Atividade Principal
Plano de Aula
Plano de aula: Construção de polígonos semelhantes
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Ampliação e redução de figuras poligonais
Por: Katiene Santos Paes
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Katiene Santos Paes
Mentor: Paula Massi Reis Pires
Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira
Habilidade da BNCC
EF05MA18 -Reconhecer a congruência dos ângulos e a proporcionalidade entre os lados correspondentes de figuras poligonais em situações de ampliação e de redução em malhas quadriculadas e usando tecnologias digitais.
Objetivos específicos
- Identificar propriedades e/ou medidas que se conservam ou modificam ao reduzir uma figura;
- Reduzir figura mantendo a congruência dos ângulos e a proporcionalidade dos lados.
Conceito-chave
Semelhança entre figuras
Recursos necessários
- Lápis;
- Borracha;
- Régua;
- Caderno com folhas quadriculadas ou malha quadriculada impressa;
- Atividades impressas.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
- Identificar propriedades e/ou medidas que se conservam ou modificam ao reduzir uma figura;
- Reduzir figura mantendo a congruência dos ângulos e a proporcionalidade dos lados.
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.