Resumo da aula
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Apresentar o objetivo aos alunos.
Propósito: O objetivo da aula e o que se espera dos alunos nessa aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.
Propósito: Retomar a ideia de que os conjuntos dos números racionais e irracionais formam o conjunto dos números reais e todos seus elementos podem ser representados na reta real.
Discuta com a turma:
- Quais números formam os conjuntos dos números naturais, inteiros, racionais e irracionais.
- Quando afirmamos que o conjunto dos números reais é formado pelos conjuntos dos números racionais e irracionais, estamos excluindo os conjuntos dos números naturais e inteiros?
- Materiais complementares:
Atividade aquecimento
Resolução da atividade aquecimento
Atividade principal
Tempo sugerido: 25 minutos (slides 4 a 11)
Orientação: Permita que o aluno converse com o colega ao lado para trocar informação.
Propósito: Não fique dúvidas sobre quem são os naturais, que entre dois números inteiros consecutivos é impossível existir um número natural e que todos os números naturais podem ser localizados na reta real, pois pertencem ao conjunto dos números reais.
Discuta com a turma:
- A reta real contém todos os naturais?
- Podemos localizar todos os números naturais na reta real?
- Materiais complementares:
Atividade principal
Resolução da atividade principal
Guia de intervenções
Atividade principal
Tempo sugerido: 25 minutos (slides 4 a 11)
Orientação: Permita que o aluno converse com o colega ao lado para trocar informação.
Propósito: Não fique dúvidas sobre quem são os inteiros, que entre dois inteiros consecutivos é impossível existir um outro número inteiro e que todos os números inteiros podem ser localizados na reta real, pois pertencem ao conjunto dos números reais..
Discuta com a turma:
- O conjunto dos números reais, contém todos os inteiros?
- Podemos localizar todos os números inteiros na reta real?
Atividade principal
Tempo sugerido: 25 minutos (slides 4 a 11)
Orientação: Neste momento, auxilie os alunos que estão com dificuldades, perguntando quais são os números racionais e como é possível localizá-los?
Propósito: Compreender que entre dois números inteiros consecutivos há infinitos números racionais.
Discuta com a turma:
- Pergunte o que acontece quando aumentamos o intervalo entre dois números inteiros consecutivos?
- Os números racionais podem ser escritos de quantas formas diferentes? Quais são elas?
Atividade principal
Tempo sugerido: 25 minutos (slides 4 a 11)
Orientação: Auxilie os alunos que estão com dificuldade, perguntando, quem são os números irracionais, onde eles se encontram?
Propósito: Compreender que entre dois números inteiros consecutivos há infinitos números irracionais.
Discuta com a turma:
- Pergunte o que acontece quando aumentamos o espaço entre dois números inteiros consecutivos?
- Os números irracionais podem ser escritos de quantas formas diferentes? Quais são elas?
Atividade principal
Tempo sugerido: 25 minutos (slides 4 a 11)
Orientação: Sim, é correto afirmar que o conjunto dos números reais é formado por dois conjuntos, são eles o conjunto dos números racionais e o conjunto dos números irracionais, pois o conjunto dos números racionais contém o conjunto dos números inteiros que por sua vez contém o conjunto dos números naturais.
Propósito: Compreender que o conjunto dos números reais é formado pelos conjuntos dos irracionais e dos racionais e que todos os elementos destes conjuntos se encontram na reta real.
Discuta com a turma:
- Mas não são quatro os conjuntos que formam o conjunto dos números reais? (Não são quatro, pois quando nos referimos ao conjunto dos racionais, já estou incluindo o conjunto dos números inteiros que por sua vez contém o conjunto dos números naturais).
Atividade principal
Tempo sugerido: 25 minutos (slides 4 a 11)
Orientação: Qualquer número inteiro negativo, não sucessivo, responde a questão.
Propósito: Distinguir que os números inteiros negativos não pertencem ao conjunto dos números naturais.
Discuta com a turma:
- Quem são os números inteiros que não pertencem ao conjunto dos números naturais?
Atividade principal
Tempo sugerido: 25 minutos (slides 4 a 11)
Orientação: Números negativos que não pertencem ao conjunto dos números inteiros podem ser qualquer negativo racional ou irracional.
Propósito: Compreender que há infinitos números negativos que não pertencem ao conjunto dos números inteiros.
Discuta com a turma:
- Quem são os números negativos que não pertencem ao conjunto dos números inteiros?
Atividade principal
Tempo sugerido: 25 minutos (slides 4 a 11)
Orientação: Se não é racional só pode ser irracional.
Propósito: Compreender que se um número não é racional, só é possível ser irracional.
Discuta com a turma:
- Se foi possível localizar na reta real, entre dois números inteiros consecutivos, infinitos números irracionais.
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 9 minutos
Orientação: Momento de socializar o aprendizado da aula, peça aos alunos que falem sobre o que aprenderam.
Se achar que ainda há tempo hábil para mais uma atividade, a sugestão é que use a atividade complementar.
Propósito: Discutir sobre quais os elementos dos conjuntos contidos pelo conjunto dos números reais são possíveis localizar na reta real.
Discuta com a turma:
- Oriente sobre as dificuldades a partir da fala dos alunos.
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientação: Utilize o guia de intervenção para discutir com os alunos as dúvidas mais frequentes.
Propósito: Concluir que todos os números reais se encontram na reta real.
Discuta com a turma:
- Pergunte se ainda há alguma dúvida sobre localizar números reais na reta real.