Plano de Aula

Plano de aula: Construção de polígonos semelhantes

Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Ampliação e redução de figuras poligonais

mais ações

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Katiene Santos Paes

Mentor: Paula Massi Reis Pires

Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira



Habilidade da BNCC

EF05MA18 -Reconhecer a congruência dos ângulos e a proporcionalidade entre os lados correspondentes de figuras poligonais em situações de ampliação e de redução em malhas quadriculadas e usando tecnologias digitais.

Objetivos específicos

  • Identificar propriedades e/ou medidas que se conservam ou modificam ao reduzir uma figura;
  • Reduzir figura mantendo a congruência dos ângulos e a proporcionalidade dos lados.

Conceito-chave

Semelhança entre figuras

Recursos necessários

  • Lápis;
  • Borracha;
  • Régua;
  • Caderno com folhas quadriculadas ou malha quadriculada impressa;
  • Atividades impressas.

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

  • Identificar propriedades e/ou medidas que se conservam ou modificam ao reduzir uma figura;
  • Reduzir figura mantendo a congruência dos ângulos e a proporcionalidade dos lados.

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Resumo da aula
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.