Plano de Aula

Plano de aula: Diferenças entre números racionais e irracionais

Plano 2 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Ampliação dos campos numéricos: números reais

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de autores NOVA ESCOLA

Autora: Maria Bernadete Estradioto

Mentor: Fernando de Mello Trevisani

Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNC

EF09MA01; EF09MA02

Ampliação dos campos numéricos: números reais (a necessidade de medir qualquer segmento de reta: números irracionais e seu significado; representação na reta numerada).

Objetivos específicos

Comparar e compreender as diferenças entre os números racionais e os irracionais.

Conceito-chave

Diferença entre os números racionais e irracionais.

Recursos necessários

Projetor ou impressão dos exercícios.

Pré-conhecimento da turma

  • Números naturais e números inteiros
  • Números racionais e dízima periódica

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Comparar e compreender as diferenças entre os números racionais e os irracionais.

Aula

Diferenças entre números racionais e irracionais
Diferenças entre números racionais e irracionais

Resumo da aula: A proposta é que, através de uma atividade em grupo, os alunos descubram que existem números decimais infinitos e sem periodicidade, os números irracionais. Para esta aula é importante os alunos saberem calcular a área de um quadrado e extração de raiz quadrada.

Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado aos alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: o objetivo é retomar os números racionais para em seguida fazer as comparações entre os racionais e irracionais através de perguntas e respostas, e assim os alunos estarem prontos para distinguir um do outro.

Propósito: apresentar o objetivo da aula aos alunos.

Discuta com a turma:

  • O objetivo da aula.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO