17779
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Poluição das águas pelas atividades humanas

Plano de aula de Geografia com atividades para 3º ano do Fundamental sobre identificar como o ser humano polui a água através das atividades que desempenha no cotidiano.

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Elisabeth Cristina Dantas De Araújo

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF03GE09) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Para fins de agrupamento, organize a turma em duplas na hora do jogo.

Materiais necessários: Projetor multimídia, computador, quadro, lápis para quadro, jogo da memória impresso, envelopes.

Material complementar:

Cartas do Jogo da Memória para imprimir: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CHgbmtkqSgSVXxQb2t6ndErCmS5Km5XHTT3y9rsfKyp8Z2J52MBUPZvdQArj/geo3-09und05-acao-propositiva.pdf

Para você saber mais:

Para fins de aprofundamento na temática, sugerimos a leitura do material:

MAGALHÃES, Lana. Poluição da Água. Toda Matéria. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/poluicao-da-agua/>. Acesso em: 21 abr 2019.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete, escreva no quadro ou fale para a turma o tema da aula de hoje. Explique que vocês conversarão sobre como o ser humano polui as águas - sejam elas de mares, rios, lagos ou lagoas - através das atividades que realiza no cotidiano. Sinalize para eles que essas atividades prejudiciais ao meio ambiente podem ocorrer em casa, nas áreas de agricultura e também através das indústrias. Caso possa projetar as imagens do slide, pergunte aos alunos o que eles veem nas fotos. Após as respostas, questione se eles têm noção de como esse lixo foi parar nos locais em que estão.

Como adequar à sua realidade: Caso em seu município tenha algum corpo hídrico que seja destino final de lixos e esgotos, tanto doméstico quanto industrial, você pode utilizá-lo como exemplo para a turma.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Explique para os alunos o significado do termo “poluição da água”, esclarecendo que quando utilizamos, estamos nos referindo a qualquer forma de contaminação desse recurso. Essa contaminação pode ser feita de várias formas, mas acontece especialmente pelas atividades humanas que realizamos no cotidiano. Tais atividades podem ser agrupadas em três categorias, que são: atividades agrícolas (especialmente pelo uso de agrotóxicos e fertilizantes); atividades domésticas - quando jogamos lixo em locais inapropriados, deixamos óleo escorrer para o ralo da pia, consumimos em excesso (especialmente os produtos que contém plástico); e atividades industriais, que é o tipo de poluição das águas mais frequentes em áreas urbanas, ou mesmo nas áreas afastadas da cidade mas que são destinadas à produção industrial, como mostrado na imagem do primeiro slide.

Para você saber mais:

MAGALHÃES, Lana. Poluição da Água. Toda Matéria. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/poluicao-da-agua/>. Acesso em: 21 abr 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Proponha aos alunos pensarem nos três grupos de atividades humanas apresentados anteriormente. Você pode fazer um organograma rápido no quadro, escrevendo o nome dos três grupos de atividades humanas citados e pedir aos alunos que dêem exemplos de atitudes humanas que poluem as águas e estão inseridas nos grupos. Parta da seguinte pergunta: “Considerando os tipos de atividades poluentes que vimos, quais ações do ser humano no dia a dia, ajudam a aumentar a poluição das águas?”. Ouça as respostas dos alunos, mas não registre no quadro. Em seguida, provoque-os a pensar nas soluções desses problemas, com o questionamento a seguir: “O que podemos fazer para diminuir essa poluição?”.

Tais perguntas e respostas ajudarão os alunos na etapa seguinte, que é destinada ao Jogo da Memória - Problemas e Soluções.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Divida os alunos em duplas e entregue a cada um deles o envelope com as cartas do Jogo da Memória - Problema e Solução. Esse jogo tem como objetivo ajudar as crianças a identificarem a solução que pode ser apontada para resolver algum tipo de poluição da água realizada pelas atividades humanas.

O jogo possui cartas que contemplam atividades agrícolas, domésticas e industriais, conforme apontadas na etapa da contextualização. Para cada carta, há uma “solução” de como o ser humano pode resolver o problema apontado na carta. Dessa forma, os alunos vão refletir sobre os problemas que são abordados, e encontrar a melhor solução para eles, dentro das possibilidades oferecidas pelo jogo.

Para jogar, cada pessoa do grupo deve jogar um dado para decidir quem inicia o jogo. O aluno que tirar o maior número no dado, dá início à partida. Ao puxar a carta, o aluno deve ler qual o problema apontado. Em seguida, deve puxar outra carta e verificar se ela é a solução correta da carta puxada anteriormente. Caso o aluno acerte, pode continuar a jogar. Em caso de erro, o próximo aluno fará a sua jogada. Vence aquele que tiver o maior número de pares montados.

Cartas do Jogo da Memória para imprimir: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CHgbmtkqSgSVXxQb2t6ndErCmS5Km5XHTT3y9rsfKyp8Z2J52MBUPZvdQArj/geo3-09und05-acao-propositiva.pdf

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: Após o jogo acabar, reúna os alunos em uma roda de conversa e questione a eles: “Agora que pensamos nos problemas e nas soluções para a poluição das águas, o que podemos fazer no nosso dia a dia, em casa e na escola, para evitar que a água seja poluída?”.

Deixe que os alunos exponham suas opiniões e converse com eles sobre a importância de todos fazermos nossa parte no intuito de evitar que mais corpos hídricos sejam poluídos, pois essa poluição gera problemas de saúde para nós, para os animais, e compromete a qualidade de vida de todos.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF03GE09) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Para fins de agrupamento, organize a turma em duplas na hora do jogo.

Materiais necessários: Projetor multimídia, computador, quadro, lápis para quadro, jogo da memória impresso, envelopes.

Material complementar:

Cartas do Jogo da Memória para imprimir: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CHgbmtkqSgSVXxQb2t6ndErCmS5Km5XHTT3y9rsfKyp8Z2J52MBUPZvdQArj/geo3-09und05-acao-propositiva.pdf

Para você saber mais:

Para fins de aprofundamento na temática, sugerimos a leitura do material:

MAGALHÃES, Lana. Poluição da Água. Toda Matéria. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/poluicao-da-agua/>. Acesso em: 21 abr 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete, escreva no quadro ou fale para a turma o tema da aula de hoje. Explique que vocês conversarão sobre como o ser humano polui as águas - sejam elas de mares, rios, lagos ou lagoas - através das atividades que realiza no cotidiano. Sinalize para eles que essas atividades prejudiciais ao meio ambiente podem ocorrer em casa, nas áreas de agricultura e também através das indústrias. Caso possa projetar as imagens do slide, pergunte aos alunos o que eles veem nas fotos. Após as respostas, questione se eles têm noção de como esse lixo foi parar nos locais em que estão.

Como adequar à sua realidade: Caso em seu município tenha algum corpo hídrico que seja destino final de lixos e esgotos, tanto doméstico quanto industrial, você pode utilizá-lo como exemplo para a turma.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Explique para os alunos o significado do termo “poluição da água”, esclarecendo que quando utilizamos, estamos nos referindo a qualquer forma de contaminação desse recurso. Essa contaminação pode ser feita de várias formas, mas acontece especialmente pelas atividades humanas que realizamos no cotidiano. Tais atividades podem ser agrupadas em três categorias, que são: atividades agrícolas (especialmente pelo uso de agrotóxicos e fertilizantes); atividades domésticas - quando jogamos lixo em locais inapropriados, deixamos óleo escorrer para o ralo da pia, consumimos em excesso (especialmente os produtos que contém plástico); e atividades industriais, que é o tipo de poluição das águas mais frequentes em áreas urbanas, ou mesmo nas áreas afastadas da cidade mas que são destinadas à produção industrial, como mostrado na imagem do primeiro slide.

Para você saber mais:

MAGALHÃES, Lana. Poluição da Água. Toda Matéria. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/poluicao-da-agua/>. Acesso em: 21 abr 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Proponha aos alunos pensarem nos três grupos de atividades humanas apresentados anteriormente. Você pode fazer um organograma rápido no quadro, escrevendo o nome dos três grupos de atividades humanas citados e pedir aos alunos que dêem exemplos de atitudes humanas que poluem as águas e estão inseridas nos grupos. Parta da seguinte pergunta: “Considerando os tipos de atividades poluentes que vimos, quais ações do ser humano no dia a dia, ajudam a aumentar a poluição das águas?”. Ouça as respostas dos alunos, mas não registre no quadro. Em seguida, provoque-os a pensar nas soluções desses problemas, com o questionamento a seguir: “O que podemos fazer para diminuir essa poluição?”.

Tais perguntas e respostas ajudarão os alunos na etapa seguinte, que é destinada ao Jogo da Memória - Problemas e Soluções.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Divida os alunos em duplas e entregue a cada um deles o envelope com as cartas do Jogo da Memória - Problema e Solução. Esse jogo tem como objetivo ajudar as crianças a identificarem a solução que pode ser apontada para resolver algum tipo de poluição da água realizada pelas atividades humanas.

O jogo possui cartas que contemplam atividades agrícolas, domésticas e industriais, conforme apontadas na etapa da contextualização. Para cada carta, há uma “solução” de como o ser humano pode resolver o problema apontado na carta. Dessa forma, os alunos vão refletir sobre os problemas que são abordados, e encontrar a melhor solução para eles, dentro das possibilidades oferecidas pelo jogo.

Para jogar, cada pessoa do grupo deve jogar um dado para decidir quem inicia o jogo. O aluno que tirar o maior número no dado, dá início à partida. Ao puxar a carta, o aluno deve ler qual o problema apontado. Em seguida, deve puxar outra carta e verificar se ela é a solução correta da carta puxada anteriormente. Caso o aluno acerte, pode continuar a jogar. Em caso de erro, o próximo aluno fará a sua jogada. Vence aquele que tiver o maior número de pares montados.

Cartas do Jogo da Memória para imprimir: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CHgbmtkqSgSVXxQb2t6ndErCmS5Km5XHTT3y9rsfKyp8Z2J52MBUPZvdQArj/geo3-09und05-acao-propositiva.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: Após o jogo acabar, reúna os alunos em uma roda de conversa e questione a eles: “Agora que pensamos nos problemas e nas soluções para a poluição das águas, o que podemos fazer no nosso dia a dia, em casa e na escola, para evitar que a água seja poluída?”.

Deixe que os alunos exponham suas opiniões e converse com eles sobre a importância de todos fazermos nossa parte no intuito de evitar que mais corpos hídricos sejam poluídos, pois essa poluição gera problemas de saúde para nós, para os animais, e compromete a qualidade de vida de todos.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Natureza, ambientes e qualidade de vida do 3º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 3º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03GE09 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano