Plano de Aula

Plano de aula: Números Irracionais na reta numerada

Plano 3 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Ampliação dos campos numéricos: números reais

mais ações

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de autores NOVA ESCOLA

Autora: Maria Bernadete Estradioto

Mentor: Fernando de Mello Trevisani

Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas

 

Habilidade da BNCC

EF09MA01; EF09MA02

Ampliação dos campos numéricos: números reais (a necessidade de medir qualquer segmento de reta: números irracionais e seu significado; representação na reta numerada).

Objetivos específicos

Identificar os números irracionais, bem como localizá-los na reta numerada.

Conceito-chave

Localização de números racionais e  irracionais na reta numerada.

Recursos necessários

Projetor ou impressão dos exercícios.

Pré-conhecimento da turma

  • Números racionais, números irracionais e reta numerada.

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Identificar os números irracionais, bem como localizá-los na reta numerada.

Aula

Números Irracionais na reta numerada
Números Irracionais na reta numerada

Resumo da aula: A proposta é que, através da comparação, os alunos descubram a infinitude em uma reta numerada.
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula. Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.

Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta. Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta. Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.

Objetivo do plano
Objetivo do plano

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Esclarecer o objetivo da aula, explicando a continuidade do processo de aprendizagem, de conjuntos numéricos e onde iremos localizar números irracionais na reta numerada.

Propósito: Os alunos tomarem conhecimento do que será aprendido na aula.

Discuta com a turma:

  • O objetivo da aula