Plano de Aula

Plano de aula: Jogo da reta numerada e números irracionais

Plano 4 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Ampliação dos campos numéricos: números reais

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de autores NOVA ESCOLA

Autora: Maria Bernadete Estradioto

Mentor: Fernando de Mello Trevisani

Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

EF09MA01; EF09MA02 - Ampliação dos campos numéricos: números reais (a necessidade de medir qualquer segmento de reta: números irracionais e seu significado; representação na reta numerada).

Objetivos específicos

Representar na reta numerada os números irracionais.

Conceito-chave

Localização aproximada de números irracionais na reta numerada.

Recursos necessários

Projetor ou impressão dos exercícios.

Pré-conhecimento da turma

  • Números naturais e números inteiros
  • Números racionais e dízima periódica
  • Números irracionais.
  • Sinais de desigualdade > (maior que) e < (menor que)

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Representar na reta numerada os números irracionais.

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Jogo da reta numerada e números irracionais
Jogo da reta numerada e números irracionais

Resumo da aula: A proposta é que, através de atividades, os alunos localizem números irracionais na reta numérica.
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula. Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.

Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta. Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta. Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.

Objetivo do plano
Objetivo do plano

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Apresentar o objetivo aos alunos.

Propósito: Os alunos devem saber o que será aprendido na aula e qual o papel que terão nela.

Discuta com a turma:

  • O objetivo da aula e o que se espera dos alunos nessa aula.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO