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Plano de aula > Geografia > 4º ano > Unidade

Plano de aula - O mapa do Brasil em diferentes Temas

Plano de aula de Geografia com atividades para 4º ano do Fundamental sobre comparar diferentes mapas do Brasil: Biomas e Regiões do IBGE.

Plano 09 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Giani Peres Pirozzi

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade de Geografia EF04GE10 - comparar tipos variados de mapas, identificando suas características, elaboradores, finalidades, diferenças e semelhanças - que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Computador, projetor multimídia (datashow) e acesso à internet para navegação nos mapas interativos.

Material complementar:

Atividade Mapa do Tesouro:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4uKp6eGCvbxxEGGkXgSPPQ72vMUu3WHGxT5uXf2ePARrhNcAfcrCfhJ9upMC/ge04-10und09-atividade-comparando-mapas.pdf

Link para os mapas:

Mapas Interativos. IBGE. Disponível em: <http://mapasinterativos.ibge.gov.br/sigibge/>. Acesso em: 17 mar 2019.

Mapas Escolares. IBGE. Disponível em: <https://mapas.ibge.gov.br/escolares>. Acesso em: 24 mar 2019.

Portal de Mapas. Disponível em: https://portaldemapas.ibge.gov.br/portal.php#homepage Acesso em: 24/03/2019.

Neste site você encontrará mais de 32 mil mapas disponíveis, o que possibilita encontrar, visualizar e até criar e compartilhar mapas, por meio da criação de uma conta neste portal.

Para você saber mais:

Para se aprofundar na temática dos biomas, consulte o link da Revista Nova Escola.

LIZIERO, Adriano. Mapa digital permite comparar a verdadeira área de um país. Geografia Visual, 2017. Disponível em: https://geografiavisual.com.br/mapas/mapa-interativo-permite-comparar-a-verdadeira-area-dos-paises>. Acesso em: 24 mar 2019.

SANTOMAURO, B.; SCAPATICIO, M. Biomas: comparar para entender. Nova Escola, 01/08/2012. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/1991/biomas-comparar-para-entender>. Acesso em: 24 mar 2019.

Contextos prévios:

Para esta aula espera-se que os estudantes já tenham consultado mapas anteriormente (sejam impressos, em atlas ou virtuais).

Assim, apresentando alguns conceitos como:

- Território: um espaço delimitado pelo uso de fronteiras.

- Escala: é a proporção entre o espaço real e o espaço representado no mapa. Indica quantas vezes as medidas reais no terreno foram reduzidas.

- Legenda: Contém os significados dos símbolos e cores existentes nos mapas.

- Fonte: indica a origem dos dados que foram compilados e apresentados.

- Bioma é um conjunto de tipos de vegetação que abrange grandes áreas contínuas, em escala regional, com flora e fauna similares, definida pelas condições físicas predominantes nas regiões.

- IBGE: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete esse tema ou escreva no quadro o tema: “Comparando Mapas: Biomas brasileiros e Regiões do IBGE”. Pergunte para os estudantes se eles já ouviram o que são biomas e quais são os existentes no Brasil. Questione também se já viram mapas que representem esses biomas e se já viram mapas que façam a representação das cinco grandes do nosso país.

Esse momento de levantamento de conhecimentos prévios é importante para você saber o que os estudantes sabem. Dessa forma, é possível propiciar as intervenções mais assertivas que gerem conhecimento em sala de aula.

Como adequar a sua realidade:

É importante que, ao longo do plano, ao explorar diferentes mapas (interativos, temáticos...), destaque sempre a região / estado onde sua escola está localizada.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Projete o slide e explique aos estudantes que hoje será utilizado um novo mapa, um mapa interativo. Acesse o site do IBGE - Mapas (Mapas interativos). Nesta seção será possível explorar diferentes locais. Neste plano, o destaque está no Brasil.

Mapas Interativos. IBGE. Disponível em: <http://mapasinterativos.ibge.gov.br/sigibge/>. Acesso em: 24 mar 2019.

O primeiro ícone para exploração do site são os biomas (que também é o foco de observação e análise neste plano), mas será possível explorar em outras aulas outros aspectos presentes no site, tais como: climas, fauna ameaçada, geologia, potencial agrícola, regiões hidrográficas, relevo, solos, uso da terra e vegetação.

Observe que, por ser interativo, você irá direcionar o foco de observação, navegando pelo site. Importante destacar para os estudantes que há diferentes tipos de mapas e que, por meio destas diferenças, é possível estabelecer comparações entre eles.

Caso não tenha acesso à internet, só projete a imagem e indique para os estudantes o endereço eletrônico (link) para que possa ser explorado esse tipo em mapa em outros momentos (casa ou em outras aulas).

Como adequar a sua realidade:

Como você está navegando pelo site, é possível trabalhar com diferentes escalas, aproximando ou distanciando o território que se quer observar. Aproveite para destacar a região e o estado onde sua escola está localizada para que os estudantes identifiquem o(s) bioma(s) nele presentes.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Projete o slide e solicite que os estudantes observem o mapa do Brasil. Pergunte aos estudantes: “O que este mapa, em específico, quer representar?

Destaque que esse é um mapa temático: Biomas brasileiros. Traz informações com fotos de animais, numa espécie de infográfico, indicando por meio de imagens, informações sobre a temática biomas.

É importante sempre ressaltar que o objetivo do plano é comparar mapas. Não será explorada a temática (biomas), mas será possível fazer em outras aulas, caso haja interesse.

Como adequar a sua realidade:

Destaque qual é a região onde sua escola está localizada. Qual ou quais bioma(s) estão presentes em seu estado. Peça para os estudantes observar as imagens de cada bioma. Questione quais as relações que estas imagens podem ter em relação ao bioma.

Para você saber mais:

Para se aprofundar na temática dos biomas, consulte o link da Revista Nova Escola.

LIZIERO, Adriano. Mapa digital permite comparar a verdadeira área de um país. Geografia Visual, 2017. Disponível em: https://geografiavisual.com.br/mapas/mapa-interativo-permite-comparar-a-verdadeira-area-dos-paises>. Acesso em: 24 mar 2019.

SANTOMAURO, B.; SCAPATICIO, M. Biomas: comparar para entender. Nova Escola, 01/08/2012. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/1991/biomas-comparar-para-entender>. Acesso em: 24 mar 2019.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Projete o slide do mapa do Brasil (Regiões do IBGE). Pergunte aos estudantes porque os dois mapas do Brasil (que representam o mesmo território), aparecem de formas diferentes. Instigue-os a levantar hipóteses sobre isso.

É importante ressaltar que todo mapa tem um tema e podem existir vários mapas de um mesmo território, no entanto eles irão informar aspectos diferentes. No caso, os mapas evidenciados foram o Regiões do IBGE (neste slide) e os mapas dos Biomas brasileiros (nos slides anteriores).

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: Neste momento da aula trabalhe com a turma toda e faça uso da estratégia didática “tempestade de ideias”. Dessa forma, levante os conhecimentos dos estudantes, problematizando e questionando o que eles sabem sobre mapas e porque existem mapas diferentes. Projete o slide ou leia para os estudantes: “Porque existem diferentes mapas e o que eles representam?”

Na tempestade de ideias, você, enquanto escriba da turma, registra no quadro, todas as hipóteses/ ideias trazidas pelos estudantes. Após as explanações dos estudantes, faça as mediações e intervenções, sempre que necessário, instigando os estudantes a refletirem sobre o desafio proposto na problematização.

Destaque para os estudantes que todo mapa tem um tema. Desta forma, podem existir inúmeros mapas de um mesmo território, no entanto eles irão informar aspectos diferentes.

Como adequar a sua realidade:

Relacione sempre os mapas do seu estado para destacar para os estudantes. Explore e comente sempre as peculiaridades do estado onde vive, relacionando com outros estados, comparando, observando semelhanças / diferenças, entre outros aspectos.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Para essa atividade, divida a classe em duplas. Imprima as atividades propostas que estão disponíveis no link abaixo:

Atividade: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4uKp6eGCvbxxEGGkXgSPPQ72vMUu3WHGxT5uXf2ePARrhNcAfcrCfhJ9upMC/ge04-10und09-atividade-comparando-mapas.pdf

Comente com os estudantes que, conforme foi discutido e observado na contextualização e problematização da aula, agora é hora de colocar em prática o que foi aprendido. Dessa forma, em duplas, os estudantes terão que comparar os dois mapas (Biomas brasileiros e Regiões do IBGE), responder a problematização e, localizar no mapa do Brasil que está em branco o seu estado, destacando o ou os biomas, nele existente. Assim, seria possível estabelecer um link entre os dois mapas observados / comparados.

Enfatize que há diferentes mapas e que os mesmos possuem temáticas diferentes. Nesta atividade há ainda um outro mapa (mudo) do Brasil, isto é, em branco, somente com as divisões estaduais. Assim, os estudantes poderão também, se houver tempo e interesse, realizar outras observações sobre esse tipo de mapa.

Fonte das imagens: Banco de Imagens Nova Escola.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Para finalizar a aula, solicite que os estudantes socializem as observações feitas na atividade proposta e faça um cartaz com uma listagem coletiva, no qual você será o escriba, destacando as diferentes representações dos temas presentes nos mapas, fazendo comparações, levantando e registrando as semelhanças e diferenças observadas entre os mapas do Brasil (Biomas Brasileiros) e (Regiões do IBGE).

Como adequar a sua realidade:

Sempre enfatize a região e o estado onde sua escola está localizada. Você poderá dar continuidade neste plano, explorando o seu município, destacando qual o bioma predominante, estabelecendo relações com aspectos já observados pelos estudantes.

Sugestão: Deixar o cartaz (com a listagem feita pela turma), afixada por alguns dias na sala, para sempre que possível e necessário, destacar o que está sendo estudado / discutido em classe.

Fonte da imagem: SIKKEMA, Kelly. Ready to create. Unsplash. Disponível em: <https://unsplash.com/photos/N3o-leQyFsI>. Acesso em: 24 mar 2019.

Resumo da aula

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Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade de Geografia EF04GE10 - comparar tipos variados de mapas, identificando suas características, elaboradores, finalidades, diferenças e semelhanças - que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Computador, projetor multimídia (datashow) e acesso à internet para navegação nos mapas interativos.

Material complementar:

Atividade Mapa do Tesouro:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4uKp6eGCvbxxEGGkXgSPPQ72vMUu3WHGxT5uXf2ePARrhNcAfcrCfhJ9upMC/ge04-10und09-atividade-comparando-mapas.pdf

Link para os mapas:

Mapas Interativos. IBGE. Disponível em: <http://mapasinterativos.ibge.gov.br/sigibge/>. Acesso em: 17 mar 2019.

Mapas Escolares. IBGE. Disponível em: <https://mapas.ibge.gov.br/escolares>. Acesso em: 24 mar 2019.

Portal de Mapas. Disponível em: https://portaldemapas.ibge.gov.br/portal.php#homepage Acesso em: 24/03/2019.

Neste site você encontrará mais de 32 mil mapas disponíveis, o que possibilita encontrar, visualizar e até criar e compartilhar mapas, por meio da criação de uma conta neste portal.

Para você saber mais:

Para se aprofundar na temática dos biomas, consulte o link da Revista Nova Escola.

LIZIERO, Adriano. Mapa digital permite comparar a verdadeira área de um país. Geografia Visual, 2017. Disponível em: https://geografiavisual.com.br/mapas/mapa-interativo-permite-comparar-a-verdadeira-area-dos-paises>. Acesso em: 24 mar 2019.

SANTOMAURO, B.; SCAPATICIO, M. Biomas: comparar para entender. Nova Escola, 01/08/2012. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/1991/biomas-comparar-para-entender>. Acesso em: 24 mar 2019.

Contextos prévios:

Para esta aula espera-se que os estudantes já tenham consultado mapas anteriormente (sejam impressos, em atlas ou virtuais).

Assim, apresentando alguns conceitos como:

- Território: um espaço delimitado pelo uso de fronteiras.

- Escala: é a proporção entre o espaço real e o espaço representado no mapa. Indica quantas vezes as medidas reais no terreno foram reduzidas.

- Legenda: Contém os significados dos símbolos e cores existentes nos mapas.

- Fonte: indica a origem dos dados que foram compilados e apresentados.

- Bioma é um conjunto de tipos de vegetação que abrange grandes áreas contínuas, em escala regional, com flora e fauna similares, definida pelas condições físicas predominantes nas regiões.

- IBGE: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete esse tema ou escreva no quadro o tema: “Comparando Mapas: Biomas brasileiros e Regiões do IBGE”. Pergunte para os estudantes se eles já ouviram o que são biomas e quais são os existentes no Brasil. Questione também se já viram mapas que representem esses biomas e se já viram mapas que façam a representação das cinco grandes do nosso país.

Esse momento de levantamento de conhecimentos prévios é importante para você saber o que os estudantes sabem. Dessa forma, é possível propiciar as intervenções mais assertivas que gerem conhecimento em sala de aula.

Como adequar a sua realidade:

É importante que, ao longo do plano, ao explorar diferentes mapas (interativos, temáticos...), destaque sempre a região / estado onde sua escola está localizada.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Projete o slide e explique aos estudantes que hoje será utilizado um novo mapa, um mapa interativo. Acesse o site do IBGE - Mapas (Mapas interativos). Nesta seção será possível explorar diferentes locais. Neste plano, o destaque está no Brasil.

Mapas Interativos. IBGE. Disponível em: <http://mapasinterativos.ibge.gov.br/sigibge/>. Acesso em: 24 mar 2019.

O primeiro ícone para exploração do site são os biomas (que também é o foco de observação e análise neste plano), mas será possível explorar em outras aulas outros aspectos presentes no site, tais como: climas, fauna ameaçada, geologia, potencial agrícola, regiões hidrográficas, relevo, solos, uso da terra e vegetação.

Observe que, por ser interativo, você irá direcionar o foco de observação, navegando pelo site. Importante destacar para os estudantes que há diferentes tipos de mapas e que, por meio destas diferenças, é possível estabelecer comparações entre eles.

Caso não tenha acesso à internet, só projete a imagem e indique para os estudantes o endereço eletrônico (link) para que possa ser explorado esse tipo em mapa em outros momentos (casa ou em outras aulas).

Como adequar a sua realidade:

Como você está navegando pelo site, é possível trabalhar com diferentes escalas, aproximando ou distanciando o território que se quer observar. Aproveite para destacar a região e o estado onde sua escola está localizada para que os estudantes identifiquem o(s) bioma(s) nele presentes.

Slide Plano Aula

Orientações: Projete o slide e solicite que os estudantes observem o mapa do Brasil. Pergunte aos estudantes: “O que este mapa, em específico, quer representar?

Destaque que esse é um mapa temático: Biomas brasileiros. Traz informações com fotos de animais, numa espécie de infográfico, indicando por meio de imagens, informações sobre a temática biomas.

É importante sempre ressaltar que o objetivo do plano é comparar mapas. Não será explorada a temática (biomas), mas será possível fazer em outras aulas, caso haja interesse.

Como adequar a sua realidade:

Destaque qual é a região onde sua escola está localizada. Qual ou quais bioma(s) estão presentes em seu estado. Peça para os estudantes observar as imagens de cada bioma. Questione quais as relações que estas imagens podem ter em relação ao bioma.

Para você saber mais:

Para se aprofundar na temática dos biomas, consulte o link da Revista Nova Escola.

LIZIERO, Adriano. Mapa digital permite comparar a verdadeira área de um país. Geografia Visual, 2017. Disponível em: https://geografiavisual.com.br/mapas/mapa-interativo-permite-comparar-a-verdadeira-area-dos-paises>. Acesso em: 24 mar 2019.

SANTOMAURO, B.; SCAPATICIO, M. Biomas: comparar para entender. Nova Escola, 01/08/2012. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/1991/biomas-comparar-para-entender>. Acesso em: 24 mar 2019.

Slide Plano Aula

Orientações: Projete o slide do mapa do Brasil (Regiões do IBGE). Pergunte aos estudantes porque os dois mapas do Brasil (que representam o mesmo território), aparecem de formas diferentes. Instigue-os a levantar hipóteses sobre isso.

É importante ressaltar que todo mapa tem um tema e podem existir vários mapas de um mesmo território, no entanto eles irão informar aspectos diferentes. No caso, os mapas evidenciados foram o Regiões do IBGE (neste slide) e os mapas dos Biomas brasileiros (nos slides anteriores).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: Neste momento da aula trabalhe com a turma toda e faça uso da estratégia didática “tempestade de ideias”. Dessa forma, levante os conhecimentos dos estudantes, problematizando e questionando o que eles sabem sobre mapas e porque existem mapas diferentes. Projete o slide ou leia para os estudantes: “Porque existem diferentes mapas e o que eles representam?”

Na tempestade de ideias, você, enquanto escriba da turma, registra no quadro, todas as hipóteses/ ideias trazidas pelos estudantes. Após as explanações dos estudantes, faça as mediações e intervenções, sempre que necessário, instigando os estudantes a refletirem sobre o desafio proposto na problematização.

Destaque para os estudantes que todo mapa tem um tema. Desta forma, podem existir inúmeros mapas de um mesmo território, no entanto eles irão informar aspectos diferentes.

Como adequar a sua realidade:

Relacione sempre os mapas do seu estado para destacar para os estudantes. Explore e comente sempre as peculiaridades do estado onde vive, relacionando com outros estados, comparando, observando semelhanças / diferenças, entre outros aspectos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Para essa atividade, divida a classe em duplas. Imprima as atividades propostas que estão disponíveis no link abaixo:

Atividade: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4uKp6eGCvbxxEGGkXgSPPQ72vMUu3WHGxT5uXf2ePARrhNcAfcrCfhJ9upMC/ge04-10und09-atividade-comparando-mapas.pdf

Comente com os estudantes que, conforme foi discutido e observado na contextualização e problematização da aula, agora é hora de colocar em prática o que foi aprendido. Dessa forma, em duplas, os estudantes terão que comparar os dois mapas (Biomas brasileiros e Regiões do IBGE), responder a problematização e, localizar no mapa do Brasil que está em branco o seu estado, destacando o ou os biomas, nele existente. Assim, seria possível estabelecer um link entre os dois mapas observados / comparados.

Enfatize que há diferentes mapas e que os mesmos possuem temáticas diferentes. Nesta atividade há ainda um outro mapa (mudo) do Brasil, isto é, em branco, somente com as divisões estaduais. Assim, os estudantes poderão também, se houver tempo e interesse, realizar outras observações sobre esse tipo de mapa.

Fonte das imagens: Banco de Imagens Nova Escola.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Para finalizar a aula, solicite que os estudantes socializem as observações feitas na atividade proposta e faça um cartaz com uma listagem coletiva, no qual você será o escriba, destacando as diferentes representações dos temas presentes nos mapas, fazendo comparações, levantando e registrando as semelhanças e diferenças observadas entre os mapas do Brasil (Biomas Brasileiros) e (Regiões do IBGE).

Como adequar a sua realidade:

Sempre enfatize a região e o estado onde sua escola está localizada. Você poderá dar continuidade neste plano, explorando o seu município, destacando qual o bioma predominante, estabelecendo relações com aspectos já observados pelos estudantes.

Sugestão: Deixar o cartaz (com a listagem feita pela turma), afixada por alguns dias na sala, para sempre que possível e necessário, destacar o que está sendo estudado / discutido em classe.

Fonte da imagem: SIKKEMA, Kelly. Ready to create. Unsplash. Disponível em: <https://unsplash.com/photos/N3o-leQyFsI>. Acesso em: 24 mar 2019.

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