GEO8_06UND04
Plano de Aula
Plano de aula: OMC na América Latina
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Geoeconomia
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE06 que tem como objetivo analisar a atuação das organizações mundiais nos processos de integração cultural e econômica nos contextos americano e africano, reconhecendo, em seus lugares de vivência, marcas desses processos. Como esta habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. A longo prazo você poderá contemplar a habilidade EF08GE09 que busca analisar os padrões econômicos mundiais de produção, distribuição e intercâmbio dos produtos agrícolas e industrializados, tendo como referência os Estados Unidos da América e os países denominados de Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). Assim como a habilidade EF08GE24 que busca analisar as principais características produtivas dos países latino-americanos (como exploração mineral na Venezuela; agricultura de alta especialização e exploração mineira no Chile; circuito da carne nos pampas argentinos e no Brasil; circuito da cana-de-açúcar em Cuba; polígono industrial do sudeste brasileiro e plantações de soja no centro-oeste; maquiladoras mexicanas, entre outros).
Como esse plano trabalha com papel da OMC na América Latina você também poderá discutir sobre a habilidade EF08GE11 que analisa áreas de conflito e tensões nas regiões de fronteira do continente latino-americano e o papel de organismos internacionais e regionais de cooperação nesses cenários.
Materiais necessários: Símbolo e organograma da estrutura da OMC.
Material complementar:
Símbolo e organograma da OMC: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nNarwCCh5zDxUkU755YCtACzPDkaWHfJ4GqG6G4WZ2kgRFFayTkxc9aDwQgz/geo8-06und04.pdf
Para você saber mais:
Argentina vai à OMC contra restrições dos EUA e Japão para exportações de carne bovina. Disponível em: <https://www.beefpoint.com.br/argentina-vai-a-omc-contra-restricoes-dos-eua-e-japao-para-exportacoes-de-carne-bovina/>. Acesso em: 26 mar 2019.
Entenda como a OMC atua e o que faz o diretor-geral da organização. G1, 07/05/2013. Disponível em: <http://g1.globo.com/economia/noticia/2013/05/entenda-como-omc-atua-e-o-que-faz-o-diretor-geral-da-organizacao.html>. Acesso em: 06 mar 2019.
OMC: Organização Mundial do Comércio. Disponível em: <https://www.suapesquisa.com/economia/omc.htm>. Acesso em: 06 mar 2019.
Organização Mundial do Comércio. In: Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Organiza%C3%A7%C3%A3o_Mundial_do_Com%C3%A9rcio>. Acesso em: 06 mar 2019.
OMC: Como é feita a regulação do comércio internacional? Disponível em: <https://www.politize.com.br/omc-regulacao-comercio-internacional/>. Acesso em: 06 mar 2019.
OMC permite que Argentina volte a exportar carne aos EUA. Revista Exame. Disponível em: <https://exame.abril.com.br/economia/omc-permite-que-argentina-volte-a-exportar-carne-aos-eua/>. Acesso em: 06 mar 2019.
SILVA, Claudio Ferreira. Do GATT à OMC: O que mudou, como funciona e perspectivas para o sistema multilateral de comércio. Revista Universitas: Relações Internacionais, v.3, n.1, pág. 117, 2005. Disponível em: <https://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/relacoesinternacionais/article/view/297/264>. Acesso em: 06 mar 2019.
Contextos prévios: Como esse plano aborda o papel da OMC (Organização Mundial do Comércio) e sua atuação na América Latina, é importante que os alunos tenham noções de geopolítica, globalização e do contexto pós-Segunda Guerra Mundial.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Esse plano tem como objetivo compreender a atuação da OMC na regulação do mercado internacional, utilizando como exemplo uma ação da Argentina contra as barreiras comerciais impostas pelos Estados Unidos a importação de limões e carne argentina. Comente com os alunos que esse plano pretende-se contextualizar a OMC, sua criação e função e depois dividir a sala em 3 grupos simulando um processo de tomada de decisão por parte da OMC diante um processo da Argentina contra os Estados Unidos.
Para você saber mais:
Talvez seja interessante comentar que o atual diretor-geral da OMC é o brasileiro Roberto de Carvalho Azevêdo, diplomata, considerado que mais entende de negociações comerciais bem preparado e com bom trânsito dentro da OMC. Assumiu o cargo em 2017 e deve permanecer até 2021. Mais informações disponíveis em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Roberto_Azev%C3%AAdo. Acesso em: 07 mar 2019.
Sobre ações do Brasil na OMC você pode consultar:
OMC: Como é feita a regulação do comércio internacional? Disponível em: <https://www.politize.com.br/omc-regulacao-comercio-internacional/>. Acesso em: 06 mar 2019.
nesse artigo destacam-se dois casos do Brasil contra EUA (caso do algodão) e União Europeia (caso do açúcar).
CHAIN, C. P; et al.Disputas Comerciais na OMC e no Mercosul: Divergências entre Brasil e Argentina sob a perspectiva da integração regional. Revista Desenvolvimento em questão, 2014, 12 (janeiro – março). Disponível em: <https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=75230088006>. Acesso em: 06 mar 2019.
LAPORTA, Taís. Relembre as disputas comerciais do Brasil na OMC. Brasil Econômico IG, 07/05/2013. Disponível em: <https://economia.ig.com.br/2013-05-07/relembre-as-disputas-comerciais-do-brasil-na-omc.html>. Acesso em 06 mar 2019.
Contextualização
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Projete o símbolo da OMC, que também está disponível no material complementar. Questione os alunos se conhecem o símbolo. Relembre que OMC significa Organização Mundial do Comércio. Em inglês: WTO - World Trade Organization.
Símbolo e organograma da OMC: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nNarwCCh5zDxUkU755YCtACzPDkaWHfJ4GqG6G4WZ2kgRFFayTkxc9aDwQgz/geo8-06und04.pdf
Problematização
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações: Busque os conhecimentos prévios dos alunos em discussão em sala de aula.
Aos poucos eles devem chegar a conclusão que a OMC (Organização Mundial do Comércio) é uma instituição internacional que atua na fiscalização e regulamentação do comércio mundial. Com sede em Genebra (Suíça) foi fundada em 1994, durante a Conferência de Marrakech. Suas funções são:
- Regulamentar e fiscalizar o comércio mundial;
- Resolver conflitos comerciais entre os países membros;
- Gerenciar acordos comerciais tendo como parâmetro a globalização da economia;
- Criar situações e momentos (rodadas) para que sejam firmados acordos comerciais internacionais;
- Supervisionar o cumprimento de acordos comerciais entre os países membros.
As reuniões da OMC, também chamadas de rodadas, ocorrem de tempos em tempos e costumam durar anos. Estas rodadas têm como objetivo principal o estabelecimento de acordos comerciais em nível mundial. A OMC toma decisões por consenso, isto é, quando nenhum país membro se opõe formalmente a uma decisão. Se o consenso não é possível, a decisão é tomada por maioria, em votação na qual cada país terá um voto.
No próximo slide apresenta-se a estrutura da OMC. Comente com os alunos que a OMC é composta por diversos órgãos, sendo os principais:
- Conferência Ministerial, instância máxima da organização composta pelos Ministros das Relações Exteriores ou de Comércio Exterior dos Membros;
- Conselhos específicos para cada área do comércio internacional, tais como Conselho para o Comércio de Bens e Conselho para o Comércio de Serviços;
- Conselho Geral, responsável pela solução das controvérsias entre os Estados membros.
O Conselho Geral tem grande importância por atuar no Sistema de Solução de Controvérsias da OMC, que é considerado um dos mais modernos meios de solucionar disputas comerciais internacionais. Os processos costumam surgir em casos de políticas e atos domésticos desleais em face dos Acordos da OMC. Quando um dos membros é prejudicado, tem direito a um foro multilateral para julgar o caso.
Confira o passo a passo de como funciona o Sistema de Solução de Controvérsias:
1. Sempre que um país membro percebe que outro membro está violando alguma norma dos acordos da OMC, solicita que sejam feitas consultas na Organização sobre o caso;
2. Após as consultas, caso seja conste que possa ter ocorrido uma violação, o país reclamante pede a formação de um Painel, formado por árbitros da OMC que decidirão acerca do caso;
3. Após a decisão final do Painel, tanto o reclamante quanto o reclamado poderão apelar para o Órgão de Apelação da OMC;
Caso a decisão final do Órgão seja de que o reclamado realmente estava violando algum acordo da OMC, poderá permitir com que o reclamante imponha sanções comerciais a ele.
Símbolo e organograma da OMC: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nNarwCCh5zDxUkU755YCtACzPDkaWHfJ4GqG6G4WZ2kgRFFayTkxc9aDwQgz/geo8-06und04.pdf
Para você saber mais:
Entenda como a OMC atua e o que faz o diretor-geral da organização. G1, 07/05/2013. Disponível em: <http://g1.globo.com/economia/noticia/2013/05/entenda-como-omc-atua-e-o-que-faz-o-diretor-geral-da-organizacao.html>. Acesso em: 06 mar 2019.
OMC: Organização Mundial do Comércio. Disponível em: <https://www.suapesquisa.com/economia/omc.htm>. Acesso em: 06 mar 2019.
Organização Mundial do Comércio. In: Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Organiza%C3%A7%C3%A3o_Mundial_do_Com%C3%A9rcio>. Acesso em: 06 mar 2019.
SILVA, Claudio Ferreira. Do GATT à OMC: O que mudou, como funciona e perspectivas para o sistema multilateral de comércio. Revista Universitas: Relações Internacionais, v.3, n.1, pág. 117, 2005. Disponível em: <https://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/relacoesinternacionais/article/view/297/264>. Acesso em: 06 mar 2019.
Problematização
Orientações: Busque os conhecimentos prévios dos alunos em discussão em sala de aula.
Aos poucos eles devem chegar a conclusão que a OMC (Organização Mundial do Comércio) é uma instituição internacional que atua na fiscalização e regulamentação do comércio mundial. Com sede em Genebra (Suíça) foi fundada em 1994, durante a Conferência de Marrakech. Suas funções são:
- Regulamentar e fiscalizar o comércio mundial;
- Resolver conflitos comerciais entre os países membros;
- Gerenciar acordos comerciais tendo como parâmetro a globalização da economia;
- Criar situações e momentos (rodadas) para que sejam firmados acordos comerciais internacionais;
- Supervisionar o cumprimento de acordos comerciais entre os países membros.
As reuniões da OMC, também chamadas de rodadas, ocorrem de tempos em tempos e costumam durar anos. Estas rodadas têm como objetivo principal o estabelecimento de acordos comerciais em nível mundial. A OMC toma decisões por consenso, isto é, quando nenhum país membro se opõe formalmente a uma decisão. Se o consenso não é possível, a decisão é tomada por maioria, em votação na qual cada país terá um voto.
No próximo slide apresenta-se a estrutura da OMC. Comente com os alunos que a OMC é composta por diversos órgãos, sendo os principais:
- Conferência Ministerial, instância máxima da organização composta pelos Ministros das Relações Exteriores ou de Comércio Exterior dos Membros;
- Conselhos específicos para cada área do comércio internacional, tais como Conselho para o Comércio de Bens e Conselho para o Comércio de Serviços;
- Conselho Geral, responsável pela solução das controvérsias entre os Estados membros.
O Conselho Geral tem grande importância por atuar no Sistema de Solução de Controvérsias da OMC, que é considerado um dos mais modernos meios de solucionar disputas comerciais internacionais. Os processos costumam surgir em casos de políticas e atos domésticos desleais em face dos Acordos da OMC. Quando um dos membros é prejudicado, tem direito a um foro multilateral para julgar o caso.
Confira o passo a passo de como funciona o Sistema de Solução de Controvérsias:
1. Sempre que um país membro percebe que outro membro está violando alguma norma dos acordos da OMC, solicita que sejam feitas consultas na Organização sobre o caso;
2. Após as consultas, caso seja conste que possa ter ocorrido uma violação, o país reclamante pede a formação de um Painel, formado por árbitros da OMC que decidirão acerca do caso;
3. Após a decisão final do Painel, tanto o reclamante quanto o reclamado poderão apelar para o Órgão de Apelação da OMC;
Caso a decisão final do Órgão seja de que o reclamado realmente estava violando algum acordo da OMC, poderá permitir com que o reclamante imponha sanções comerciais a ele.
Símbolo e organograma da OMC: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nNarwCCh5zDxUkU755YCtACzPDkaWHfJ4GqG6G4WZ2kgRFFayTkxc9aDwQgz/geo8-06und04.pdf
Para você saber mais:
Entenda como a OMC atua e o que faz o diretor-geral da organização. G1, 07/05/2013. Disponível em: <http://g1.globo.com/economia/noticia/2013/05/entenda-como-omc-atua-e-o-que-faz-o-diretor-geral-da-organizacao.html>. Acesso em: 06 mar 2019.
OMC: Organização Mundial do Comércio. Disponível em: <https://www.suapesquisa.com/economia/omc.htm>. Acesso em: 06 mar 2019.
Organização Mundial do Comércio. In: Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Organiza%C3%A7%C3%A3o_Mundial_do_Com%C3%A9rcio>. Acesso em: 06 mar 2019.
SILVA, Claudio Ferreira. Do GATT à OMC: O que mudou, como funciona e perspectivas para o sistema multilateral de comércio. Revista Universitas: Relações Internacionais, v.3, n.1, pág. 117, 2005. Disponível em: <https://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/relacoesinternacionais/article/view/297/264>. Acesso em: 06 mar 2019.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Após as reflexões dos slides anteriores, vamos simular um processo de tomada de decisão da OMC.
Divida a sala em 3 grupos, cada um deve representar um interesse: EUA, Argentina e a OMC. Se a discussão em sala nos slides anteriores não foi suficiente, e se achar conveniente, imprima as notícias referenciadas para contextualizar a problemática sugerida. Sugere-se:
Argentina vai à OMC contra restrições dos EUA e Japão para exportações de carne bovina. Disponível em: <https://www.beefpoint.com.br/argentina-vai-a-omc-contra-restricoes-dos-eua-e-japao-para-exportacoes-de-carne-bovina/>. Acesso em: 26 mar 2019.
OMC: Como é feita a regulação do comércio internacional? Disponível em: <https://www.politize.com.br/omc-regulacao-comercio-internacional/>. Acesso em: 06 mar 2019.
A ideia é que eles criem argumentos que possam convencer a OMC em relação às suas causas. No caso, a Argentina está acionando a OMC em relação às barreiras comerciais impostas pelos EUA contras seus produtos: limões e carnes, por exemplo, demonstrando que as tarifas são muito altas e seus produtos não teriam valores a serem comercializados nos EUA por falta de competitividade, já que ficariam muito caros.
Os EUA deve justificar o que leva à essas barreiras comerciais, como por exemplo, diminuir a concorrência de seus limões e carnes produzindo internamente, ou seja, aumentar os preços dos produtos importados.
A OMC vai ouvir os argumentos dos grupos anteriores e decidir sobre que ação deve ser tomada.
Sistematização
Tempo sugerido: 13 minutos
Orientações: Aqui os grupos Argentina e EUA devem levantar seus argumentos a OMC. Deixe que cada grupo exponha por 5 minutos. Se não houver um consenso entre eles, o grupo que representa a OMC deve votar entre si para averiguar qual será a medida a ser tomada: a diminuição da tarifa alfandegária, multa para EUA, sanções comerciais entre o comércio dos dois países, enfim, o que argumentar melhor poderá vencer.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
WhatsApp
Valor trabalhado
Resolução de situações-problema
Apresentação do tema da aula
O objetivo desta aula é compreender a atuação da OMC na regulação do mercado internacional. Comente com os alunos que este plano pretende contextualizar a OMC, sua criação e função. Depois, divida a sala em três grupos, simulando um processo de tomada de decisão por parte da OMC diante de um processo da Argentina contra os Estados Unidos. Caso a turma ainda não tenha um grupo, crie um no WhatsApp. A aula será organizada pelo aplicativo, mas você pode adaptá-la para o e-mail. Nesta aula, a resolução de situações-problema estará presente. Tempo estimado de 5 minutos.
Contextualização
Envie o arquivo que será utilizado em algumas etapas, disponível aqui. Solicite que abram o símbolo da OMC, e questione os alunos se o conhecem. Relembre que OMC significa Organização Mundial do Comércio; em inglês: WTO - World Trade Organization. Escute-os e complemente o que for necessário. Tempo estimado de 5 minutos.
Problematização
Pergunte aos alunos: "Qual o papel da OMC? Em que contexto foi criada? Como ocorre a sua tomada de decisão?". Busque os conhecimentos prévios dos alunos e solicite que enviem mensagens pelo WhatsApp. Aos poucos, eles devem chegar à conclusão de que a OMC (Organização Mundial do Comércio) é uma instituição internacional que atua na fiscalização e regulamentação do comércio mundial. Com sede em Genebra (Suíça), foi fundada em 1994, durante a Conferência de Marrakech. Solicite que analisem a estrutura da OMC. Comente com os alunos que a OMC é composta por diversos órgãos, sendo os principais: Conferência Ministerial, instância máxima da organização, composta pelos Ministros das Relações Exteriores ou de Comércio Exterior dos membros; conselhos específicos para cada área do comércio internacional, tais como Conselho para o Comércio de Bens e Conselho para o Comércio de Serviços; Conselho Geral, responsável pela solução das controvérsias entre os Estados membros. Tempo estimado de 20 minutos.
Ação propositiva
Após as reflexões das imagens anteriores, vamos simular um processo de tomada de decisão da OMC. Divida a sala em 3 grupos; cada um deve representar um interesse: EUA, Argentina e OMC. Se a discussão das imagens anteriores não foi suficiente, e se achar conveniente, envie as notícias referenciadas para contextualizar a problemática sugerida. Sugere-se: "Argentina vai à OMC contra restrições dos EUA e Japão para exportações de carne bovina", disponível aqui, e "OMC: Como é feita a regulação do comércio internacional?", disponível aqui. A ideia é que eles criem argumentos que possam convencer a OMC em relação às suas causas. No caso, a Argentina está acionando a OMC em relação às barreiras comerciais impostas pelos EUA contras seus produtos: limões e carnes, por exemplo, demonstrando que as tarifas são muito altas e seus produtos não teriam valores a serem comercializados nos EUA por falta de competitividade, já que ficariam muito caros. Os EUA devem justificar o que leva a essas barreiras comerciais, como, por exemplo, a diminuição da concorrência de seus limões e carnes produzidos internamente, ou seja, o aumento dos preços dos produtos importados. A OMC vai ouvir os argumentos dos grupos anteriores e decidir que ação deve ser tomada. Tempo estimado: 40 minutos.
Sistematização
Professor, organize o debate via WhatsApp. Crie regras para que seja o mais organizado possível. Aqui, os grupos Argentina e EUA devem levantar seus argumentos para a OMC. Deixe que cada grupo exponha por 5 minutos (gravem um áudio). Se não houver consenso entre eles, o grupo que representa a OMC deve votar entre si para averiguar qual será a medida a ser tomada: a diminuição da tarifa alfandegária, multa para EUA, sanções comerciais entre o comércio dos dois países, enfim, o que argumentar melhor poderá vencer. Por fim, retome o objetivo de aprendizagem e tire dúvidas dos alunos. Tempo estimado de 25 minutos.
Convite às famílias
Convide os pais a lerem o texto sobre a OMC disponível aqui. Assim, podem ajudar seus filhos na discussão sobre o tema.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Mariana Domingues
Mentor: Leandro Campelo
Especialista: Leandro Campelo
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 8°ano
Unidade temática: Conexões e escalas
Objetivo(s) de aprendizagem: Compreender a atuação da OMC na regulação do mercado internacional.
Habilidade (s) da Base: (EF08GE06) Analisar a atuação das organizações mundiais nos processos de integração cultural e econômica nos contextos americano e africano, reconhecendo, em seus lugares de vivência, marcas desses processos.