Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Planos de aula sobre Texto dramático

Material para trabalhar as habilidades:

EF15LP01 : Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.

EF35LP22 : Perceber diálogos em textos narrativos, observando o efeito de sentido de verbos de enunciação e, se for o caso, o uso de variedades linguísticas no discurso direto.

EF15LP02 : Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.

EF15LP03 : Localizar informações explícitas em textos.

EF35LP24 : Identificar funções do texto dramático (escrito para ser encenado) e sua organização por meio de diálogos entre personagens e marcadores das falas das personagens e de cena.

EF35LP25 : Criar narrativas ficcionais, com certa autonomia, utilizando detalhes descritivos, sequências de eventos e imagens apropriadas para sustentar o sentido do texto, e marcadores de tempo, espaço e de fala de personagens.

EF15LP05 : Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.

EF35LP26 : Ler e compreender, com certa autonomia, narrativas ficcionais que apresentem cenários e personagens, observando os elementos da estrutura narrativa: enredo, tempo, espaço, personagens, narrador e a construção do discurso indireto e discurso direto.

EF04LP27 : Identificar, em textos dramáticos, marcadores das falas das personagens e de cena.

EF15LP06 : Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação.

EF15LP07 : Editar a versão final do texto, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, ilustrando, quando for o caso, em suporte adequado, manual ou digital.

EF15LP09 : Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando-se em ser compreendido pelo interlocutor e usando a palavra com tom de voz audível, boa articulação e ritmo adequado.

EF35LP30 : Diferenciar discurso indireto e discurso direto, determinando o efeito de sentido de verbos de enunciação e explicando o uso de variedades linguísticas no discurso direto, quando for o caso.

EF15LP12 : Atribuir significado a aspectos não linguísticos (paralinguísticos) observados na fala, como direção do olhar, riso, gestos, movimentos da cabeça (de concordância ou discordância), expressão corporal, tom de voz.

EF35LP01 : Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e fluência, textos curtos com nível de textualidade adequado.

EF15LP13 : Identificar finalidades da interação oral em diferentes contextos comunicativos (solicitar informações, apresentar opiniões, informar, relatar experiências etc.).

EF35LP03 : Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.

EF04LP05 : Identificar a função na leitura e usar, adequadamente, na escrita ponto final, de interrogação, de exclamação, dois-pontos e travessão em diálogos (discurso direto), vírgula em enumerações e em separação de vocativo e de aposto.

EF15LP16 : Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor e, mais tarde, de maneira autônoma, textos narrativos de maior porte como contos (populares, de fadas, acumulativos, de assombração etc.) e crônicas.

EF35LP05 : Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da frase ou do texto.

EF35LP08 : Utilizar, ao produzir um texto, recursos de referenciação (por substituição lexical ou por pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos), vocabulário apropriado ao gênero, recursos de coesão pronominal (pronomes anafóricos) e articuladores de relações de sentido (tempo, causa, oposição, conclusão, comparação), com nível suficiente de informatividade.

EF35LP09 : Organizar o texto em unidades de sentido, dividindo-o em parágrafos segundo as normas gráficas e de acordo com as características do gênero textual.

EF35LP10 : Identificar gêneros do discurso oral, utilizados em diferentes situações e contextos comunicativos, e suas características linguístico-expressivas e composicionais (conversação espontânea, conversação telefônica, entrevistas pessoais, entrevistas no rádio ou na TV, debate, noticiário de rádio e TV, narração de jogos esportivos no rádio e TV, aula, debate etc.).

Plano 01 de 15

Você conhece? É o gênero dramático!

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Elisa Vitalta  Mentor: Greta Fragata Especialista: Heloísa Jordão  Título da aula: Você conhece? É o gênero dramático! Finalidade da aula...

Língua Portuguesa

4º ano

Leitura/Escuta

alinhado à bncc

EF15LP01

EF15LP02

Plano 02 de 15

Pluft, o fantasminha

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Elisa Vitalta Mentor: Greta Fragata Especialista: Heloísa Jordão  Título da aula: Pluft, o fantasminha Finalidade da aula: Realizar uma leitura dialogada do texto, ...

Língua Portuguesa

4º ano

Leitura/Escuta

alinhado à bncc

EF35LP03

EF15LP16

EF35LP05

EF15LP02

EF15LP03

EF35LP01

Plano 03 de 15

Leitura do texto dramático: Novas aventuras de João Grilo

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Elisa Vitalta Mentor: Greta Fragata Especialista: Helóisa Jordão  Título da aula: Leitura do texto dramático: Novas aventuras de João Grilo Finalidade da ...

Língua Portuguesa

4º ano

Leitura/Escuta

alinhado à bncc

EF35LP03

EF15LP16

EF35LP05

EF15LP02

EF15LP03

EF35LP01

Plano 04 de 15

Marcações de cena e de fala no texto dramático

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Elisa Vilalta Mentor: Greta Fragata Especialista: Heloísa Jordão Título da aula: Marcações de cena e de fala no texto dramático Finalidade da aula: I...

Língua Portuguesa

4º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF35LP24

EF04LP27

Plano 05 de 15

Que marcadores de fala e de cena usaremos?

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Elisa Vilalta Mentor: Greta Fragata Especialista: Heloísa Jordão Título da aula: Que marcadores de fala e de cena usaremos? Finalidade da aula: Reconhecer a importâ...

Língua Portuguesa

4º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF35LP24

EF04LP27

Plano 06 de 15

Revisão de marcadores de falas e de cenas em textos dramátic...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Elisa Vilalta Mentor: Greta Fragata Especialista: Heloísa Jordão Título da aula: Revisão de marcadores de falas e de cenas em textos dramáticos Finalidade da aul...

Língua Portuguesa

4º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF35LP24

EF04LP27

Plano 07 de 15

Características do discurso direto - Pontuação

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Elisa Vilalta Mentor: Greta Fragata Especialista: Heloísa Jordão Título da aula: Características do discurso direto - Pontuação Finalidade da aula: I...

Língua Portuguesa

4º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF04LP05

EF35LP22

EF35LP30

Plano 08 de 15

Pontuação em diálogos

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Elisa Vilalta Mentor: Greta Fragata Especialista: Heloísa Jordão Título da aula: Pontuação em diálogos Finalidade da aula: Utilizar a pontuaç&...

Língua Portuguesa

4º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF04LP05

EF35LP22

EF35LP30

Plano 09 de 15

Transformando discurso direto em indireto

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Elisa Vilalta Mentor: Greta Fragata Especialista: Heloísa Jordão Título da aula: Transformando discurso direto em indireto Finalidade da aula: Estabelecer diferenç...

Língua Portuguesa

4º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF04LP05

EF35LP22

EF35LP30

Plano 10 de 15

Em cena - Conversando sobre o gênero dramático

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Elisa Vilalta Mentor: Greta Fragata Especialista: Heloísa Jordão Título da aula: Em cena - Conversando sobre o gênero dramático Finalidade da aula: Apreciar ...

Língua Portuguesa

4º ano

Oralidade

alinhado à bncc

EF35LP10

EF15LP09

EF15LP12

EF15LP13

Plano 11 de 15

Criando uma esquete.

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Elisa Vilalta Mentor: Greta Fragata Especialista: Heloísa Jordão Título da aula: Criando uma esquete. Finalidade da aula: Preparar o roteiro, planejar o cenário e ...

Língua Portuguesa

4º ano

Oralidade

alinhado à bncc

EF35LP10

EF15LP09

EF15LP12

EF15LP13

Plano 12 de 15

É hora de interpretar o texto criado

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Elisa Vilalta Mentor: Greta Fragata Especialista: Heloísa Jordão Título da aula: É hora de interpretar o texto criado Finalidade da aula: Encenar a esquete que foi...

Língua Portuguesa

4º ano

Oralidade

alinhado à bncc

EF35LP10

EF15LP09

EF15LP12

EF15LP13

Plano 13 de 15

Planejando a escrita de um texto dramático

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Elisa VilaltaMentor: Greta FragataEspecialista: Heloísa Jordão  Título da aula: Planejando a escrita de um texto dramático Finalidade da aula: Planejar a produçã...

Língua Portuguesa

4º ano

Produção de textos

alinhado à bncc

EF15LP05

Plano 14 de 15

Escrevendo a continuação de uma cena

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Elisa VilaltaMentor: Greta FragataEspecialista: Heloísa Jordão  Título da aula: Escrevendo a continuação de uma cena Finalidade da aula: Escrever, em grupos, a continu...

Língua Portuguesa

4º ano

Produção de textos

alinhado à bncc

EF35LP08

EF35LP09

EF35LP25

EF35LP26

Plano 15 de 15

Revisando o texto produzido

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Elisa VilaltaMentor: Greta FragataEspecialista: Heloísa Jordão  Título da aula: Revisando o texto produzido Finalidade da aula: Revisar, em grupos, a continuação da ce...

Língua Portuguesa

4º ano

Produção de textos

alinhado à bncc

EF15LP06

EF15LP07