Resolução da atividade de aquecimento
Plano de Aula
Plano de aula: Travessia no rio
Plano 1 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Resolução de problemas
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Érica Fernanda Barbosa dos Santos.
Mentor: Tatiane Cristina Guadagnucci.
Especialista de área: Rita Batista.
Habilidade da BNCC
NÃO HÁ.
Objetivos específicos
Ler e interpretar uma situação problema de travessia e demonstrar as possibilidades de solução.
Conceito-chave
Medidas não padronizadas por meio de teste de hipótese.
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Ler e interpretar uma situação problema de travessia e demonstrar as possibilidades de solução.
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula para que os alunos saibam o que o professor pretende desenvolver na aula.
Aquecimento
Tempo previsto: 5 minutos (Slides 3 e 4).
Orientações: Pergunte aos alunos quais são as opções para se atravessar um rio. Permita que os alunos falem as opções que pensaram.
Propósito: Promover a familiaridade com problemas de travessia e relacionar os tipos de soluções para atravessar um rio.
Discuta com a turma:
- Que tipo de transporte usariam para atravessar um rio? Os alunos podem responder: um navio, um barco, um jet ski, etc.
- Pergunte aos alunos quantas pessoas poderiam atravessar um rio de uma única vez. Os alunos podem responder que depende do modelo de transporte: se for um navio, pode transportar cerca de 5 mil pessoas; se for um barco, pode transportar cerca de 30 pessoas; se a travessia for em um jet ski, duas pessoas poderiam realizar a travessia.
- Se tiver um bote com capacidade de atravessar apenas duas pessoas por vez e houver mais três acompanhantes, como atravessar o rio? Os alunos podem dizer que bastam dois passageiros por vez. Um volta para buscar o que ficou e repete a ação até que todos façam a travessia.
- Se um passageiro não pudesse ficar sozinho com outro passageiro, como fariam para realizar a travessia?
Atividade principal - Conceitual
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Faça a leitura da atividade com os alunos e peça que eles a realizem. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Peça para os alunos irem à lousa registrar a solução que encontraram. Se algum aluno utilizou uma representação diferente, peça que registre na lousa também.
Propósito: Desenvolver o raciocínio lógico por meio de resolução de situação-problema
Discuta com a turma:
- Seria possível realizar a travessia fazendo apenas uma viagem? Por quê?
- Se o camponês tivesse ainda uma barra de queijo para transportar, e pudesse levar dois elementos da carga por vez, a quantidade de viagens (idas e vindas) seriam as mesmas? Por quê?
- O camponês poderia atravessar o rio colocando todos animais ao mesmo tempo? (Nesse caso não porque a capacidade de transporte do bote é de apenas duas pessoas.)
- O camponês poderia atravessar o rio colocando a onça no bote, e depois voltar para pegar o rato e a raposa? Por quê? (Não, porque se a raposa ficar sozinha com o rato, ela o come).
- O camponês poderia iniciar a travessia com qualquer animal? (Não, porque se ele iniciar a travessia com o rato, a onça come a raposa; se o camponês iniciar a travessia com a onça, a raposa come o rato. Portanto para realizar a travessia garantindo a sobrevivência de todos, esta só é possível se iniciada com a raposa, porque permanecerão no mesmo lado da margem a onça e o rato, e a onça não come o rato.)
Atividade Principal: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/9VBZVUGzcvgB4CPtnJnwxTc2GMyqjvanQG5MZFu84AaWCzC6qN4QfXTSvMqV/ativaula-mat8-26rdp01.pdf
Resolução da Atividade Principal: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Vcjt5JCsbduyFpF2SNgCaHFxtHBZs3s2KMAmwhpR9HbJUyvFHVAZXAJ88WbY/resol-ativaula-mat8-26rdp01.pdf
Guia de intervenção: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EuHtXvADEcCXqgBSSCbxV9wavgRnxCetPCsUq8j4gUUhAqmhRBqunqtYpquV/guiainterv-mat8-26rdp01.pdf
Painel de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 5 a 11).
Orientações: Se após compartilhar as estratégias utilizadas pelos alunos, nenhum aluno conseguir representar uma solução para o problema, passe para eles esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo a travessia dos animais. Desenhe no quadro um esquema que representa a travessia dos animais de modo que garanta a sobrevivência de todos. Se tiver acesso a um projetor, você pode usar os slides no lugar do quadro.
Propósito: Apresentar e discutir soluções possíveis.
Discuta com a turma:
- Por que o camponês não iniciou a travessia com a onça? E com o rato?
Painel de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 5 a 11).
Orientações: Se após compartilhar as estratégias utilizadas pelos alunos, nenhum aluno conseguir representar uma solução para o problema, passe para eles esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo a travessia dos animais. Desenhe no quadro um esquema que representa a travessia dos animais de modo que garanta a sobrevivência de todos. Se tiver acesso a um projetor, você pode usar os slides no lugar do quadro.
Propósito: Apresentar e discutir soluções possíveis.
Discuta com a turma:
- Por que o camponês não iniciou a travessia com a onça? E com o rato?
Painel de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 5 a 11).
Orientações: Se após compartilhar as estratégias utilizadas pelos alunos, nenhum aluno conseguir representar uma solução para o problema, passe para eles esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo a travessia dos animais. Desenhe no quadro um esquema que representa a travessia dos animais de modo que garanta a sobrevivência de todos. Se tiver acesso a um projetor, você pode usar os slides no lugar do quadro.
Propósito: Apresentar e discutir soluções possíveis.
Discuta com a turma:
- Por que o camponês não iniciou a travessia com a onça? E com o rato?
Painel de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 5 a 11).
Orientações: Se após compartilhar as estratégias utilizadas pelos alunos, nenhum aluno conseguir representar uma solução para o problema, passe para eles esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo a travessia dos animais. Desenhe no quadro um esquema que representa a travessia dos animais de modo que garanta a sobrevivência de todos. Se tiver acesso a um projetor, você pode usar os slides no lugar do quadro.
Propósito: Apresentar e discutir soluções possíveis.
Discuta com a turma:
- Por que o camponês não iniciou a travessia com a onça? E com o rato?
Painel de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 5 a 11).
Orientações: Se após compartilhar as estratégias utilizadas pelos alunos, nenhum aluno conseguir representar uma solução para o problema, passe para eles esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo a travessia dos animais. Desenhe no quadro um esquema que representa a travessia dos animais de modo que garanta a sobrevivência de todos. Se tiver acesso a um projetor, você pode usar os slides no lugar do quadro.
Propósito: Apresentar e discutir soluções possíveis.
Discuta com a turma:
- Por que o camponês não iniciou a travessia com a onça? E com o rato?
Painel de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 5 a 11).
Orientações: Se após compartilhar as estratégias utilizadas pelos alunos, nenhum aluno conseguir representar uma solução para o problema, passe para eles esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo a travessia dos animais. Desenhe no quadro um esquema que representa a travessia dos animais de modo que garanta a sobrevivência de todos. Se tiver acesso a um projetor, você pode usar os slides no lugar do quadro.
Propósito: Apresentar e discutir soluções possíveis.
Discuta com a turma:
- Por que o camponês não iniciou a travessia com a onça? E com o rato?
Painel de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 5 a 11).
Orientações: Se após compartilhar as estratégias utilizadas pelos alunos, nenhum aluno conseguir representar uma solução para o problema, passe para eles esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo a travessia dos animais. Desenhe no quadro um esquema que representa a travessia dos animais de modo que garanta a sobrevivência de todos. Se tiver acesso a um projetor, você pode usar os slides no lugar do quadro.
Propósito: Apresentar e discutir soluções possíveis.
Discuta com a turma:
- Por que o camponês não iniciou a travessia com a onça? E com o rato?
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Encerre a atividade retomando com os alunos a importância de entender a situação problema, reconhecer os dados que o problema fornece e a pergunta que tem que ser respondida.
Propósito: Sintetizar o conhecimento adquirido na aula.
Raio X - conceitual - travessia
Tempo sugerido: 5 - 10 minutos
Orientação: Entregue aos alunos uma cópia da questão, para que individualmente criem estratégia que mostrem a solução do problema, respeitando suas condições. Faça o download da resolução dessa atividade.
A atividade de raio - x tem como objetivo verificar se o aluno consegue representar um esquema para responder ao problema.
Propósito: Consolidar a aprendizagem de combinação problemas de travessia.
Discuta com a turma:
- Qual a pergunta para o problema?
- Que estratégias você pensou para explicar a solução do problema?
- É possível fazer um esquema indicando quais passageiros podem ficar juntos?
Resolução do Raio X: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8acaSShpam2xy2s2FAM9CJV2X3447DgY3AqHSyKjw5QWRJX4PzyBq5G3qabz/resol-ativraiox-mat8-26rdp01.pdf
Atividade complementar: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6ndxwnapury5pcVyDZDQ3R4euGGWRhWfzj7bAJDEsUUt5yQXzymZjBMN4R7v/ativcomp-mat8-26rdp01.pdf
Resolução da Atividade Complementar: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6fvxG9Cxtu4dwQjazDtScGeFrJb4y39G62G5hbXm8kfZsFcQfg6EuaRK2GW4/resol-ativcomp-mat8-26rdp01.pdf
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT8_26RDP01
Recursos
- Necessários:
- caderno
- lápis
- grupo de alunos no Whatsapp
- Opcionais:
- Google Sala de Aula
- Meet
- Zoom
- Padlet
- Jamboard
Dicas de uso do Jamboard no link: https://support.google.com/jamboard/#topic=7383644
Para este plano, foque na etapa: Atividade principal
Aquecimento
Professor, aqueça os alunos fazendo a pergunta central dessa atividade e outras como: Quantas pessoas poderiam atravessar o rio de uma única vez? Se tiver um bote com capacidade para duas pessoas e houver mais três acompanhantes, como faria a travessia? E se um passageiro não pudesse ficar sozinho com outro, como fariam?
Permita que falem suas estratégias mediando para a dedução lógica, essa interação poderá ser feita via Meet, Zoom ou no grupo de alunos do Whatsapp.
Atividade principal
Para a realização dessa atividade, o aluno precisa ter em mãos a situação-problema. Você pode enviar uma foto do problema via WhatsApp e/ou montar um Painel de Soluções, como mostrado no Plano de Aula https://novaescola.org.br/plano-de-aula/6369/travessia-no-rio#atividade-painel-de-solucoes, utilizando o Padlet, o Jamboard, ou produzir um arquivo para que todos tenham acesso. Essa Atividade favorece o trabalho em grupos colaborativos, com 3 ou 4 participantes, a interação pode ser feita via chamada de grupo pelo WhatsApp, Meet ou Zoom. Oriente os alunos para que leiam o problema e discutam sobre o que entenderam, se o aluno apresentar dificuldades para compreender e explanar a resposta do problema oralmente ou através de registro (tabela ou esquema), sugiro que proponha os jogos online:
“Missionários e canibais” no link: https://rachacuca.com.br/jogos/missionarios-e-canibais/(acesso em 04 de jul 2020);
“O lobo e a ovelha” no link: https://rachacuca.com.br/jogos/o-lobo-e-a-ovelha/(acesso em 04 de jul 2020). Nestes jogos os alunos terão de resolver diferentes situações de travessia.
Sugira que anotem as estratégias e respostas para compartilhar com a turma.
Discussão das soluções
Professor, as orientações feitas na Opção 2 do Guia de Intervenção serão úteis na condução dessa discussão. A escuta das possíveis soluções é muito importante. Deixe que os alunos compartilhem suas respostas, seja por áudio, vídeo ou fotos se a aula for síncrona, ou por meio do Painel de Soluções interativo, no Padlet, no Jamboard, ou em um arquivo de forma que todos possam ter acesso.
Convite às famílias
Sugira aos alunos que envolvam os familiares na discussão das estratégias para chegar às soluções, é um momento favorável para interação lúdica e troca de conhecimentos em família. Entretanto, é importante tomar cuidado porque, apesar da indicação, as pessoas que convivem com os alunos nesse momento de distanciamento social, podem estar envolvidos com outros afazeres.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Érica Fernanda Barbosa dos Santos.
Mentor: Tatiane Cristina Guadagnucci.
Especialista de área: Rita Batista.
Habilidade da BNCC
NÃO HÁ.
Objetivos específicos
Ler e interpretar uma situação problema de travessia e demonstrar as possibilidades de solução.
Conceito-chave
Medidas não padronizadas por meio de teste de hipótese.
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.