10392
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 9º ano > Números

Plano de aula - Números reais na reta numerada

Plano de aula de Matemática com atividades para 9º ano do Fundamental sobre Números reais na reta numerada.

Plano 06 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Bernadete Estradioto

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de autores NOVA ESCOLA

Autora: Maria Bernadete Estradioto

Mentor: Fernando de Mello Trevisani

Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNC
EF09MA01; EF09MA02 - Ampliação dos campos numéricos: números reais (a necessidade de medir qualquer segmento de reta: números irracionais e seu significado; representação na reta numerada).

Objetivos específicos

Representar número reais na reta numerada com aproximações apropriadas ao contexto.

Conceito-chave

Números reais na reta numerada.

Recursos necessários

Projetor ou impresso das atividades.

Pré-conhecimento da turma

  • Números Naturais
  • Números Inteiros
  • Números Racionais
  • Números Irracionais
  • Reta numerada

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Apresentar o objetivo aos alunos.

Propósito: Os alunos devem saber o que será aprendido na aula e qual o papel que terão nela.

Discuta com a turma:

  • O objetivo da aula e o que se espera dos alunos nessa aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientação: Leia a atividade com os alunos e solicite que eles solucionem o que foi proposto. A ideia é que eles conheçam várias formas de chegar ao resultado.

Propósito: Compreender que há várias maneira de localizar um número real na reta numerada.

Discuta com a turma: As respostas da atividade:

  • 1 - Verdadeira, quando tentamos chegar ao resultado por aproximação a localização nunca será exata.
  • 2 - Falsa, se raiz quadrada de dois é um número infinito não podemos pegar o primeiro decimal e localizar como exata, para que essa resposta se torne verdadeira podemos afirmar que 1,4 é a localização aproximada de raiz quadrada de 2.
  • 3 - Verdadeira, podemos localizar raiz quadrada de 2 por aproximação.

Materiais complementares para impressão:

Atividade de Aquecimento

Resolução da Atividade de Aquecimento

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos (slides 4 ao 10)

Orientação: Neste momento você professor(a), pode ler o enunciado junto com os alunos.

Propósito: Interpretar o enunciado que dá sentido à toda atividade principal, que é trabalhar com números reais na reta real.

Discuta com a turma:

  • Pergunte se há alguma dúvida em relação ao enunciado e às direções Leste e Oeste.

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de Intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos (slides 4 ao 10)

Orientação: Se o motorista está na metade do caminho entre a terceira e quarta cidade, o ponto a ser localizado é -3,5, um número racional e real, decimal finito. Lembrando que, se está indo para Oeste o sinal é negativo.

Propósito: Localizar número real, na reta real, aqui na forma decimal finita, sendo um número racional.

Discuta com a turma: Faça as seguintes perguntas aos seus alunos:

  • O número encontrado pertence a quais conjuntos?
  • A localização desse caminhão foi exata ou aproximada?
  • Sendo um número racional, como posso localizar com exatidão? (Aqui espera-se que o aluno perceba que nem todos os números racionais são localizados na reta real por aproximação, neste caso podemos localizar com exatidão)
  • Quais são as dificuldades para localizarmos esse número na reta real?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos (slides 4 ao 10)

Orientação: Se vai chegar à quinta cidade significa que está entre a quarta e quinta: número inteiro 4 + 3/9 = 4,333…, sendo um número decimal infinito e com período, temos aqui um número racional em forma de dízima periódica, a localização na reta real não será exata e sim aproximada.

Propósito: Localizar número real, na reta real, na forma de dízima periódica, sendo um número racional..

Discuta com a turma: Faça as seguintes perguntas aos seus alunos:

  • Quais são as dificuldades para localizarmos esse número na reta real?
  • A localização desse caminhão foi exata ou aproximada?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos (slides 4 ao 10)

Orientação: Se estava na terceira e voltou para segunda e se encontra lá, a localização é Oeste 2, ou seja -2.

Propósito: Localizar número real, na reta real, aqui na forma de número inteiro negativo.

Discuta com a turma: Faça as seguintes perguntas aos seus alunos:

  • Houve dificuldade para localizar esse número na reta real?
  • Foi possível localizar o caminhão com exatidão ou por aproximação?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos (slides 4 ao 10)

Orientação: 12/12 = 9ª parada, 8/12 = faltam 6 paradas, portanto ele está 4/12 = 3ª parada.

Propósito: Localizar número real, na reta real, aqui na forma de fração, sendo um número racional.

Discuta com a turma: Faça as seguintes perguntas aos seus alunos:

  • Quais são as dificuldades para localizarmos esse número na reta numerada?
  • A localização desse caminhão foi exata ou aproximada?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos (slides 4 ao 10)

Orientação: Se está à 15/3 da origem, sentido Leste, significa que está na quinta cidade.

Propósito: Localizar número real, na reta real, aqui na forma de número natural.

Discuta com a turma:Faça as seguintes perguntas aos seus alunos:

  • Quais são as dificuldades para localizarmos esse número na reta numerada?
  • A localização desse caminhão foi exata ou aproximada?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos (slides 4 ao 10)

Orientação:

  • Raiz quadrada de 30 = 5,472255…, essa é a localização do posto onde o caminhão se encontra. Sendo um número infinito e não periódico, portanto irracional e real, a localização será aproximada.
  • 5 < 5,472255… < 6 , portanto, a 5ª parada é a anterior de onde ele se encontra e a 6ª será a próxima parada. Na reta numerada dos números reais vamos chamar de ponto A a 5ª parada e ponto B a 6ª parada.
  • Raiz quadrada de 30 = 5,472255…

Raiz quadrada de 20 = 4,472135…

Se 5,472255… (local onde o caminhão se encontra) e 4,472135… é o que falta para chegar, vamos somar as duas distâncias e chegaremos à resposta que é o destino do caminhão.

Portanto 5,472255… + 4,472135…= 9,944390… assim, encontramos o destino que é a 10ª parada, pois os valores fornecidos são aproximados e 9,944390… está muito próximo de 10.

Propósito: Localizar número real na reta numerada, aqui na forma de número irracional.

Discuta com a turma: Faça as seguintes perguntas aos seus alunos:

  • Quais são as dificuldades para localizarmos esse número na reta real?
  • A localização desse caminhão foi exata ou aproximada?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientação: Momento de socializar o aprendizado da aula, peça aos alunos que falem sobre o que aprenderam.

Se achar que ainda há tempo hábil para mais uma atividade, a sugestão é que use atividade complementar.

Propósito: Discutir as diversas maneiras de localizar números reais na reta real.

Discuta com a turma:

  • Oriente sobre as dificuldades a partir da fala dos alunos.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientação: Utilize o guia de intervenção para discutir com os alunos as dúvidas mais frequentes.

Propósito: Concluir que todos os números reais se encontram na reta real.

Discuta com a turma:

  • Pergunte se ainda há alguma dúvida sobre localizar números reais na reta real.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Se ainda houver tempo hábil para mais atividades, utilize as atividades complementares.

Propósito: Avaliar a compreensão de que todos os números reais estão na reta real.

Discuta com a turma:

  • Há algum número impossível de localizar na reta real?

Atividade de Raio X

Resolução do Raio X

Atividade Complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Apresentar o objetivo aos alunos.

Propósito: Os alunos devem saber o que será aprendido na aula e qual o papel que terão nela.

Discuta com a turma:

  • O objetivo da aula e o que se espera dos alunos nessa aula.

  • Este plano de aula foi elaborado pelo Time de autores NOVA ESCOLA

    Autora: Maria Bernadete Estradioto

    Mentor: Fernando de Mello Trevisani

    Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas

    Habilidade da BNC
    EF09MA01; EF09MA02 - Ampliação dos campos numéricos: números reais (a necessidade de medir qualquer segmento de reta: números irracionais e seu significado; representação na reta numerada).

    Objetivos específicos

    Representar número reais na reta numerada com aproximações apropriadas ao contexto.

    Conceito-chave

    Números reais na reta numerada.

    Recursos necessários

    Projetor ou impresso das atividades.

    Pré-conhecimento da turma

    • Números Naturais
    • Números Inteiros
    • Números Racionais
    • Números Irracionais
    • Reta numerada
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientação: Leia a atividade com os alunos e solicite que eles solucionem o que foi proposto. A ideia é que eles conheçam várias formas de chegar ao resultado.

Propósito: Compreender que há várias maneira de localizar um número real na reta numerada.

Discuta com a turma: As respostas da atividade:

  • 1 - Verdadeira, quando tentamos chegar ao resultado por aproximação a localização nunca será exata.
  • 2 - Falsa, se raiz quadrada de dois é um número infinito não podemos pegar o primeiro decimal e localizar como exata, para que essa resposta se torne verdadeira podemos afirmar que 1,4 é a localização aproximada de raiz quadrada de 2.
  • 3 - Verdadeira, podemos localizar raiz quadrada de 2 por aproximação.

Materiais complementares para impressão:

Atividade de Aquecimento

Resolução da Atividade de Aquecimento

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos (slides 4 ao 10)

Orientação: Neste momento você professor(a), pode ler o enunciado junto com os alunos.

Propósito: Interpretar o enunciado que dá sentido à toda atividade principal, que é trabalhar com números reais na reta real.

Discuta com a turma:

  • Pergunte se há alguma dúvida em relação ao enunciado e às direções Leste e Oeste.

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de Intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos (slides 4 ao 10)

Orientação: Se o motorista está na metade do caminho entre a terceira e quarta cidade, o ponto a ser localizado é -3,5, um número racional e real, decimal finito. Lembrando que, se está indo para Oeste o sinal é negativo.

Propósito: Localizar número real, na reta real, aqui na forma decimal finita, sendo um número racional.

Discuta com a turma: Faça as seguintes perguntas aos seus alunos:

  • O número encontrado pertence a quais conjuntos?
  • A localização desse caminhão foi exata ou aproximada?
  • Sendo um número racional, como posso localizar com exatidão? (Aqui espera-se que o aluno perceba que nem todos os números racionais são localizados na reta real por aproximação, neste caso podemos localizar com exatidão)
  • Quais são as dificuldades para localizarmos esse número na reta real?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos (slides 4 ao 10)

Orientação: Se vai chegar à quinta cidade significa que está entre a quarta e quinta: número inteiro 4 + 3/9 = 4,333…, sendo um número decimal infinito e com período, temos aqui um número racional em forma de dízima periódica, a localização na reta real não será exata e sim aproximada.

Propósito: Localizar número real, na reta real, na forma de dízima periódica, sendo um número racional..

Discuta com a turma: Faça as seguintes perguntas aos seus alunos:

  • Quais são as dificuldades para localizarmos esse número na reta real?
  • A localização desse caminhão foi exata ou aproximada?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos (slides 4 ao 10)

Orientação: Se estava na terceira e voltou para segunda e se encontra lá, a localização é Oeste 2, ou seja -2.

Propósito: Localizar número real, na reta real, aqui na forma de número inteiro negativo.

Discuta com a turma: Faça as seguintes perguntas aos seus alunos:

  • Houve dificuldade para localizar esse número na reta real?
  • Foi possível localizar o caminhão com exatidão ou por aproximação?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos (slides 4 ao 10)

Orientação: 12/12 = 9ª parada, 8/12 = faltam 6 paradas, portanto ele está 4/12 = 3ª parada.

Propósito: Localizar número real, na reta real, aqui na forma de fração, sendo um número racional.

Discuta com a turma: Faça as seguintes perguntas aos seus alunos:

  • Quais são as dificuldades para localizarmos esse número na reta numerada?
  • A localização desse caminhão foi exata ou aproximada?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos (slides 4 ao 10)

Orientação: Se está à 15/3 da origem, sentido Leste, significa que está na quinta cidade.

Propósito: Localizar número real, na reta real, aqui na forma de número natural.

Discuta com a turma:Faça as seguintes perguntas aos seus alunos:

  • Quais são as dificuldades para localizarmos esse número na reta numerada?
  • A localização desse caminhão foi exata ou aproximada?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos (slides 4 ao 10)

Orientação:

  • Raiz quadrada de 30 = 5,472255…, essa é a localização do posto onde o caminhão se encontra. Sendo um número infinito e não periódico, portanto irracional e real, a localização será aproximada.
  • 5 < 5,472255… < 6 , portanto, a 5ª parada é a anterior de onde ele se encontra e a 6ª será a próxima parada. Na reta numerada dos números reais vamos chamar de ponto A a 5ª parada e ponto B a 6ª parada.
  • Raiz quadrada de 30 = 5,472255…

Raiz quadrada de 20 = 4,472135…

Se 5,472255… (local onde o caminhão se encontra) e 4,472135… é o que falta para chegar, vamos somar as duas distâncias e chegaremos à resposta que é o destino do caminhão.

Portanto 5,472255… + 4,472135…= 9,944390… assim, encontramos o destino que é a 10ª parada, pois os valores fornecidos são aproximados e 9,944390… está muito próximo de 10.

Propósito: Localizar número real na reta numerada, aqui na forma de número irracional.

Discuta com a turma: Faça as seguintes perguntas aos seus alunos:

  • Quais são as dificuldades para localizarmos esse número na reta real?
  • A localização desse caminhão foi exata ou aproximada?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientação: Momento de socializar o aprendizado da aula, peça aos alunos que falem sobre o que aprenderam.

Se achar que ainda há tempo hábil para mais uma atividade, a sugestão é que use atividade complementar.

Propósito: Discutir as diversas maneiras de localizar números reais na reta real.

Discuta com a turma:

  • Oriente sobre as dificuldades a partir da fala dos alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientação: Utilize o guia de intervenção para discutir com os alunos as dúvidas mais frequentes.

Propósito: Concluir que todos os números reais se encontram na reta real.

Discuta com a turma:

  • Pergunte se ainda há alguma dúvida sobre localizar números reais na reta real.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Se ainda houver tempo hábil para mais atividades, utilize as atividades complementares.

Propósito: Avaliar a compreensão de que todos os números reais estão na reta real.

Discuta com a turma:

  • Há algum número impossível de localizar na reta real?

Atividade de Raio X

Resolução do Raio X

Atividade Complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 9º ano :

Com o plano de aula sobre números os alunos aprendem sobre o conjunto dos números reais como ampliação dos racionais; números irracionais e seu significado; representação dos números reais na reta numerada; cálculos com números reais: as quatro operações, e potências com expoentes negativos e fracionários; resolução de problema envolvendo operações com números escritos em notação científica e operações com percentuais sucessivos.

MAIS AULAS DE Matemática do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09MA01 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09MA02 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano