Aquecimento
Plano de Aula
Plano de aula: Jogo da reta numerada e números irracionais
Plano 4 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Ampliação dos campos numéricos: números reais
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de autores NOVA ESCOLA
Autora: Maria Bernadete Estradioto
Mentor: Fernando de Mello Trevisani
Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
EF09MA01; EF09MA02 - Ampliação dos campos numéricos: números reais (a necessidade de medir qualquer segmento de reta: números irracionais e seu significado; representação na reta numerada).
Objetivos específicos
Representar na reta numerada os números irracionais.
Conceito-chave
Localização aproximada de números irracionais na reta numerada.
Recursos necessários
Projetor ou impressão dos exercícios.
Pré-conhecimento da turma
- Números naturais e números inteiros
- Números racionais e dízima periódica
- Números irracionais.
- Sinais de desigualdade > (maior que) e < (menor que)
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Representar na reta numerada os números irracionais.
Aula
Jogo da reta numerada e números irracionais
Resumo da aula: A proposta é que, através de atividades, os alunos localizem números irracionais na reta numérica.
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula. Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta. Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta. Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo do plano
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Apresentar o objetivo aos alunos.
Propósito: Os alunos devem saber o que será aprendido na aula e qual o papel que terão nela.
Discuta com a turma:
- O objetivo da aula e o que se espera dos alunos nessa aula.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO