Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Ampliando formas representadas em escala reduzida
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Ampliação e redução de figuras poligonais
Por: Katiene Santos Paes
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Katiene Santos Paes
Mentor: Paula Massi Reis Pires
Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira
Habilidade da BNCC
EF05MA18 -Reconhecer a congruência dos ângulos e a proporcionalidade entre os lados correspondentes de figuras poligonais em situações de ampliação e de redução em malhas quadriculadas e usando tecnologias digitais.
Objetivos específicos
- Determinar dimensões reais de uma figura a partir da análise da representação de uma figura em uma escala reduzida.
- Ampliar e/ou reduzir uma figura seguindo o padrão de ampliação e/ou redução identificado por uma sequência estabelecida.
Conceito-chave
Ampliação de figuras
Recursos necessários
- Lápis
- Borracha
- Régua
- Caderno com folhas quadriculadas ou malha quadriculada impressa
- Atividades impressas
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
- Determinar dimensões reais de uma figura a partir da análise da representação de uma figura em uma escala reduzida.
- Ampliar e/ou reduzir uma figura seguindo o padrão de ampliação e/ou redução identificado por uma sequência estabelecida.
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Resumo da aula
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.