Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Érica Fernanda Barbosa dos Santos.
Mentor: Tatiane Cristina Guadagnucci.
Especialista de área: Rita Batista.
Habilidade da BNCC
NÃO HÁ.
Objetivos específicos
Ler e interpretar uma situação problema de travessia e demonstrar as possibilidades de solução.
Conceito-chave
Medidas não padronizadas por meio de teste de hipótese.
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula para que os alunos saibam o que o professor pretende desenvolver na aula.
Aquecimento
Tempo previsto: 5 minutos (Slides 3 e 4).
Orientações: Pergunte aos alunos quais são as opções para se atravessar um rio. Permita que os alunos falem as opções que pensaram.
Propósito: Promover a familiaridade com problemas de travessia e relacionar os tipos de soluções para atravessar um rio.
Discuta com a turma:
- Que tipo de transporte usariam para atravessar um rio? Os alunos podem responder: um navio, um barco, um jet ski, etc.
- Pergunte aos alunos quantas pessoas poderiam atravessar um rio de uma única vez. Os alunos podem responder que depende do modelo de transporte: se for um navio, pode transportar cerca de 5 mil pessoas; se for um barco, pode transportar cerca de 30 pessoas; se a travessia for em um jet ski, duas pessoas poderiam realizar a travessia.
- Se tiver um bote com capacidade de atravessar apenas duas pessoas por vez e houver mais três acompanhantes, como atravessar o rio? Os alunos podem dizer que bastam dois passageiros por vez. Um volta para buscar o que ficou e repete a ação até que todos façam a travessia.
- Se um passageiro não pudesse ficar sozinho com outro passageiro, como fariam para realizar a travessia?
Atividade principal - Conceitual
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Faça a leitura da atividade com os alunos e peça que eles a realizem. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Peça para os alunos irem à lousa registrar a solução que encontraram. Se algum aluno utilizou uma representação diferente, peça que registre na lousa também.
Propósito: Desenvolver o raciocínio lógico por meio de resolução de situação-problema
Discuta com a turma:
- Seria possível realizar a travessia fazendo apenas uma viagem? Por quê?
- Se o camponês tivesse ainda uma barra de queijo para transportar, e pudesse levar dois elementos da carga por vez, a quantidade de viagens (idas e vindas) seriam as mesmas? Por quê?
- O camponês poderia atravessar o rio colocando todos animais ao mesmo tempo? (Nesse caso não porque a capacidade de transporte do bote é de apenas duas pessoas.)
- O camponês poderia atravessar o rio colocando a onça no bote, e depois voltar para pegar o rato e a raposa? Por quê? (Não, porque se a raposa ficar sozinha com o rato, ela o come).
- O camponês poderia iniciar a travessia com qualquer animal? (Não, porque se ele iniciar a travessia com o rato, a onça come a raposa; se o camponês iniciar a travessia com a onça, a raposa come o rato. Portanto para realizar a travessia garantindo a sobrevivência de todos, esta só é possível se iniciada com a raposa, porque permanecerão no mesmo lado da margem a onça e o rato, e a onça não come o rato.)
Atividade Principal: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/9VBZVUGzcvgB4CPtnJnwxTc2GMyqjvanQG5MZFu84AaWCzC6qN4QfXTSvMqV/ativaula-mat8-26rdp01.pdf
Resolução da Atividade Principal: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Vcjt5JCsbduyFpF2SNgCaHFxtHBZs3s2KMAmwhpR9HbJUyvFHVAZXAJ88WbY/resol-ativaula-mat8-26rdp01.pdf
Guia de intervenção: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EuHtXvADEcCXqgBSSCbxV9wavgRnxCetPCsUq8j4gUUhAqmhRBqunqtYpquV/guiainterv-mat8-26rdp01.pdf
Painel de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 5 a 11).
Orientações: Se após compartilhar as estratégias utilizadas pelos alunos, nenhum aluno conseguir representar uma solução para o problema, passe para eles esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo a travessia dos animais. Desenhe no quadro um esquema que representa a travessia dos animais de modo que garanta a sobrevivência de todos. Se tiver acesso a um projetor, você pode usar os slides no lugar do quadro.
Propósito: Apresentar e discutir soluções possíveis.
Discuta com a turma:
- Por que o camponês não iniciou a travessia com a onça? E com o rato?
Painel de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 5 a 11).
Orientações: Se após compartilhar as estratégias utilizadas pelos alunos, nenhum aluno conseguir representar uma solução para o problema, passe para eles esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo a travessia dos animais. Desenhe no quadro um esquema que representa a travessia dos animais de modo que garanta a sobrevivência de todos. Se tiver acesso a um projetor, você pode usar os slides no lugar do quadro.
Propósito: Apresentar e discutir soluções possíveis.
Discuta com a turma:
- Por que o camponês não iniciou a travessia com a onça? E com o rato?
Painel de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 5 a 11).
Orientações: Se após compartilhar as estratégias utilizadas pelos alunos, nenhum aluno conseguir representar uma solução para o problema, passe para eles esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo a travessia dos animais. Desenhe no quadro um esquema que representa a travessia dos animais de modo que garanta a sobrevivência de todos. Se tiver acesso a um projetor, você pode usar os slides no lugar do quadro.
Propósito: Apresentar e discutir soluções possíveis.
Discuta com a turma:
- Por que o camponês não iniciou a travessia com a onça? E com o rato?
Painel de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 5 a 11).
Orientações: Se após compartilhar as estratégias utilizadas pelos alunos, nenhum aluno conseguir representar uma solução para o problema, passe para eles esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo a travessia dos animais. Desenhe no quadro um esquema que representa a travessia dos animais de modo que garanta a sobrevivência de todos. Se tiver acesso a um projetor, você pode usar os slides no lugar do quadro.
Propósito: Apresentar e discutir soluções possíveis.
Discuta com a turma:
- Por que o camponês não iniciou a travessia com a onça? E com o rato?
Painel de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 5 a 11).
Orientações: Se após compartilhar as estratégias utilizadas pelos alunos, nenhum aluno conseguir representar uma solução para o problema, passe para eles esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo a travessia dos animais. Desenhe no quadro um esquema que representa a travessia dos animais de modo que garanta a sobrevivência de todos. Se tiver acesso a um projetor, você pode usar os slides no lugar do quadro.
Propósito: Apresentar e discutir soluções possíveis.
Discuta com a turma:
- Por que o camponês não iniciou a travessia com a onça? E com o rato?
Painel de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 5 a 11).
Orientações: Se após compartilhar as estratégias utilizadas pelos alunos, nenhum aluno conseguir representar uma solução para o problema, passe para eles esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo a travessia dos animais. Desenhe no quadro um esquema que representa a travessia dos animais de modo que garanta a sobrevivência de todos. Se tiver acesso a um projetor, você pode usar os slides no lugar do quadro.
Propósito: Apresentar e discutir soluções possíveis.
Discuta com a turma:
- Por que o camponês não iniciou a travessia com a onça? E com o rato?
Painel de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 5 a 11).
Orientações: Se após compartilhar as estratégias utilizadas pelos alunos, nenhum aluno conseguir representar uma solução para o problema, passe para eles esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo a travessia dos animais. Desenhe no quadro um esquema que representa a travessia dos animais de modo que garanta a sobrevivência de todos. Se tiver acesso a um projetor, você pode usar os slides no lugar do quadro.
Propósito: Apresentar e discutir soluções possíveis.
Discuta com a turma:
- Por que o camponês não iniciou a travessia com a onça? E com o rato?
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Encerre a atividade retomando com os alunos a importância de entender a situação problema, reconhecer os dados que o problema fornece e a pergunta que tem que ser respondida.
Propósito: Sintetizar o conhecimento adquirido na aula.
Raio X - conceitual - travessia
Tempo sugerido: 5 - 10 minutos
Orientação: Entregue aos alunos uma cópia da questão, para que individualmente criem estratégia que mostrem a solução do problema, respeitando suas condições. Faça o download da resolução dessa atividade.
A atividade de raio - x tem como objetivo verificar se o aluno consegue representar um esquema para responder ao problema.
Propósito: Consolidar a aprendizagem de combinação problemas de travessia.
Discuta com a turma:
- Qual a pergunta para o problema?
- Que estratégias você pensou para explicar a solução do problema?
- É possível fazer um esquema indicando quais passageiros podem ficar juntos?
Resolução do Raio X: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8acaSShpam2xy2s2FAM9CJV2X3447DgY3AqHSyKjw5QWRJX4PzyBq5G3qabz/resol-ativraiox-mat8-26rdp01.pdf
Atividade complementar: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6ndxwnapury5pcVyDZDQ3R4euGGWRhWfzj7bAJDEsUUt5yQXzymZjBMN4R7v/ativcomp-mat8-26rdp01.pdf
Resolução da Atividade Complementar: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6fvxG9Cxtu4dwQjazDtScGeFrJb4y39G62G5hbXm8kfZsFcQfg6EuaRK2GW4/resol-ativcomp-mat8-26rdp01.pdf