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Plano de aula > História > 2º ano > A comunidade e seus registros

Plano de aula - Os diferentes papéis de um indivíduo

Plano de aula de História com atividades para 2º ano do EF sobre Os diferentes papéis de um indivíduo

Plano 08 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Helena Cristina Cintra Eher

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02HI02, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Folha sulfite, A3 ou outra de sua preferência. Livro Os direitos das crianças segundo Ruth Rocha, publicado pela editora Salamandra (se não tiver acesso ao livro, você pode usar o vídeo indicado no Material complementar). Quadro ou data show.

Material complementar:

Declaração Universal dos Direitos das Crianças

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8dnneJ7xC2vfxzzwscMq64NGFeBtrmcSSrK8Y3RW4JfHxtcKAqdZrgY7VXjE/his2-02und08-declaracao-universal-dos-direitos-das-criancas.pdf

IBAB - O DIREITO DAS CRIANÇAS, RUTH ROCHA [DRAW MY LIFE]. Oficialibab. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=AgloVruf2Q8.
Acesso em: 6 de abril de 2019.

Atividade de Sistematização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YwemqwpdUCVdc7MkhBPpncHeBeq6yWdUSg3RzTya798SnAYntbbe8nqEbzfM/his2-02und08-atividade-de-sistematizacao.pdf

Para você saber mais:

UNICEF. A Convenção sobre os Direitos da Criança. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/convencao-sobre-os-direitos-da-crianca.
Acesso em: 6 de abril de 2019.

FERREIRA, Manuela; COSTA, Ricardo Jorge. Criança tem voz própria. A Página da Educação. Disponível em: https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/21460/2/84402.pdf. Acesso em: 6 de abril de 2019.

BERLATTO, Odir. A construção da identidade social. Disponível em: http://ojs.fsg.br/index.php/direito/article/view/242. Acesso em: 6 de abril de 2019.

APPEL-SILVA, Marli; ARGIMON, Irani Iracema de Lima; WENDT, Guilherme Welter. Conflito de papéis entre os domínios da família e do trabalho. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-34822011000200003. Acesso em: 6 de abril de 2019.

CÂMARA DOS DEPUTADOS. Declaração dos Direitos da Criança. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/cdhm/comite-brasileiro-de-direitos-humanos-e-politica-externa/DeclDirCrian.html. Acesso em: 6 de abril de 2019.

O PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO: INDIVÍDUO, SOCIEDADE E CULTURA. Disponível em: https://www.unitins.br/BibliotecaMidia/Files/Documento/BM_633856684394224298apostila_aula_2.pdf. Acesso em: 23 de abril de 2019.

LAURENTI, Carolina; DE BARROS, Mari Nilza Ferrari. Identidade: questões conceituais e contextuais. Disponível em: http://www.uel.br/ccb/psicologia/revista/textov2n13.htm. Acesso em: 23 de abril de 2019.

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para os alunos. Pergunte a eles sobre as tarefas e responsabilidades que possuem dependendo do grupo com o qual estão convivendo, por exemplo, na escola, em casa, na casa da avó, na igreja etc.

Nesta aula, espera-se que os alunos compreendam que cada indivíduo assume diversos papéis sociais de acordo com o contexto em que está inserido e, por isso, suas atitudes, comportamentos e interações também devem variar.

“ ...múltiplos papéis são assumidos por uma determinada pessoa no mesmo momento histórico, denominado de multiplicidade de papéis, tais como o papel de filho ou filha, pai ou mãe e os papéis profissionais. Dessa maneira, as pessoas transitam de um papel ao outro de acordo com o contexto, demarcando posições na sociedade. Os papéis englobam um conjunto de demandas e expectativas por parte de quem os exerce - os agentes - e das pessoas relacionadas - os espectadores - denominado de prescrição do papel (Goffman, 1999 [1961]).”

Fonte: APPEL-SILVA, Marli; ARGIMON, Irani Iracema de Lima; WENDT, Guilherme Welter. Conflito de papéis entre os domínios da família e do trabalho. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-34822011000200003. Acesso em: 6 de abril de 2019.

Para você saber mais:

BERLATTO, Odir. A construção da identidade social. Disponível em: http://ojs.fsg.br/index.php/direito/article/view/242. Acesso em: 6 de abril de 2019.

APPEL-SILVA, Marli; ARGIMON, Irani Iracema de Lima; WENDT, Guilherme Welter. Conflito de papéis entre os domínios da família e do trabalho. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-34822011000200003. Acesso em: 6 de abril de 2019.

LAURENTI, Carolina; DE BARROS, Mari Nilza Ferrari. Identidade: questões conceituais e contextuais. Disponível em: http://www.uel.br/ccb/psicologia/revista/textov2n13.htm. Acesso em: 23 de abril de 2019.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Converse com os alunos sobre os diferentes papéis que assumem em contextos variados. Comece perguntando Quem é você? e com base na resposta deles vá fazendo outras perguntas que os faça se aprofundar na resposta, percebendo as diferentes posições que ocupam.

Perguntas para discussão:

  • Quem é você na escola?
  • O que se espera de você na escola?
  • O que você pode e não pode fazer?
  • Como os outros te tratam neste espaço?
  • Quem é você na sua casa?
  • O que se espera de você em casa?
  • O que você pode e não pode fazer?
  • Como os outros te tratam neste espaço?
  • Quem é você no consultório médico?
  • O que se espera de você no consultório?
  • O que você pode e não pode fazer?
  • Como os outros te tratam neste espaço?

Peça que os alunos citem outros exemplos de contextos nos quais assumem um outro papel (por exemplo: casa da avó, casa de um amigo, igreja, aula de balé, durante uma apresentação etc.), se necessário faça questionamentos que os ajudem a perceber contextos nos quais ocupam posições diferentes. Anote no quadro os papéis citados por eles. Relate também papéis que você assume em diferentes contextos (professor(a), mãe/pai, esposa/marido, filho(a), tio(a), consumidor(a) etc.).

Instigue-os a perceber, por meio de questionamentos, que cada papel que a gente assume vem carregado de expectativas e demandas, de direitos e deveres, de comportamentos considerados aceitáveis ou não. Isso começa desde que somos crianças e nos acompanha ao longo de toda a vida.

Fonte da imagem: Pyotr021/ Getty Images. Acesso em: 6 de abril de 2019.

Como adequar à sua realidade: Acrescente à conversa outros papéis comumente desempenhados pelas crianças em sua comunidade.

Para você saber mais:

FERREIRA, Manuela; COSTA, Ricardo Jorge. Criança tem voz própria. A Página da Educação. Disponível em: https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/21460/2/84402.pdf. Acesso em: 6 de abril de 2019.

O PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO: INDIVÍDUO, SOCIEDADE E CULTURA. Disponível em: https://www.unitins.br/BibliotecaMidia/Files/Documento/BM_633856684394224298apostila_aula_2.pdf. Acesso em: 14 de março de 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos.

Orientações: Explique aos alunos que, além destes papéis, na sociedade em que vivem eles também desempenham o papel de criança.

Conte a eles que em 1959, a ONU aprovou a Declaração Universal dos Direitos das Crianças com dez direitos que devem ser assegurados a todas as crianças do mundo. Leia-os para os alunos e converse a respeito do significado de cada um deles.

Declaração Universal dos Direitos das Crianças

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8dnneJ7xC2vfxzzwscMq64NGFeBtrmcSSrK8Y3RW4JfHxtcKAqdZrgY7VXjE/his2-02und08-declaracao-universal-dos-direitos-das-criancas.pdf

Pergunte a opinião deles sobre essa Declaração, qual sua importância, por que é fundamental que todas as crianças do mundo tenham estes direitos assegurados e se eles acrescentariam outros direitos a esta lista.

Diga que a autora Ruth Rocha teve outras ideias de direitos que deveriam ser garantidos às crianças. Leia o livro Os direitos das crianças segundo Ruth Rocha, publicado pela editora Salamandra.

Se não tiver acesso ao livro, você pode mostrar o vídeo com o texto ou assisti-lo em casa e depois contá-lo para os alunos.

IBAB - O DIREITO DAS CRIANÇAS, RUTH ROCHA [DRAW MY LIFE]. Oficialibab. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=AgloVruf2Q8.
Acesso em: 6 de abril de 2019.

Compare com os alunos estas duas listas de direitos. Possibilite que eles percebam a diferença entre os direitos listados em um documento oficial e no livro de Ruth Rocha. Deixe que comentem sobre os textos, que os associem com suas experiências pessoais e que façam acréscimos a estas listas.

Conte a eles que, além de direitos, todos nós também temos deveres. Peça que deem exemplos de deveres que precisam cumprir em diferentes contextos (escola, casa, biblioteca, igreja etc.).

Fonte das imagens:

Wikimedia commons. Small Flag of the United Nations ZP. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Small_Flag_of_the_United_Nations_ZP.svg. Acesso em: 6 de abril de 2019.

Editora Salamandra. Disponível em: https://www.salamandra.com.br/main.jsp?lumPageId=4028818B2F212E9B012F2C6BF30801C2&itemId=8A8A8A8244063757014407E4B4BD6265.
Acesso em: 6 de abril de 2019.

Para você saber mais:

UNICEF. A Convenção sobre os Direitos da Criança. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/convencao-sobre-os-direitos-da-crianca.
Acesso em: 6 de abril de 2019.

CÂMARA DOS DEPUTADOS. Declaração dos Direitos da Criança. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/cdhm/comite-brasileiro-de-direitos-humanos-e-politica-externa/DeclDirCrian.html. Acesso em: 6 de abril de 2019.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos.

Orientações: Imprima a folha da atividade e entregue uma para cada aluno. Você também pode entregar uma folha sulfite, A3 ou outra de sua preferência, pedir que a dividam no meio e escrevam “DIREITO” de um lado e “DEVER” do outro.

Atividade da Sistematização -

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YwemqwpdUCVdc7MkhBPpncHeBeq6yWdUSg3RzTya798SnAYntbbe8nqEbzfM/his2-02und08-atividade-de-sistematizacao.pdf

Retome com os alunos a lista em que você anotou os diferentes papéis que eles desempenham. Diga que cada um deverá escolher um desses papéis e representar por meio de desenho e/ou escrita um direito e um dever que possui quando está nesta posição. Sugira que escolham papéis diferentes uns
dos outros.

Enquanto fazem a atividade, circule pela sala observando e orientando quando necessário.

Convide alguns alunos a compartilhar suas produções com a classe e explicar o que representou. Possibilite que compartilhem suas experiências,

que percebam semelhanças e diferenças entre a própria realidade e a dos colegas e que expressem suas opiniões. Exponha todos os registros.

Fonte da imagem: Pixabay. Acesso em: 6 de abril de 2019.

Resumo da aula

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Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02HI02, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Folha sulfite, A3 ou outra de sua preferência. Livro Os direitos das crianças segundo Ruth Rocha, publicado pela editora Salamandra (se não tiver acesso ao livro, você pode usar o vídeo indicado no Material complementar). Quadro ou data show.

Material complementar:

Declaração Universal dos Direitos das Crianças

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8dnneJ7xC2vfxzzwscMq64NGFeBtrmcSSrK8Y3RW4JfHxtcKAqdZrgY7VXjE/his2-02und08-declaracao-universal-dos-direitos-das-criancas.pdf

IBAB - O DIREITO DAS CRIANÇAS, RUTH ROCHA [DRAW MY LIFE]. Oficialibab. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=AgloVruf2Q8.
Acesso em: 6 de abril de 2019.

Atividade de Sistematização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YwemqwpdUCVdc7MkhBPpncHeBeq6yWdUSg3RzTya798SnAYntbbe8nqEbzfM/his2-02und08-atividade-de-sistematizacao.pdf

Para você saber mais:

UNICEF. A Convenção sobre os Direitos da Criança. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/convencao-sobre-os-direitos-da-crianca.
Acesso em: 6 de abril de 2019.

FERREIRA, Manuela; COSTA, Ricardo Jorge. Criança tem voz própria. A Página da Educação. Disponível em: https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/21460/2/84402.pdf. Acesso em: 6 de abril de 2019.

BERLATTO, Odir. A construção da identidade social. Disponível em: http://ojs.fsg.br/index.php/direito/article/view/242. Acesso em: 6 de abril de 2019.

APPEL-SILVA, Marli; ARGIMON, Irani Iracema de Lima; WENDT, Guilherme Welter. Conflito de papéis entre os domínios da família e do trabalho. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-34822011000200003. Acesso em: 6 de abril de 2019.

CÂMARA DOS DEPUTADOS. Declaração dos Direitos da Criança. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/cdhm/comite-brasileiro-de-direitos-humanos-e-politica-externa/DeclDirCrian.html. Acesso em: 6 de abril de 2019.

O PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO: INDIVÍDUO, SOCIEDADE E CULTURA. Disponível em: https://www.unitins.br/BibliotecaMidia/Files/Documento/BM_633856684394224298apostila_aula_2.pdf. Acesso em: 23 de abril de 2019.

LAURENTI, Carolina; DE BARROS, Mari Nilza Ferrari. Identidade: questões conceituais e contextuais. Disponível em: http://www.uel.br/ccb/psicologia/revista/textov2n13.htm. Acesso em: 23 de abril de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para os alunos. Pergunte a eles sobre as tarefas e responsabilidades que possuem dependendo do grupo com o qual estão convivendo, por exemplo, na escola, em casa, na casa da avó, na igreja etc.

Nesta aula, espera-se que os alunos compreendam que cada indivíduo assume diversos papéis sociais de acordo com o contexto em que está inserido e, por isso, suas atitudes, comportamentos e interações também devem variar.

“ ...múltiplos papéis são assumidos por uma determinada pessoa no mesmo momento histórico, denominado de multiplicidade de papéis, tais como o papel de filho ou filha, pai ou mãe e os papéis profissionais. Dessa maneira, as pessoas transitam de um papel ao outro de acordo com o contexto, demarcando posições na sociedade. Os papéis englobam um conjunto de demandas e expectativas por parte de quem os exerce - os agentes - e das pessoas relacionadas - os espectadores - denominado de prescrição do papel (Goffman, 1999 [1961]).”

Fonte: APPEL-SILVA, Marli; ARGIMON, Irani Iracema de Lima; WENDT, Guilherme Welter. Conflito de papéis entre os domínios da família e do trabalho. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-34822011000200003. Acesso em: 6 de abril de 2019.

Para você saber mais:

BERLATTO, Odir. A construção da identidade social. Disponível em: http://ojs.fsg.br/index.php/direito/article/view/242. Acesso em: 6 de abril de 2019.

APPEL-SILVA, Marli; ARGIMON, Irani Iracema de Lima; WENDT, Guilherme Welter. Conflito de papéis entre os domínios da família e do trabalho. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-34822011000200003. Acesso em: 6 de abril de 2019.

LAURENTI, Carolina; DE BARROS, Mari Nilza Ferrari. Identidade: questões conceituais e contextuais. Disponível em: http://www.uel.br/ccb/psicologia/revista/textov2n13.htm. Acesso em: 23 de abril de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Converse com os alunos sobre os diferentes papéis que assumem em contextos variados. Comece perguntando Quem é você? e com base na resposta deles vá fazendo outras perguntas que os faça se aprofundar na resposta, percebendo as diferentes posições que ocupam.

Perguntas para discussão:

  • Quem é você na escola?
  • O que se espera de você na escola?
  • O que você pode e não pode fazer?
  • Como os outros te tratam neste espaço?
  • Quem é você na sua casa?
  • O que se espera de você em casa?
  • O que você pode e não pode fazer?
  • Como os outros te tratam neste espaço?
  • Quem é você no consultório médico?
  • O que se espera de você no consultório?
  • O que você pode e não pode fazer?
  • Como os outros te tratam neste espaço?

Peça que os alunos citem outros exemplos de contextos nos quais assumem um outro papel (por exemplo: casa da avó, casa de um amigo, igreja, aula de balé, durante uma apresentação etc.), se necessário faça questionamentos que os ajudem a perceber contextos nos quais ocupam posições diferentes. Anote no quadro os papéis citados por eles. Relate também papéis que você assume em diferentes contextos (professor(a), mãe/pai, esposa/marido, filho(a), tio(a), consumidor(a) etc.).

Instigue-os a perceber, por meio de questionamentos, que cada papel que a gente assume vem carregado de expectativas e demandas, de direitos e deveres, de comportamentos considerados aceitáveis ou não. Isso começa desde que somos crianças e nos acompanha ao longo de toda a vida.

Fonte da imagem: Pyotr021/ Getty Images. Acesso em: 6 de abril de 2019.

Como adequar à sua realidade: Acrescente à conversa outros papéis comumente desempenhados pelas crianças em sua comunidade.

Para você saber mais:

FERREIRA, Manuela; COSTA, Ricardo Jorge. Criança tem voz própria. A Página da Educação. Disponível em: https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/21460/2/84402.pdf. Acesso em: 6 de abril de 2019.

O PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO: INDIVÍDUO, SOCIEDADE E CULTURA. Disponível em: https://www.unitins.br/BibliotecaMidia/Files/Documento/BM_633856684394224298apostila_aula_2.pdf. Acesso em: 14 de março de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos.

Orientações: Explique aos alunos que, além destes papéis, na sociedade em que vivem eles também desempenham o papel de criança.

Conte a eles que em 1959, a ONU aprovou a Declaração Universal dos Direitos das Crianças com dez direitos que devem ser assegurados a todas as crianças do mundo. Leia-os para os alunos e converse a respeito do significado de cada um deles.

Declaração Universal dos Direitos das Crianças

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8dnneJ7xC2vfxzzwscMq64NGFeBtrmcSSrK8Y3RW4JfHxtcKAqdZrgY7VXjE/his2-02und08-declaracao-universal-dos-direitos-das-criancas.pdf

Pergunte a opinião deles sobre essa Declaração, qual sua importância, por que é fundamental que todas as crianças do mundo tenham estes direitos assegurados e se eles acrescentariam outros direitos a esta lista.

Diga que a autora Ruth Rocha teve outras ideias de direitos que deveriam ser garantidos às crianças. Leia o livro Os direitos das crianças segundo Ruth Rocha, publicado pela editora Salamandra.

Se não tiver acesso ao livro, você pode mostrar o vídeo com o texto ou assisti-lo em casa e depois contá-lo para os alunos.

IBAB - O DIREITO DAS CRIANÇAS, RUTH ROCHA [DRAW MY LIFE]. Oficialibab. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=AgloVruf2Q8.
Acesso em: 6 de abril de 2019.

Compare com os alunos estas duas listas de direitos. Possibilite que eles percebam a diferença entre os direitos listados em um documento oficial e no livro de Ruth Rocha. Deixe que comentem sobre os textos, que os associem com suas experiências pessoais e que façam acréscimos a estas listas.

Conte a eles que, além de direitos, todos nós também temos deveres. Peça que deem exemplos de deveres que precisam cumprir em diferentes contextos (escola, casa, biblioteca, igreja etc.).

Fonte das imagens:

Wikimedia commons. Small Flag of the United Nations ZP. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Small_Flag_of_the_United_Nations_ZP.svg. Acesso em: 6 de abril de 2019.

Editora Salamandra. Disponível em: https://www.salamandra.com.br/main.jsp?lumPageId=4028818B2F212E9B012F2C6BF30801C2&itemId=8A8A8A8244063757014407E4B4BD6265.
Acesso em: 6 de abril de 2019.

Para você saber mais:

UNICEF. A Convenção sobre os Direitos da Criança. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/convencao-sobre-os-direitos-da-crianca.
Acesso em: 6 de abril de 2019.

CÂMARA DOS DEPUTADOS. Declaração dos Direitos da Criança. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/cdhm/comite-brasileiro-de-direitos-humanos-e-politica-externa/DeclDirCrian.html. Acesso em: 6 de abril de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos.

Orientações: Imprima a folha da atividade e entregue uma para cada aluno. Você também pode entregar uma folha sulfite, A3 ou outra de sua preferência, pedir que a dividam no meio e escrevam “DIREITO” de um lado e “DEVER” do outro.

Atividade da Sistematização -

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YwemqwpdUCVdc7MkhBPpncHeBeq6yWdUSg3RzTya798SnAYntbbe8nqEbzfM/his2-02und08-atividade-de-sistematizacao.pdf

Retome com os alunos a lista em que você anotou os diferentes papéis que eles desempenham. Diga que cada um deverá escolher um desses papéis e representar por meio de desenho e/ou escrita um direito e um dever que possui quando está nesta posição. Sugira que escolham papéis diferentes uns
dos outros.

Enquanto fazem a atividade, circule pela sala observando e orientando quando necessário.

Convide alguns alunos a compartilhar suas produções com a classe e explicar o que representou. Possibilite que compartilhem suas experiências,

que percebam semelhanças e diferenças entre a própria realidade e a dos colegas e que expressem suas opiniões. Exponha todos os registros.

Fonte da imagem: Pixabay. Acesso em: 6 de abril de 2019.

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