Plano de aula: A minha comunidade, o meu bairro

Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Conhecendo as histórias da família e da comunidade

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01HI02 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: caixas, embalagens de papelão em tamanhos pequenos como as de creme dental, perfumes, produtos de beleza variados. Tampas de garrafa pet, tampas de embalagens diversas como as de manteiga, margarina, doces. Folhas de papelão em tamanhos variados, papel A4, papel craft. Frascos pequenos de iogurte, garrafas pet pequenas, tesoura sem ponta, cola branca, fita adesiva, fita crepe, pincel piloto, canetas de hidrocor, papel crepom em cores diversas, principalmente marrom, verde e azul. Caixas de fósforo, palitos de fósforo, folhas de isopor.

Imprima as imagens das fotografias do bairro em que a escola está situada antecipadamente. Solicite também com antecedência a participação dos alunos com fotografias dos bairros onde eles moram e caso prefira imprima as imagens disponíveis por meio do link disponibilizado acima para enriquecer mais o momento e desenvolver a atividade.

Solicite a ajuda dos alunos com antecedência na aquisição dos materiais recicláveis para esse momento da aula. Juntos é possível realizar o armazenamento de muitos materiais para a elaboração das maquetes.

Material complementar: Imagens de diferentes bairros para impressão e debate em roda de conversa através do link:

Imagens do arquivo acima- Fonte da imagem: Banco de dados Nova Escola. Acesso 07 mar 2019.

Para você saber mais:

MARTINS, Maria Helena Pires. Preservando o patrimônio e construindo a identidade. São Paulo: Moderna, 2001.

MACEDO, Lino de ; PETTY, Ana Lúci Sícoli; PASSOS, Norimar Christe. Os jogos e o lúdico na aprendizagem escolar. São Paulo: Artmed, 2005.

Orientações: Apresente o tema aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA