para isso organize os alunos em grupos com 4 crianças e distribua entre eles os materiais recicláveis listados anteriormente no slide 1 para a produção de pequenas maquetes do bairro onde os alunos residem.
Como eles estarão em grupo, existirá a diversidade dos bairros de cada um deles caso existam alunos que morem em bairro diferente. Então oriente-os para isso não ser um problema, mas sim um item que contribua para perceber o desenvolvimento local de cada comunidade na produção de bairros com maior riqueza nas informações e como diferentes atividades existentes nesses impacta no desenvolvimento, história das pessoas.
Os alunos irão usar a criatividade para construção de casas, prédios, estabelecimentos diversos, o que eles conseguirem lembrar e que já citaram em roda de conversa na etapa anterior que existe no bairro em que eles moram, oriente cada um dos grupos durante a produção.
Depois que as maquetes estiverem prontas, convide dois alunos de cada grupo para apresentação das produções. Solicite que falem sobre:
- Que bairro construíram?
- O que construíram?
- Qual a importância dos locais que construíram para a comunidade?
- Se possuem o hábito de frequentar estes locais?
Concluída as apresentações deixe o material produzido pelos alunos exposto em um espaço determinado na sala de aula para socialização, visitação e apreciação.
Solicite a ajuda dos alunos com antecedência na aquisição dos materiais recicláveis para esse momento da aula. Juntos é possível realizar o armazenamento de muitos materiais para a elaboração das maquetes.
Para você saber mais:
MARTINS, Maria Helena Pires. Preservando o patrimônio e construindo a identidade. São Paulo: Moderna, 2001.
MACEDO, Lino de ; PETTY, Ana Lúci Sícoli; PASSOS, Norimar Christe. Os jogos e o lúdico na aprendizagem escolar. São Paulo: Artmed, 2005.
Imagens do slide- Fonte da imagem: Banco de dados Nova Escola. Acesso 07 mar 2019.
Disponível link para visualização. Acesso em 18 de mar.2019
Sistematização
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações: Criem juntos uma lista de palavras no quadro com o nome dos bairros dos alunos da turma. Ao lado do nome de cada bairro, peça para que os alunos ditem para que você escreva o nome dos locais que eles mais frequentam, ou considerem importante em cada um dos bairros como: padarias, mercados, hospitais, farmácias, clínicas, escolas, praças, igrejas, enfim…
A ideia é que os alunos possam expressar os vínculos pessoais e as relações de amizade, conforme objeto de estudo e possam recordar histórias construídas com seus familiares, amigos e demais membros da sua comunidade, expressas pela convivência nos lugares ditos, pois são nesses lugares que as crianças desenvolvem mais suas relações de identidade, amizade e afetividade. Por exemplo, eles podem falar da praça que brincam com os amigos, o postinho de saúde que vão muito com os pais, a igreja.
E por fim juntos escrevam uma frase coletiva sobre: A vida na minha comunidade/bairro para o desenvolvimento meu e dele.
Para conclusão dessa etapa solicite que cada um dos alunos escrevam em seu caderno as informações que estiverem no quadro sobre o seu bairro. O nome do bairro e o que tem de importante nele já citado.
Reescreva a frase em tamanho grande em um cartaz e fixe próxima as maquetes produzidas.
Para você saber mais:
MARTINS, Maria Helena Pires. Preservando o patrimônio e construindo a identidade. São Paulo: Moderna, 2001.
MACEDO, Lino de ; PETTY, Ana Lúci Sícoli; PASSOS, Norimar Christe. Os jogos e o lúdico na aprendizagem escolar. São Paulo: Artmed, 2005.
Imagem do slide- Fonte da imagem: Banco de dados Nova Escola. Acesso 07 mar 2019.
Para visualização por meio do link acesso em 18 de mar.2019
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
HIS1_02UND05
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Arquivos em PDF, WhatsApp.
- Optativas: Padlet, Youtube, Zoom, Google Meet, Google Classroom.
Contexto
O objetivo deste plano é perceber e representar o bairro onde mora. Considerando que para esta etapa do ensino é possível que as crianças ainda não estejam alfabetizadas, é importante que, a princípio, você possa compartilhar as instruções para execução das atividades através de arquivos de áudio via WhatsApp, ou outra ferramenta que esteja utilizando em suas aulas, desde que priorize arquivos de áudio. Será necessário que você, previamente, selecione fotografias do bairro onde a escola se encontra. Priorize fotografias de localidades que sejam familiares aos estudantes. Envie as fotografias para eles e peça para que as analisem. Envie arquivo de áudio ou vídeo com os seguintes questionamentos:
- Vocês sabem de onde são essas fotografias?
- Quais os estabelecimentos que fazem parte do seu bairro?
- Vocês conhecem bem o bairro onde moram?
- Sua escola fica no mesmo bairro onde você mora?
- Quais lugares do seu bairro você mais gosta de ir?
Solicite que respondam as perguntas também via áudio ou chamada de vídeo. A fim de otimizar o compartilhamento das respostas na ferramenta que você estiver utilizando, peça que as respostas tenham duração de, no máximo, 1 minuto.
Problematização
Em arquivo de áudio, peça para os estudantes pensarem as seguintes questões:
- Qual a importância dos locais exibidos nas fotografias para a comunidade?
- Possuem o hábito de frequentar estes locais?
Solicite aos alunos que citem um estabelecimento que julgam ser essencial à vida do bairro, e que produzam um desenho sobre ele. Para ajudar nesta atividade, peça que os estudantes pesquisem o livro “O bairro do Marcelo”, de Ruth Rocha, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=til3WgHRXeI. Os desenhos devem ser apresentados por vídeos produzidos pelos estudantes. É possível também criar um mural no Padlet (veja aqui como fazer um) para que os estudantes socializem as produções.
Sistematização
Compartilhe com os estudantes o arquivo de sistematização (acesse aqui). Nele o aluno terá algumas questões sobre o bairro em que ele mora, os estabelecimentos que existem nele e quais ele acha os mais importantes. Mande um vídeo ou arquivo de áudio explicando a resolução da questão. As respostas devem ser socializadas em um momento síncrono ou assíncrono (veja aqui como criar uma sala de aula no Google Classroom: https://youtu.be/UkAkcYOYmDU; ou como criar uma reunião no Google Meet: https://youtu.be/UkAkcYOYmDU?t=7200). Se você optar por momento assíncrono, solicite a gravação de um vídeo, no qual o estudante explique suas escolhas e socialize a produção.
Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes com a pesquisa e leitura sobre livros que abordam a questão da diversidade entre as famílias ou com outras ferramentas que acharem pertinentes. Sugerimos aqui o vídeo “Bairros” (disponível em https://www.youtube.com/watch?v=CJ8fa8UX9ms) que aborda como podemos compreender historicamente o nosso bairro, e o vídeo “Convivência no bairro” (disponível em https://www.youtube.com/watch?v=LpeMs8n7Vrs) que sugere como podemos viver em comunidade com harmonia.
Outras Sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades HIS208UND. Você também pode dialogar com as habilidades de outros componentes curriculares: (EF01LP25), (EF12LP05), (EF12LP07), (EF02LP12), (EF15AR02), (EF15AR15), (EF02GE01), (EF04ER07) e (EF07ER01).
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Midian Kelly Lessa
Mentor: Graciele Fabricio
Especialista: Danielle da Silva Ferreira
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 1º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: Mundo pessoal: Meu lugar no mundo
Objeto (s) de conhecimento: As diferentes formas de organização da família e da comunidade: os vínculos pessoais e as relações de amizade.
Habilidade(s) da BNCC: (EF01HI02) Identificar a relação entre as suas histórias e as histórias de sua família e de sua comunidade.
Palavras-Chave: Grupo; Comunidade; Vida; Crescimento; Bairro