Plano de Aula

Plano de aula: OMC na América Latina

Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Geoeconomia

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE06 que tem como objetivo analisar a atuação das organizações mundiais nos processos de integração cultural e econômica nos contextos americano e africano, reconhecendo, em seus lugares de vivência, marcas desses processos. Como esta habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. A longo prazo você poderá contemplar a habilidade EF08GE09 que busca analisar os padrões econômicos mundiais de produção, distribuição e intercâmbio dos produtos agrícolas e industrializados, tendo como referência os Estados Unidos da América e os países denominados de Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). Assim como a habilidade EF08GE24 que busca analisar as principais características produtivas dos países latino-americanos (como exploração mineral na Venezuela; agricultura de alta especialização e exploração mineira no Chile; circuito da carne nos pampas argentinos e no Brasil; circuito da cana-de-açúcar em Cuba; polígono industrial do sudeste brasileiro e plantações de soja no centro-oeste; maquiladoras mexicanas, entre outros).

Como esse plano trabalha com papel da OMC na América Latina você também poderá discutir sobre a habilidade EF08GE11 que analisa áreas de conflito e tensões nas regiões de fronteira do continente latino-americano e o papel de organismos internacionais e regionais de cooperação nesses cenários.

Materiais necessários: Símbolo e organograma da estrutura da OMC.

Material complementar:

Símbolo e organograma da OMC: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nNarwCCh5zDxUkU755YCtACzPDkaWHfJ4GqG6G4WZ2kgRFFayTkxc9aDwQgz/geo8-06und04.pdf

Para você saber mais:

Argentina vai à OMC contra restrições dos EUA e Japão para exportações de carne bovina. Disponível em: <https://www.beefpoint.com.br/argentina-vai-a-omc-contra-restricoes-dos-eua-e-japao-para-exportacoes-de-carne-bovina/>. Acesso em: 26 mar 2019.

Entenda como a OMC atua e o que faz o diretor-geral da organização. G1, 07/05/2013. Disponível em: <http://g1.globo.com/economia/noticia/2013/05/entenda-como-omc-atua-e-o-que-faz-o-diretor-geral-da-organizacao.html>. Acesso em: 06 mar 2019.

OMC: Organização Mundial do Comércio. Disponível em: <https://www.suapesquisa.com/economia/omc.htm>. Acesso em: 06 mar 2019.

Organização Mundial do Comércio. In: Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Organiza%C3%A7%C3%A3o_Mundial_do_Com%C3%A9rcio>. Acesso em: 06 mar 2019.

OMC: Como é feita a regulação do comércio internacional? Disponível em: <https://www.politize.com.br/omc-regulacao-comercio-internacional/>. Acesso em: 06 mar 2019.

OMC permite que Argentina volte a exportar carne aos EUA. Revista Exame. Disponível em: <https://exame.abril.com.br/economia/omc-permite-que-argentina-volte-a-exportar-carne-aos-eua/>. Acesso em: 06 mar 2019.

SILVA, Claudio Ferreira. Do GATT à OMC: O que mudou, como funciona e perspectivas para o sistema multilateral de comércio. Revista Universitas: Relações Internacionais, v.3, n.1, pág. 117, 2005. Disponível em: <https://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/relacoesinternacionais/article/view/297/264>. Acesso em: 06 mar 2019.

Contextos prévios: Como esse plano aborda o papel da OMC (Organização Mundial do Comércio) e sua atuação na América Latina, é importante que os alunos tenham noções de geopolítica, globalização e do contexto pós-Segunda Guerra Mundial.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Esse plano tem como objetivo compreender a atuação da OMC na regulação do mercado internacional, utilizando como exemplo uma ação da Argentina contra as barreiras comerciais impostas pelos Estados Unidos a importação de limões e carne argentina. Comente com os alunos que esse plano pretende-se contextualizar a OMC, sua criação e função e depois dividir a sala em 3 grupos simulando um processo de tomada de decisão por parte da OMC diante um processo da Argentina contra os Estados Unidos.

Para você saber mais:

Talvez seja interessante comentar que o atual diretor-geral da OMC é o brasileiro Roberto de Carvalho Azevêdo, diplomata, considerado que mais entende de negociações comerciais bem preparado e com bom trânsito dentro da OMC. Assumiu o cargo em 2017 e deve permanecer até 2021. Mais informações disponíveis em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Roberto_Azev%C3%AAdo. Acesso em: 07 mar 2019.

Sobre ações do Brasil na OMC você pode consultar:

OMC: Como é feita a regulação do comércio internacional? Disponível em: <https://www.politize.com.br/omc-regulacao-comercio-internacional/>. Acesso em: 06 mar 2019.

nesse artigo destacam-se dois casos do Brasil contra EUA (caso do algodão) e União Europeia (caso do açúcar).

CHAIN, C. P; et al.Disputas Comerciais na OMC e no Mercosul: Divergências entre Brasil e Argentina sob a perspectiva da integração regional. Revista Desenvolvimento em questão, 2014, 12 (janeiro – março). Disponível em: <https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=75230088006>. Acesso em: 06 mar 2019.

LAPORTA, Taís. Relembre as disputas comerciais do Brasil na OMC. Brasil Econômico IG, 07/05/2013. Disponível em: <https://economia.ig.com.br/2013-05-07/relembre-as-disputas-comerciais-do-brasil-na-omc.html>. Acesso em 06 mar 2019.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO