10638
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 5º ano > Geometria

Plano de aula - Ampliando e/ou reduzindo figuras planas

Plano de aula de Matemática com atividades para 5º ano do Fundamental sobre figuras semelhantes.

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Katiene Santos Paes

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Katiene Santos Paes

Mentor: Paula Massi Reis Pires

Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

EF05MA18 -Reconhecer a congruência dos ângulos e a proporcionalidade entre os lados correspondentes de figuras poligonais em situações de ampliação e de redução em malhas quadriculadas e usando tecnologias digitais.

Objetivos específicos

  1. Desenvolver o conceito de semelhança.
  2. Desenvolver a capacidade de ampliar e reduzir figuras, estabelecendo a relação de semelhança.
  3. Reconhecer a semelhança entre figuras planas a partir da congruência dos ângulos e proporcionalidade dos lados.

Conceito-chave

Figuras semelhantes.

Recursos necessários

  • Lápis
  • Borracha
  • Régua
  • Caderno com folhas quadriculadas ou malha quadriculada impressa
  • Atividades impressas





Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Estabeleça um tempo para que os alunos analisem as figuras e cheguem às suas conclusões. Ao final comente com a turma cada indagação de forma que os alunos possam compreender com mais facilidade o que significa ampliar ou reduzir.

Propósito: Fazer com que os alunos percebam a relação de semelhança acerca da ampliação e/ou redução de uma figura.

Discuta com a turma:

  • O que significa ampliar e/ou reduzir?
  • O que ocorre quando uma figura é ampliada ou reduzida? A figura permanece com a mesma forma?
  • Quantas vezes a figura teve suas dimensões aumentadas ou reduzidas? Esse aumento ou redução ocorreu de forma proporcional?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 4 a 6)

Orientações: Deixe que os alunos leiam a questão e em dupla discutam a solução para que comparem seus pontos de vistas. Solicite que façam a ampliação e a redução da figura no caderno analisando a relação de semelhança, para isso utilize uma malha quadriculada (que pode ser colada no caderno) de modo a facilitar essa construção.

Para aprofundar seus conhecimentos sobre ampliação e redução leia:

OCHI, F. H.; PAULO, R. M.; YOKOYA, J. H.; IKEGAMI J. K. Congruência e semelhança. In: O uso de quadriculados no ensino da geometria. 4ª edição. São Paulo: IME-USP, 2003, p. 35-41.

Propósito: Ampliar e reduzir figuras planas percebendo a razão de semelhança.

Discuta com a turma:

  • O que são figuras semelhantes?
  • Como ampliar ou reduzir proporcionalmente uma figura?
  • Ao ampliar a figura nós adicionamos unidades ou multiplicamos pela quantidade de vezes que será aumentada? E ao reduzir, nós subtraímos unidades ou as dividimos pela quantidade de vezes que ela será reduzida?

Materiais complementares :

Atividade principal

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 4 a 6)

Orientações: Deixe que os alunos leiam a questão e em dupla discutam a solução para que comparem seus pontos de vistas. Solicite que façam a ampliação e a redução da figura no caderno analisando a relação de semelhança, para isso utilize uma malha quadriculada (que pode ser colada no caderno) de modo a facilitar essa construção.

Para aprofundar seus conhecimentos sobre ampliação e redução leia:

OCHI, F. H.; PAULO, R. M.; YOKOYA, J. H.; IKEGAMI J. K. Congruência e semelhança. In: O uso de quadriculados no ensino da geometria. 4ª edição. São Paulo: IME-USP, 2003, p. 35-41.

Propósito: Ampliar e reduzir figuras planas percebendo a razão de semelhança.

Discuta com a turma:

  • O que são figuras semelhantes?
  • Como ampliar ou reduzir proporcionalmente uma figura?
  • Ao ampliar a figura nós adicionamos unidades ou multiplicamos pela quantidade de vezes que será aumentada? E ao reduzir, nós subtraímos unidades ou as dividimos pela quantidade de vezes que ela será reduzida?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 a 6)

Orientações: Deixe que os alunos leiam a questão e em dupla discutam a solução para que comparem seus pontos de vistas. Solicite que façam a ampliação e a redução da figura no caderno, analisando a relação de semelhança. Para isso utilize uma malha quadriculada (que pode ser colada no caderno) de modo a facilitar essa construção.

Para aprofundar seus conhecimentos sobre ampliação e redução leia:

OCHI, F. H.; PAULO, R. M.; YOKOYA, J. H.; IKEGAMI J. K. Congruência e semelhança. In: O uso de quadriculados no ensino da geometria. 4ª edição. São Paulo: IME-USP, 2003, p. 35-41.

Propósito: Ampliar e reduzir figuras planas percebendo a razão de semelhança.

Discuta com a turma:

O que são figuras semelhantes?

Como ampliar ou reduzir proporcionalmente uma figura?

Ao ampliar a figura nós adicionamos unidades ou multiplicamos pela quantidade de vezes que será aumentada? E ao reduzir, nós subtraímos unidades ou as dividimos pela quantidade de vezes que ela será reduzida?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (slides 7 e 8)

Orientações: Nesse momento é importante que os alunos exponham os desenhos de ampliação e redução construídos por eles e expliquem como fizeram para descobrir as dimensões da nova quadra, socializando com a turma para verificar se mais pessoas ampliaram ou reduziram, estabelecendo a relação de semelhança.

Propósito: Compreender como construir ampliações e reduções de figuras planas estabelecendo relações de semelhança.

Discuta com a turma:

Para reduzir ou ampliar uma figura é preciso manter a proporção da medida?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 7 e 8)

Orientações: Nesse momento é importante que os alunos exponham os desenhos de ampliação e redução construídos por eles e expliquem como fizeram para descobrir as dimensões da nova quadra, socializando com a turma para verificar se mais pessoas ampliaram ou reduziram, estabelecendo a relação de semelhança.

Propósito: Compreender como construir ampliações e reduções de figuras planas estabelecendo relações de semelhança.

Discuta com a turma:

Para reduzir ou ampliar uma figura é preciso manter a proporção da medida?

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Solicite que os alunos analisem e descrevam o que ocorreu com as figuras após serem ampliadas ou reduzidas.

Propósito: Compreender o que ocorre com os ângulos, a área e o perímetro de uma figura ao ser ampliada ou reduzida.

Discuta com a turma:

O que ocorre com a área da figura quando ampliada ou reduzida?

O que é possível observar no perímetro de uma figura quando ela é ampliada ou reduzida?

Ao ampliar ou reduzir uma figura, os ângulos são alterados ou conservam a mesma medida?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Discuta com a turma a importância da relação de semelhança para que possa ampliar ou reduzir uma figura.

Propósito: Estabelecer relação de semelhança (Conceito de razão, proporção e constante de proporcionalidade).

Discuta com a turma:

Como fazer para ampliar ou reduzir uma figura estabelecendo a relação de semelhança?

Raio x select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação:Utilizando o quadrado como unidade de medida da área, reproduza o desenho em uma malha quadriculada. Permita que manipulem, façam a descoberta e relatem as suas conclusões.

Discuta com a turma:

O que significa ampliar ou reduzir? O que seria semelhança?

O que são figuras semelhantes?O que significa ampliar proporcionalmente uma figura?

Materiais Complementares

Raio X para impressão

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Katiene Santos Paes

Mentor: Paula Massi Reis Pires

Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

EF05MA18 -Reconhecer a congruência dos ângulos e a proporcionalidade entre os lados correspondentes de figuras poligonais em situações de ampliação e de redução em malhas quadriculadas e usando tecnologias digitais.

Objetivos específicos

  1. Desenvolver o conceito de semelhança.
  2. Desenvolver a capacidade de ampliar e reduzir figuras, estabelecendo a relação de semelhança.
  3. Reconhecer a semelhança entre figuras planas a partir da congruência dos ângulos e proporcionalidade dos lados.

Conceito-chave

Figuras semelhantes.

Recursos necessários

  • Lápis
  • Borracha
  • Régua
  • Caderno com folhas quadriculadas ou malha quadriculada impressa
  • Atividades impressas




Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Estabeleça um tempo para que os alunos analisem as figuras e cheguem às suas conclusões. Ao final comente com a turma cada indagação de forma que os alunos possam compreender com mais facilidade o que significa ampliar ou reduzir.

Propósito: Fazer com que os alunos percebam a relação de semelhança acerca da ampliação e/ou redução de uma figura.

Discuta com a turma:

  • O que significa ampliar e/ou reduzir?
  • O que ocorre quando uma figura é ampliada ou reduzida? A figura permanece com a mesma forma?
  • Quantas vezes a figura teve suas dimensões aumentadas ou reduzidas? Esse aumento ou redução ocorreu de forma proporcional?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 4 a 6)

Orientações: Deixe que os alunos leiam a questão e em dupla discutam a solução para que comparem seus pontos de vistas. Solicite que façam a ampliação e a redução da figura no caderno analisando a relação de semelhança, para isso utilize uma malha quadriculada (que pode ser colada no caderno) de modo a facilitar essa construção.

Para aprofundar seus conhecimentos sobre ampliação e redução leia:

OCHI, F. H.; PAULO, R. M.; YOKOYA, J. H.; IKEGAMI J. K. Congruência e semelhança. In: O uso de quadriculados no ensino da geometria. 4ª edição. São Paulo: IME-USP, 2003, p. 35-41.

Propósito: Ampliar e reduzir figuras planas percebendo a razão de semelhança.

Discuta com a turma:

  • O que são figuras semelhantes?
  • Como ampliar ou reduzir proporcionalmente uma figura?
  • Ao ampliar a figura nós adicionamos unidades ou multiplicamos pela quantidade de vezes que será aumentada? E ao reduzir, nós subtraímos unidades ou as dividimos pela quantidade de vezes que ela será reduzida?

Materiais complementares :

Atividade principal

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 4 a 6)

Orientações: Deixe que os alunos leiam a questão e em dupla discutam a solução para que comparem seus pontos de vistas. Solicite que façam a ampliação e a redução da figura no caderno analisando a relação de semelhança, para isso utilize uma malha quadriculada (que pode ser colada no caderno) de modo a facilitar essa construção.

Para aprofundar seus conhecimentos sobre ampliação e redução leia:

OCHI, F. H.; PAULO, R. M.; YOKOYA, J. H.; IKEGAMI J. K. Congruência e semelhança. In: O uso de quadriculados no ensino da geometria. 4ª edição. São Paulo: IME-USP, 2003, p. 35-41.

Propósito: Ampliar e reduzir figuras planas percebendo a razão de semelhança.

Discuta com a turma:

  • O que são figuras semelhantes?
  • Como ampliar ou reduzir proporcionalmente uma figura?
  • Ao ampliar a figura nós adicionamos unidades ou multiplicamos pela quantidade de vezes que será aumentada? E ao reduzir, nós subtraímos unidades ou as dividimos pela quantidade de vezes que ela será reduzida?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 a 6)

Orientações: Deixe que os alunos leiam a questão e em dupla discutam a solução para que comparem seus pontos de vistas. Solicite que façam a ampliação e a redução da figura no caderno, analisando a relação de semelhança. Para isso utilize uma malha quadriculada (que pode ser colada no caderno) de modo a facilitar essa construção.

Para aprofundar seus conhecimentos sobre ampliação e redução leia:

OCHI, F. H.; PAULO, R. M.; YOKOYA, J. H.; IKEGAMI J. K. Congruência e semelhança. In: O uso de quadriculados no ensino da geometria. 4ª edição. São Paulo: IME-USP, 2003, p. 35-41.

Propósito: Ampliar e reduzir figuras planas percebendo a razão de semelhança.

Discuta com a turma:

O que são figuras semelhantes?

Como ampliar ou reduzir proporcionalmente uma figura?

Ao ampliar a figura nós adicionamos unidades ou multiplicamos pela quantidade de vezes que será aumentada? E ao reduzir, nós subtraímos unidades ou as dividimos pela quantidade de vezes que ela será reduzida?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (slides 7 e 8)

Orientações: Nesse momento é importante que os alunos exponham os desenhos de ampliação e redução construídos por eles e expliquem como fizeram para descobrir as dimensões da nova quadra, socializando com a turma para verificar se mais pessoas ampliaram ou reduziram, estabelecendo a relação de semelhança.

Propósito: Compreender como construir ampliações e reduções de figuras planas estabelecendo relações de semelhança.

Discuta com a turma:

Para reduzir ou ampliar uma figura é preciso manter a proporção da medida?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 7 e 8)

Orientações: Nesse momento é importante que os alunos exponham os desenhos de ampliação e redução construídos por eles e expliquem como fizeram para descobrir as dimensões da nova quadra, socializando com a turma para verificar se mais pessoas ampliaram ou reduziram, estabelecendo a relação de semelhança.

Propósito: Compreender como construir ampliações e reduções de figuras planas estabelecendo relações de semelhança.

Discuta com a turma:

Para reduzir ou ampliar uma figura é preciso manter a proporção da medida?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Solicite que os alunos analisem e descrevam o que ocorreu com as figuras após serem ampliadas ou reduzidas.

Propósito: Compreender o que ocorre com os ângulos, a área e o perímetro de uma figura ao ser ampliada ou reduzida.

Discuta com a turma:

O que ocorre com a área da figura quando ampliada ou reduzida?

O que é possível observar no perímetro de uma figura quando ela é ampliada ou reduzida?

Ao ampliar ou reduzir uma figura, os ângulos são alterados ou conservam a mesma medida?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Discuta com a turma a importância da relação de semelhança para que possa ampliar ou reduzir uma figura.

Propósito: Estabelecer relação de semelhança (Conceito de razão, proporção e constante de proporcionalidade).

Discuta com a turma:

Como fazer para ampliar ou reduzir uma figura estabelecendo a relação de semelhança?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação:Utilizando o quadrado como unidade de medida da área, reproduza o desenho em uma malha quadriculada. Permita que manipulem, façam a descoberta e relatem as suas conclusões.

Discuta com a turma:

O que significa ampliar ou reduzir? O que seria semelhança?

O que são figuras semelhantes?O que significa ampliar proporcionalmente uma figura?

Materiais Complementares

Raio X para impressão

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 5º ano :

Com o plano de aula sobre geometria os alunos aprendem representação de deslocamentos no plano cartesiano, Identificação de ângulos retos e não retos, Análise de figuras planas e suas propriedades, Classificação e representação de figuras não planas e Ampliação e redução de figuras poligonais.

MAIS AULAS DE Matemática do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05MA18 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano