17523
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 9º ano > O sujeito e seu lugar no mundo

Plano de aula - A importância dos blocos econômicos para a integração econômica e política em âmbito regional: O Mercosul em questão

Plano de aula de Geografia com atividades para 9º ano do Fundamental sobre compreender a importância dos blocos econômicos para a integração comercial entre os países.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Cristiano Da Cruz Sena

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
GEO9_02UND03

Ferramentas sugeridas
WhatsApp

Valor trabalhado
Protagonismo

Apresentação do tema da aula
Professor, nesta aula o objetivo é compreender a importância dos blocos econômicos para integração comercial entre os países. O foco será sobre o Mercado Comum do Sul (Mercosul). Grave um áudio e envie para o grupo da classe pelo WhatsApp (caso sua turma não tenha, crie um) explicando o que o Mercosul e o que são blocos econômicos. A ideia é que a aula seja desenvolvida por Whatsapp, caso não seja possível, faça uma adaptação para o e-mail. (tempo estimado de 05 minutos).

Contextualização
Para contextualizar o tema, envie por WhatsApp o mapa a seguir, disponível aqui. Solicite que os alunos façam uma pequena pesquisa com um atlas (ou mapa como nome dos países) e localize os países que fazem parte deste bloco econômico, o Mercosul. Peça para eles enviarem as respostas por áudio ou texto pelo WhatsApp. Os alunos podem escrever numa folha tirar uma foto e enviar para toda a classe. Tempo estimado de 15 minutos.

Problematização
Professor, envie o infográfico do PIB do Mercosul, disponível aqui. Peça para os alunos interpretarem o infográfico e anotarem os pontos mais importantes. Professor, você deve enviar um áudio ou um vídeo curto provocando uma discussão sobre o infográfico com a turma. Tempo estimado de 20 minutos.

Ação propositiva
Divida a turma em quatro grupos, cada grupo ficará encarregado de pesquisar e apresentar eventos de atritos, (principalmente comerciais) entre o Brasil e os países membros do Mercosul. Houve a separação de 4 blocos de matérias jornalísticas sobre relações conflituosas com seus vizinhos. Dessa maneira, sorteie os temas que irão trabalhar. Tema 1 - Atitudes agressivas brasileiras em relação aos vizinhos; Tema 2 - Relação Brasil x Argentina / Crise na importação de carro argentinos para o Brasil; Tema 3 - Relação Brasil x Bolívia - nacionalização dos hidrocarbonetos e da refinaria da Petrobrás; Tema 4 - Conflito diplomático Brasil x Paraguai quanto a tarifa de energia da Usina de Itaipu. No link do plano de aula é possível encontrar reportagens sobre o tema (acesse aqui). Você pode enviar os links das reportagens para as turmas ou pedir para eles pesquisarem. Peças para eles analisarem as reportagens e anotarem suas conclusões. Tempo estimado de 40 minutos.

Sistematização
Professor, agora é hora dos grupos apresentarem suas conclusões. Peça para eles enviarem vídeos curtos ou áudio no grupo da classe, assim todos terão acesso a opinião dos amigos. Grave um áudio mostrando que nas situações analisadas pelos alunos, o Brasil é beneficiado com o comércio com o Mercosul, dessa maneira é prudente que o Brasil continue se relacionando, cada vez mais, com os membros do bloco. Comente que o Brasil é o protagonista no Mercosul. Ademais, seria interessante o Brasil aprofundar as relações com nossos vizinhos, inclusive tentando manter um comércio mais efetivo com os membros associados, como o Chile, que tem uma economia bastante sólida. Esse tipo de comércio regional acaba fortalecendo os laços entre os países vizinhos e se tornam menos dependente de grandes economias do norte global. Tempo estimado de 20 minutos.

Convite às famílias
Professor, convide os pais para assistirem a reportagem sobre o Mercosul, disponível aqui.

Sugestão Enviada Por: Leandro Campelo


Código: GEO9_02UND03

(EF09GE02) Analisar a atuação das corporações internacionais e das organizações econômicas mundiais na vida da população em relação ao consumo, à cultura e à mobilidade.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE O sujeito e seu lugar no mundo do 9º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas