10352
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 8º ano > Resolução de Problemas

Plano de aula - Resolver problema de investigação

Plano de aula de Matemática com atividades para 8º ano do Fundamental sobre processo de investigação para transformar a linguagem usual em representação matemática, estimular o aluno a ser protagonista da sua aprendizagem e gerenciar seus erros e acertos.

Plano 05 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Érica Fernanda Barbosa dos Santos,

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Érica Fernanda Barbosa dos Santos.

Mentor: Tatiane Cristina Guadagnucci.

Especialista de área: Rita Batista.



Habilidade da BNCC

NÃO HÁ.



Objetivos específicos

Estimular a compreensão de que resolver problema é um processo de investigação para transformar a linguagem usual em representação matemática, estimular o aluno a ser protagonista da sua aprendizagem e gerenciar seus erros e acertos.



Conceito-chave

Problemas de investigação, regularidades.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula para que os alunos saibam a intencionalidade que a aula abordará.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 3 e 4).

Orientação: Projete ou escreva a atividade no quadro. Peça em seguida para os alunos tentarem encontrar o valor que foi apagado .

Propósito: Promover a interação na investigação e sugestão de hipóteses para solucionar um problema.

Discuta com a turma:

  • Você já resolveu alguma atividade parecida?
  • O que aconteceria se mudasse alguns aspectos?
  • Descreva um erro ou conceito errôneo que você ou um colega apresentou na realização da atividade? O que você aprendeu com esse conceito errôneo?

Materiais complementares para impressão:
Atividade de aquecimento

Resolução da atividade de aquecimento

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 3 e 4).

Orientação: Projete ou escreva a atividade no quadro. Peça em seguida para os alunos tentarem encontrar o valor que foi apagado .

Propósito: Promover a interação na investigação e sugestão de hipóteses para solucionar um problema.

Discuta com a turma:

  • Você já resolveu alguma atividade parecida?
  • O que aconteceria se mudasse alguns aspectos?
  • Descreva um erro ou conceito errôneo que você ou um colega apresentou na realização da atividade? O que você aprendeu com esse conceito errôneo?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Distribua a impressão da Atividade Principal ou projete no quadro. Peça para que, em duplas, os alunos preencham a tabela. Oriente-os a registrarem no caderno possíveis soluções, depois de analisarem, peça-os que apresentem. Instigue a comparação das soluções criadas. Promova a argumentação entre as duplas, sobres suas soluções e modos de representar a atividade assim como os padrões de regularidades que podem ter encontrado. Reserve um tempo para um debate coletivo. O objetivo do problema de investigação é estimular os alunos a buscarem informações que aprimorem o conhecimento já adquirido. Na realização da atividade os alunos se tornam responsáveis por suas descobertas, assim como por argumentar sobre a solução apresentada. É muito importante não dar respostas, e sim estimular os alunos a organizarem seus pensamentos, representando suas ideias por meio de símbolos (desenho, esquemas ou tabelas).
Propósito: Estimular os alunos a desenvolverem o raciocínio lógico e dedutivo, protagonizando o próprio conhecimento.

Discuta com a turma:

  • Quais são os dados que o problema apresenta?
  • Considerando os dados do problema, alguém se lembra de ter resolvido algum problema parecido?
  • Alguém tem alguma estratégia para resolver o problema?
  • Há regularidade na solução do problema? Qual?
  • Quais foram os principais conceitos ou ideias matemáticas que você aprendeu hoje ou que discutimos em aula?
  • Como você ou seu grupo abordou o problema ou conjunto de problemas de hoje? Sua abordagem foi bem sucedida? O que você aprendeu com sua abordagem?
  • Sobre o que foi o grande debate matemático na aula hoje? O que você aprendeu com ele?

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Discussões das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Depois que os alunos compartilharem suas soluções e observações, projete a tabela com os resultados e promova uma discussão.

Propósito: Promover a interação na investigação e sugestão de hipóteses para solucionar um problema estimulando o aluno a ser protagonista da própria aprendizagem.

Discuta com a turma:

  • Você verificou se todas as soluções apresentadas estão corretas?
  • Você analisou as sequências de resultados? Qual a conclusão?
  • É possível reconhecer uma dízima periódica nas sequências apresentadas? Em que situação isso ocorre?
  • Como as duplas abordaram o problema ou conjunto de problemas de hoje? Sua abordagem foi bem sucedida? O que você aprendeu com essa abordagem?
  • O que se manteve como você pensava? O que mudou?

Sistematização do Conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Este é o momento de indicar ao aluno os conceitos que foram retomados e aprendidos para resolver a atividade principal, é importante usar o vocabulário matemático para os alunos se familiarizar.

Propósito: Promover a interação do aluno com o vocabulário matemático e estimular a curiosidade e criatividade.

Discuta com a turma:

  • Você ainda tem dúvida? Caso você não tenha dúvida, escreva um problema semelhante e resolva-o.
  • Quais foram seus pontos forte e fracos, nesta unidade? Qual é o seu plano para melhorar nas áreas em que teve dificuldade?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Encerre a atividade retomando com os alunos a importância de entender a situação problema, reconhecendo os dados que o problema fornece e a pergunta a ser respondida juntamente com os conceitos necessários para representar a solução do problema.

Propósito: Sintetizar o conhecimento adquirido na aula.

Discuta com a turma:

  • Quais foram os principais conceitos ou ideias matemáticas que você aprendeu hoje ou discutimos em aula hoje?
  • Descreva um erro ou conceito errôneo que você ou um colega apresentou na aula de hoje. O que você aprendeu com esse erro ou conceito errôneo?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 9 e 10).

Orientação: Entregue ao aluno uma cópia da questão, para que individualmente crie uma estratégia que mostrará a solução do problema. Aguarde até que os alunos apresentem soluções para o problema. Incentive os alunos a analisarem a questão, investigar as possibilidades de representar a resposta correta. O objetivo da atividade é estimular o aluno a gerenciar o próprio erro, é neste momento que o aluno será despertado a desenvolver sua criatividade.

Propósito: Consolidar a aprendizagem de participação ativa na resolução de problemas de investigação.

Discuta com a turma:

  • Qual a pergunta para o problema?
  • Quais estratégias você pensou para explicar a solução do problema?
  • Como pensou em registrar a resposta ?
  • Você ainda tem alguma dúvida? Caso você não tenha dúvida, escreva um problema semelhante e resolva-o.
  • Descreva um erro ou conceito errôneo que você ou um colega apresentou na aula de hoje. O que aprendeu com esse erro ou conceito errôneo?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 9 e 10).

Orientação: Entregue ao aluno uma cópia da questão, para que individualmente crie uma estratégia que mostrará a solução do problema. Aguarde até que os alunos apresentem soluções para o problema. Incentive os alunos a analisarem a questão, investigar as possibilidades de representar a resposta correta. O objetivo da atividade é estimular o aluno a gerenciar o próprio erro, é neste momento que o aluno será despertado a desenvolver sua criatividade.

Propósito: Consolidar a aprendizagem de participação ativa na resolução de problemas de investigação.

Discuta com a turma:

  • Qual a pergunta para o problema?
  • Quais estratégias você pensou para explicar a solução do problema?
  • Como pensou em registrar a resposta ?
  • Você ainda tem alguma dúvida? Caso você não tenha dúvida, escreva um problema semelhante e resolva-o.
  • Descreva um erro ou conceito errôneo que você ou um colega apresentou na aula de hoje. O que aprendeu com esse erro ou conceito errôneo?

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula para que os alunos saibam a intencionalidade que a aula abordará.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Érica Fernanda Barbosa dos Santos.

Mentor: Tatiane Cristina Guadagnucci.

Especialista de área: Rita Batista.



Habilidade da BNCC

NÃO HÁ.



Objetivos específicos

Estimular a compreensão de que resolver problema é um processo de investigação para transformar a linguagem usual em representação matemática, estimular o aluno a ser protagonista da sua aprendizagem e gerenciar seus erros e acertos.



Conceito-chave

Problemas de investigação, regularidades.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 3 e 4).

Orientação: Projete ou escreva a atividade no quadro. Peça em seguida para os alunos tentarem encontrar o valor que foi apagado .

Propósito: Promover a interação na investigação e sugestão de hipóteses para solucionar um problema.

Discuta com a turma:

  • Você já resolveu alguma atividade parecida?
  • O que aconteceria se mudasse alguns aspectos?
  • Descreva um erro ou conceito errôneo que você ou um colega apresentou na realização da atividade? O que você aprendeu com esse conceito errôneo?

Materiais complementares para impressão:
Atividade de aquecimento

Resolução da atividade de aquecimento

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 3 e 4).

Orientação: Projete ou escreva a atividade no quadro. Peça em seguida para os alunos tentarem encontrar o valor que foi apagado .

Propósito: Promover a interação na investigação e sugestão de hipóteses para solucionar um problema.

Discuta com a turma:

  • Você já resolveu alguma atividade parecida?
  • O que aconteceria se mudasse alguns aspectos?
  • Descreva um erro ou conceito errôneo que você ou um colega apresentou na realização da atividade? O que você aprendeu com esse conceito errôneo?
Slide Plano Aula

Orientações: Distribua a impressão da Atividade Principal ou projete no quadro. Peça para que, em duplas, os alunos preencham a tabela. Oriente-os a registrarem no caderno possíveis soluções, depois de analisarem, peça-os que apresentem. Instigue a comparação das soluções criadas. Promova a argumentação entre as duplas, sobres suas soluções e modos de representar a atividade assim como os padrões de regularidades que podem ter encontrado. Reserve um tempo para um debate coletivo. O objetivo do problema de investigação é estimular os alunos a buscarem informações que aprimorem o conhecimento já adquirido. Na realização da atividade os alunos se tornam responsáveis por suas descobertas, assim como por argumentar sobre a solução apresentada. É muito importante não dar respostas, e sim estimular os alunos a organizarem seus pensamentos, representando suas ideias por meio de símbolos (desenho, esquemas ou tabelas).
Propósito: Estimular os alunos a desenvolverem o raciocínio lógico e dedutivo, protagonizando o próprio conhecimento.

Discuta com a turma:

  • Quais são os dados que o problema apresenta?
  • Considerando os dados do problema, alguém se lembra de ter resolvido algum problema parecido?
  • Alguém tem alguma estratégia para resolver o problema?
  • Há regularidade na solução do problema? Qual?
  • Quais foram os principais conceitos ou ideias matemáticas que você aprendeu hoje ou que discutimos em aula?
  • Como você ou seu grupo abordou o problema ou conjunto de problemas de hoje? Sua abordagem foi bem sucedida? O que você aprendeu com sua abordagem?
  • Sobre o que foi o grande debate matemático na aula hoje? O que você aprendeu com ele?

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Depois que os alunos compartilharem suas soluções e observações, projete a tabela com os resultados e promova uma discussão.

Propósito: Promover a interação na investigação e sugestão de hipóteses para solucionar um problema estimulando o aluno a ser protagonista da própria aprendizagem.

Discuta com a turma:

  • Você verificou se todas as soluções apresentadas estão corretas?
  • Você analisou as sequências de resultados? Qual a conclusão?
  • É possível reconhecer uma dízima periódica nas sequências apresentadas? Em que situação isso ocorre?
  • Como as duplas abordaram o problema ou conjunto de problemas de hoje? Sua abordagem foi bem sucedida? O que você aprendeu com essa abordagem?
  • O que se manteve como você pensava? O que mudou?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Este é o momento de indicar ao aluno os conceitos que foram retomados e aprendidos para resolver a atividade principal, é importante usar o vocabulário matemático para os alunos se familiarizar.

Propósito: Promover a interação do aluno com o vocabulário matemático e estimular a curiosidade e criatividade.

Discuta com a turma:

  • Você ainda tem dúvida? Caso você não tenha dúvida, escreva um problema semelhante e resolva-o.
  • Quais foram seus pontos forte e fracos, nesta unidade? Qual é o seu plano para melhorar nas áreas em que teve dificuldade?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Encerre a atividade retomando com os alunos a importância de entender a situação problema, reconhecendo os dados que o problema fornece e a pergunta a ser respondida juntamente com os conceitos necessários para representar a solução do problema.

Propósito: Sintetizar o conhecimento adquirido na aula.

Discuta com a turma:

  • Quais foram os principais conceitos ou ideias matemáticas que você aprendeu hoje ou discutimos em aula hoje?
  • Descreva um erro ou conceito errôneo que você ou um colega apresentou na aula de hoje. O que você aprendeu com esse erro ou conceito errôneo?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 9 e 10).

Orientação: Entregue ao aluno uma cópia da questão, para que individualmente crie uma estratégia que mostrará a solução do problema. Aguarde até que os alunos apresentem soluções para o problema. Incentive os alunos a analisarem a questão, investigar as possibilidades de representar a resposta correta. O objetivo da atividade é estimular o aluno a gerenciar o próprio erro, é neste momento que o aluno será despertado a desenvolver sua criatividade.

Propósito: Consolidar a aprendizagem de participação ativa na resolução de problemas de investigação.

Discuta com a turma:

  • Qual a pergunta para o problema?
  • Quais estratégias você pensou para explicar a solução do problema?
  • Como pensou em registrar a resposta ?
  • Você ainda tem alguma dúvida? Caso você não tenha dúvida, escreva um problema semelhante e resolva-o.
  • Descreva um erro ou conceito errôneo que você ou um colega apresentou na aula de hoje. O que aprendeu com esse erro ou conceito errôneo?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 9 e 10).

Orientação: Entregue ao aluno uma cópia da questão, para que individualmente crie uma estratégia que mostrará a solução do problema. Aguarde até que os alunos apresentem soluções para o problema. Incentive os alunos a analisarem a questão, investigar as possibilidades de representar a resposta correta. O objetivo da atividade é estimular o aluno a gerenciar o próprio erro, é neste momento que o aluno será despertado a desenvolver sua criatividade.

Propósito: Consolidar a aprendizagem de participação ativa na resolução de problemas de investigação.

Discuta com a turma:

  • Qual a pergunta para o problema?
  • Quais estratégias você pensou para explicar a solução do problema?
  • Como pensou em registrar a resposta ?
  • Você ainda tem alguma dúvida? Caso você não tenha dúvida, escreva um problema semelhante e resolva-o.
  • Descreva um erro ou conceito errôneo que você ou um colega apresentou na aula de hoje. O que aprendeu com esse erro ou conceito errôneo?

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Resolução de Problemas do 8º ano :

Com o plano de aula sobre resolução de problemas os alunos aprendem a resolver e elaborar problemas numéricos e não numéricos com uma, várias, nenhuma ou infinitas soluções.

MAIS AULAS DE Matemática do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08MA00 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano