Plano de Aula

Plano de aula: Semelhança entre figuras

Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Ampliação e redução de figuras poligonais

mais ações

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Katiene Santos Paes

Mentor: Paula Massi Reis Pires

Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

EF05MA18 - Reconhecer a congruência dos ângulos e a proporcionalidade entre os lados correspondentes de figuras poligonais em situações de ampliação e de redução em malhas quadriculadas e usando tecnologias digitais.

Objetivos específicos

  • Reconhecer na ampliação ou redução das figuras poligonais a congruência dos ângulos e a proporcionalidade dos lados.
  • Ampliar e/ou reduzir corretamente uma figura mantendo a semelhança.
  • Distinguir qual ampliação e/ou redução de uma figura foi construída corretamente seguindo o conceito de semelhança.

Conceito-chave

Congruência e proporcionalidade.

Recursos necessários

  • Lápis;
  • Borracha;
  • Régua;
  • Caderno com folhas quadriculadas ou malha quadriculada impressa;
  • Atividades impressas.



Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

  • Reconhecer na ampliação ou redução das figuras poligonais a congruência dos ângulos e a proporcionalidade dos lados.
  • Ampliar e/ou reduzir corretamente uma figura mantendo a semelhança.
  • Distinguir qual ampliação e/ou redução de uma figura foi construída corretamente seguindo o conceito de semelhança.

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Resumo da aula
Resumo da aulaOrientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.