Plano de Aula

Plano de aula: Produzindo som com corpo e materiais de largo alcance

Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Sons do corpo e do ambiente

Aula

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Antecipar diferentes materiais de largo alcance como tecidos, rolos de diferentes tamanhos e espessuras, canos, caixas, bacias, blocos de espuma, conduíte plástico, latas de leite, tocos de madeira, entre outros. É importante estabelecer com antecedência a parceria com a família, compartilhando a proposta mediante um bilhete e solicitando colaboração para arrecadação destes materiais. Veja sugestão de bilhete aqui. Vale ressaltar que essa proposta é melhor vivenciada pelas crianças que já andam. Contudo, os bebês menores poderão participar com o apoio dos adultos presentes. Nesse sentido, é importante que seja construído um instrumento por bebê.

Materiais:

Materiais de largo alcance organizados em estações e agrupados por similaridades sonoras, conforme sugestões abaixo:

1ªEstação: objetos de metais (latas, colheres, tampas de panelas, dentre outros).

2ªEstação: objetos de madeira (tocos de madeira, caixotes, pilão, dentre outros).

3ªEstação: objetos de plástico (potes de sorvete, tampas, garrafas pets, copos).

4ªEstação: objetos silenciosos (espumas, plumas, tecidos, manta acrílica, algodão).

4 tecidos de aproximadamente 1m x 2m (podem ser colchas, lençóis, toalhas, cangas ou tapetes, o importante garantir um para cada estação).

1 cesto para atividade de itinerância.

1 caderno para registro.

Câmera ou celular para registrar.

Espaços:

Realize a atividade na área externa em um ambiente que seja conhecido pelos bebês. Selecione os materiais e agrupe-os por similaridade sonora. Organize estações de pesquisa e investigação sonora com um conjunto de elementos de metais, outro de madeira, um com plásticos e mais um com materiais leves e silenciosos. Você pode organizá-los sobre tapetes ou tecidos. Esta organização irá contribuir para potencializar a percepção dos bebês frente aos diferentes timbres sonoros produzidos a partir destes objetos.

Tempo sugerido:

Aproximadamente 40 minutos.

Perguntas para guiar suas observações:

1. Durante as brincadeiras propostas, de que modo os bebês exploram os materiais de largo alcance disponíveis para produzir sons?

2. Como se deram as vivências dos bebês durante esta experiência sonora: trocaram objetos entre si, imitaram as ações dos colegas ou moveram-se em direção a outros materiais?

3. Ao observar a interação dos bebês com os materiais de largo alcance, é possível elencar aqueles que mais despertaram interesse dos bebês?


Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cada criança ou do grupo. Considere as singularidades de cada bebê durante as situações de interações e brincadeiras. Viabilize a participação de todos mediante antecipação dos recursos necessários para aqueles que estão na condição de permanecerem deitados e aos que já sentam, de forma que todos ampliem as possibilidades de manuseio dos diferentes materiais. Propicie espaços de mobilidade para aqueles que já se locomovem com independência.

O que fazer durante?
O que fazer durante?

1

Conte para os bebês que você separou alguns materiais sonoros para brincar com eles na área externa. Instigue-os falando sobre as características destes objetos ao balançar uma lata de leite com um objeto dentro (antecipando um dos sons que irão explorar). Pergunte quem gostaria de sair com você para participar. É desejável que sua expressão comunique aos bebês novidade, expectativa, surpresa. Ao chegar ao local da proposta, encoraje os bebês a se aproximarem dos materiais. Deixe aqueles que têm independência se locomoverem, explorarem as estações de acordo com seus interesses. Garanta a participação de todos aproximando os bebês que necessitam de auxílio para locomoção e manipulação dos materiais dispostos. Fique atento às expressões, favorecendo seus interesses quanto a troca de local e/ou de objetos.


2

Enquanto os bebês vivenciam as pesquisas sonoras nos pequenos grupos, duplas ou individualmente, observe como relacionam-se com os objetos. Note suas descobertas e potencialize as iniciativas mediante a brincadeira com o som. Aproxime-se do bebê que brinca individualmente com conduíte e brinque com ele. Passe um objeto pela textura corrugada deste elemento para que a criança note o novo som produzido a partir da sua ação. Observe o grupo que deu significado sonoro as colheres de pau, toque com eles, alterne gestos pausados e acelerados, fortes e fracos, inspirando as ações dos bebês. Veja a dupla que empilha latas, apoie suas iniciativas e, quando a “torre” cair, destaque o som. Realize estas intervenções ao longo da proposta favorecendo a escuta, curiosidade e descoberta.


3

Ainda na proposta de atribuição de significado sonoro aos materiais de largo alcance mediante a exploração dos bebês, observe os que trocaram de estações e incentive as crianças a realizarem a troca de espaço a partir da ação dos colegas. Neste momento, passe de estação em estação, dê uma paradinha e converse com os bebês. Entre na brincadeira com eles, mostrando os timbres dos diferentes instrumentos e ampliando as possibilidades sonoras já exploradas por eles até o momento. Faça isso em todos os espaços e convide os bebês a visitarem as outras estações. Esteja atento e ajude os bebês que não possuem independência para andar ou engatinhar a terem garantido o direito de escolha. Nesse contexto, auxilie os bebês em suas necessidades de locomoção e valide seus interesses.

Possíveis falas do professor neste momento: aqui nós temos a estação de metal, vejam o som dos metais, é mais agudo. Já nesta estação temos apenas objetos de madeira e, geralmente, os sons emitidos por estes materiais são mais graves.


4

Observe os bebês que, ao trocarem de estação, levam consigo os objetos com os quais estavam interagindo anteriormente, misturando-os. Potencialize suas ações encorajando e negociando trocas ou junção entre eles. Destaque esta ação para o grupo todo. Estenda um tapete ou tecido grande próximo ao centro do ambiente onde a proposta está sendo realizada e solicite a colaboração dos bebês para trazer os objetos ao “centro”. Explique que agora o desafio da brincadeira é produzir som com os objetos misturados.

Possíveis falas do professor neste momento: Olhe, o colega levou a colher de pau para a estação dos metais, que som será que vai fazer? Será que é diferente? Vamos misturar os materiais?


5

Agora que os bebês avançaram nas suas pesquisas, faça intervenções para que percebam como o movimento de seus corpos sobre os materiais de largo alcance estão intrínsecos à produção sonora. Encoraje-os a produzir novos sons inspirados pelos movimentos corpóreos dos colegas.

Possíveis ações das crianças neste momento: Um bebê vê que quando o colega passa os dedos sobre a textura corrugada do conduíte é emitido um som suave e imita-o. Outro encaixa suas mãos na alça de duas tampas de panelas e as bate simultaneamente (o professor incentiva o pequeno grupo a voltar sua atenção para essa ação e eles demonstram interesse em fazer o mesmo movimento).


Para finalizar:

Explique aos bebês que a proposta está chegando ao final, mas que na sala haverá um cesto com um pouco de cada material utilizado que será enviado para a casa, a fim de que possam brincar com seus familiares. Explique que outra parte ficará acessível a eles na sala. Solicite ajuda para organizar o ambiente e comunique a próxima atividade. De preferência para algo mais silencioso, como a leitura de uma história e manipulação de livros.

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